Programa (2022/2023):
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos conhecimento teórico, instrumentos e métodos que lhes permitam refletir sobre questões éticas emergentes e persistentes no exercício da profissão na área das Ciências da Saúde. Os instrumentos e métodos de deliberação ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos.
Pretende-se que os alunos se familiarizem com o método deliberativo e com a reflexão (bio)ética a partir de casos práticos, textos ficcionais, filmes, documentários, textos jornalísticos, artigos científicos e académicos.
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão e discussão sobre questões éticas e deontológicas da área das Ciências da Saúde, A abordagem interativa, baseada na combinação do método expositivo e do método deliberativo, pretende que os alunos possam aderir ativamente às normas, princípios e valores subjacentes ao futuro exercício profissional, contribuindo para a Humanização, Integridade e Responsabilidade do mesmo.
Tópicos da Unidade Curricular
Ética, Moral e Deontologia: refletir e deliberar sobre questões éticas
Percurso Histórico, Fundamentos e Princípios da Bioética
Questões éticas: Início de Vida
Questões éticas: Fim de Vida
Relação equipa multidisciplinar, pacientes e cuidadores
(Bio)Ética Narrativa e Humanidades Médicas
Ética e integridade da investigação científica
Método de Ensino (2022/2023):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, atividades baseadas na leitura de artigos académicos/científicos e aplicação de metodologias de deliberação ética em sala de aula.
Método de Avaliação (2023/2024):
Avaliação contínua com apresentação de trabalhos em aula e um teste escrito.
Bibliografia (2022/2023):
Programa (2023/2024):
CP1 – O grupo enquanto domínio privilegiado das relações interpessoais 1.1 A natureza dos grupos 1.2 Tipo de grupos 1.3 Funções dos grupos 1.4 Eficácia dos grupos 1.5 Os papéis dos grupos 1.6 Estádios de desenvolvimento dos grupos 1.7 (Des)vantagens dos grupos 1.8 Dinâmica do grupo 1.9 Grupos eficazes e grupos eficientes 1.10 Aspectos comunicacionais CP2 – Compreender o conflito 2.1 Delimitação conceptual 2.2 Níveis de análise e categorias de conflito 2.3 Factores geradores dos conflitos 2.4 A escalada irracional do conflito 2.5 Os conflitos como risco e como oportunidade CP3 – A gestão construtiva de conflitos 3.1 Princípios essenciais da gestão de conflitos 3.2 Gestão de conflitos vs. resolução de conflitos 3.3 Estilos de gestão de conflitos 3.4 Obstáculos à gestão de conflitos 3.5 Competências necessárias à gestão construtiva de conflitosMétodo de Ensino (2023/2024):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
Método de Avaliação (2023/2024):
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: uma prova oral e uma prova escrita (50% + 50%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia (2023/2024):
Brown, R., & Pehrson, S. (2020). Group processes. Dynamics within and Between Groups (3rd Ed.). WILEY Blackwell. Cunha, P. & Leitão, S. (2021). Gestão Construtiva de Conflitos (4.ª Edição). Edições Universidade Fernando Pessoa. Fachada, M. O. (2018). Psicologia das Relações Interpessoais (3.ª Edição). Edições Sílabo. Forsyth, D. R. (2019). Group Dynamics (7th Ed.). CENGAGE. Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2021). Gestão de Conflitos na Saúde. PACTOR. Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2019). Gestão de Conflitos na Família. PACTOR. Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2018). Gestão de Conflitos na Escola. PACTOR. Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2024). Gestão de Conflitos nas Organizações. PACTOR.
Programa (2022/2023):
Método de Ensino (2022/2023):
Metodologias de ensino:
Métodos: interrogativo/ativo, expositivo e demonstrativo (práticas de suporte básico de vida)
Exposição oral de conteúdos programáticos e debate.
Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais e artigos de relevância bibliográfica.
