UNIDADES CURRICULARES ECTS

Programa (2022/2023):

I. Desenvolvimentos da ação humanitária: 1. Contexto histórico e social; 2. Papel do movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho; 3. Debates políticos e sociais contemporâneos sobre a ação humanitária (instrumentalização; tecnocratização; mediatização).
II. Princípios e normas da ação humanitária: 1. A doutrina de Genebra: 1.1. Princípio de humanidade; 1.2. Princípio de imparcialidade; 1.3. Princípio de neutralidade; 1.4. Princípio de independência; 1.5. Outros princípios. 2. Normas essenciais do direito humanitário: 2.1. Princípio de necessidade; 2.2. Princípio de distinção; 2.3. Princípio de precaução; 2.4. Princípio de proporcionalidade; 2.5. Outros princípios.
III. Tendências da ação humanitária: 1. Papel dos atores especializados (agências internacionais e ONG); 2. Impacto da tecnologia na ação humanitária (drones, redes sociais); 3. O “Grand Bargain” e as suas consequências.

I. Development of humanitarian action: 1. Historical and social context; 2. The role of the International Red Cross and Red Crescent international movement; 3. Contemporary political and social debates on humanitarian action (instrumentalization; technocratization; mediatization).
II. Principles and norms of humanitarian action: 1. The Geneva doctrine: 1.1 Principle of humanity; 1.2. Principle of impartiality; 1.3. Principle of neutrality; 1.4. Principle of independence; 1.5. Other principles. 2. Main humanitarian law standards: 2.1. Principle of necessity; 2.2. Principle of distinction; 2.3. Principle of precaution; 2.4. Principle of proportionality; 2.5. Other principles.
III. Trends in humanitarian action: 1. The role of specialized actors (international agencies and NGOs); 2. The impact of technology on humanitarian action (drones, social networks); 3. The “Grand Bargain” and its consequences.

Método de Ensino (2023/2024):

A metodologia de ensino inclui: (i) o método pedagógico expositivo por objetivo, para a análise de conteúdos e discussão de fontes documentais especializada; (ii) o trabalho em grupos; e (iii) o apoio metodológico através de sessões tutoriais e debates temáticos com convidados. A avaliação é contínua, baseando-se na apresentação oral de um trabalho de pesquisa em grupo relativo à parte I dos conteúdos programáticos (30%), e na entrega de um texto individual sobre a forma de um artigo científico (50%) acerca de um dos temas do programa. A participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em atividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade) corresponde a 20% da nota final. Caso não seja possível a realização da componente do trabalho de grupo, a avaliação corresponderá aos restantes parciais em, respectivamente: 70%/30%.

Método de Avaliação (2022/2023):

A metodologia de ensino inclui: (i) o método pedagógico expositivo por objetivo, para a análise de conteúdos e discussão de fontes documentais especializada; (ii) o trabalho em grupos; e (iii) o apoio metodológico através de sessões tutoriais e debates temáticos com convidados. A avaliação é contínua, baseando-se na apresentação oral de um trabalho de pesquisa em grupo relativo à parte I dos conteúdos programáticos (30%), e na entrega de um texto individual sobre a forma de um artigo científico (50%) acerca de um dos temas do programa. A participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em atividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade) corresponde a 20% da nota final. Caso não seja possível a realização da componente do trabalho de grupo, a avaliação corresponderá aos restantes parciais em, respectivamente: 70%/30%.

The teaching methodologies used (the pedagogical expositive method by objective; work in groups; methodological support in the form of tutorials and with thematic debates) are intended to create, in a first moment, an emulation between students, by encouraging the work of groups to dynamize and maximize the search for scientific materials. In the second moment, the pedagogical expositive method by objective and the methodological support, used in a transversal way along the program, are adapted to the objectives of training in order to understand and master specialized knowledge on humanitarian action, as well as to the stimulate critical analysis. In particular, these methodologies mutually enhance student autonomy, both in terms of deductive learning and preparation for inductive learning.

