UNIDADES CURRICULARES ECTS

Programa (2023/2024):

Componente prática em contexto de Processamento de Dispositivos

Conteúdos /Objetivos

  1. Desenvolver conhecimentos teórico-práticos sobre o reprocessamento de dispositivos médicos, de acordo com a evidência mais atual;
  2. Melhorar o conhecimento sobre unidades de reprocessamento de dispositivos médicos;
  3. Capacitar os alunos de competências e conhecimentos que possam aplicar, de forma prática e eficaz, no contexto profissional;
  4. Dar a conhecer os requisitos legais, normas, regulamentos, e legislação aplicáveis ao reprocessamento de dispositivos médicos;
  5. Capacitar os alunos de competências para o controlo rigoroso dos processos relativos ao reprocessamento de dispositivos médicos de forma a permitir a sua utilização em condições de segurança.

A realizar em Unidade de Reprocessamento Centralizado de Dispositivos Médicos em instituição de saúde.

Método de Ensino (2023/2024):

Regime de avaliação

1. A avaliação pedagógica é contínua.

1.1. A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento) e consta de três momentos de avaliação, sendo estes:

- Projeto de artigo científico na área de Dispositivos Médicos (15%);

- Relatório de atividades da prática (25 %),

- Desenvolvimento de trabalho individual de acordo com os temas apresentados, por modulo (60%);

1.2. A avaliação resulta da média ponderada. A classificação da PG é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Muito Bom com distinção.

1.3. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e aprovado com Muito Bom com distinção (20 valores).

Método de Avaliação (2023/2024):

A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70%, constando dos seguintes momentos: desenvolvimento de trabalho individual/grupo por UC de forma ponderada de acordo com os respetivos ECTS, sendo nas UC teóricas por trabalho e no Estágio por relatório de atividades da prática.

Nota final = (UC1*2)+(UC2*2)+(UC3*3)+(UC4*2)+(UC5*2)+(UC6*2)+(UC7*6)+(UC8*2)+(UC10*9)

Nota importante: Nenhuma UC pode ter uma avaliação inferior a 9,5 valores.

Bibliografia (2023/2024):

Regulamento da ESS-FP+ Regulamento PG-RDM

Programa (2023/2024):

CONTROLO DE INFEÇÃO

  1. Precauções básicas de controlo de infeção aplicáveis ao processo de reprocessamento
  2. Higiene das mãos;
  3. Equipamento de proteção individual;
  4. Princípios da classificação de Spaulding dos dispositivos, revista por Alvarado;
  5. Níveis de desinfeção;
  6. Limpeza e desinfeção de superfícies;
  7. Monitorização e controlo ambiental (ar e superfícies) (ISO 14644 e ISO 14698);
  8. Gestão de resíduos hospitalares;
  9. Exposição a agentes microbianos no local de trabalho.

Método de Ensino (2023/2024):

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

  1. Interrogativo, expositivo e demonstrativo.
  2. Exposição oral de conteúdos programáticos.
  3. Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais.
  4. Trabalho de pesquisa bibliográfica com apoio do docente, sistematização de conteúdos, analise reflexiva e pesquisa orientada, análise de estudos de caso nas aulas teórico-práticas, e técnicas de "role-play", diversificando os cenários de aprendizagem.

Método de Avaliação (2023/2024):

Regime de avaliação

1. A avaliação pedagógica é contínua.

1.1. A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento) e consta de três momentos de avaliação, sendo estes:

- Projeto de artigo científico na área de Dispositivos Médicos (15%);

- Relatório de atividades da prática (25 %),

- Desenvolvimento de trabalho individual de acordo com os temas apresentados, por modulo (60%);

1.2. A avaliação resulta da média ponderada. A classificação da PG é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Muito Bom com distinção.

1.3. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e aprovado com Muito Bom com distinção (20 valores).

