Programa (2022/2023):
Objetivos:
Esta unidade curricular explora as estruturas básicas e os processos fundamentais da vida a nível molecular e celular. Ao nível dos conhecimentos, visa proporcionar uma melhor compreensão sobre a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula, o seu funcionamento articulado em organismos multicelulares e a importância de mecanismos de proteção endógenos para a manutenção da homeostasia celular e do organismo. Ao nível das competências visa proporcionar capacidade para: compreender e reconhecer a importância relativa da célula na saúde e na doença. Ao nível das aptidões visa proporcionar competências práticas na área da análise e validação de informação técnico-científica no domínio das ciências da terra e da vida, e desenvolvimento contínuo dos conhecimentos. Globalmente, o processo de aprendizagem confere competências para o futuro profissional reconhecer e entender o papel da célula na saúde e na doença em áreas de intervenção clínica ou de investigação.
Programa:
Componente teórica: Ligações químicas; Estrutura e função de moléculas inorgânicas: água e sais minerais; Estrutura e função das biomoléculas: ácidos nucleicos, proteínas, hidratos de carbono e lípidos; Células procarióticas e células eucarióticas; Organelos celulares: ultraestrutura e fisiologia; Biomembranas: estrutura, funções, transporte transmembranar; Replicação do DNA e síntese proteica; Ciclo celular: mitose e meiose; Morte celular programada; Transdução dos sinal; Vírus e priões.
Componente prático-laboratorial: Caracterização de aminoácidos e proteínas; Isolamento de proteínas; Análise experimental da relação estrutura-função (enzimas); Testes qualitativos para identificação de hidratos de carbono; Elaboração e observação de preparações extemporâneas de tecidos vegetais e de tecidos animais; Estudo morfológico e estrutural de células procarióticas; Isolamento de organelos celulares e estudo da permeabilidade de biomembranas.
Método de Ensino (2023/2024):
Componente teórica: exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. Esta metodologia visa a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos.
Componente prático-laboratorial: utilização de metodologias de natureza experimental. Esta metodologia visa melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.
Método de Avaliação (2022/2023):
Componente teórica:
A aprovação será certificada através da realização de dois testes escritos (primeiro 60% + segundo 40%; classificação ponderada de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 75% da nota final da unidade curricular). A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame no final do semestre.
A aprovação à componente prática será certificada através da realização de 2 testes teórico-práticos. A aprovação à componente prática implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores (ponderação de 25% na nota fina da unidade curricular).
Bibliografia (2022/2023):
1. ALBERTS B, BRAY D, HOPKIN K, JOHNSON D, LEWIS J, RAFF M, ROBERTS K, WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed Editora, 3ª Edição, 2012. ISBN: 9788536306797 (existe 2ªedição de 2006)
2. SUNKEL CE, AZEVEDO C. Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010)
3. QUINTAS A, FREIRE AP, HALPERN MJ. Bioquímica: Organização molecular da vida, Lidel, 2008 ISBN: 9789727574315
4. CASTRO A. Manual de trabalhos laboratoriais de apoio à componente prática da UC, 2021
5. MURRAY RK, GRANNER DK, RODWELL VW. Harpers’s Illustrated Biochemistry – Lange Medical Books/McGraw-Hill, 30th ed 2015 ISBN: 9780071825344 (existe a 27th ed, 2006) 7.
6.ALBERTS B, JOHNSON A, LEWIS J, MORGAN D, RAFF M, ROBERTS K, WALTER P. Molecular Biology of the Cell. Garland Science, 5th Edition, 2014. ISBN: 9780815344322 (existe a 4ª edição, 2002)
Programa (2022/2023):
Níveis de organização do corpo humano (célula, tecido, órgão e sistemas). Tecidos básicos: tecido epitelial (revestimento e glandular), tecidos conjuntivos (propriamente ditos, de propriedades especiais e de suporte), tecido muscular (estriado e liso), tecido nervoso (neurônio e células de suporte). Sistema circulatório (vascular sanguíneo e linfático). Sistema respiratório (porção condutora e respiratória). Sistema urinário (rim e vias urinárias). Sistema linfático: timo, gânglios linfáticos, baço, amígdalas e MALT. Sistema tegumentar: pele e anexos cutâneos. Sistema digestivo: tubo digestivo e órgãos anexos – glândulas salivares, fígado e pâncreas. Sistema endócrino: hipotálamo, hipófise, tiróide, paratiróide, adrenal e pineal. Sistema reprodutor masculino: genitália externa - pénis e escroto, testículos e glândulas sexuais acessórias. Sistema reprodutor feminino: ovários e vias genitais. Fertilização. Desenvolvimento embrionário e fetal inicial.Método de Ensino (2023/2024):
A UC tem um total de 5 créditos ECTS sendo as horas de contacto distribuídas por componente teórica (CT, 30 horas), prática laboratorial (PL, 30 horas), Orientação tutorial (OT, 7.5 horas) e outras (O, 7.5 horas). A CT consiste em aulas expositivas, descritivas e demonstrativas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de ensino em que serão observadas e interpretadas laminas histológicas. O regime de avaliação é de avaliação contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas teóricas a CT e 2 avaliações práticas a PL. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores. A classificação final resulta da ponderação de 75% CT e de 25% PL. Na Orientação Tutorial e Outras (OT/O) o aluno é orientado no seu estudo e na gestão dos tempos letivos. É incentivada a correta utilização da bibliografia recomendada e promovido o desenvolvimento de métodos de pesquisa científica.Método de Avaliação (2023/2024):
Avaliação ao longo do semestre:
- Componente teórica: dois testes sumativos (50% cada)
- Componente prática: Quizzes semanais, num total de 9, (70%) Avaliação contínua, participação e assiduidade (30%)
Peso das componentes: 70% Componente teórica; 30% Componente prática;
Avaliação final e melhoria de nota:
- Exame final, com peso de 100%
- O acesso a exame final, depende da classificação mínima da Componente Prática, obtida durante o semestre, nos termos da Normativa Académica em vigor.
Bibliografia (2023/2024):
Mescher A. Junqueira’s Basic Histology: Text and Atlas. 17th ed, McGraw-Hill Medical, 2018.