Bibliografia (2023/2024):

ALLEN, T., MACDONALD, A., & RADICE, H. (2020). Humanitarianism - A Dictionary of Concepts, New York: Routledge.

BANDEIRA, F. et al.(2020). Leituras em Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento, Vol. I/II, Porto: UFP. http://hdl.handle.net/10284/9937 e http://hdl.handle.net/10284/9938

CASQUEIRA CARDOSO, J., RAMOS, C. (2022). Humanitarian Action and Glocalism, Glocalism: Journal of Culture, Politics and Innovation, 2. DOI: 10.12893/gjcpi.2022.2.6. https://glocalismjournal.org/wp-content/uploads/2022/12/Cardoso_Ramos_gjcpi_2022_2-1.pdf

FIDDIAN-QASMIYEH, E. (ed.)(2016). The Oxford Handbook of Refugee and Forced Migration Studies, Oxford : OUP.

GOIS, P., FALCHI, G. (2017). The third way. Humanitarian corridors in peacetime as a (local) civil society response to a EU’s common failure, REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., 25(51), Sept./Dec., pp. 59-75.

NASCIMENTO, D. (2013). Do "velho" ao "novo humanitarismo" : os dilemas da ação humanitária em contextos de conflito e pós-conflito violento, Nação e Defesa, No 135, pp. 93-113.

POZZATTI JUNIOR, A. (2017). Existe um fundamento para afirmar um dever de cooperação internacional, Anu. Mex. Der. Inter., vol.17 México Jan./Dec., pp. 591-622.

WILL, A.K. (2018). On “Genuine” and “Illegitimate” Refugees, Social Inclusion, 6(3), pp. 172–189.

Estatísticas:

Global Humanitarian Assistance Report 2022

Global Humanitarian Overview 2021

Human Development Reports

Inform Global Crisis Severity Index – Guidance Note

Inform Report 2022

Programa (2022/2023):

UL1 - Fundamentos do processo de investigação; Epistemologia e evolução científica - paradigmas objetivista e interpretativista. O tópico de investigação; o tipo de pergunta de investigação; decidir por investigação qualitativa ou quantitativa; escolher tipo de projeto de investigação; consideração das fontes a serem trabalhadas; ética em investigação.

UL2 - A Observação como técnica de recolha de dados; A entrevista como ferramenta de recolha de dados; Tipos de entrevista; Técnicas de preparação, condução e conclusão das entrevistas; A análise de conteúdo. Inquéritos por questionário como ferramenta de recolha de dados. A amostragem.

UL3 - A escrita do trabalho científico: a estrutura; o estilo gráfico; revisão de literatura; estilos de citação e referências bibliográficas. Implicações para o conhecimento científico. As regras de escrita: aplicação prática. Submissão e revisão de artigos e trabalhos científicos; apresentação pública de trabalhos de investigação.

Método de Ensino (2023/2024):

A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica bem como reflexões críticas.

Elaboração de exercícios práticos.

Método de Avaliação (2022/2023):

Realização de um trabalho prático contemplando a temática da escolha de assunto de tese, a metodologia escolhida e escrita de texto académico (100%)

Bibliografia (2023/2024):

UL1
Flick, U. (2015). Introducing Research Methodology: A Beginner's Guide to Doing a Research Project . London: Sage.
Fortín, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Sabooks Editora
Hughes, K et al (2020) Introduction: making the case for qualitative interviews , In International Journal of Social Research Methodology. Vol. 23 Issue 5, p541-545. (B-On, DOI:10.1080/13645579.2020.1766756)
UL2
Creswell, J. & Poth, C. (2017), Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, London, Sage.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Ed.) (2017), The Handbook of Qualitative Researsh, London: Sage.
Hollway, W. & Jofferson, T. (2000), Doing Qualitative Researsh Differently, London: Sage.
UL3
Normas de Estilo para Teses de Doutoramento, UFP, 2013.
Sarmento, M. (2008), Guia Prático sobre Metodologia Científica para a Elaboração, Escrita e Apresentação de Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Investigação Aplicada. Lisboa: U. Lusíada.