Trabalhos individuais e de grupo, conducentes à participação ativa na aula, com apoio da docente
Método de Avaliação (2022/2023):
Bibliografia (2023/2024):
Programa (2022/2023):
O objetivo da disciplina:
No final da unidade curricular, o estudante deverá conhecer os principais tópicos de discussão sobre o sector da saúde e perceber as especificidades deste sector e a forma como poderão afetar as escolhas dos indivíduos e as políticas de saúde. O estudante deve também ser capaz de utilizar princípios e instrumentos básicos da análise económica para avaliar criticamente aspetos e acontecimentos no sector da saúde bem como ser capaz de fazer leituras críticas de artigos publicados em revistas científicas da especialidade
Método de Ensino (2022/2023):
Aulas expositivas, apresentação de seminários, resolução de exercícios.
Método de Avaliação (2022/2023):
Exame Final
avaliação de frequência
Bibliografia (2022/2023):
Barros PP (2018). Economia da saúde: conceitos e comportamentos. 3ª edição atualizada, reimpressão Coimbra: Edições Almedina.
Campos, A. (1986a). Avaliação económica de Programas em Saúde. Cadernos de Saúde, Série XII N.º 2, ENSP - UNL, Lisboa.
Frederico, M. (2000). Princípios de Economia da Saúde. FORMASAU Formação e Saúde Lda, Coimbra: Edições Sinais Vitais.
Nero, C. (1995). O que é a Economia da Saúde. In S. Piola e S. Vianna (Eds.). Economia da Saúde: Conceito e Contribuição para a Gestão da Saúde. Brasília: Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, 5-21.
Artigos e relatórios indicados no final de secção.
Programa (2022/2023):
O estágio do CTeSP “Gestão Administrativa em Contexto Clínico” assenta na articulação de um conjunto de saberes a mobilizar e aplicar pelo estudante de forma integrada durante o período de ensino clínico, nomeadamente: Gesta~o de processos; Comunicac¸a~o em contextos de sau´de e Gesta~o administrativa em contextos de sau´de.
Método de Ensino (2022/2023):
Este programa pretende elevar as atividades desempenhadas em contexto da prática administrativa numa unidade de saúde. Pretende-se desenvolver conhecimentos que permitam prestar um atendimento ao público de excelência, assim como promover de forma contínua e dinâmica a qualidade da comunicação e interação no seio da equipa de saúde. Aspira-se desenvolver competências para identificar, planear, executar e avaliar as intervenções necessárias, relacionar os conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares e promover a reflexão sobre a humanização no atendimento ao doente e família.
O estágio permite ao aluno a consciencialização gradual dos diferentes papéis e competências que deve ter no atendimento ao público e na sua interação com a equipa de saúde. Pretende-se através da dinamização de sessões individuais/grupo, discussão de casos, orientação de pesquisa e elaboração de trabalhos, promover a análise, partilha e reflexão sobre as práticas ou atividades que diligenciem a aprendizagem no âmbito do foco específico da pessoa atendida numa instituição de saúde. Nos seminários, realizados em grupo, são analisados casos específicos que permitem refletir sobre a singularidade de cada situação, desenvolvendo no estudante espírito crítico e de ajuda.
Método de Avaliação (2022/2023):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de seminário e em estágio. Cabe aos diferentes elementos deste processo (supervisor e auxiliar pedagógico) proporcionar experiências relevantes que permitam a transferência dos conhecimentos teóricos para o contexto prático. O desenvolvimento do estágio decorre em momentos de presença nas unidades de prestação de cuidados, sob a orientação de um auxiliar pedagógico e supervisionados por um professor, para o desenvolvimento de competências no domínio cognitivo, técnico-instrumental e sócio relacional. O caracter gradual do desenvolvimento das competências é espelhado nas diferentes grelhas de avaliação do plano de estudos. A avaliação contínua baseia-se avaliação da prática clínica, segundo modelo instituído (70%), na realização de um trabalho individual (trabalho 30%), com enfase na análise crítica e reflexiva das situações vividas e do seu desempenho, potenciada nos seminários. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. Considera-se aprovado no ensino clínico todo o estudante que obtiver uma classificação final (CF) igual ou superior a 10 valores, na escala de 0 a 20 valores, havendo a obrigatoriedade de entrega de todos os trabalhos solicitados até à data indicada. Para obter aprovação à unidade curricular, o estudante necessita de obter uma classificação mínima de 9,5 valores à Componente Prática de Estágio, assim como ao Trabalho Escrito.
Bibliografia (2022/2023):