UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

Ser capaz de conhecer e aplicar a os conceitos da garantia da qualidade à sua área de saber específica.
Ser capaz de conhecer e aplicar os referenciais normativos e suas particularidades.
Perceber os riscos inerentes aos diferentes laboratórios e ser capaz de os minorar utilizando as práticas corretas de segurança.
Ter a noção dos diferentes resíduos produzidos em laboratório, a importância da sua separação e o seu destino final de forma a minorar o seu impacto no meio ambiente.

Conteúdos programáticos:

I-GESTÃO DA QUALIDADE
1.1 Qualidade: Evolução do Conceito
1.2 Família Das Normas ISO
1.3 Princípios da Gestão da Qualidade
2 Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
2.1 Requisitos da NP ISO9001:2008 (2015)
3 Acreditação de Laboratórios
3.1 Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005
4 Auditorias de Qualidade Conceitos Gerais
4.1 Auditorias de 1a,2a e 3a Parte
4.2 Papel dos Intervenientes (Auditores e Auditados)
4.3 Relatório final
II-RISCO, HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS
5 Segurança em Laboratórios
5.1 Boas Práticas Laboratoriais
5.2 Segurança nos Laboratórios Químicos
5.3 Segurança nos Laboratórios Microbiológicos
5.4 Equipamentos de Protecção Individual
5.5 Separação de Resíduos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Numa primeira fase, e em sala de aula será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos sobre os paradigmas da Qualidade, a família das Normas, a Certificação e a Acreditação. Com este objectivo pretende-se dotar os alunos de competências teórica/práticas para elaborar o seu próprio Manual da Qualidade dando verdadeiro sentido à aplicação do 'saber fazer'.
Na segunda parte da matéria, será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos/práticos sobre os vários tipos de materiais e reagentes possíveis em laboratório bem como os riscos a eles inerentes. Desta forma, os alunos poderão utilizar as práticas corretas de segurança, tendo em conta o tipo de laboratório onde estão a trabalhar. Ao ser transmitida a importância da separação dos diferentes resíduos produzidos em laboratório, os alunos poderão contribuir para um ambiente melhor.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologia Expositiva. A primeira forma de avaliação intermédia, será a publicação de um 'Manual de Qualidade' de uma entidade real ou fictícia.
Metodologia expositiva/demonstrativa. A segunda forma de avaliação intermédia será a elaboração de um trabalho expositivo acerca de um tema no âmbito da segurança em laboratório. A avaliação final será a média das duas avaliações intermédias.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Pretende-se dotar os discentes de conhecimentos aprofundados sobre Acreditação, Certificação, mas o objectivo maior é ensinar a 'saber fazer'. Um desses temas passa pela implementação de um Manual de Qualidade. A exposição/demonstração das boas práticas laboratoriais, bem como dos reagentes e equipamentos presentes em laboratório permitirá aos alunos contacto com a realidade dos laboratórios, tornando-os mais sensíveis aos perigos a eles inerentes.

Bibliografia:

Referenciais normativos.
Guias de orientação e consulta.
Documentos a fornecer pelos docentes.

Objetivos de aprendizagem:

Dar a conhecer a instrumentação que se utiliza nos dias de hoje para efectuar todos os tipos de análise. Treinar os discentes no uso dessa mesma instrumentação. As principais competências que o discente deve atingir com a frequência desta unidade são:
- Conhecer as técnicas e a instrumentação utilizadas para determinar os analitos com relevância nas áreas da análise clínica, análise alimentar, análise ambiental e análise forense;
- Aprender a trabalhar com essa mesma instrumentação;
- Aprender a planear e a executar uma análise utilizando técnicas instrumentais.