Programa (2022/2023):

1. Sistemas Políticos Contemporâneos: teorizaçao, estrutura, componentes e funcionamento

2. Teoria dos Sistemas Políticos. conceito e evolução

3. Sistemas Políticos (tipos, exemplos)

a. Presidencialismo

b. Parlamentarismo

c. Semipresidencialismo

d. Sistemas políticos no mundo em desenvolvimento

4. Modelos, trajetórias e desafios de desenvolvimento

a. Dimensões e modelos de desenvolvimento

b. Novos desafios, novas periferias?

5. Tendências da hodierna Ciência Política

a. Principais correntes do pensamento político: individualismo vs coletivismo

b. Perspetivas de análise: positivista, materialista, histórico-descritiva, comportamentalista, institucionalista e outras.

Método de Ensino (2023/2024):

Os tempos letivos incluem apresentações teóricas e expositivas dos principais temas, sob a forma de conferências e / ou sessões de trabalho, leitura e discussão de bibliografia especializada, discussão aberta dos principais temas do programa, bem como análise crítica de documentos disponibilizados na plataforma CANVAS.

Seminars include theoretical presentations of the major topics, conferences and/or work sessions, reading and discussion of specialised literature, open discussions, as well as critical analysis of documents made available on the CANVAS platform.

Método de Avaliação (2022/2023):

A avaliação corresponde à execução e defesa em sala de aula de um trabalho de pesquisa pelo discente (60% componente escrita + 40% defesa em sala de aula).

Bibliografia (2023/2024):

Bibliographical references:

Bouckaert, G. e Jann, W. (Eds.) (2020), European Perspectives for Public Administration: The Way Forward, Belgium, Leuven University Press.

Bouckaert, G. (2022). The neo-Weberian state: From ideal type model to reality? UCL Institute for Innovation and Public Purpose, Working Paper Series (IIPP WP 2022-10).

Freitas, J. G. de (2020), " Liberalismo: revolução e formação do Estado", O Conselho de Estado no Antigo Regime e no Liberalismo em Portugal. Portugal, Espanha e França, Lisboa: Edições Alêtheia, pp. 97-120.

Freitas, J. G. de (2020), "Modelos político-constitucionais: França, Espanha e Portugal", in O Conselho de Estado no Antigo Regime e no Liberalismo em Portugal. Portugal, Espanha e França, Lisboa: Edições Alêtheia, pp. 121-171.

Fukuyama, F. (2023), Liberalism and Its Discontents, London: Profile Books.

Przeworski, A. (2020). Crises Da Democracia, Rio de Janeiro: Zahar.

Sandel, M. (2023), Democracys Discontent, Harvard: Havard University Press.

Sousa, F., Mendes, P., Freitas, J. G. de et al., coord., (2022), Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais, Coimbra: Almedina.

Todaro, M. P. e Smith, S. C. (2022), Economic development. UK: Pearson.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Programa (2022/2023):

1) Fases do trabalho de doutoramento, estabelecimento de um cronograma de atividades, sua implementação e problemáticas associadas;

2) Referência analítica aos estudos dos diversos domínios e subdomínios dos Estudos Políticos e Humanitários (nomeadamente o estudo dos diferentes clusters institucionais e funcionais);

3) Método de realização de um estudo do estado da arte: principais fases de pesquisa, recolha, tratamento e classificação da informação;

4) Etapas da formalização do problema a tratar;

5) O planeamento do doutoramento: componentes, formato, planeamento temporal de recursos; 6) Elaboração propedêutica de um projeto de doutoramento numa subárea do ciclo de estudos, incluindo o estudo do estado da arte.

