UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

Ser capaz de conhecer e aplicar a os conceitos da garantia da qualidade à sua área de saber específica.
Ser capaz de conhecer e aplicar os referenciais normativos e suas particularidades.
Perceber os riscos inerentes aos diferentes laboratórios e ser capaz de os minorar utilizando as práticas corretas de segurança.
Ter a noção dos diferentes resíduos produzidos em laboratório, a importância da sua separação e o seu destino final de forma a minorar o seu impacto no meio ambiente.

Conteúdos programáticos:

I-GESTÃO DA QUALIDADE
1.1 Qualidade: Evolução do Conceito
1.2 Família Das Normas ISO
1.3 Princípios da Gestão da Qualidade
2 Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
2.1 Requisitos da NP ISO9001:2008 (2015)
3 Acreditação de Laboratórios
3.1 Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005
4 Auditorias de Qualidade Conceitos Gerais
4.1 Auditorias de 1a,2a e 3a Parte
4.2 Papel dos Intervenientes (Auditores e Auditados)
4.3 Relatório final
II-RISCO, HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS
5 Segurança em Laboratórios
5.1 Boas Práticas Laboratoriais
5.2 Segurança nos Laboratórios Químicos
5.3 Segurança nos Laboratórios Microbiológicos
5.4 Equipamentos de Protecção Individual
5.5 Separação de Resíduos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Numa primeira fase, e em sala de aula será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos sobre os paradigmas da Qualidade, a família das Normas, a Certificação e a Acreditação. Com este objectivo pretende-se dotar os alunos de competências teórica/práticas para elaborar o seu próprio Manual da Qualidade dando verdadeiro sentido à aplicação do 'saber fazer'.
Na segunda parte da matéria, será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos/práticos sobre os vários tipos de materiais e reagentes possíveis em laboratório bem como os riscos a eles inerentes. Desta forma, os alunos poderão utilizar as práticas corretas de segurança, tendo em conta o tipo de laboratório onde estão a trabalhar. Ao ser transmitida a importância da separação dos diferentes resíduos produzidos em laboratório, os alunos poderão contribuir para um ambiente melhor.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologia Expositiva. A primeira forma de avaliação intermédia, será a publicação de um 'Manual de Qualidade' de uma entidade real ou fictícia.
Metodologia expositiva/demonstrativa. A segunda forma de avaliação intermédia será a elaboração de um trabalho expositivo acerca de um tema no âmbito da segurança em laboratório. A avaliação final será a média das duas avaliações intermédias.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Pretende-se dotar os discentes de conhecimentos aprofundados sobre Acreditação, Certificação, mas o objectivo maior é ensinar a 'saber fazer'. Um desses temas passa pela implementação de um Manual de Qualidade. A exposição/demonstração das boas práticas laboratoriais, bem como dos reagentes e equipamentos presentes em laboratório permitirá aos alunos contacto com a realidade dos laboratórios, tornando-os mais sensíveis aos perigos a eles inerentes.

Bibliografia:

Referenciais normativos.
Guias de orientação e consulta.
Documentos a fornecer pelos docents.

Objetivos de aprendizagem:

Dar a conhecer a instrumentação que se utiliza nos dias de hoje para efectuar todos os tipos de análise. Treinar os discentes no uso dessa mesma instrumentação. As principais competências que o discente deve atingir com a frequência desta unidade são:
- Conhecer as técnicas e a instrumentação utilizadas para determinar os analitos com relevância nas áreas da análise clínica, análise alimentar, análise ambiental e análise forense;
- Aprender a trabalhar com essa mesma instrumentação;
- Aprender a planear e a executar uma análise utilizando técnicas instrumentais.

Conteúdos programáticos:

1. Instrumentação para espectrofotometria
2. Instrumentação para cromatografia
3. Instrumentação para técnicas electroanalíticas
4. Introdução aos analisadores automatizados
5. Analisadores automatizados para química clínica
6. Instrumentação para a medição dos gases sanguíneos
7. Instrumentação para electroforése
8. Analisadores automatizados para hematologia
9. Analisadores automatizados para microbiologia clínica
10. Analisadores para imunoquímica
11. Aplicações em análise forense
12. Aplicações em análise ambiental
13. Instrumentação automatizada na indústria alimentar

