Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio do desenvolvimento pessoal.
(i) Saber descrever, explicar os conceitos no domínio do desenvolvimento pessoal;
(ii) Desenvolver a capacidade de autorreflexão e gestão emocional nas relações humanas como estratégia de formação pessoal e profissional.
(iii) Saber aplicar e integrar os determinantes da interação comportamental no desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional;
(iv) Desenvolver competências para agir enquanto mediador junto dos indivíduos e dos grupos;
(v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal
Conteúdos programáticos:
1ª Unidade. 1. Conhecimento do eu e dos outros. 1.1. Desenvolvimento humano e interação social 1.2. Representação de si próprio e do mundo social. 1.3. Processo e estratégias de desenvolvimento pessoal.
2ª Unidade. 2. Relações interpessoais e inteligência emocional. 2.1. Conceptualização: definições. 2.2. Abordagem ao desenvolvimento de competências. 2.3. Inteligência emocional.
3ª Unidade. 3. Comunicação em saúde 3.1. Conceptualização: definições. 3.2. Elementos e estilos de comunicação. 3.3. Gestão de conflitos e estratégias de negociação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam os conceitos e matérias teóricas específicas dos fundamentos do desenvolvimento humano e da interação, permitindo compreender e integrar conceitos e modelos do estudo do conhecimento do eu e dos outros;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo das relações interpessoais e da inteligência emocional, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise e sistematização de competências interpessoais.
Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo da comunicação e relações humanas, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise do processo de comunicação, da gestão de conflitos e das estratégias de negociação.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho (30%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas (10%) em sala de aula, e na participação do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio do estudo do desenvolvimento humano e interação social; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares do estudo da representação do eu e dos outros;
Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo das relações interpessoais e da inteligência emocional, Apresentação e discussão de casos práticos de estudo sobre interação social; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas do estudo das relações interpessoais;
Unidade 3- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da comunicação e relações humanas; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo sobre a comunicação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da gestão de conflitos e negociação;
Bibliografia:
Cazals-Ferré, M-P., & Rossi, P. (2007). Elementos de psicologia social. Lisboa: Porto Editora
Cunha, P., & Monteiro, A. (2021). Gestão de Conflitos de Saúde. Lisboa: Pactor
Morais, L. (2013). Comunicação em Saúde e Processo de Mudança. Forte da Casa: Escolar Editora
Fachada, O. (2018). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.
Goleman, D. (2014). Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objectiva
Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2005). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Silabo.
Seligman, M. E. (2019). Positive psychology: A personal history. Annual Review of Clinical Psychology, 15, 1–23.
Sequeira; J. (2013). Desenvolvimento Pessoal. Monitor
Tubbs, S., & Moss, S. (2008). Human communication: Principles and contexts. NY: McHill
Watts, P. Fullard, M., & Peterson, A. (2021). Understanding Character Education. UK: McHill
Objetivos de aprendizagem:
São objetivos desta u.c. fornecer bases de compreensão do funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. Identificar e explicar os componentes anatómicos dos diversos sistemas. Desenvolver capacidade de aplicar os conhecimentos na prática; Desenvolver a capacidade de gestão da informação; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e autonomamente.
Conteúdos programáticos:
- Conceito de anatomia e fisiologia 2. - Planos anatómicos e posição anatómica 3. - Níveis de organização do corpo humano (células-tecidos-órgãos-sistemas) 4. - Características dos tecidos epiteliais, tecido conjuntivos, musculares e nervoso 5. – Sistema ósseo 6. Sistema articular 7. Sistema muscular 8. Sistema nervoso 9. - Sistema cardiocirculatório 10. Sistema respiratório 11. Sistema digestivo 12. Sistema urinário 13. Sistema endócrino 14. Órgãos dos sentidos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como exposições em power-point e manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de auxiliares de serviço de saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A CT consiste em aulas expositivas, descritivas e demonstrativas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de ensino em que serão observados, interpretados e manipulados modelos anatómicos adequados. O regime de avaliação é de avaliação contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas teóricas a CT. Na componente prática também serão realizadas 2 avaliações escritas. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 09,50 valores. A classificação final resulta da ponderação de 50% CT e de 50% PL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Estruturas e funções do corpo Humano no plano curricular deste CTSP.
Bibliografia:
Seeley, R, Stephens, T. & Tate, P., 2011, Anatomia & Fisiologia, 8ª ed., Lusodidacta, Portugal.
Tortora, G & Grabowski, S, Principles of Anatomy and Physiology, 7th ed. Harper Collins College Publishers USA.
Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA .
Abrahams, P., Hutchings, R. & Marks, S. (2003). Atlas colorido de anatomia humana de McMinn. São Paulo, Brasil:
Manole. Cleland, J. (2006). Netter, exame clínico ortopédico: uma abordagem baseada na evidência. Fialdélfia, EUA:
Objetivos de aprendizagem:
• Identificar as obrigações e direitos no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho.
• Compreender as causas e consequências dos acidentes de trabalho
• Identificar as principais fontes de risco e as respetivas medidas de prevenção.
• Identificar os riscos específicos e respetivas medidas preventivas associados a instituições de saúde.
• Reconhecer as medidas gerais de proteção de uma forma integrada e sistematizada
• Identificar os equipamentos de proteção individual.