Conteúdos programáticos:

1. Instrumentação para espectrofotometria
2. Instrumentação para cromatografia
3. Instrumentação para técnicas electroanalíticas
4. Introdução aos analisadores automatizados
5. Analisadores automatizados para química clínica
6. Instrumentação para a medição dos gases sanguíneos
7. Instrumentação para electroforése
8. Analisadores automatizados para hematologia
9. Analisadores automatizados para microbiologia clínica
10. Analisadores para imunoquímica
11. Aplicações em análise forense
12. Aplicações em análise ambiental
13. Instrumentação automatizada na indústria alimentar

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A separação, identificação e quantificação de um dado analito nos dias de hoje faz-se essencialmente recorrendo a métodos cromatográficos, à medição da interacção entre a matéria e radiação (técnicas espectrofotométricas), à medição de propriedades eléctricas (métodos electroanalíticos) ou à medição da razão massa/carga (espectrometria de massa). Nos primeiros três capítulos do programa são apresentados os fundamentos das técnicas supracitadas e a instrumentação (componentes e equipamentos) que é necessário para as implementar. Usando somente métodos manuais é humanamente impossível, nos dias de hoje, dar resposta atempada às necessidades de análise em algumas áreas, nomeadamente a clínica daí a necessidade da automatização. No cap. 4 é introduzida a instrumentação automatizada. Nos restantes capítulos (5 a 12) é apresentada a instrumentação específica que é actualmente utilizada para efectuar análises nas áreas clínica, alimentar, ambiental e forense.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas desta unidade curricular estão divididas em “aulas teóricas” que se destinam primeiramente à exposição dos conteúdos programáticos e em “aulas laboratoriais” nas quais o aluno contacta directamente com a instrumentação durante a execução de um conjunto de análises.
Estes conteúdos são consolidados por recurso a uma série de questões e problemas numéricos que são propostos aos alunos. As aulas práticas incluem a execução de um conjunto de trabalhos onde se usam os vários instrumentos alvo de estudo detalhado na teórica.
O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (50%) e um trabalho individual (50%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter a capacidade de reconhecer e descrever a instrumentação mais importante usada na análise quantitativa contemporânea. O tratamento dos dados experimentais obtidos deverá ser plenamente compreendido para que seja possível efectuar um adequado processamento dos mesmos, com vista à obtenção de resultados com adequada precisão e exactidão.
Neste sentido, a unidade curricular de Instrumentação e Automação encontra-se dividida em duas componentes essenciais. Na parte teórica são ministrados conceitos inerentes aos fenómenos físicos e químicos envolvidos numa análise instrumental, instrumentação que aproveita esses fenómenos para obter informação química e instrumentação automatizada. Na componente prática laboratorial, o estudante vai ser chamado a realizar análises quantitativas usando métodos espectrofotométricos, potenciométricos e cromatográficos tendo oportunidade de aprender a trabalhar com o equipamento usado para esse efeito nomeadamente equipamento automatizado.

Bibliografia:

[1] - Kory M. Ward-Cook, Craig A. Lehmann, Larry E. Schoeff, Robert H. Williams; Clinical diagnostic technology, AACC Press; 2005
[2] - Kory M., Ph.D. Ward, Craig A. Lehmann, and Alan Leiken; Clinical laboratory instrumentation and automation. Saunders , 1994
[3] - Skoog, D.and Leary, J.; Principles of instrumental analysis, Saunders college publishing, 1992.
[4] - Gerald J. Kost (Ed). ;Handbook of Clinical Automation, Robotics, and Optimization. , Wiley-Interscience, 1996
[5] - Michael G. Bissell and John R. Petersen; Automated Integration of Clinical Laboratories: A Reference, AACC, 1998
[6] - Wayne R. P.; Chemical instrumentation. Oxford University Press, 1994

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes e situações realistas e expandir no aluno o espírito crítico e de análise, relativamente aos resultados obtidos ou lidos na bibliografia. Pretende-se ainda que o aluno fique capacitado para analisar e apresentar os resultados obtidos na sua investigação e elaborar um artigo científico ou uma monografia.
No final do módulo o aluno deverá ser capaz de:
- selecionar uma amostra representativa da população;
- organizar dados e fazer a sua representação gráfica;
- analisar estatisticamente conjuntos de dados;
- apresentar os resultados obtidos na análise estatística;
- interpretar a informação referida em trabalhos científicos;
- pesquisar uma base de dados bibliográficos e selecionar a bibliografia mais adequada;
- escrever um artigo científico ou uma monografia, conhecendo as várias partes que os compõem e as suas particularidades.