Bibliografia (2023/2024):

https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/12/DGS_PCIRA_V8.pdf; "PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLO DE INFEÇÕES E DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS"

https://normas.dgs.min-saude.pt/2012/12/28/precaucoes-basicas-do-controlo-da-infecao-pbci/; Norma nº 029/2012 atualizada a 31/10/2013 - Precauções Básicas do Controlo da Infeção (PBCI);

https://ordemdosmedicos.pt/wp-content/uploads/2017/09/29_2012_Precauc%C3%B5es_Basicas_do_Controlo_da_Infecao.pdf;Precauções Básicas do Controlo da Infeção

Programa (2023/2024):

1 – Metodologia e sistematização em investigação

2 - Prática baseada nas evidências

3 – A pesquisa em bases de dados científicas

4 – Níveis de evidência da investigação

5 – Passos para a elaboração de um projeto de melhoria contínua da qualidade em saúde

Método de Ensino (2023/2024):

A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, e está organizada num formato de aulas teóricas e teórico-práticas.

As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centrada no estímulo aos processos de pensamento e de reflexão dos mesmos.

A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo.

Método de Avaliação (2023/2024):

A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte: elaboração de um trabalho de grupo – 70%; apresentação oral – 30%. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa.

Bibliografia (2023/2024):

- Abreu, W., & Marrow, C. (2012). Clinical supervision in nursing practice: A comparative study in Portugal and the United Kingdom. SANARE, 11(2), 16-24.

- Grove, S., Gray, J., & Burns, N. (2015). Understanding nursing research: Building an evidence-based practice. Missouri: Elsevier.

- Lobiondo-Wood, G., & Haber, J. (2018). Nursing research: Methods and critical appraisal for evidence-based practice. Missouri: Elsevier.

- Polit, D., & Beck, C. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artmed.

- Preto, L. R., Martins, M., Brás, M., Pimentel, M. H., & Fernández-Sola, C. (2015). Enfermagem portuguesa: análise da produção e divulgação do conhecimento através de repositórios institucionais. Revista de Enfermagem Referência, Série IV(6), 35-43. doi:10.12707/RIV14071

- Richards, D., Hallberg, I. (2015). Complex interventions in health: An overview of research methods. Londres / Nova Iorque: Routledge.

Programa (2023/2024):

Quadro Regulamentar Europeu dos Dispositivos Médicos

Conteúdos

  1. Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo a dispositivos médicos;
  2. Autoridade nacional para os dispositivos médicos;
  3. Organismos de normalização;
  4. Normas Internacionais, Europeias e Portuguesas ISO, EN, NP;
  5. Legislação portuguesa aplicável.

Método de Avaliação (2023/2024):

Regime de avaliação

1. A avaliação pedagógica é contínua.

1.1. A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento) e consta de três momentos de avaliação, sendo estes:

- Projeto de artigo científico na área de Dispositivos Médicos (15%);

- Relatório de atividades da prática (25 %),

- Desenvolvimento de trabalho individual de acordo com os temas apresentados, por modulo (60%);

1.2. A avaliação resulta da média ponderada. A classificação da PG é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Muito Bom com distinção.

1.3. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e aprovado com Muito Bom com distinção (20 valores).

2. A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70%, constando dos seguintes momentos: desenvolvimento de trabalho individual/grupo por UC de forma ponderada de acordo com os respetivos ECTS, sendo nas UC teóricas por trabalho e no Estágio por relatório de atividades da prática.

Nota final = (UC1*2)+(UC2*2)+(UC3*3)+(UC4*2)+(UC5*2)+(UC6*2)+(UC7*6)+(UC8*2)+(UC10*9)

Nota importante: Nenhuma UC pode ter uma avaliação inferior a 9,5 valores.

Bibliografia (2023/2024):

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO "Reprocessamento de Dispositivos Médicos “Serviços de Esterilização”

Regulamento da ESS-FP

Programa (2023/2024):

Reprocessamento dos dispositivos médicos, aplicação do Regulamento e prática profissional

Programa/conteúdos

  1. Caraterísticas, requisitos e instalações técnicas da unidade de reprocessamento de dispositivos (qualidade da água, AVAC);
  2. Riscos associados aos dispositivos médicos;
  3. Reprocessamento centralizado, acondicionamento e transporte;
  4. Descontaminação, detergentes e desinfetantes;
  5. Inspeção (lubrificação e montagem), sistema de barreira estéril;
  6. Métodos de esterilização;
  7. Monitorização e controlo de rotina;
  8. Controlo da qualidade;
  9. Validação de processos;
  10. Princípios de gestão da qualidade;
  11. Gestão de risco;
  12. Certificação da Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos de acordo com a ISO 13485 (Dispositivos médicos.
  13. Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos para fins regulamentares).