(https://accessmedicine.mhmedical.com/Book.aspx?bookid=3390)
Programa (2022/2023):
I - A terminologia médica
1.1. Objeto, conceito, termo
1.2. Importância e características da terminologia médica
1.3. Termos médicos e respetivos constituintes
1.4. Tipos de termos médicos
1.5. Etimologia dos constituintes que integram os termos médicos
1.6. Processos de formação de palavras
II – Metodologia do trabalho científico
1.O texto científico
1.1 – Bases de dados
1.2. O plágio
1.3. Etapas de um trabalho científico
1.4. Recolha de informação
1.5. Fichas de leitura
1.6. Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica
1.7. Plano de trabalho e organização da informação recolhida
1.8. Redação (linguagem, citações, notas de rodapé)
I- the medical terminology
1.1. object, concept, term
1.2. Importance and features of medical terminology
2. medical terms and their constituents
2.1. types of medical terms
2.2. Etymology of the constituents that make up medical terms
3. Word formation processes
II – Methodology of scientific work
1. the scientific text
1.1. Databases
1.1. Steps of a scientific work
1.2. Plagiarism
1.3. Steps of a scientific work
1.4. information gathering
1.5. reading data sheets
1.6. standards for the establishment of a bibliographic reference
1.7. work plan and organisation of the information collected
1.8. Writing (language, quotations, footnotes)
Método de Ensino (2023/2024):
Desenvolver-se-ão diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação, direcionado para a área de formação dos alunos. Dar-se-á prioridade a atividades que instiguem a participação efetiva dos alunos, tais como trabalhos individuais, de pares e em grupo e a resolução de problemas práticos simulados tendo em conta as competências a desenvolver.
Different activities of reading, writing, comprehension and discursive production will be developed inherent to the development of communication competence, directed to the area of training of students. Priority will be given to activities that instigate the effective participation of the students, such as individual works, work in pairs and group and the resolution of practical simulated problems taking into account the competencies to develop.
Método de Avaliação (2022/2023):
Avaliação
2 frequências (50% + 50%)
Evaluation
2 individual written tests - (50% + 50%)
Bibliografia (2023/2024):
Cohen, B. J., & Jones, S. A. (2021). Medical Terminology: An Illustrated Guide: An Illustrated Guide. Jones & Bartlett Learning.
Dicionário de Termos Médicos (2020). https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos
Dicionário de Língua Portuguesa (2020) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa
Collins, C. Edward (2008). A Short Course in MedicalTerminology. Philadelphia, Wolters Kluwer Health / Lippincott Williams &Wilkins.
Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime,Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364.
Manual de elaboração de trabalhos científicos daUniversidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt.[Consultado em 11/09/2014].
Pitney, W. P., J, M., S, P., K. (2020), QualitativeResearch in the Health Professions. Chicago: Slack Incorporated.
Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. SãoPaulo, Cortez.
Przemyslaw Kardas; Emma Aarnio; Tamas Agh; F. M. van Boven; Alexandra Lelia Dima; Cristina Mihaela Ghiciuc; Fatjona Kamberi; Guenka Ivanova Petrova; Urska Nabergoj Makovec; Indre Treciokiene. (2023). New terminology of medication adherence enabling and supporting activities: ENABLE terminology. Front. Pharmacol. Sec. Drugs Outcomes Research and Policies, 14. doi.org/10.3389/fphar.2023.1254291
Fernandez-Llimos, Fernando; Salgado, Teresa M. (2020). Standardization of pharmacy practice terminology and the Medical Subject Headings (MeSH). Research in Social and Administrative Pharmacy, 0(0), S1551741120308202. doi:10.1016/j.sapharm.2020.07.005
Programa (2023/2024):
Conceitos estatísticos básicos. Estatística descritiva: classificação de variáveis, distibuições de frequência, medidas de tendência central, de partição, de dispersão, de assimetria e de curtose. Correlação e Regressão linear. Variáveis aleatórias discretas e contínuas, função massa de probabilidade, densidade de probabilidade e de distribuição. Algumas distribuições de probabilidade teóricas para v.a. discretas e contínuas. Estimação por intervalo de confiança: valor médio, variância, proporção populacional, RR e OR. Dimensionamento de amostras. Ensaios de hipóteses paramétricos e não paramétricos: procedimento envolvido em ensaios de hipóteses.
Basic concepts. Descriptive statistics: type of variables, frequency distributions, measures of central tendency, partition, dispersion, asymmetry and kurtosis. Correlation and Linear regression. Random variables: discrete and continuous random variables, probability distribution function and cumulative distribution function for univariate discrete and continuous variables. Some important probability distributions for discrete and continuous variables. Confidence intervals: for the mean, for the variance, for the proportion, for RR and OR. Sample dimension calculation. Parametric and non-parametric hypothesis testing: approaches to hypothesis testing,
Método de Ensino (2022/2023):
A Bioestatística propõe-se introduzir e desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes e situações realistas para ilustrar os conceitos. Procura-se ainda desenvolver no aluno o espírito crítico e de análise, relativamente aos resultados obtidos, de forma a estabelecer o grau de confiança nos mesmos.
Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
Periodic evaluation with two tests. The final evaluation will be expressed through a classification in the entire numerical scale of 0 the 20, in which each test has an equal weight of 50%. The lack of attendance to one or more evaluation tests implies the non-attribution of the ECTS situation, meaning the evaluation through an examination. The minimum percentage of frequency in the theoretical and theoretical-practical lessons of this subject is the minimal demanded according to regimen of the contact hours considered in the UFP Pedagogical Regulation. The dates of the evaluation tests will be marked at the beginning of the semester. The pupils who in continuous evaluation present a final classification inferior to 9.5 values are considered non-approved and do have to carry a final examination.
Método de Avaliação (2023/2024):
Ao longo do semestre serão efetuadas 2 provas de avaliação. Os conteúdos letivos a serem avaliados em cada prova estão explicitados no quadro da página seguinte.
A avaliação final desta unidade curricular será expressa através de uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20, com a ponderação de 50% para cada teste (que não tem nota mínima).
As datas das provas de avaliação são marcadas no início do semestre após verificação de não sobreposição com outras UCs pela Coordenação do ciclo de estudos. Nesta edição, o 1º teste é realizado 21/03/2024 e o 2º teste no dia 23/05/2024.
A falta de comparência a uma prova de avaliação implica a não atribuição dos ECTS da unidade curricular.
A percentagem mínima de frequência nas aulas desta unidade curricular é de 50% das aulas dadas. Os restantes detalhes do regime das horas de contacto de ensino devem ser consultados no Regulamento Pedagógico da UFP em vigor.
Os alunos que em avaliação durante o semestre letivo apresentem classificação final inferior a 9,5 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre (e outros exames), de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP.
Bibliografia (2022/2023):
Bibliografia Principal:
[1] DANIEL, WW; Cross, CL. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 10th ed., John Wiley and Sons, 2013.
[2] DAWSON, B; Trapp, RG. Basic & Clinical Biostatistics, 5th ed., McGraw-Hill, 2019. [DAWSON, B; Trapp, RG. Bioestatística Básica e Clínica, 3ª ed., McGraw-Hill, 2003.]
[3] Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística Descodificada. 2ª edição, LIDEL, 2014.
[4] Loura, LCC, Martins, MEG, Dossiê XIII - Estatística Descritiva com Excel - Complementos, ALEA - Instituto Nacional de Estatística, 2012. http://www.alea.pt/html/statofic/html/dossier/doc/dossie13a.pdf
Bibliografia Auxiliar:
[5] Reis, E. Estatística Descritiva, 7ª ed., Edições Sílabo, 2009.