Conteúdos programáticos:

1. Como elaborar um trabalho científico
1.1. Como efetuar uma pesquisa bibliográfica
1.2. Partes que compõem um artigo ou uma monografia e suas especificidades
1.3. Normas internacionais de elaboração de trabalhos científicos
1.4. Manual de estilo da Universidade Fernando Pessoa
1.5. Princípios e recomendações a ter em conta
2. Apresentação e análise estatística de dados com o programa de computador IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)
2.1. Introdução ao programa SPSS
2.2. Recolha e organização de dados
2.3. Análise estatística de dados
2.3.1. Estatística descritiva
2.3.2. Correlação linear
2.3.3. Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos para a média
2.3.3.1. Para uma amostra
2.3.3.2. Para duas amostras independentes
2.3.3.3. Para duas amostras emparelhadas
2.3.3.4. Para N amostras independentes
2.3.4. Testes de Qui-quadrado
2.4. Apresentação e interpretação dos resultados da análise estatística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A unidade curricular de Metodologia do Trabalho Científico pretende ser um instrumento auxiliar da investigação científica em saúde e da divulgação dos seus resultados. Os conteúdos programáticos selecionados incluem a análise exploratória e inferencial de dados, na qual se baseia qualquer investigação quantitativa, sendo estes conhecimentos necessários para interpretar os resultados dos artigos de investigação e apresentar os seus próprios resultados. Além disso, também são fornecidas orientações para a realização da pesquisa bibliográfica e diretrizes relativamente às normas a cumprir na elaboração de trabalhos científicos, essenciais para uma melhoria na qualidade organizacional, estrutural e científica destes.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios, no âmbito das análises clínicas, utilizando o programa SPSS e apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
Esta unidade curricular é avaliada através de um teste, que engloba o tratamento de dados através do programa IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e tem uma ponderação de 80%, e da participação e empenho demonstrado nas aulas pelo aluno, com uma ponderação de 20% da nota final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios no âmbito das análises clínicas, utilizando o programa SPSS, conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos.

Bibliografia:

[1] Marôco, J. Análise estatística com o SPSS Statistics. 7.ª edição, Pero Pinheiro, ReportNumber, 2018.
[2] Pestana, M. H.; Gageiro, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 6.ª edição, Lisboa, Edições Sílabo, 2014.
[3] International Committee of Medical Journal Editors (2018) Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals. Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/
[4] Cone, J. D.; Foster, S. L. Dissertations and theses from start to finish. 2ª edição, 2006.
[5] Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística descodificada: bioestatística, epidemiologia e investigação. 2ª edição, Lisboa, Lidel Edições Técnicas, 2014.
[6] Slides fornecidos pela docente.

Objetivos de aprendizagem:

Ser capaz de conhecer e aplicar a linguagem Metrológica. Ser capaz de conhecer e aplicar os conceitos da Metrologia nas diferentes áreas laboratoriais.

Conteúdos programáticos:

1. Definição de Metrologia e controlo metrológico. História da Metrologia. Papel do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) no controlo metrológico. Regras para escrita dos nomes e símbolos das unidades e para expressão de valores e quantidades do Sistema Internacional (SI). Consulta do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM). A importância da Metrologia no sistema da qualidade da Organização Internacional de Normalização (ISO).
2. Medição e incerteza na medição. Natureza dos erros que podem afetar as medições. Resultados experimentais - medições, erros e algarismos significativos.
3. Avaliação da incerteza padrão e da incerteza expandida.
4. Metrologia laboratorial e análise estatística de resultados com SPSS. Variável aleatória (população e amostra). Definição das variáveis e sua introdução no SPSS.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Fornecer conceitos teóricos sobre a implementação da linguagem e das exigências da Metrologia nos laboratórios. Numa primeira fase, e em sala de aula será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos sobre os paradigmas em que assentam os procedimentos de medição/calibração e ensaio.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologia expositiva. Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo autónomo. A matéria constante em cada capítulo é alvo de estudo detalhado através de uma série de exercícios de aplicação propostos aos alunos para resolução sob orientação tutorial. A aquisição de conhecimentos é validada através da realização de uma prova escrita (com um coeficiente de ponderação de 60% na nota final).
Na componente prática laboratorial são realizados vários trabalhos cuja execução permite aplicar e demonstrar alguns dos conhecimentos que foram alvo de estudo. A avaliação (com um coeficiente de ponderação de 40% na nota final) será baseada no desempenho dos alunos e na qualidade das fichas de resultados entregues.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Ao conhecer a linguagem Metrológica o aluno passa a ser capaz de saber fazer, implementar ou ser mais rigoroso no seu conhecimento no que concerne à Metrologia, já que este é um requisito básico de qualquer organismo que funcione em conformidade com as Normas ISO 9001:2008/2015.

Bibliografia:

IPQ/INMETRO, 2012, Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2012).
BIPM, 2008, Guia para a Expressão de Incerteza de Medição (JCGM 100:2008).
IPQ, 2015, Norma Portuguesa Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos (ISO 9001:2015).
Christian, G. D. (2014) Analytical Chemistry. 7ª ed., John Wiley & Sons.
Harris, D. C. (2015) Quantitative Chemical Analysis. 9ª ed., W. H. Freeman and Company.
Instituto Português da Qualidade (2015) Metrologia na Saúde - Guia de Boas Práticas. Disponível em: http://www1.ipq.pt/PT/IPQ/Publicacoes/PublicacoesDownload/Documents/Guia%20de%20Boas%20Praticas_MetSaude.pdf
Almacinha, J. A. (2016) Introdução à Metrologia Dimensional, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320288427_Introducao_a_Metrologia_Dimensional-

Objetivos de aprendizagem:

Aprender os fundamentos da gestão associada à atividade de laboratórios de análise.
Contabilidade, Fiscalidade, Marketing, Estratégia, Gestão de Stocks, Gestão de Recursos Humanos, Desempenho.

Conteúdos programáticos:

1 - Fundamentos de Gestão
2 - Contabilidade
2.1 Ativo, Passivo, Capital Próprio
2.2 - Mapas Financeiros
3 - Fiscalidade
3.1 Impostos e restantes obrigações fiscais.
4 - Marketing
4.1. Os 7 Ps do Marketing
4.2 Plano de Marketing
4.3 Marca
4.4 Merchandising na Farmacia Comunitária
5 Estratégia
5.1 Análise SWOT e outras matrizes analiticas
5.2 Definição Plano estratégico.
6 Gestão de Stocks
6.1 Classificação ABC de Produtos
6.2 Diferentes metodologias de gestão e rotação de stocks.
7 Recursos Humanos e Avaliação de Desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante as aulas para além da exposição teórica dos conhecimentos são apresentados casos e exemplos de aplicação dos mesmos directamente relacionado com a atividade de laboratórios analiticos especializados.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Apresentação em powerpoint.
Discussão de estudo de caso.
Dois momentos de avaliação escrito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante as aulas para além da exposição teórica dos conhecimentos são apresentados casos e exemplos de aplicação dos mesmos directamente relacionado com a atividade farmacêutica.