Método de Ensino (2023/2024):

Método expositivo, incluindo a demonstração de recursos para que os doutorandos entendam os processos dinâmicos das atividades de pesquisa científica direcionada para a execução do Plano Final de Tese.

Método de Avaliação (2022/2023):

Etapas do processo de investigação dos temas e problemas da tese de doutoramento e artigos científicos para publicação.

Bibliografia (2023/2024):

Heintze, H.-J. ; Thielborger, P. (2018). International Humanitarian Action – NOHA Textbook. New York: Springer.

Kellstedt, P. M. (2018).The Fundamentals of Political Science Research. Cambridge: CUP.

Kovács, G., Spens, K. (2011). Relief Supply Chain Management for Disasters: Humanitarian Aid and Emergency Logistics. IGI Global.

Mazurana, D., Jacobsen, K. & Gale, L.A. (2013). Research Methods in Conflict Settings. Cambridge: CUP. Stallings, R. A. (2003). Methods of Disaster Research. Xlibris

Phillips & Pughs (2022). How to Get a PhD: A Handbook for Students and Their Supervisors, MCgraw-Hill.

Programa (2022/2023):

I. Questões metodológicas: 1. Abordagem interseccional; 2. Abordagens contextualizadas; 3. Relevância de análises na perspetiva do discurso crítico. II. Temas fraturantes na articulação entre cidadania, género e religião: 1. Cidadania, direitos humanos, direitos das mulheres, direitos das comunidades LGBTI; 2. Polémicas, leituras e instrumentalizações da chamada “ideologia de género”; 3. Violência em nome da religião: nacionalismos, fundamentalismos, exclusões, processos de deslocação forçada e impactos de género; 4. Secularismos forçados, radicalismos e discursos de género; 5. Especificidades da ação humanitária na área da problemática do género. 6. Estudos de caso.

I. Methodologic issues: 1. Intersectional approach; 2. Contextualized approaches; 3. Relevance of critical discourse analysis.

II. Entanglements of the topics of citizenship, gender and religion: 1. Citizenship, human rights, women’s rights, rights of LGBTI communities; 2. Polemics, interpretations and instrumentalizations of the so called “gender ideology”; 3. Violence in the name of religion: nationalisms, fundamentalisms, exclusions, forced de-placement and impacts in gender; 4. Forced secularisms, radicalisms and discourses on gender; 5. Specificities of humanitarian action in the field of gender issues. 6. Case studies.

Método de Ensino (2023/2024):

A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas.

Método de Avaliação (2022/2023):

A avaliação será contínua, baseando-se na apresentação crítica de recensões de textos relativos à unidade I e dos conteúdos programáticos (40%), da apresentação oral e escrita um trabalho prático individual (50%) sobre a unidade II. Este trabalho será apresentado e discutido em sala de aula. A participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em actividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade) corresponde a 10% da nota final.

Assessment will be continuous and based on presentation of critical reviews of articles on the issues discussed in chapter I and II (40%), a practical individual report with oral and written presentation (50%) and work discussion during classes, on chapter II (10%). The participation of the students in the execution of theoretical and practical tasks in the classroom, and in the participation in scientific activities such as seminars and conferences being held at the University corresponds to 10% of the final grade.

Bibliografia (2023/2024):

Auga U.(2020).An epistemology of Religion and Gender. Biopolitics – Performativity – Agency. Londres e Nova Iorque:Routledge. Gressl et al (2020). Vulnerability mapping: A conceptual framework towards a context-based approach to women’s empowerment. World Development Perspectives (on-line) Hilhorst et al (2018). Gender, sexuality, and violence in humanitarian crisis. Disasters, 42(S1): S3-S16. Lafrenière et al. (2019). Introduction: gender, humanitarian action and crisis response. Gender & Development, 27:2, 187-201, Tastsoglou, E.; Nourpanah (2019). (Re)Producing Gender: Refugee Advocacy and Sexual and Gender-Based Violence in Refugee Narratives. Canadian Ethnic Studies, 51(3) 37-56 Toldy T., Garraio J. (2020) Gender Ideology: A Discourse That Threatens Gender Equality. In: Leal Filho W., Azul A., Brandli L., Lange Salvia A., Wall T. (eds) Gender Equality. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-70060-1_86-1.