[6] Reis, E; Melo, P; Andrade, R; Calapez, T. Estatística Aplicada, Vol. 1, 5ª ed., Edições Sílabo, 2007.
[7] Reis, E; Melo, P; Andrade, R; Calapez, T. Estatística Aplicada, Vol. 2, 4ª ed., Edições Sílabo, 2001.
[8] Schork, MA; Remington, RD. Statistics with Applications to the Biological and Health Sciences, 3th ed., Prentice Hall, 2000.
[9] Moura da Silva, C. Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais, Mcgraw-Hill, 1999.
[10] Martins, M. E. G., Dossier - Inferência Estatística, ALEA - Instituto Nacional de Estatística, 2008. http://homepage.ufp.pt/cmanso/ALEA/InferenciaEstatistica_2008.pdf
Programa (2022/2023):
Teórica:
1. Metabolismo dos Hidratos de Carbono
Glicólise; Gluconeogénese; Via das pentoses fosfato; Ciclo de Krebs; Cadeia de transporte de electrões e Fosforilação oxidativa; Metabolismo do glicogénio; Doenças
2. Metabolismo dos Lípidos
Oxidação e síntese de ácidos gordos; Lipogénese; Mobilização dos depósitos lipídicos; Corpos cetónicos; Metabolismo do colesterol; Lipoproteínas plasmáticas; Doenças
3. Metabolismo dos Aminoácidos
Reações de transaminação e desaminação de aminoácidos; Ciclo da ureia; Síntese e degradação de aminoácidos; Doenças
4. Interrelações Metabólicas
5. Digestão e Absorção Gastrointestinal
6. Sistema Endócrino
Prática Laboratorial:
1. Doseamento de glucose em plasma humano
2. Respiração mitocondrial
3. Determinação de triacilgliceróis no soro
4. Quantificação do colesterol total e do colesterol HDL em plasma humano
5. Metabolismo de aminoácidos: determinação da atividade da transaminase glutâmico-pirúvica em músculo cardíaco
6. Digestão de hidratos de carbono: digestão do amido pela amilase salivar
Método de Ensino (2023/2024):
Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
As aulas práticas laboratoriais incluem a discussão detalhada, com resolução de exercícios, dos principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo e do sistema endócrino, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. As aulas práticas laboratoriais incluem ainda a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos.
Método de Avaliação (2022/2023):
Teórica (80%): 2 testes (50% cada).
Prática Laboratorial (20%): 6 mini-testes (15% cada) e desempenho em laboratório (10%).
Bibliografia (2023/2024):
Berg, J.M., Tymoczko, J.L., Gatto, G.J., & Stryer, L. (2019). Biochemistry (9ª ed.). W.H. Freeman and Company.
Cardoso, I.L., & Leal, F. (Eds.) (2022). Biochemical Changes in Disease. Cambridge Scholars Publishing.
Cardoso, I.L., Leal, F., & Lemos, C. (2020). Biochemical Changes During The Human Lifespan. Cambridge Scholars Publishing.
Cardoso, I.L., & Leal, F. (2013). Manual de Exercícios de Bioquímica. edições UFP.
Cardoso, I.L., Moutinho, C., Sousa e Silva, C., Lemos, C., Leal, F., & Silva, P. (2014). Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica (3ª ed.). edições UFP.
Devlin, T.M. (2010). Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations (7ª ed.). Wiley-Liss.
Leal, F., & Cardoso, I.L. (2013). Casos Clínicos em Bioquímica. edições UFP.
Leal, F., & Cardoso, I.L. (2018). Sistema Endócrino e Patologias Associadas. Lusodidacta.
Mckee, T., & Mckee, J.R. (2016). Biochemistry: the Molecular Bases of Life (6ª ed.). McGraw-Hill.
Nelson, D.L., & Cox, M.M. (2017). Lehninger Principles of Biochemistry (7ª ed.). W.H. Freeman and Company.
Programa (2022/2023):
Dar a conhecer as ferramentas básicas indispensáveis para orientação de um leque variado de situações relacionadas com a saúde humana que ocorrem no dia a dia e que devem aprender independentemente do seu campo de atuação. Tem ainda como objetivo ensinar as atitudes que deverão saber executar na sua missão de promover a saúde no seu todo, adquirindo nomeadamente as seguintes competências:
- Saber efetuar medidas básicas de socorrismo adequadas às situações emergentes mais usuais.
- Reconhecer o material indicado para as diferentes situações.
- Desenvolver estratégias de comunicação
VERSÃO EM INGLÊS
Make known the essential basic tools for guiding a wide range of situations related to human health that occur in everyday life and that they should learn regardless of their field of action. It also aims to teach the attitudes they should know how to carry out in their mission to promote health as a whole, namely by acquiring the following skills:
- Know how to carry out basic rescue measures appropriate to the most common emergent situations.
- Recognize the material indicated for different situations.
- Develop communication strategies
Método de Ensino (2023/2024):
Métodos de ensino:
- expositivo e interativo, com exposição e análise de casos e demonstração.
- Simulacão sobre:
- Suporte básico de vida (SBV) em adultos e crianças
- Atos de Socorrismo no atendimento secundário da vitima
- Treino de procedimentos
Método de Avaliação (2022/2023):
Escrita + Expositiva + Qualitativa/Quantitativa. Realização de 1 prova escrita T(60%) e realização de prova -trabalhos TP (40%). O aluno aprova com uma nota mínima de 9.5 valores.
VERSÃO EM INGLÊS
Writing + Exposition + Qualitative/Quantitative. 1 written test T (60%) and TP test (40%). The student approves with a minimum grade of 9.5 values.
Bibliografia (2023/2024):
Programa (2023/2024):
1. Anatomia Humana
1.1. Sistemas do Corpo
1.2. Terminologia médica
2. Farmácia
2.1. Problemas de Saúde
2.2. Ética dos Farmacêuticos
2.3. Drogas e substâncias farmacêuticas
2.4. A Farmácia numa nova era
2.5. Terminologia médica
3. Trabalho de Projeto
Método de Ensino (2023/2024):
As aulas compreendem um ensino que envolve ativamente os alunos com o material do curso através de discussões em grupo, resolução de problemas, role-play e aprendizagem em equipa, para adquirir competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens na língua inglesa. Assim, melhorando o desenvolvimento de competências instrumentais, como a capacidade de comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua numa variedade de situações sociais e profissionais, considerando-a também como um meio privilegiado de acesso ao conhecimento em geral.
De forma a otimizar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua dos conhecimentos) incentiva o desenvolvimento de competências instrumentais, nomeadamente a capacidade de comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua numa variedade de situações sociais e profissionais, considerando-a também como um meio privilegiado de acesso ao conhecimento em geral.