Bibliografia:

Plano Oficial de Contabilidade.
Contabilidade, Platano Editora
Novos Horizontes do Marketing, Editora Verbo.
Informação e casos de estudo distribuidos pelo docente.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

A proteómica refere-se à análise em larga escala de proteínas em amostras biológicas e integra tecnologias diversas com vista à identificação de biomarcadores diagnósticos e terapêuticos. Esta unidade curricular pretende transmitir aos alunos os conhecimentos básicos sobre as metodologias e as tecnologias, os seus fundamentos, desafios e complexidade, e a visão atual sobre a sua aplicação no diagnóstico clínico e na investigação, nomeadamente na identificação e validação de biomarcadores. O objetivo é desenvolver no aluno uma visão global das principais aplicações proteómicas utilizadas atualmente e dos requisitos laboratoriais para a sua concretização. O aluno desenvolverá capacidade para descrever e discutir as metodologias do ponto de vista de complexidade, condicionantes e potencialidades, sugerir abordagens em aplicações específicas e discutir sobre o evolução desta área.

Conteúdos programáticos:

Introdução à proteómica; Perspetiva histórica; Preparação de amostras para análise proteómica; Análise proteómica de géis: electroforese em gel bidimensional (2-DE), electroforese diferencial fluorescente em gel bidimensional (DIGE), PAGE nativo; Cromatografia líquida; Espectrometria de massa; Proteómica quantitativa; Interactómica (estudo de interações proteína-proteína), Proteómica funcional; Proteómica estrutural; Purificação de proteínas; Bioinformática; Análise de aplicações práticas; Desafios e Perspetivas futuras.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos exploram as principais metodologias e tecnologias proteómicas, de forma ampla e integrada a nível dos seus fundamentos, condicionantes, potencialidades, e aplicabilidade na prática clínica e na investigação, visando desenvolver no aluno o conhecimento técnico-científico e a sensibilidade para a sua aplicação em situações práticas futuras. Deste modo, no final o alunos deverá ser capaz de: (i) nomear métodos para o estudo do proteoma, incluindo as suas vantagens e desvantagens, nomeadamente quanto à intensidade de trabalho manual, custo, sensibilidade e análise em larga escala; (ii) identificar aplicações da proteómica na biomedicina e (iii) selecionar métodos e descrever a estratégia experimental básica para resolver problemas biomédicos específicos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Exposição e discussão dos conceitos teórico-práticos relevantes, orientação ao estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada e análise de situações práticas relevantes. Material didático e artigos científicos, ou outros de utilização livre, estarão disponíveis através do e-learning. A avaliação inclui a realização de duas provas escritas, de realização individual (60% na nota final), e de duas provas orais baseadas na elaboração e apresentação de trabalhos sobre tópicos específicos dos conteúdos programáticos (40% da nota final). A aprovação final implica aprovação nas provas escritas e nas provas orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula conjugadas com a orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada e análise comparativa das diferentres abordagens proteómicas, clássicas vs. emergentes, irá permitir ao aluno propor estratégias de resolução de problemas em contextos diversificados (farmacologia, patologia, toxicologia e biologia celular) e adquirir fluidez na transmissão de ideias e conceitos nesta área. Os exames escritos consistem em questões que visam tópicos de discussão no âmbito da proteómica. Os alunos devem demonstar que adquiriram o conhecimento de acordo com os objetivos do curso. Os exames orais representam atividades de grupo baseadas na compreensão e apresentação de um resumo, e em apresentações orais para a turma de tópicos específicos em análise, com especial ênfase para as desvantagens/limitações vs. vantagens/potencialiddaes. Estes trabalhos consolidam a tarefa de integração da informação e auxiliam a preparação do aluno para a realização dos exames escritos. Artigos científicos ou outros de utilização livre, estarão disponíveis através do e-learning. Adicionalmente às horas de contacto, o processo de aprendizagem poderá ser complementado presencialmente, durante o horário de atendimento do docente, ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning). A utilização desses recursos informáticos é, também, um importante contributo para a promoção e estímulo do processo de autoaprendizagem do aluno.

Bibliografia:

Principles of Proteomics by R.M Twyman, 2013, Garland Science, ISBN: 9780815344728 (second edition)
Articles distributed at the lectures

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