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A separação, identificação e quantificação de um dado analito nos dias de hoje faz-se essencialmente recorrendo a métodos cromatográficos, à medição da interacção entre a matéria e radiação (técnicas espectrofotométricas), à medição de propriedades eléctricas (métodos electroanalíticos) ou à medição da razão massa/carga (espectrometria de massa). Nos primeiros três capítulos do programa são apresentados os fundamentos das técnicas supracitadas e a instrumentação (componentes e equipamentos) que é necessário para as implementar. Usando somente métodos manuais é humanamente impossível, nos dias de hoje, dar resposta atempada às necessidades de análise em algumas áreas, nomeadamente a clínica daí a necessidade da automatização. No cap. 4 é introduzida a instrumentação automatizada. Nos restantes capítulos (5 a 12) é apresentada a instrumentação específica que é actualmente utilizada para efectuar análises nas áreas clínica, alimentar, ambiental e forense.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas desta unidade curricular estão divididas em “aulas teóricas” que se destinam primeiramente à exposição dos conteúdos programáticos e em “aulas laboratoriais” nas quais o aluno contacta directamente com a instrumentação durante a execução de um conjunto de análises.
Estes conteúdos são consolidados por recurso a uma série de questões e problemas numéricos que são propostos aos alunos. As aulas práticas incluem a execução de um conjunto de trabalhos onde se usam os vários instrumentos alvo de estudo detalhado na teórica.
O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (50%) e um trabalho individual (50%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter a capacidade de reconhecer e descrever a instrumentação mais importante usada na análise quantitativa contemporânea. O tratamento dos dados experimentais obtidos deverá ser plenamente compreendido para que seja possível efectuar um adequado processamento dos mesmos, com vista à obtenção de resultados com adequada precisão e exactidão.
Neste sentido, a unidade curricular de Instrumentação e Automação encontra-se dividida em duas componentes essenciais. Na parte teórica são ministrados conceitos inerentes aos fenómenos físicos e químicos envolvidos numa análise instrumental, instrumentação que aproveita esses fenómenos para obter informação química e instrumentação automatizada. Na componente prática laboratorial, o estudante vai ser chamado a realizar análises quantitativas usando métodos espectrofotométricos, potenciométricos e cromatográficos tendo oportunidade de aprender a trabalhar com o equipamento usado para esse efeito nomeadamente equipamento automatizado.

Bibliografia:

[1] - Kory M. Ward-Cook, Craig A. Lehmann, Larry E. Schoeff, Robert H. Williams; Clinical diagnostic technology, AACC Press; 2005
[2] - Kory M., Ph.D. Ward, Craig A. Lehmann, and Alan Leiken; Clinical laboratory instrumentation and automation. Saunders , 1994
[3] - Skoog, D.and Leary, J.; Principles of instrumental analysis, Saunders college publishing, 1992.
[4] - Gerald J. Kost (Ed). ;Handbook of Clinical Automation, Robotics, and Optimization. , Wiley-Interscience, 1996
[5] - Michael G. Bissell and John R. Petersen; Automated Integration of Clinical Laboratories: A Reference, AACC, 1998
[6] - Wayne R. P.; Chemical instrumentation. Oxford University Press, 1994

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes e situações realistas e expandir no aluno o espírito crítico e de análise, relativamente aos resultados obtidos ou lidos na bibliografia. Pretende-se ainda que o aluno fique capacitado para analisar e apresentar os resultados obtidos na sua investigação e elaborar um artigo científico ou uma monografia.
No final do módulo o aluno deverá ser capaz de:
- selecionar uma amostra representativa da população;
- organizar dados e fazer a sua representação gráfica;
- analisar estatisticamente conjuntos de dados;
- apresentar os resultados obtidos na análise estatística;
- interpretar a informação referida em trabalhos científicos;
- pesquisar uma base de dados bibliográficos e selecionar a bibliografia mais adequada;
- escrever um artigo científico ou uma monografia, conhecendo as várias partes que os compõem e as suas particularidades.