As metodologias centradas no aluno, como a aprendizagem ativa, com ênfase em questões práticas, visam envolver os alunos em contextos comunicacionais e sociais simulados, proporcionando-lhes assim a experiência de recolher, identificar e interpretar ativamente informações relevantes para esses contextos.
Método de Avaliação (2023/2024):
Avaliação contínua (para os alunos com pelo menos 50% de presença nas aulas) OU exame
A avaliação contínua consiste num teste escrito e numa apresentação oral, no final do semestre. Esta apresentação oral implica que os alunos trabalhem em grupos, desenvolvendo a aprendizagem em equipa e a discussão para pesquisar e produzir um trabalho de projeto final que será apresentado em grupo. A nota final é o resultado destas contribuições escritas e orais.
O exame é constituído por 2 partes: escrita e oral. A oral é obrigatória sempre que o aluno tenha obtido 7,5 ou mais na parte escrita.
Bibliografia (2023/2024):
Glendinning, E.H. and Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press.
Grice, T. (2009).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford, Oxford University Press.
Grice, Tony (2009).Oxford English for Careers: Nursing 2. Oxford, Oxford University Press.
Milner, M. (2006). English for Health Sciences. Boston, Thomson.
Murphy, R. (2019). English Grammar In Use Book With Answers And Interactive Ebook. A Self-Study Reference And Practice Book For Intermediate Learners Of English. Cambridge, Cambridge University Press.
Tortora, G.J. & Derrickson, B.H. (2020). Principles of Anatomy and Physiology, 16th Ed. John Wiley & Sons, In
Programa (2023/2024):
PT
CP1: Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
CP2: Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
CP3: Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos.
CP4: Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso.
CP5: Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol.
CP6: Fármacos com acção no sistema nervoso autónomo ou vegetativo.
CP7: Experimentação animal e regra dos 3Rs. Visualização de vídeos representativos de experiências farmacológicas.
CP8: Utilização de software informático simulador de experimentação laboratorial em modelos animais: Virtual Organ Bath Simulation®.
CP9: Investigação pré-clinica e ensaios clínicos.
CP10: Reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
CP11: Fontes de informação sobre fármacos.
EN
CP1: General principles of Pharmacology, Drug versus medicine.
CP2: Drug’s pathways in the body (ADME). Basic pharmacokinetics (absorption, distribution, metabolism and elimination), and clinical pharmacokinetics.
CP3: Pharmacodynamics and general mechanisms of drugs action.
CP4: Drugs acting at the central nervous system: (sedative and hypnotic, antidepressants, psychostimulants and drugs of abuse).
CP5: Drugs acting on pain control: opioid analgesics and nonsteroidal anti- inflammatory drugs.
CP6: Autonomic pharmacology.
CP7: Animal experimentation and 3R rule. Viewing of representative videos concerning pharmacological experiments.
CP8: Simulation of animal experiments using informatics software: Virtual Organ Bath Simulation®
CP9: Preclinical studies and clinical trials.
CP10: Adverse drug reactions and pharmacovigilance.
CP11: Sources of drug Information.
Método de Ensino (2022/2023):
Metodologia de ensino
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos.
M3: Simulação de experiências em animais usando programas informáticos.
M4: Análise e discussão de artigos científicos versando experiências de farmacologia.
M5: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes.
M6: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno.
Método de Avaliação (2023/2024):
PT
Os alunos serão avaliados com dois testes escritos, com uma contribuição de 50% + 50% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame.
EN
Students will be assessed with two written tests, with a 50% + 50% contribution to the final grade. If the average of the two written tests is less than 9.5 the student will be automatically enrolled for the exam.
Bibliografia (2022/2023):
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, Bertram G. Katzung, Todd W. Vanderah (Eds), 15th edition, McGraw-Hill Education, 2021.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018.
Programa (2023/2024):
1. Hematopoiese
1.1 Órgãos hematopoiéticos
1.1.1 Período Embrionário e Fetal, Período Pós-natal
1.2 Células tronco hematopoiéticas e células progenitoras
1.3 Regulação do processo hematopoiético: seus recetores
1.3.1Fatores de crescimento e estimulantes da hematopoiese seus recetores
2. Eritropoiese
2.1 Fatores estimulantes;
2.1.1Eritripoietina.
2.2 Hemoglobina: Estrutura e função e concentração normal da hemoglobina nas diferentes fases do ser humano (recém-nascido ao adulto); curva de dissociação da hemoglobina
2.3 Metabolismo do Eritrócito, Membrana do eritrócito
3. Estudo do sangue humano: Composição
3. Estudo do sangue humano: Composição do plasma e tipos de células
3.1. Exames hematológicos em análises clínicas Estudo laboratorial do sangue: Tipo de amostra, Anticoagulantes e métodos de colheita