Programa (2022/2023):

I. Questões metodológicas: 1. Abordagem interseccional; 2. Abordagens contextualizadas; 3. Dilemas éticos e respeito pelos Direitos Humanos; 4. Dilemas éticos e relevância de abordagens pós-coloniais.

II. Dilemas éticos: 1. Processos de tomada de decisão ética; 2. Vulnerabilidades em contexto de catástrofe; 3. Ação humanitária, dependência ou empowerment das populações afetadas; 4. Interação das ONGs com as populações e problemas de representação; 5. Avaliação da eficácia da intervenção humanitária; 6. Superação da figura do humanitário e da ação humanitária standardizada.

I. Methodologic issues: 1. Intersectional approach; 2. Contextualized approaches; 3. Ethical dilemmas and respect of Human Rights; 4. Ethical dilemmas and relevance of postcolonial approaches.

II. Ethical dilemmas: Decision-making processes; 2. Vulnerability in situations of catastrophe; 3. Humanitarian action, dependence and empowerment of affected populations; 4. Interaction of NGOs with populations and problems of representation; 5. Evaluation of the efficacy of humanitarian interventions; 6. Surpassing of the standard notion of “humanitarian” and of “humanitarian intervention”

Método de Ensino (2023/2024):

A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas.

Método de Avaliação (2022/2023):

A avaliação será contínua, baseando-se na apresentação crítica de recensões de textos relativos à unidade I dos conteúdos programáticos (40%), da apresentação oral e escrita um trabalho prático individual (50%) sobre a unidade II. Este trabalho será apresentado e discutido em sala de aula. A participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em actividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade) corresponde a 10% da nota final.

Assessment will be continuous and based on presentation of critical reviews of articles on the issues discussed in chapter I (40%), a practical individual report with oral and written presentation (50%) and work discussion during classes, on chapter II (10%). The participation of the students in the execution of theoretical and practical tasks in the classroom, and in the participation in scientific activities such as seminars and conferences being held at the University corresponds to 10% of the final grade.

Bibliografia (2023/2024):

Delgado, C. & Kherbiche, L. (2019). Ethics Training for Humanitarian Interpreters Working in Conflict and Post-Conflict Settings, Journal of War & Culture Studies, 12(3), 251-267 Eggert,L. (2018). Harming the Beneficiaries of Humanitarian Intervention. Ethical Theory and Moral Practice 21:1035–1050 Lidén, K. (2019). The Protection of Civilians and ethics of humanitarian governance: beyond intervention and resilience Disasters, 43(S2): S210-S229 McDonald, F. et al (2020). Facemask use for community protection from air pollution disasters: An ethical overview and framework to guide agency decision making. International Journal of Disaster Risk Reduction 43. Pawinski,M. (2018). Going beyond Human Terrain System: Exploring Ethical Dilemmas. Journal of Military Ethics 17(2–3): 122–139 Toldy,T. (2016), Carol Gilligan: Cuidar numa voz diferente, in Ferreira e Henriques (org.), Marginalidade e Alternativa: vinte e seis FILÓSOFAS para o século XXI. Lisboa: Edições Colibri, 133-142

Programa (2022/2023):

Programa

UL1. - Emergência e consolidação dos direitos humanos: abordagem historicismo e definição das dimensões dos vários direitos
1.1. Os conceitos fundamentais
1.2. A história dos direitos Humanos e seus contextos filosóficos, juríricos e políticos.
1.3 As teorias analíticas e substantivas