Conteúdos programáticos:

1. Como elaborar um trabalho científico
1.1. Como efetuar uma pesquisa bibliográfica
1.2. Partes que compõem um artigo ou uma monografia e suas especificidades
1.3. Normas internacionais de elaboração de trabalhos científicos
1.4. Manual de estilo da Universidade Fernando Pessoa
1.5. Princípios e recomendações a ter em conta
2. Apresentação e análise estatística de dados com o programa de computador IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)
2.1. Introdução ao programa SPSS
2.2. Recolha e organização de dados
2.3. Análise estatística de dados
2.3.1. Estatística descritiva
2.3.2. Correlação linear
2.3.3. Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos para a média
2.3.3.1. Para uma amostra
2.3.3.2. Para duas amostras independentes
2.3.3.3. Para duas amostras emparelhadas
2.3.3.4. Para N amostras independentes
2.3.4. Testes de Qui-quadrado
2.4. Apresentação e interpretação dos resultados da análise estatística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A unidade curricular de Metodologia do Trabalho Científico pretende ser um instrumento auxiliar da investigação científica em saúde e da divulgação dos seus resultados. Os conteúdos programáticos selecionados incluem a análise exploratória e inferencial de dados, na qual se baseia qualquer investigação quantitativa, sendo estes conhecimentos necessários para interpretar os resultados dos artigos de investigação e apresentar os seus próprios resultados. Além disso, também são fornecidas orientações para a realização da pesquisa bibliográfica e diretrizes relativamente às normas a cumprir na elaboração de trabalhos científicos, essenciais para uma melhoria na qualidade organizacional, estrutural e científica destes.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios, no âmbito das análises clínicas, utilizando o programa SPSS e apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
Esta unidade curricular é avaliada através de um teste, que engloba o tratamento de dados através do programa IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e tem uma ponderação de 80%, e da participação e empenho demonstrado nas aulas pelo aluno, com uma ponderação de 20% da nota final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios no âmbito das análises clínicas, utilizando o programa SPSS, conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos.

Bibliografia:

[1] Marôco, J. Análise estatística com o SPSS Statistics. 7.ª edição, Pero Pinheiro, ReportNumber, 2018.
[2] Pestana, M. H.; Gageiro, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 6.ª edição, Lisboa, Edições Sílabo, 2014.
[3] International Committee of Medical Journal Editors (2018) Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals. Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/
[4] Cone, J. D.; Foster, S. L. Dissertations and theses from start to finish. 2ª edição, 2006.
[5] Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística descodificada: bioestatística, epidemiologia e investigação. 2ª edição, Lisboa, Lidel Edições Técnicas, 2014.
[6] Slides fornecidos pela docente.

Objetivos de aprendizagem:

Ser capaz de conhecer e aplicar a linguagem Metrológica. Ser capaz de conhecer e aplicar os conceitos da Metrologia nas diferentes áreas laboratoriais.

Conteúdos programáticos:

1. Definição de Metrologia e controlo metrológico. História da Metrologia. Papel do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) no controlo metrológico. Regras para escrita dos nomes e símbolos das unidades e para expressão de valores e quantidades do Sistema Internacional (SI). Consulta do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM). A importância da Metrologia no sistema da qualidade da Organização Internacional de Normalização (ISO).
2. Medição e incerteza na medição. Natureza dos erros que podem afetar as medições. Resultados experimentais - medições, erros e algarismos significativos.
3. Avaliação da incerteza padrão e da incerteza expandida.
4. Metrologia laboratorial e análise estatística de resultados com SPSS. Variável aleatória (população e amostra). Definição das variáveis e sua introdução no SPSS.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Fornecer conceitos teóricos sobre a implementação da linguagem e das exigências da Metrologia nos laboratórios. Numa primeira fase, e em sala de aula será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos sobre os paradigmas em que assentam os procedimentos de medição/calibração e ensaio.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologia expositiva. Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo autónomo. A matéria constante em cada capítulo é alvo de estudo detalhado através de uma série de exercícios de aplicação propostos aos alunos para resolução sob orientação tutorial. A aquisição de conhecimentos é validada através da realização de uma prova escrita (com um coeficiente de ponderação de 60% na nota final).
Na componente prática laboratorial são realizados vários trabalhos cuja execução permite aplicar e demonstrar alguns dos conhecimentos que foram alvo de estudo. A avaliação (com um coeficiente de ponderação de 40% na nota final) será baseada no desempenho dos alunos e na qualidade das fichas de resultados entregues.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Ao conhecer a linguagem Metrológica o aluno passa a ser capaz de saber fazer, implementar ou ser mais rigoroso no seu conhecimento no que concerne à Metrologia, já que este é um requisito básico de qualquer organismo que funcione em conformidade com as Normas ISO 9001:2008/2015.