Método de Ensino (2023/2024):

A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70%, constando dos seguintes momentos: desenvolvimento de trabalho individual/grupo por UC de forma ponderada de acordo com os respetivos ECTS, sendo nas UC teóricas por trabalho e no Estágio por relatório de atividades da prática.

Nota final = (UC1*2)+(UC2*2)+(UC3*3)+(UC4*2)+(UC5*2)+(UC6*2)+(UC7*6)+(UC8*2)+(UC10*9)

Nota importante: Nenhuma UC pode ter uma avaliação inferior a 9,5 valores.

Método de Avaliação (2023/2024):

Regime de avaliação

1. A avaliação pedagógica é contínua.

1.1. A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento) e consta de três momentos de avaliação, sendo estes:

- Projeto de artigo científico na área de Dispositivos Médicos (15%);

- Relatório de atividades da prática (25 %),

- Desenvolvimento de trabalho individual de acordo com os temas apresentados, por modulo (60%);

1.2. A avaliação resulta da média ponderada. A classificação da PG é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Muito Bom com distinção.

1.3. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e aprovado com Muito Bom com distinção (20 valores).

2. A avaliação é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70%, constando dos seguintes momentos: desenvolvimento de trabalho individual/grupo por UC de forma ponderada de acordo com os respetivos ECTS, sendo nas UC teóricas por trabalho e no Estágio por relatório de atividades da prática.

Nota final = (UC1*2)+(UC2*2)+(UC3*3)+(UC4*2)+(UC5*2)+(UC6*2)+(UC7*6)+(UC8*2)+(UC10*9)

Nota importante: Nenhuma UC pode ter uma avaliação inferior a 9,5 valores.

Bibliografia (2023/2024):

Regulamento da ESS-FP+ Regulamento PG-RDM

Programa (2023/2024):

1. Ética e deontologia profissional em saúde

2. Legislação e regulamentação da profissão em Portugal

3. Direitos e deveres dos profissionais de saúde

4. Consentimento informado e autonomia do paciente

5. Privacidade e confidencialidade dos dados em saúde

6. Bioética e dilemas éticos em saúde

Método de Ensino (2023/2024):



A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, atividades baseadas na leitura de artigos académicos/científicos e aplicação de metodologias de deliberação ética em sala de aula. A avaliação será contínua, incluindo apresentações individuais de pequenos trabalhos e uma prova escrita de avaliação.

Método de Avaliação (2023/2024):

Elaboração de um trabalho reflexivo sobre um dos temas lecionados e apresentação do mesmo em sala de aula.

Bibliografia (2023/2024):

  • Magalhães, Susana Pinto Leite Vasconcelos Teixeira de. (2018). Bioética e Medicina Narrativa: Histórias que cuidam. In: Cardoso de Castro J, Niemeyer-Guimarães M (Orgs.), Caminhos de Bioética, Volume I. Teresópolis: Editora Unifeso; 2018, ISBN: 978-85-93361-21-0, pp. 245-256.
  • Magalhães, Susana Pinto Leite Vasconcelos Teixeira de. (2019). A Espessura dos Cuidados de Saúde à luz da Medicina Narrativa. Plataforma Barómetro Social do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
  • Maria do Céu Patrão Neves. “A Fundamentação Antropológica da Bioética” http://www.portalmedico.org.br/revista/bio1v4/fundament.html.
  • Ashcroft, R. E., Dawson, A., & Draper, H. (Eds.). (2019). Principles of Health Care Ethics (2nd ed.). Wiley-Blackwell.

  • Beauchamp, T. L., & Childress, J. F. (2019). Principles of Biomedical Ethics (8th ed.). Oxford University Press.

  • Jonsen, A. R., Siegler, M., & Winslade, W. J. (2019). Clinical Ethics: A Practical Approach to Ethical Decisions in Clinical Medicine (8th ed.). McGraw-Hill Education.

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos (UNESCO, 2005)
  • Declaração de Lisboa
    sobre os Direitos do Doente da Associação Médica Mundial

  • Código Internacional da Ética Médica da Associação Médica Mundial