UL2 . Multiculturalidade e direitos humanos - dificuldades de articulação
2.1. Os Direitos Humanos na dualidade Universalismo/Relativismo
2.2 Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento
2.3. Direitos Humanos e ação internacional

UL3 Desenvolvimento, Educação e governança: os direitos humanos e a ação das NGO: casos práticos.
3.1. Instituições
3.2. Intervenção comunitária

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Objetivos

A UC explora a noção de direitos humanos (DH)e as práticas educacionais de direitos humanos, incluindo instrumentos legais, trabalho educacional de organizações e ativistas de direitos humanos e as formas de defesa dos direitos humanos; será abordada uma gama de direitos civis e políticos, direitos económicos e sociais, direitos das mulheres e outras minorias e sua expressão em contextos educacionais (formais e informais). Os direitos humanos serão tratados no seu percurso histórico; serão vistos como princípio regente de diálogo e coexistência, e para a promoção do desenvolvimento. Os DH serão focalizados também como um meio para a materialização dos ideais cosmopolitas de justiça, paz e desenvolvimento. Os discentes terão no final adquirido as competências para uma análise e compreensão sistemática da problemática e dimensões dos DH e dos processos educativos e de desenvolvimento adstritos, bem como para a investigação e comunicação das mesmas à comunidade científica.

Método de Ensino (2022/2023):

Método expositivo e ativo - Aulas expositivas e de discussão de textos críticos;

Participação em conferências e/ou palestras que possam decorrer durante o semestre letivo;

Aulas Abertas com especialistas.

Método de Avaliação (2022/2023):

AVALIAÇÃO:

Exercícios realizados em contexto de aula: 25%

Trabalho escrito sobre um Estudo de Caso (Paper): 50%;

Apresentação, defesa e discussão do Estudo de Caso (25%)

Bibliografia (2023/2024):

Bantekas, I., & Oette, L. (2020). International Human Rights Law and Practice (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

Burnell, P, Rakner & Randall, V. (2017), Politics in the developing world. Oxford: Oxford University Press.

Donnelly, J. & Whelan, D. (2020), International Human Rights, Nova York: Routledge.

Hannum, H. (2019), Rescuing Human Rights. Cambridge: Cambridge University Press.

Mertens, T. (2020), A Philosophical Introduction to Human Rights. Cambridge: Cambridge University Press.

Moyn, Samuel (2019), Not Enough: Human Rights in an Unequal World. Harvard: Harvard College.

Programa (2022/2023):

1. Geopolítica e Nova Geopolítica: segurança, economia, população, ambiente 2. Conflitualidade internacional: causas; geografias e hegemonias 3. Estruturas de segurança internacional e resolução de conflitos 4. Construção da paz: da mediação ao trabalho estrutural da construção da paz: missões 5. Conflitos e ação humanitária 6. Guerra e política internacional: Estudos de caso

Método de Ensino (2023/2024):

- Metodologia de seminário: proposta teórica e leituras; apresentação e discussão em aula de materiais e papers escritos pelos alunos. - Exercícios de pesquisa orientada de informação bibliográfica e documental - Exercícios de apresentação e debate em aula: treino de apresentação oral e de argumentação - Exercícios de escrita académica - Avaliação baseada num paper final e sua defesa oral.

Método de Avaliação (2022/2023):

Avaliação baseada num paper final e sua defesa oral.

Bibliografia (2022/2023):

CORREIA, P.P. (2018). Manual de Geopolítica e Geoestratégia. Lisboa: Ed. 70 FLINT, C. (2016). Introduction to Geopolitics. 3rd ed. Abingdon: Routledge GASPAR, C. (2019). O Regresso da Anarquia. Lisboa, Alêtheia Ed. HOUGH, P. et al. (2021). International Security Studies. Theory and Practice. 2nd ed. London: Routledge KALDOR, M. (2012). New & Old Wars. 3rd ed. Cambridge: Polity Press KOOPS, J. et al. (eds.) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: Oxford UP NYE, J. & WELCH, D. (2016). Understanding Global Conflict and Cooperation: An Introduction to Theory and History. 10th ed. Pearson. MAC GINTY, R. & Peterson, J. (2015).The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge ÖJENDAL, J. & SWAIN, A. (2018). Routledge Handbook of Environmental Conflict. London: Routledge WILLIAMS, P. & MCDONALD, M. (eds.) (2018). Security Studies: An Introduction. 3rd ed. London: Routledge Geopolitics https://www.tandfonline.com