Bibliografia:

IPQ/INMETRO, 2012, Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2012).
BIPM, 2008, Guia para a Expressão de Incerteza de Medição (JCGM 100:2008).
IPQ, 2015, Norma Portuguesa Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos (ISO 9001:2015).
Christian, G. D. (2014) Analytical Chemistry. 7ª ed., John Wiley & Sons.
Harris, D. C. (2015) Quantitative Chemical Analysis. 9ª ed., W. H. Freeman and Company.
Instituto Português da Qualidade (2015) Metrologia na Saúde - Guia de Boas Práticas. Disponível em: http://www1.ipq.pt/PT/IPQ/Publicacoes/PublicacoesDownload/Documents/Guia%20de%20Boas%20Praticas_MetSaude.pdf
Almacinha, J. A. (2016) Introdução à Metrologia Dimensional, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320288427_Introducao_a_Metrologia_Dimensional-

Objetivos de aprendizagem:

Aprender os fundamentos da gestão associada à atividade de laboratórios de análise.
Contabilidade, Fiscalidade, Marketing, Estratégia, Gestão de Stocks, Gestão de Recursos Humanos, Desempenho.

Conteúdos programáticos:

1 - Fundamentos de Gestão
2 - Contabilidade
2.1 Ativo, Passivo, Capital Próprio
2.2 - Mapas Financeiros
3 - Fiscalidade
3.1 Impostos e restantes obrigações fiscais.
4 - Marketing
4.1. Os 7 Ps do Marketing
4.2 Plano de Marketing
4.3 Marca
4.4 Merchandising na Farmacia Comunitária
5 Estratégia
5.1 Análise SWOT e outras matrizes analiticas
5.2 Definição Plano estratégico.
6 Gestão de Stocks
6.1 Classificação ABC de Produtos
6.2 Diferentes metodologias de gestão e rotação de stocks.
7 Recursos Humanos e Avaliação de Desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante as aulas para além da exposição teórica dos conhecimentos são apresentados casos e exemplos de aplicação dos mesmos directamente relacionado com a atividade de laboratórios analiticos especializados.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Apresentação em powerpoint.
Discussão de estudo de caso.
Dois momentos de avaliação escrito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante as aulas para além da exposição teórica dos conhecimentos são apresentados casos e exemplos de aplicação dos mesmos directamente relacionado com a atividade farmacêutica.

Bibliografia:

Plano Oficial de Contabilidade.
Contabilidade, Platano Editora
Novos Horizontes do Marketing, Editora Verbo.
Informação e casos de estudo distribuidos pelo docente.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

No final da unidade curricular, o aluno deverá:
- Conhecer as propriedades químicas da água. Classificar as águas de acordo com os seus usos.
- Avaliar a qualidade química de uma água e identificar os principais poluentes.
- Identificar os microrganismos como agentes etiológicos de doença e sua transmissão pela água.
- Saber aplicar e executar métodos de análise microbiológica de água de acordo com as normas internacionais ISO.
- Conhecer os principais grupos de alimentos, constituição química e métodos de análise. Principais fontes de contaminação de alimentos.
- Saber aplicar e executar métodos de análise microbiológica de alimentos de acordo com as normas internacionais ISO.

Conteúdos programáticos:

Qualidade da água e saúde pública. Contaminantes químicos.
Qualidade microbiológica da água. Principais bactérias patogénicas, fungos patogénicos, parasitas e vírus veiculados pelos diversos tipos de água, suas características.
Métodos de análise química e microbiológica da água. Normas ISO.
Química dos alimentos. Alimentação e nutrição. Conservação dos alimentos.
Microbiologia dos alimentos. Normas e métodos recomendados para os diferentes tipos de análise química e microbiológica de alimentos. Controlo de qualidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos permitem ao estudante reconhecer o impacto da qualidade da água e dos alimentos numa vida saudável. A identificação pelo estudante da diversidade de microrganismos contaminantes das águas e alimentos e as suas relações desarmónicas com os humanos, permite-lhe conhecer quais as características de cada um e qual o seu impacto na infeção e doença no ser humano. A aplicação das normas ISO na identificação dos contaminantes e na análise das águas e alimentos, permite garantir a qualidade das águas e alimentos e, portanto, a segurança dos utilizadores/consumidores. Os conteúdos aprofundados desta unidade curricular permitirão ao estudante aplicar os conhecimentos e competências adquiridas no âmbito do profissional de Análises Laboratoriais Especializadas.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas teóricas utilizarão o método Interrogativo, expositivo e demonstrativo. A abordagem dos conteúdos será feita utilizando metodologias ativas e reflexivas, recorrendo-se à resolução de exercícios, estudos de caso, análise e discussão de situações problema.A avaliação da unidade curricular será realizada com uma prova de avaliação final, com o conteúdo leccionado (70%). Aos alunos também será pedido um trabalho de pesquisa bibliográfica com publicação em suporte informático (30%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

