UNIDADES CURRICULARES ECTS

Programa (2023/2024):

1 – Conceção dos estudantes sobre as práticas de Enfermagem.

2 – Conceção dos profissionais sobre as práticas de Enfermagem.

3 – O processo de Enfermagem e a linguagem classificada.

4 – Boas práticas na prestação de cuidados de Enfermagem.

Método de Ensino (2023/2024):

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a prestação de cuidados de Enfermagem. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com questões genéricas relativas à disciplina e profissão de Enfermagem, em interligação com a unidade curricular “Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”.

A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo.

Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao conhecimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão acerca da prática de Enfermagem.

Método de Avaliação (2023/2024):

O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação e defesa em sala de aula com uma ponderação de 100%. Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da ESS-FP.

Bibliografia (2023/2024):

Almalkawia I., Jesterb R. & Terrya L. (2018) Exploring mentors' interpretation of terminology and levels of competence T when assessing nursing students: An integrative review. Nurse Education Today 69 (2018) 95–103. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.07.003.

Bryant-Lukosius D., Dicenso A., Browne G. & Pinelli J. (2004) of Advanced Nursing 48(5), 519–529.

Cassidy S. (2009) Using counselling skills to enhance the confidence of mentors’ decision making when assessing pre-registration nursing students on the borderline of achievement in clinical practice. Nurse Education in Practice (2009) 9, 307–313. doi:10.1016/j.nepr.2008.08.006.

Cassidy S., Coffey M. & Murphy F. (2017) ‘Seeking authorization’: a grounded theory exploration of mentors’ experiences of assessing nursing students on the borderline of achievement of competence in clinical practice. Journal of Advanced Nursing 00(0), 000–000. doi: 10.1111/jan.13292.

Diário da República, 2.ª série - N.º 113 - 14 de junho de 2018.

Programa (2023/2024):

1 – Metodologia e sistematização em investigação

2 - Prática baseada nas evidências

3 – A pesquisa em bases de dados científicas

4 – Níveis de evidência da investigação

5 – Passos para a elaboração de um projeto de melhoria contínua da qualidade em saúde

Método de Ensino (2023/2024):

A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, e está organizada num formato de aulas teóricas e teórico-práticas.

As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centrada no estímulo aos processos de pensamento e de reflexão dos mesmos.

A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo.

Método de Avaliação (2023/2024):

A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte: elaboração de um trabalho de grupo – 70%; apresentação oral – 30%. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa.

Bibliografia (2023/2024):

- Abreu, W., & Marrow, C. (2012). Clinical supervision in nursing practice: A comparative study in Portugal and the United Kingdom. SANARE, 11(2), 16-24.

- Grove, S., Gray, J., & Burns, N. (2015). Understanding nursing research: Building an evidence-based practice. Missouri: Elsevier.

- Lobiondo-Wood, G., & Haber, J. (2018). Nursing research: Methods and critical appraisal for evidence-based practice. Missouri: Elsevier.

- Polit, D., & Beck, C. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artmed.

- Preto, L. R., Martins, M., Brás, M., Pimentel, M. H., & Fernández-Sola, C. (2015). Enfermagem portuguesa: análise da produção e divulgação do conhecimento através de repositórios institucionais. Revista de Enfermagem Referência, Série IV(6), 35-43. doi:10.12707/RIV14071

- Richards, D., Hallberg, I. (2015). Complex interventions in health: An overview of research methods. Londres / Nova Iorque: Routledge.

Programa (2023/2024):

1. Ética e deontologia profissional em saúde

2. Legislação e regulamentação da profissão em Portugal

3. Direitos e deveres dos profissionais de saúde

4. Consentimento informado e autonomia do paciente

5. Privacidade e confidencialidade dos dados em saúde

6. Bioética e dilemas éticos em saúde

Método de Ensino (2023/2024):



A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, atividades baseadas na leitura de artigos académicos/científicos e aplicação de metodologias de deliberação ética em sala de aula. A avaliação será contínua, incluindo apresentações individuais de pequenos trabalhos e uma prova escrita de avaliação.

Método de Avaliação (2023/2024):

Elaboração de um trabalho reflexivo sobre um dos temas lecionados e apresentação do mesmo em sala de aula.

Bibliografia (2023/2024):

  • Magalhães, Susana Pinto Leite Vasconcelos Teixeira de. (2018). Bioética e Medicina Narrativa: Histórias que cuidam. In: Cardoso de Castro J, Niemeyer-Guimarães M (Orgs.), Caminhos de Bioética, Volume I. Teresópolis: Editora Unifeso; 2018, ISBN: 978-85-93361-21-0, pp. 245-256.
  • Magalhães, Susana Pinto Leite Vasconcelos Teixeira de. (2019). A Espessura dos Cuidados de Saúde à luz da Medicina Narrativa. Plataforma Barómetro Social do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
  • Maria do Céu Patrão Neves. “A Fundamentação Antropológica da Bioética” http://www.portalmedico.org.br/revista/bio1v4/fundament.html.
  • Ashcroft, R. E., Dawson, A., & Draper, H. (Eds.). (2019). Principles of Health Care Ethics (2nd ed.). Wiley-Blackwell.

  • Beauchamp, T. L., & Childress, J. F. (2019). Principles of Biomedical Ethics (8th ed.). Oxford University Press.

  • Jonsen, A. R., Siegler, M., & Winslade, W. J. (2019). Clinical Ethics: A Practical Approach to Ethical Decisions in Clinical Medicine (8th ed.). McGraw-Hill Education.

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos (UNESCO, 2005)
  • Declaração de Lisboa
    sobre os Direitos do Doente da Associação Médica Mundial

  • Código Internacional da Ética Médica da Associação Médica Mundial

Programa (2023/2024):

1 – A formação em Enfermagem

2 – Caraterísticas pessoais e profissionais do supervisor clínico

3 – Potenciação do desenvolvimento pessoal e profissional do supervisado

4 – A supervisão clínica enquanto processo dinâmico, interpessoal e formal de suporte

5 – Processos de atribuição de idoneidade formativa a contextos de prática clínica

Método de Ensino (2023/2024):

A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo.

Método de Avaliação (2023/2024):

O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho escrito e respetiva apresentação e defesa em sala de aula com uma ponderação de 100%. Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da ESS-FP.

Bibliografia (2023/2024):

Bassa J., Fenwicka J. & Sidebothama M. (2016). Development of a Model of Holistic Reflection to facilitate transformative learning in student midwives. Women and Birth, 30(3):27–235. http://dx.doi.org/10.1016/j.wombi.2017.02.010

Locsin R. (2002) Quo Vadis? Advanced Practice Nursing or Advanced Nursing Practice? Holist Nurs Pract, 16(2):1-4.

Rouleau G., Gagnon MP., Co^te´ J., Payne-Gagnon J., Hudson E. & Dubois CA. (2017) Impact of Information and Communication Technologies on Nursing Care: Results of an Overview of Systematic Reviews. J Med Internet Res. 9(4):e122. doi: 10.2196/jmir.6686: 10.2196/jmir.6686

Teekman B. (2000) Exploring recective thinking in nursing practice. Journal of Advanced Nursing. 31(5):1125-1135.