3.2 Evolução dos métodos de análises: Desafios
3.2.1 Método manual de contagem de células (Neubawer, 1924 método de referência)
3.2.2 Princípio da impedância wallace coulter (1956)
3.2.3 Citometria de fluxo e fluorescência (principios tecnológicos)
Citometria de fluxo citometria de fluxo + fluorencência
Requisitos básicos num citómetro de fluxo: Métodos/canais/parâmetros
3.3 Eritrograma normal: Parâmetros (GR, Hb, VGM, HGM, CHGM , RDW )e cálculos dos índices hematimétricos
3.3.1 Valores de Referência conforme o sexo e idade.
3.3.2 Alterações no eritrograma
3.4 Alterações no eritrograma visíveis ao microscópio:
Alterações na cor , Alterações de forma, Alterações no tamanho, Inclusões
4. Anemia: Achados laboratoriais e aspetos clínicos
4.1 Classificação das anemias
5. Anemias Normocromicas/ Normocíticas
5.1 Anemias Hemolíticas
5.1.1Congénitas
Por defeitos de membrana : Esferocitose hereditária, Ovalocitose hereditária
Por defeitos da Stem cell: Hemoglobinúria Paroxística Noturna
Por Defeitos no metabolismo do GR
Fisiopatologia, Apresentação laboratorial, Clínica, Casos clínicos
5.1.2. Hemolíticas adquiridas:
Alteração no metabolismo do GR
Por anticorpos (Imunes)
Por Agentes físicos e químicos e bactérias
5.2 Anemias por hemorragia
5.3 Anemias por resposta deficiente da medula óssea ( anemia da doenças crónicas e aplasia)
5.3.1 Anemias com alteração estrutural da medula óssea
5.3.2 Anemia sem alteração estrutural importante da medula óssea
Eritroblastopenia (red cell aplasia)
Anemias das doenças crónicas (ADC)
Fisiopatologia. Apresentação laboratorial, Clínica, Casos clínicos
6.1 Anemia na gravidez e no recém-nascido
Valores normais do eritrograma do recém-nascido
Anemia hemolítica do recém-nascido (Doença Hemolítica do Recém-nascido - DHRN)
6.2 Incompatibilidade feto materna: Causas
Testes de comb´s direto e indireto
7. Anemias Hipocrómicas/Microcíticas:
7.1 Ferropénicas:
Causas, Fisiopatologia e apresentação clínica
Aspetos nutricionais e Metabolismo do ferro
Distribuição do ferro no organismo
Regulação da absorção de Ferro (proteínas envolvidas)
Apresentação laboratorial Casos clínicos
7.2 Sideroblásticas:
Causas, Fisiopatologia e apresentação clínica
Excesso de ferro causado pelas anemias sideroblásticas
Hemocromatose e Tratamento
Apresentação laboratorial e Casos clínicos
Aula 8 – Anemias Hipocrómicas /Microcíticas (continuação)
7.3 Anemias Relacionadas com anomalias da síntese da hemoglobina
7.3.1 Hemoglobinopatias
Anemia das Células Falciformes
Fisiopatologia e apresentação clínica
Apresentação laboratorial - Eletroforese da hemoglobina
7.3.2 Talassemias alfa e Beta
Fisiopatologia e apresentação clínica e
Apresentação laboratorial - Eletroforese da hemoglobina
8. Anemias Macrocíticas ou Megaloblásticas
8.2 Vitamina B12 e Ácido Fólico absorção e intervenção conjunta na maturação do eritroblasto
8.1.1 Vit B12 : Absorção ( Fator Intrínseco), Transporte e Causas de Deficiência da Vit B12
8.1.2 Anemia perniciosa e suas alterações neurológicas
8.2 Causas de deficiência de ácido fólico
8.3 Outras anemias megaloblásticas e outras causas de macrocitose
Apresentação clínica e laboratorial, tratamento
Casos clínicos
9.Componentes da resposta hemostática
Plaquetas
Factores de coagulação e coagulação do sangue
Células endoteliais
Resposta hemostática
Fibrinólise
10.Testes de Função hemostática: Contagem de plaquetas, tempo de protrombina, Tempo de Tromboplastina parcial, doseamento de fatores da coagulação
Testes de adesão e agregação plaquetária
Diferenças clinicas entre D. Plaquetáras/ Vasculares e D. dos fatores da coagulação
Distúrbios hemorrágicos causados por alterações vasculares e plaquetárias
Trombocitopenia : Causas
Purpura Trombocitopénica Hereditária
Disturbios da Função Plaquetária
Trombocitose : Causas
Disturbios Hereditários da coagulação
Hemofilia A ( deficiência do fator VIII)
Hemofilia B (Deficiencias do fator IX)
Doença de von Willebrant (VWD)
Disturbios adquiridos da coagulação
Farmacos anticoagulantes
11. Glóbulos Brancos
11.1Glóbulos Brancos (Leucócitos), classificação
Controlo da Granulopoiese: fatores de crescimento
11.2Propriedades e Função dos granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos)
11.3Propriedades e função dos Fagócitos (neutrófilos e monócitos/macrófagos)
Fagocitose (características), digestão e eliminação
12.Alterações quantitativas dos Neutrófilos : Neutrofilas e Neutropenias
12.1Causas Neutrofila e causas de Neutropenia
Método de Ensino (2022/2023):
Na componente teórica da UC Hematologia pretende-se que o aluno adquira conhecimentos teóricas sólidos, competências para a prática laboratorial básica e especializada e que saiba integrar conhecimentos, de outras disciplinas base, desenvolvendo o sentido crítico e o foco na evolução e no estudo contínuo.
1. Componente teórica:
Exposição pelo docente do programa da unidade curricular.
Apresentação, análise e discussão conjunta e participativa de casos clínicos e resultados analíticos reais para cada item estudado.
2.Componente Prático Laboratorial
Ministrado em laboratório em pequenos grupos de trabalho com execução de técnicas laboratoriais que complementem e reforcem o ensino teórico nos diversos temas que constam do programa desta unidade curricular,
Através da execução pretende-se que o aluno adquira o " saber fazer" e a correta execução das técnicas laboratoriais.
Será realizado no final de cada aula um pequeno relatório onde o aluno sedimentará conhecimentos teórico-práticos, treinará os cálculos necessários á obtenção de resultados assim como o sentido critico na validação e interpretação dos resultados obtidos.
Método de Avaliação (2023/2024):
1. A avaliação Teórica será obtida com 2 testes escritos desde que obtenham uma média igual ou superior a 9,5.
2. Avaliação Prática será obtida por 70% da média dos relatórios efetuados por cada grupo de trabalho entregues no final cada aula e 30% obtidos no teste teórico-prático.
A avaliação final 50% da nota final T e 50% da PL
Bibliografia (2022/2023):
1. Hoffbrand, A.V., Essential Haematology, Wiley Blackwell, 8ª edição
2. Dacie and Lewis, Pactical Haematology, Churchill Livingstone Elsevier, 12ª edição
3. Barbara Bain, Guia Prático das Células Sanguíneas, Artmed, 4ª edição
5. J. B. Henry, W.B. Saunders Company, McPherson Pincus, 22ª edição
6. Protocolos teórico-prático fornecidos para as aulas PL e outro material cedido ao longo do semestre através das plataformas em uso e acesso normal.
Programa (2023/2024):
História da Microbiologia
Principais eventos e personalidades na área da Microbiologia
Papeis diversos dos microrganismos
Principais grupos de microrganismos: bactérias, fungos, protozoários e vírus.
Organização celular dos microrganismos.
Procariotas
Bactérias
Archaea
Eucariotas
Vírus
Ultra estrutura
Ciclo viral
Nutrição e crescimento de microrganismos
Exigências nutricionais
Meios de cultura
Multiplicação e morte de populações microbianas
Cinética de crescimento.
Factores que afectam o crescimento bacteriano
Agentes antimicrobianos
Famílias de Antibióticos
Mecanismos de acção
Expectro de actividade
Mecanismos de resistencia aos antibiotico
Farmacologia
Farmacocinética e Farmacodinamia
Efeitos adversos
Biocidas
Desinfetantes e antisépticos
Relação parasita – hospedeiro
Microbioma humano
Mecanismos de defesa do hospedeiro
Factores de virulência microbiana
Método de Ensino (2022/2023):
Interrogativo, Expositivo e demonstrativo
Exposição oral de conteúdos programáticos.
Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais.
Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente.
Simulação em laboratório com análise, interpretação e discussão de resultados.
Método de Avaliação (2023/2024):
A avaliação da unidade curricular segue o determinado na Normativa Académica de funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP
Teórica: Duas provas de avaliação escrita.
Prática: Duas provas de avaliação prática individual.
Classificação Final: CF = [((T1+T2)/2)x 0,7] + [((P1+P2)/2) x 0,3]
O aluno deverá obter todos os ECTS de forma a conseguir a sua aprovação.
É condição regulamentar para a aprovação do aluno a frequência de 50% das aulas teóricas bem como de 80% das aulas práticas.