De forma a atingir os objetivos propostos para a unidade curricular é aplicada uma metodologia de ensino assente em metodologias expositivas e interrogativas, deixando espaço para a participação ativa dos estudantes de forma a sedimentar os novos conhecimentos associando-os a ideias já estabelecidas. A discussão de estudos de caso promove a capacidade de identificação e gestão de novos desafios compreendendo a variabilidade e constante alteração da qualidade química e microbiológica de águas e alimentos.

Bibliografia:

- Food Analysis, S. Suzanne Nielsen (Editor), 4th edition, Springer-Verlag, Berlin, 2010.
- Food Chemistry, H.-D. Belitz, W. Grosch, P. Schieberle, 4th ed., Springer-Verlag, Berlin, 2009.
- Food Microbiology, M. R. Adams, M. O. Moss, 2nd edition(2000), The Royal Society of Chemistry, Cambridge, UK.
- Microbiologia da segurança alimentar / Stephen J. Forsythe, Artmed, 2002.
- Manual of clinical microbiology / editors in chief James H. Jorgensen, Michael A. Pfaller ; editors Karen C. Carroll [et al.]. - 11th ed, ASM Press, 2015.
- A Standard methods for the examination of water and wastewater/ American Public Health Association, American Water Works Association, Water Environment Federation. - 20ª ed. - Washington : A.P.H.A., 1999.

Objetivos de aprendizagem:

O principal objetivo da Bioquímica Alimentar Avançada é o estudo da composição química dos principais constituintes que integram os alimentos, não obstante as reações químicas mais importantes na síntese e/ou hidrólise de compostos desejáveis ou indesejáveis que direta ou indiretamente interfiram na qualidade do alimento para consumo. Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e competências que lhe permitam solucionar problemas essencialmente a nível do controlo da qualidade e da segurança dos produtos alimentares, numa perspectiva terapêutica e relacionada com a promoção da saúde, na área

Conteúdos programáticos:

COMPONENTE TEÓRICA (4 ECTS): Introdução à Bioquímica Alimentar: Conceitos gerais. Constituintes dos alimentos: àgua, proteínas, lípidos, hidratos de carbono. Antioxidantes naturais, substâncias bioativas sintetizadas pelos alimentos vegetais e componentes voláteis (síntese e degradação).Micotoxinas e fungos promotores. Sistemas de dispersão de alimentos (soluções, suspensões e coloides). Impacto da biotecnologia no fornecimento de alimentos e sua qualidade (conceitos e níveis tecnológicos, potencial e tendências para a agricultura, biologia molecular e genética no desenvolvimento de alimentos transgénicos, perspectivas e consumo em Portugal). Corantes e aditivos alimentares (conceitos, funções, normas e legislações, interações físicas e químicas com o alimento, propriedades sensoriais e aspetos de qualidade).
COMPONENTE PRÁTICA (2 ECTS): Trabalhos laboratoriais: Propriedades da água e sua importância na estabilidade de alimentos naturais e processados; Determinação do teor de caseína e