Programa (2022/2023):

1. As organizações internacionais com um papel na segurança.

1.1. No plano multilateral.

1.1.1. A ONU e os capacetes azuis.

1.1.2. O discreto papel da diplomacia.

1.2. No plano regional.

1.2.1. Alianças militares sem dimensão agressiva (o exemplo da União Europeia).

1.2.2. Alianças militares com dimensão agressiva (o exemplo da NATO).

2. Desafios contemporâneos à segurança mundial e regional.

2.1. Terrorismo.

2.2. Incerteza política (a emergência dos populismos).

2.3. Redesenho da geopolítica mundial.

2.4. Os novos párias.

2.5. Disrupção ambiental.

2.6. Refugiados.

2.7. Desigualdades.

3. Um equilíbrio instável: segurança e direitos humanos.

3.1. Premissa: a segurança como requisito de atendimento dos direitos humanos.

3.2. Diagnóstico: o redesenho da geopolítica mundial, o imperativo da segurança e as entorses aos direitos humanos.

3.3. Consequência: a insuficiência da sociedade internacional e as diferentes medidas aplicadas aos mesmos problemas.

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1. International organisations and security.

1.1. Multilateral arena.

1.1.1. United Nations and blue helmets.

1.1.2. The discrete role of diplomacy.

1.2. Regional arena.

1.2.1. Non-aggressive military alliances (the example of the European Union).

1.2.2. Military aggressive alliances (the example of NATO).

2. Contemporary challenges to regional and international security.

2.1. Terrorism.

2.2. Political uncertainty (the rise of populisms).

2.3. The redrawing of geopolitics.

2.4. The new pariahs.

2.5. Environmental disruption.

2.6. Refugees.

2.7. Inequalities.

3. An unstable trade-off: security and human rights.

3.1. Assumption: security as a precondition for basic human rights.

3.2. Diagnosis: the redrawing of geopolitics, the prominence of security and the attacks to human rights.

3.3. Consequence: the shortcomings of the international society and the issue of double standards.

Método de Ensino (2023/2024):

As metodologias de ensino consistem: (i) aulas expositivas onde os conceitos e os problemas colocados são explorados; (ii) discussão em sala de aula; (iii) leitura crítica de capítulos de livros e/ou artigos de revistas académicas e debate informado.

Método de Avaliação (2022/2023):

Considerando a natureza da UC (do 3.º ciclo de estudos), espera-se um envolvimento dos alunos que ponha em destaque a sua capacidade analítica e crítica, o que é compatível com a leitura e discussão de referências bibliográficas apresentadas no contexto dos conteúdos programáticos. Pretende-se uma participação ativa em sala de aula, em resultado do trabalho prévio que os alunos realizam fora da sala de aula.

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Considering the scope of the curricular unit (as included on a Doctoral Degree), students’ role is expected to highlight their analytical and critical skills. For this purpose, the focus of teaching methodologies is on selected readings consistent with the contents of the course. Students’ active participation in the classroom is expected as the distinctive feature of their role as Doctoral students, based on their previous preparation outside the classroom.

Bibliografia (2023/2024):

Collins, A. (Ed.) (2019). Contemporary Security Studies. 5ed. Oxford: Oxford University Press.