Bibliografia (2022/2023):
Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C., Lima, N. – Microbiologia – LIDEL, 2010
Joanne Willey and Kathleen Sandman and Dorothy Wood – Prescott's Microbiology – McGraw-Hill, 11ª edição, 2020.
Sousa, J.C. – Antibióticos volume 1 – Edições UFP, 2016.
Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais, 2ª edição– Edições UFP, 2012.
Programa (2023/2024):
PT
CP1: Autacóides e anti-histamínicos.
CP2: Fármacos que actuam no rim: diuréticos e antidiuréticos.
CP3: Fármacos que actuam no aparelho cardiovascular: anti-hipertensores, antianginosos e fármacos usados na insuficiência cardíaca.
CP4: Fármacos que actuam no aparelho respiratório: antitússicos e antiasmáticos.
CP5: Fármacos que actuam no aparelho digestivo: antiulcerosos, modificadores da motilidade gastrointestinal (laxantes e obstipantes) e antieméticos.
CP6: Simulação de experiências em farmacologia com a utilização de programas informáticos simuladores de experimentação laboratorial em modelos animais.
CP7: Interpretação e discussão de artigos científicos de farmacologia.
EN
CP1: Autacoids and antihistamines.
CP2: Drugs acting at the kidney: diuretics and antidiuretics.
CP3: Drugs acting at the cardiovascular system: antihypertensive drugs, drugs used for the treatment of angina pectoris and cardiac insufficiency.
CP4: Drugs acting at the respiratory system: antitussives and drugs used for asthma.
CP5: Drugs acting at the gastrointestinal system: drugs used in acid-peptic disease, modifiers of the gastrointestinal motility (laxatives and antidiarrheal agents) and antiemetics.
CP6: Simulation of experiments using informatics software for pharmacological experiments conducted with animals.
CP7: Discussion and analysis of scientific articles in pharmacology.
Método de Ensino (2022/2023):
PT
M1: exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula.
M2: orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos.
M3: simulação de experiências em animais usando programas informáticos.
M4: análise e discussão de artigos científicos versando experiências de farmacologia.
M5: discussão de problemas e casos clínicos relevantes.
M6: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno.
EN
M1: Presentation and discussion of relevant theoretical concepts in the classroom
M2: Brainstorm on pertinent issues related to the matter exposed and in the resolution of exercises
M3: Simulation of animal experiments using computer software
M4: Analysis and discussion of scientific articles about pharmacology experiments
M5: Discussion of problems and relevant clinical cases.
M6: Use of the e-learning platform to store and make educational material available to the student.
Método de Avaliação (2023/2024):
PT
Os alunos serão avaliados com dois testes escritos, com uma contribuição de 95% para a nota final. Além disso, será avaliado o desempenho em sala de aula, em particular a resolução de fichas formativas e na realização dos protocolos de farmacologia, com um peso de 5% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame.
EN
Students will be assessed with two written tests, with a 95% contribution to the final grade. In addition, classroom performance will be evaluated, in particular the resolution of training exercises and the completion of pharmacology protocols, contributing with 5% for the final grade. If the average of the two written tests is less than 9.5 the student will be automatically enrolled in the exam.
Bibliografia (2022/2023):
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, Bertram G. Katzung, Todd W. Vanderah (Eds), 15th edition, McGraw-Hill Education, 2021.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018.
Programa (2023/2024):
Aulas teóricas Estudo das características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, fisiológicas, metabólicas e de virulência dos vários fungos e parasitas com relevância clínica para o Homem.
Aulas práticas: Manipulação de produtos biológicos. Colheita e processamento de amostras biológicas. Amostras polimicrobianas. Identificação de leveduras, fungos filamentosos e parasitas com interesse clínico. Diagnóstico convencional, biologia molecular, imunodiagnóstico e técnicas de diagnóstico por recurso à proteómica (MALDI-TOF). Testes de suscetibilidade aos agentes antifúngicos.
Método de Ensino (2022/2023):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Será também utilizada para a aprendizagem a metodologia Flipped classroom nas aulas laboratoriais.
Método de Avaliação (2023/2024):
Avaliação contínua. A avaliação da disciplina segue o determinado na Normativa Académica de Funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP. Na componente laboratorial serão realizados dois testes (80% da nota final PL) e será ainda contabilizada a prestação do aluno nas aulas e nas tarefas a realizar individualmente e/ou em grupo (20% da nota final PL).
Bibliografia (2022/2023):
(1) Manual of Clinical Microbiology- Volume 2. James H. Jorgensen, Michael A. Pfaller, Karen C. Carroll, Guido Funke, Marie Louise Landry, Sandra S. Richter, David W. Warnock. ASM Press, 2015. (1) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology - Volume 2. (11th edition). ASM Press, 2015. (2) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica - Volume 2. Lidel, 2014. (3) Neves, D. P. Parasitologia Humana. Atheneu, 2012. (4) Ash, L., Orihel, T. Atlas de Parasitologia Humana. 5ª ed. Editorial Medica Panamericana, 2010. (5) Goering, R., Dockrell, H., Zuckerman, M., Roitt, I., Chiodini, P. Mims’ Medical Microbiology (5th edition). Saunders/Elsevier, 2013.Programa (2023/2024):
Caracterização dos virus e sua intervenção como potenciais agentes causadores de doença. Mecanismos biológicos, patologias associadas, estrategias de prevençao e tratamento. Casos clínicos reais serão apresentados como exemplo na sedimentação dos conhecimentos nos modelos apresentados. Componente laboratorial: Manipulação de produtos biológicos e Identificação de infecções virais.
1. Introdução à Virologia.
2. Vírus causadores de hepatite
3. Infeções virais características da infância.
4. Infeção congénita por vírus e malformações fetais.
5. Infeções sexualmente transmissíveis
6. Infeções gastrentéricas virais
7. Infeção respiratória viral. Os casos do influenza e do coronavirus
8. Retrovírus. Infeção VIH/SIDA. Infeções virias em imunodeprimidos.
9. Arbovírus e vírus causadores de doença hemorrágica.
10. Picornavírus.
11. Vacinação. Bioterrorismo.
12. Vírus causadores de carcinomas.
13. Outros vírus com importância clínica.
14. Diagnóstico das infeções virais. Recolha, transporte e processamento de amostras para diagnóstico de infeções virais. Técnicas e métodos de diagnóstico de infeções virais. Testes de rastreio, diagnóstico e seguimento de infeções virias. Testes point of care e legislação Portuguesa. Culturas celulares. Diagnóstico de: hepatites virais (HBV e HCV), infeção VIH/SIDA, infeções por Herpesvirus (CMV e EBV), infeções respiratórias (SARS-CoV-2 e vírus da gripe), infeções gastrentéricas (Rotavírus, adenovírus e norovírus), infeções por arbovírus (Dengue).