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Nesta unidade curricular serão abordados os macro e micronutrientes, bem como metabolitos secundários que promovem as características organoléticas dos alimentos. As reações de síntese e de degradação que ocorrem nos alimentos serão abordadas, de forma a que o aluno entenda as propriedades físicas, reológicas, químicas dos alimentos e da sua importância para o desenvolvimento de novos produtos alimentares (indústria alimentar). O aluno ficará com um conhecimento bastante polivalente na área da química dos alimentos, tecnologia alimentar e Qualidade e segurança alimentar.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas teóricas serão dadas em slides - ppt (fornecidos pelo docente), seguindo a ordem do programa curricular pré-definido, sustentadas com referências bibliográficas de elevada credibilidade científica. Materiais de apoio (capítulos de diferentes livros e artigos científicos) também serão facultados aos alunos. As aulas práticas serão de carácter laboratorial, apoiadas por um livro de protocolos e cuja aplicação abrange diferentes temas relacionados com a componente teórica.
Avaliação:
2 testes escritos teóricos (4 ECTS), 1 exame prático escrito (2 ECTS)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O discente, com o apoio do material lecionado na componente teórica (programa curricular), juntamente com a execução experimental de trabalhos práticos laboratoriais, adquirirá todos os conhecimentos necessários que estão implícitos no objetivo da disciplina. O trabalho de pesquisa de artigos científicos também é providenciado, no sentido de motivar o discente ao interesse pelos temas abordados no programa. O aluno adquirirá conhecimentos valiosos sobre a importância dos metabolitos primários e secundários presentes nos alimentos, bem como as suas reações de síntese e de degradação com benefícios/prejuízos à qualidade final do alimento.

Bibliografia:

1. James, C. S. Analytical Chemistry of Foods. Blackie Academic & Professional; Chapman & Hall; London, U.K.; 1996, ISBN 0-7514-0196-X.
2. Nielsen, S. S.; Food Analysis; Aspen Publishers, Inc.; 2th Edition; Gaithersburg, Maryland. 1998. ISBN 0-8342-1203-X.
3. Salinas, R.D. Alimentos e Nutrição: Introdução à bromatologia. 3ª Edição. Artmed Ed. São Paulo, Brasil. 2002. ISBN 85-7307-991-6
4. Srinivasan Damodaran, Kirk L. Parkin, Owen R. Fennema's food chemistry. 4rd Edition. 2008. ISBN 0-849392-72-1.
5. Koblitz, M.G.B. Bioquímica de Alimentos. Teoria e aplicações práticas.1ª Edição. LAB Ed., Rio de Janeiro, Brasil. 2008. ISBN 978-85-277-1384-9
6. Koblitz, M.G.B. Matérias-primas Alimentícias. Composição e Controlo de Qualidade. 1ª Edição. Guanabara Koogan Eds. Rio de Janeiro, Brasil. 2011

Objetivos de aprendizagem:

Objetivos
(1)- Compreender os principais processos fisiológicos que determinam o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos
(2)- Compreender o efeito dos diversos fatores bióticos e abióticos nos processos fisiológicos e as estratégias que os seres desenvolvem para contrariar esses efeitos.
Competências a desenvolver
(3)- Avaliar, monitorizar e apresentar soluções técnicas para a resolução de problemas específicos;
(4)- Desenvolver a capacidade de pesquisa, iniciativa e análise;
(5)- Desenvolver a capacidade de síntese e de expressão escrita e oral

Conteúdos programáticos:

Biodiversidade e suas componentes. Diversidade funcional. Factores que afectam o equilíbrio génico. Importância da biodiversidade e sua ocorrência. Postulados de Darwin, nicho ecológico e princípio da exclusão competitiva.
O ser vivo e o meio ambiente. Linhas gerais da variabilidade de factores ambientais em diferentes zonas da biosfera. Adaptação, aclimatização e aclimatação. Conformidade, compensação e regulação. Ecofisiologia
Variáveis físicas e químicas que restringem e afectam vários mecanismos fisiológicos. Lei dos mínimos de Liebig. Temperatura.
Organismos psicrófilos e psicrotróficos e suas estratégias adaptativas.
Formação de esporos como estratégia adaptativa.
Tratamento de águas residuais: Protozoários como indicadores da qualidade biológica das lamas activadas. Índice biótico de lamas.
Biorremediação. Pseudomonas aeruginosa KUCD1, possível candidato a processos de biorremediação. Potencial uso de OGMs em processos de biorremediação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O programa da UC permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os objetivos 1 a 3 serão cumpridos com o conteúdo programático apresentado, enquanto os objetivos 4 e 5 serão atingidos com a interligação do programa com as metodologias de ensino, nomeadamente com a realização dos trabalhos exigidos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A UC é lecionada em aulas teóricas expositivas e em aulas práticas. Nas aulas teóricas são introduzidos os conceitos fundamentais dos diferentes processos fisiológicos, estimulando-se a discussão sobre os potenciais efeitos dos fatores genéticos, culturais e ambientais no bom desempenho desses processos. Nas aulas práticas os estudantes executam trabalhos práticos, cujos procedimentos e análise dos resultados visam a consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica e a criação de um espírito científico.
A realização de 2 trabalhos, fora da sala de aula, e a respetiva apresentação, oralmente, constituem importantes ferramentas para estimular as capacidades de iniciativa, pesquisa, síntese e de transmissão de conhecimentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC. Com efeito, a exposição do programa associada à apresentação de casos práticos, bem como a realização e apresentação de trabalhos possibilita adquirir os objetivos e competências propostas. O estímulo do processo de diálogo conduzirá à partilha de conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos.
O regime de avaliação foi concebido para medir até que ponto as competências foram desenvolvidas