Hynek, N., Dytrich, O., & Stritecky, V. (Eds.) (2019). Regulating Global Security: Insights from Conventional and Unconventional Regimes. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Kreß, C. & Lawless, R. (Eds.) (2020). Necessity and Proportionality in International Peace and Security Law. Oxford: Oxford University Press.

Moskalenko, S. & McCauley, C. (2020). Radicalization to Terrorism: What Everyone Needs to Know. Oxford: Oxford University Press.
Pinto, M. C. (coord.) (2014). As Nações Unidas e os desafios da governação global. Letras Itinerantes.
Williams, P. D. & McDonald, M. (Eds.) (2018). Security Studies: An Introduction. London: Routledge.

Programa (2023/2024):

MÓDULO I. A teoria económica: mercantilismo e populacionismo, liberalismo, marxismo, perspetiva neoclássica, emergência da autonomia com a Sociologia das Migrações. MÓDULO II. Os migrantes nas sociedades recetoras: perspetiva sociológica, influência da Escola de Chicago, teorias baseadas na etnicidade, integração e modelos de adaptação. MÓDULO III. Processos sociais e dinâmicas interativas: formação de grupos e de comunidades, estabelecimento de laços de interação. MÓDULO IV. As relações interétnicas no contexto das sociedades atuais: contacto entre culturas, xenofobia, racismo, discriminação. MÓDULO V. Perspetivas sociológicas das migrações: estado social, dinâmica demográfica e migrações; multiculturalismo e integração; ação das organizações internacionais; conceito jurídico de migrante e categorias de migrantes; migrações, demografia e integração na União Europeia.

Método de Ensino (2023/2024):

Expositiva e demonstrativa, analítica e contínua. Sistema de avaliação: (i) Trabalho correspondente a 40 por cento da classificação. Avaliação fundamentada na realização de um trabalho de recolha, tratamento e interpretação de dados enquanto suporte de aprendizagem da construção de um problema de investigação. O trabalho realiza-se, objetivamente, para cada sessão sendo, por isso, concretizado pela resposta escrita, verificável, às questões-aula a depositar, individualmente, na plataforma da unidade curricular. (ii) Teste correspondente a 60 por cento da classificação. Avaliação de conhecimentos composta por teste teórico-prático a incidir sobre todos os conteúdos lecionados.

Método de Avaliação (2023/2024):

(i) Trabalho correspondente a 40 por cento da classificação.

Avaliação fundamentada na realização de um trabalho de recolha, tratamento e interpretação de dados enquanto suporte de aprendizagem da construção de um problema de investigação. O trabalho realiza-se, objetivamente, para cada sessão sendo, por isso, concretizado pela resposta escrita, verificável, às questões-aula a depositar, individualmente, na plataforma da unidade curricular.

(ii) Teste correspondente a 60 por cento da classificação.

Avaliação de conhecimentos composta por teste teórico-prático a incidir sobre todos os conteúdos lecionados.

Bibliografia (2023/2024):

Bandeira, M. (2004) Demografia: objecto, teorias, métodos. Escolar Editora Brettell, C. (1991) Homens que partem, mulheres que esperam. DQ Davis, K. (1954) Internal migration and urbanization in relation to economique development, in Procedings of the World Population Conference. UN: 783-801 Duchac, R. (1974) La sociologie des migrations aux Etats-Unis. Mauton Elias, N. & Scotson, J. (1994) The established and the outsiders. Sage Fernandes, A. (2008) Questões demográficas: demografia e sociologia da população. Colibri Grafmeyer, Y.; Joseph I. (éds) (1990) L’Ecolle de Chicago. Naissance de l’écologie urbaine. Aubier Nazareth, M. (2004) Demografia: a ciência da população. Presença Peixoto, J.; et al. (2017) Migrações e sustentabilidade demográfica: Perspetivas de evolução da sociedade e economia portuguesas. FFMS Portes, A. (1999) Migrações internacionais. Origens, tipos e modos de incorporação. Celta Rocha-Trindade; et al. (1995) Sociologia das Migrações. UA