Método de Ensino (2022/2023):
Aula magistral, discussão de casos clínicos e “problem based learning”.
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. No caso das aulas laboratoriais serão adotadas técnicas de "flipped classroom" em que são disponibilizados os conteúdos aos alunos previamente, e estes terão de fazer uma apresentação oral sobre a técnica de diagnóstico a realizar na aula para o respetivo vírus. Serão ainda realizadas sessões de análise e discussão de casos clínicos baseados em situações e problemas reais, por forma a reforçar a aprendizagem laboratorial.
Método de Avaliação (2023/2024):
A avaliação da disciplina compreenderá a realização de duas frequências escritas (cujo coeficiente de ponderação é de 80% na nota final), discussão de casos clínicos, pesquisa e resolução de casos reais e avaliação contínua ponderada (20%).
Bibliografia (2022/2023):
Barroso et al., Microbiologia Médica Volume 1, 2014, LIDEL
Barroso et al., Microbiologia Médica Volume 2, 2014, LIDEL
Ferreira e Sousa, Microbiologia, 2009, LIDEL
Infection prevention and control - guidance to action tools. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2021.
European Centre for Disease Prevention and Control/WHO Regional Office for Europe. HIV/AIDS surveillance in Europe 2021 – 2020 data. Stockholm: ECDC; 2021
Artigos cientificos em:
www.highwire.org
www.sciencedirect.com
www.cdc.gov/eid
Programa (2023/2024):
CP1. Importância da epidemiologia na saúde. História e conceito. Objetivos e usos da epidemiologia. História natural da doença. Profilaxia e medidas profiláticas. Epidemiologia na prática clínica e na saúde pública.
CP2. Medir saúde e doença: medidas de frequência (prevalências; probabilidade de incidência e taxa de incidência); medidas de associação (OR, RR e r).
CP3. Tipologia de investigação epidemiológica: Estudos experimentais, quase-experimentais e observacionais (descritivos e analíticos). Atuação profissional baseada na prova científica (evidência).
CP4. Planeamento dos estudos - alguns desafios: erros sistemáticos; erros aleatórios; confundimento. Validade da informação.
CP5. Inferência causal. Modelos e critérios de causalidade.
CP6. Introdução à epidemiologia clínica. Diagnóstico e provas de diagnóstico: características operacionais do teste e valores preditivos positivo e negativo. Rastreio: definição e critérios.
Método de Ensino (2022/2023):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático (textos de apoio desenvolvidos pelo docente, artigos científicos ou outros de utilização livre e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa.
M4 - Desenvolvimento de atividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pró-ativo.
Versão em Inglês
M1 - Use of the e-learning platform to store teaching material (supporting texts developed by the teacher, scientific or other freely used articles and worksheets) that will be made available to students.
M2 - The material provided will serve as support for problem-based studies that will be introduced as a teaching-learning tool.
M3 - Autonomous research activities that will be based on development and research issues.
M4 - Development of activities of synthesis of the basic contents, after oral exposure, where the students will have a proactive involvement.
Método de Avaliação (2023/2024):
A avaliação será constituída por 2 provas escritas de avaliação contínua (ponderação de 50% cada, na classificação final), com ambas as componentes (T+TP, de igual ponderação). O aluno deverá obter média final igual ou superior a 9,5 valores. A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico
Bibliografia (2022/2023):
1. Gordis L. Epidemiology. 6 th ed., Elsevier Saunders, 2018. ISBN: 9780323552295
2. Beaglehole, R; Bonita, R; Kjellström, T. Basic Epidemiology, 2nd ed., WHO, 2006.
3. Almeida Filho, Naomar de, Epidemiologia & saúde : fundamentos, métodos, aplicações/ Naomar de Almeida Filho, Maurício Lima Barreto. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
4-Fletcher, G. S. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021. 264 p.
5. International Epidemiological Association. A Dictionary of Epidemiology. Porta M (Editor). 6th ed., Oxford University Press. 2014. ISBN-13: 978-0199976737.
Programa (2023/2024):
1. Necessidades energéticas no adulto. Impacto das escolhas alimentares na saciedade e saciação. Regulação do apetite.
2. Alimentação na infância e adolescência. Necessidades energéticas e nutricionais. Diferentes tipos de fórmulas de alimentação infantil.
3. Alimentação na grávida e aleitante. Necessidades energéticas e nutricionais.
4. Alimentação na pessoa idosa. Necessidades energéticas e nutricionais. A importância da hidratação.
5. Obesidade. Epidemiologia. Causas e Consequências. Intervenção dietética.
6. Alimentação e fatores de risco de doença cardiovascular: diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.
7. Cuidados com a alimentação nas alterações gastro-intestinais.
8. Alimentação, nutrição e alterações osteortaticulares.
9. Alimentação, nutrição e doença celíaca.
10. Alimentação no doente com fenilcetonúria.
11. Alimentação, nutrição e cancro. Prevenção e fitoquímicos.
12. Suplementos Alimentares. Interação alimento-medicamento.
Método de Ensino (2022/2023):
Metodologias de ensino:
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica (T) e uma aula teórico-prática (TP).
No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas:
- nas aulas T serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente na aula TP;
- as aulas TP terão essencialmente características de seminário, onde serão retomados, analisados e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação na aula T. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Nas aulas teóricas serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos gerais da Nutrição e Dietoterapia na Saúde e na Doença.
As aulas teórico-práticas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos, os conteúdos programáticos gerais de avaliação da composição corporal e do consumo alimentar e ainda, a Nutrição e Dietoterapia ao longo do ciclo de vida.
Método de Avaliação (2023/2024):
Realização de duas frequências escritas (ponderação de 50% cada na nota final).
Bibliografia (2022/2023):
Bibliografia:
- Insel P., Turner R.E., Ross D. 2007. Nutrition. 3th edition. Jones and Bartlett Publishers.
- Silva MR. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal. 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto.
- Silva MR. 2015. Alimentação na ginástica: de Pais para Filhos. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa.
- Silva MR, Paiva T. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa.
- Silva, Maria-Raquel G; Bellotto, Maria Luisa. 2015. Nutritional Requirements for Maternal and Newborn Health. Current Women’s Health Reviews: 11: 41-50. DOI:10.2174/157340481101150914201357.