Bibliografia:

Singh,JS, 2012. Biodiversity: An Overview. In Proceedings of the National Academy of Sciences, India - Section B: Biological Sciences 82(2):239-250
Bennett, A. F. 1997. Adaptation and the evolution of physiological characters, pp. 3-16. In: Handbook of Physiology, Sect. 13: Comparative Physiology. W. H. Dantzler, ed. Oxford Univ. Press, New York.
Ainsworth et al., 2016. Focus on Ecophysiology. Plant Physiology, Vol. 172, pp. 619–621,
Ecophysiology ULRICH LÜTTGE1,3 and FABIO R. SCARANO2 (received: July 26, 2003; accepted: November 27, 2003)

Objetivos de aprendizagem:

O objetivo desta unidade curricular é proporcionar conhecimentos relativos às principais tecnologias disponíveis para a monitorização ambiental, e para a recuperação de ambientes contaminados.
No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências que lhes permitam:
• Aplicar os conhecimentos adquiridos, numa abordagem profissional dos assuntos, na resolução de problemas específicos relacionados técnicas de monitorização e remediação ambiental;
• Execução de procedimentos experimentais no âmbito da monitorização e remediação ambiental;
• Interpretação dos resultados obtidos, com o apoio de pesquisa bibliográfica

Conteúdos programáticos:

1. Noções básicas de Ecologia
1.1 Definição de Ecologia e seus objetivos
1.2 Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da Ecologia.
1.3 Subdivisões e níveis de estudo da Ecologia
1.4 Níveis de organização e de integração da matéria: indivíduo, espécie, população, comunidade, ecossistema
2. Ecossistemas
2.1 Composição e estrutura geral dos ecossistemas: componente abiótica e biótica
2.2 Fatores ecológicos ou fatores limitantes
2.3 Populações
2.4. Comunidades
2.5 Estabilidade, constância, resiliência, resistência e persistência.
2.6 Caracterização dos principais tipos de ecossistemas terrestres, de água doce, salobra e salgada
2.7 Caracterização de um caso de estudo “O rio Tinto”
3. Técnicas de Monitorização Ambiental
3.1 Ecossistemas aquáticos
3.2 Análise de Sedimentos
3.3 Monitorização e modelação da Qualidade do Ar
3.4 Monitorização Ambiental na Indústria
4. Algumas Técnicas de Remediação Ambiental.
4.1. Operações Físicas.
4.2. Processos Químicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O conteúdo programático prevê a abordagem de diversos tipos de técnicas de análise ambiental aplicadas quer à monitorização ambiental quer à remediação ambiental. Será feito um enquadramento inicial a estes temas, focando noções de Ecologia e Ecossistemas, para permitir aos alunos compreender melhor os assuntos a abordar mais detalhadamente nos capítulos seguintes: monitorização e remediação ambiental.
No capítulo 4, os conteúdos visam proceder à abordagem das matérias e das competências necessárias à compreensão do funcionamento de algumas etapas de um sistema de tratamento de águas, pelo conhecimento do “como funciona” e a que situações se aplica

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa, de forma a permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos relativos aos temas acima referidos, fomentando a sua análise crítica, compreensão sistemática e síntese de ideias.
Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. Será dado particular enfoque à obtenção de dados experimentais aplicados aos temas em estudo, quer através de saídas de campo quer de trabalhos laboratoriais. Esses dados experimentais devem também ser adequadamente analisados e interpretados com o apoio de pesquisa bibliográfica.
Quando aplicável, serão organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação realiza-se de forma contínua durante as aulas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da utilização de técnicas de análise ambiental ao nível da monitorização e remediação ambiental. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, bem como as saídas de campo, as aulas laboratoriais são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância prática destes assuntos

Bibliografia:

Clarke, J. (2019). Ecology, Biodiversity and Conservation. SYRAWOOD Publishing House. https://books.google.pt/books?id=g75qxQEACAAJ 
Chambers, P. (2019). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. EDTECH. https://books.google.pt/books?id=x_3EDwAAQBAJ
Hussain, C. M. (2020). The Handbook of Environmental Remediation: Classic and Modern Techniques. Royal Society of Chemistry. https://books.google.pt/books?id=ttvWDwAAQBAJ
Richard Wright – Environmental Science: Toward A Sustainable Future 13th Edition, 2022

Objetivos de aprendizagem:

O objetivo desta UC é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais em toxicologia, com especial ênfase para a Toxicologia Alimentar. Pretende-se que os alunos conheçam os agentes tóxicos alimentares (naturais e contaminantes) mais relevantes, compreendendo os seus mecanismos de ação tóxica, os riscos para a saúde associados à ingestão de alimentos contaminados, a legislação sobre contaminantes em alimentos, os ensaios in vivo e in vitro empregues na avaliação toxicológica e as metodologias analíticas empregues na pesquisa e doseamento de tóxicos alimentares. Pretende-se que o aluno utilize corretamente as fontes de informação, desenvolva métodos de pesquisa científica, aprofunde capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos, exercite a exposição oral e escrita, desenvolva o espírito científico e reflexivo. Na componente laboratorial pretende-se que o aluno adquira destreza na execução de metodologias adequadas à análise de tóxicos em alimentos.

Conteúdos programáticos:

Definições e conceitos gerais de Toxicologia Alimentar. Toxicocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção dos tóxicos. Relação dose/resposta. Avaliação do risco. Reações adversas a alimentos. Tóxicos naturais nos alimentos. Contaminantes ambientais, industriais e de origem microbiológica. Resíduos de pesticidas. Metais pesados. Nitratos. Bifenilos policlorados. Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Aminas heterocíclicas. Nitrosaminas. Acrilamida. Micotoxinas. Toxinas de origem bacteriana. Resíduos de medicamentos de uso veterinário. Bioterrorismo alimentar e potenciais agentes. Análise de tóxicos em alimentos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da unidade curricular traduz-se pela aquisição segmentada e orientada dos diversos conceitos fundamentais de toxicologia fomentando o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de questões no âmbito da Toxicologia Alimentar.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e (iv) execução de trabalhos laboratoriais de que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua que consiste na realização de um teste escrito na componente teórica (80% na nota final) e de dois testes escritos e desempenho do aluno no laboratório na componente laboratorial (20% na nota final).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino são concordantes com os objetivos da unidade curricular na medida em que procuram dotar os alunos de conhecimentos fundamentais em Toxicologia no que respeita ao seu âmbito, objetivos e metodologias analíticas empregues na pesquisa e doseamento de tóxicos em alimentos.
Além da bibliografia essencial em anexo, cada tópico será acompanhado por leituras específicas que serão debatidas nas aulas de modo a estimular a compreensão da problemática e formação de um espírito crítico.

Bibliografia:

1.Klaassen C.D. Casarett & Doull’s Toxicology – The Basic Science of Poisons; 8th Edition; McGraw-Hill, 2013.
2.Shibamoto T., Bjeldanes L.F. Introduction to Food Toxicology. 2nd Edition, Academic Press, 2009.
3.Omaye S.T. Food and Nutritional Toxicology, CRC Press, Boca Raton, 2004.
4.Helferich W., Winter C.K. (Eds) Food Toxicology, CRC Press, Boca Raton, 2001.
5.Deshpande S.S. Handbook of food toxicology, ed. Marcel Dekker Inc, New York, 2002.
6.Williams P.L. et al. Principles of Toxicology: environmental and industrial applications. 2nd Edition, John Wiley & Sons, inc., 2000.
7.Flomenbaum N.E. et al. Goldfrank´s Toxicologic Emergencies. Eighth Edition. McGraw-Hill, USA, 2006.

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