Programa (2022/2023):
I) Unidade Letiva 1: Dermofarmácia
1. A pele humana: epiderme, derme e hipoderme
1.1. Histologia e bioquímica da pele
2. Anexos cutâneos
2.1. Folículo piloso
2.2. Glândulas sebáceas e sudoríparas
2.3. Unha
3. Fisiologia da pele
3.1. Filme hidrolipídico
3.2. Flora cutânea
3.3. Funções da pele
4. Alterações dermatológicas: Patologias dermatológicas e medicação tópica
4.1. Lesões elementares
4.2. Anomalias pigmentares: despigmentações e hiperpigmentações
4.3. Anomalias de queratinização: psoríase, dermatite seborreica
4.4. Eczemas: atópico, de contacto
4.5. Urticária
4.6. Dermatoses de origem infeciosa: foliculite, furúnculo, impetigo, dermatite nadegueira, Pitiríase versicolor, tinhas, verrugas
4.7. Dermatoses dos anexos cutâneos: acne
4.8. Dermatocorticóides
II) Unidade Lectiva 2: Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal
5. Produtos cosméticos e de higiene corporal: matérias-primas e formulação
5.1. Tipos de pele: caracterização quanto à textura e secreções
5.1.1. Variações do tipo de pele com a etnia, idade e sexo
5.2. Produtos de limpeza e desmaquilhantes: limpeza diária, máscaras e exfoliantes
5.3. Tonificação
5.4. Hidratação cutânea
5.4.1. Fisiologia da hidratação cutânea
5.4.2. Ingredientes ativos na hidratação cutânea
5.4.3. Produtos cosméticos para hidratação cutânea
5.4.3.1. Cremes hidratantes faciais
5.4.3.2. Cremes de mãos e pés
5.4.3.3. Cremes para cuidados corporais
5.5. Envelhecimento cutâneo
5.5.1. Fisiologia do envelhecimento
5.5.2. Teorias do envelhecimento
5.5.3. Ingredientes ativos no envelhecimento cutâneo
5.5.4. Produtos cosméticos para o envelhecimento cutâneo
5.6. Fitocosmética
5.6.1. Constituintes das plantas com interesse em cosmética
5.6.2. Óleos essenciais e outros produtos aromáticos
5.6.3. Características das preparações cosméticas com matérias-primas vegetais
5.7. Vectores cosméticos
5.8. Cosméticos solares
5.8.1. Ações das radiações solares
5.8.2. Fotoproteção
5.8.3. Avaliação da eficácia de protecção dos filtros solares
5.8.4. Cremes de protecção solar
5.8.5. Auto-bronzeadores
5.8.6. Cremes pós-solares
5.9. Produtos capilares
5.9.1. Anomalias funcionais do cabelo
5.9.2. Ingredientes cosméticos ativos adequados às principais condições capilares
5.9.3. Champôs
5.9.4. Acondicionadores
5.10. Produtos de higiene corporal
5.10.1. Antitranspirantes e desodorizantes
5.10.2. Produtos de limpeza corporal: sabonetes, geles de banho
5.10.3. Dentífricos
6. Controlo de qualidade dos produtos cosméticos e de higiene corporal
6.1. Legislação
6.2. Controlo de qualidade: ensaios físicos, químicos e microbiológicos
6.3. Avaliação da eficácia de um produto cosmético
6.4. Segurança dos produtos cosméticos
Unidade Lectiva 3: Preparação laboratorial de produtos dermocosméticos
1ª série de trabalhos: Preparação de:
Trabalho nº1: Solução SABA (A); Suspensão de enxofre; Loção para couro cabeludo;
Trabalho nº2: Bálsamo analgésico; Gel despigmentante.
Trabalho nº3: Formulações para eczemas.
Trabalho nº4: Formulação para acne; Formulação anestésica.
2ª série de trabalhos: Preparação de:
Trabalho nº5: Máscara de limpeza; Loção tónica facial.
Trabalho nº6: Creme das mãos; Batom hidratante.
Trabalho nº7: Pasta dentífrica; Desodorizante.
Trabalho nº8: Champô anti-caspa; Creme-gel after-shave.
Método de Ensino (2022/2023):
Serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos, teorias e mecanismos que estão na base dos conteúdos programáticos desta UC. Esta exposição será sempre que possível acompanhada com material audiovisual adequado. No sentido de adquirir as competências necessárias, o aluno será incentivado a aprofundar os seus conhecimentos e a procurar a sua aplicação na análise de novas formulações, para além das referidas nas aulas teóricas. Quando solicitada, a docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo do aluno.
Nas aulas PL serão transmitidos conhecimentos sobre o equipamento e as técnicas de preparação das várias formulações fornecidas. O aluno será incentivado a pesquisar sobre os componentes da formulação e conhecer a sua função, indicações, modo de preparação laboratorial e respetivo controlo de qualidade. Durante a aula o aluno deverá executar o trabalho laboratorial com base na sua pesquisa esclarecendo as dúvidas com a docente.
Método de Avaliação (2022/2023):
A avaliação da UC seguirá o regime geral de avaliação do Regulamento pedagógico da UFP em vigor.
A UC está dividida em componente teórica e componente prática-laboratorial.
A avaliação da componente teórica compreende: a) a execução de um teste escrito sem consulta que incidirá sobre o conteúdo programático da unidade letiva nº1; b) a execução de um segundo teste escrito sem consulta que incidirá sobre o conteúdo da unidade letiva nº2.
A classificação da componente teórica será calculada atendendo à média ponderada das classificações obtidas nos dois testes escritos, sendo o coeficiente de ponderação do primeiro teste de 40% e do segundo teste de 60%. A nota mínima para aprovação à componente teórica da UC é de 9,5 valores.
Para que o aluno possa ser avaliado à componente teórica da UC, deverá comparecer a 50% das aulas teóricas. (Exceção considerada para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante e alunos repetentes que não tenham sido reprovados por incumprimento das percentagens de frequência).
A componente laboratorial da UC será avaliada do seguinte modo: avaliação contínua em cada aula da qualidade e quantidade do trabalho do aluno (coeficiente de ponderação de 30%) e realização de um trabalho laboratorial sem consulta com a elaboração de um relatório do referido trabalho laboratorial, com nota mínima de 9,5 valores (coeficiente de ponderação de 70%).
Para que o aluno possa ser avaliado à UC, deverá comparecer a 80% das aulas laboratoriais.
A aprovação à UC implica a aprovação às componentes teórica e prática-laboratorial separadamente. A nota final da Unidade Curricular será obtida através da média ponderada: 70% da componente teórica e 30% da componente PL.
A reprovação remete o aluno para exame de recurso que incide sobre a totalidade do programa da unidade curricular.
Bibliografia (2022/2023):
(1) L. PONS GIMIER, J. L. PARRA LUEZ, Ciência Cosmética: bases fisiológicas y criterios prácticos, Consejo General de Colegios Oficiales Farmaceuticos, Madrid, 2005.
(2) PRISTA, L.N., CORREIA ALVES, A., MORGADO, R.; Tecnologia Farmacêutica; 5º edição; vol. I, II e III; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa; 1995
(3) BARATA, E.; Cosméticos; LIDEL; Lisboa; 2002.
(4) BUXTON, P.; ABC of Dermatology; 4th Edition; BMJ Books, London; 2003.
(5) PROENÇA DA CUNHA, SILVA, A., ROQUE, O., CUNHA, E.; Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa; 2004