Conteúdos programáticos:
1. Higiene e segurança no trabalho - introdução - enquadramento legal
2. Obrigações – entidade patronal - colaboradores
3. Acidentes de trabalho - causas e consequências
4. Doenças profissionais
5. Princípios gerais da prevenção - avaliação de risco - probabilidade vs gravidade - matriz da avaliação de riscos
6. Riscos específicos e respectivas medidas preventivas - ruído - iluminação -
substâncias químicas - riscos biológicos - riscos elétricos - riscos psicossociais - riscos ergonómicos – lmert (lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho)
7. Medidas gerais de protecção - eliminar o risco, envolver o risco e afastar o homem – implantação e organização: - lay-out - equipamentos - procedimentos - sinalização - proteção contra incêndios - plano de emergência interno – enquadramento em instituições de apoio a idosos - equipamentos de proteção individual
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios.
A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%).
O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP.
Bibliografia:
Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho. (2012). Riscos Psicossociais no Trabalho.
Decreto-Lei n.º 182/2006, de 6 de Setembro de 2006.
Decreto-Lei n.º 330/93, de 25 de Setembro de 1993.
Decreto-Lei nº220/2008, de 14 de Junho de 2008.
http://osha.europa.eu
http://www.act.gov.pt
http://www.napofilm.net/pt
International Labour Organization and World Health Organization. (2014).
Healthwise Action Manual - Work improvement in Health Services Action Manual. Geneve.
Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro de 2009.
Miguel, A. Sérgio. (1998). Manual de Higiene e Segurança no Trabalho, Universidade Aberta.
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular explora as estruturas básicas e os processos fundamentais da vida a nível molecular e celular. Ao nível dos conhecimentos visa proporcionar uma melhor compreensão sobre a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula, o seu funcionamento articulado em organismos multicelulares e a importância de mecanismos de proteção endógenos para a manutenção da homeostasia celular e do organismo. Ao nível das competências visa proporcionar capacidade para: compreender e reconhecer a importância relativa da célula na saúde e na doença. Ao nível das aptidões visa proporcionar competências práticas na área da análise e validação de informação técnico-científica no domínio das ciências da terra e da vida, e desenvolvimento contínuo dos conhecimentos. Globalmente, o processo de aprendizagem confere competências para o futuro profissional reconhecer e entender o papel da célula na saúde e na doença em áreas de intervenção clínica ou de investigação.
Conteúdos programáticos:
Modelo estrutural dos sistemas biológicos: célula e água; Estrutura e função das biomoléculas; Diferentes tipos de células; Biomembranas (composição, organização estrutural e função), Transporte transmembranar e não transmembranar; Organelos celulares (ultraestrutura, biogénese e fisiopatologia); Transformação e utilização de energia pelos seres vivos (fermentação e respiração); Replicação, transcrição e síntese proteica; Ciclo celular (mitose e meiose); Morte celular; Reprodução assexuada e reprodução sexuada (meiose, fecundação e variabilidade); Regulação nervosa e hormonal em animais (termorregulação e osmorregulação).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A unidade curricular está dividida em várias secções: são descritos os níveis de organização biológica, de modo a permitir reconhecer que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado; é apresentada a célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos: caracterização a nível molecular, estrutural e funcional; é feita a análise do rendimento energético das duas vias metabólicas (fermentação e respiração); é estudada a sequência de acontecimentos que caracterizam a síntese proteica e o ciclo celular; são abordados os processos de reprodução assexuada e reprodução sexuada e de regulação nervosa e hormonal em animais.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de três testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores). A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame no final do semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As aulas teórico-práticas visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos.
Bibliografia:
1.Quintas A., Freire A.P., Halpern M.J. – Bioquímica: Organização molecular da vida/Lidel, 2008.
2. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P. Molecular Biology of the Cell. Garland Science, 5th Edition, 2014. ISBN: 9780815344322. (existe a 4ª edição, 2002)
3. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Martin KC, Yaffe M. Molecular Cell Biology. WH Freeman, 9th Edition, 2021. ISBN: 9781319208523. (existe a 3ª edição, 1995, e a 4ª edição, 2000)
4. Cooper GM. The Cell, a Molecular Approach. Sinauer Associates, 8th Edition, 2018. ISBN-10:1605357073; ISBN-13:978-1605357072
Objetivos de aprendizagem:
Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos com o objectivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais. Consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos. Identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês. Desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas dos alunos, através de uma aprendizagem e gestão autónomas.
Conteúdos programáticos:
1. Situações socioprofissionais
1.1. Socialização
1.2. Viagens
1.3. Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
2.1. Ambiente Hospitalar
2.2. Corpo Humano
2.3. Problemas de Saúde
2.4. Diálogos Médico-paciente
3. Trabalho de Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde.
É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens em língua inglesa. Avaliação contínua OU exame. A avaliação contínua é constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas. O exame é constituído por 2 partes: escrito e oral. A oral é obrigatória sempre que o aluno obtiver 7,5 ou mais na componente escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento.
As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press.
Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine – 3rd Edition. Cambridge, Cambridge University Press.
Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford, Oxford University Press.
Objetivos de aprendizagem:
Compreender os principais conceitos de matemática e estatística. Resolver problemas aplicando conceitos de matemática e estatistica. Utilizar espírito crítico e reflexivo na análise dos resultados obtidos. Realizar uma adequada recolha de dados para tratamento. Organizar os dados de modo a facilitar a sua leitura, caracterização e tratamento. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional.
Conteúdos programáticos:
1. MATRIZES E OPERAÇÕES COM MATRIZES 1.1. Definição de matriz e tipos de matrizes 1.2. Operações com matrizes
2. LÓGICA E TEORIA DE CONJUNTOS 2.1. Definição e valor lógico de uma proposição 2.2. Cálculo proposicional 2.3. Tabelas de verdade 2.4. Propriedades do cálculo proposicional 2.5. Definição de condição e a sua classificação num universo 2.6. Quantificadores 2.7. Representação de conjuntos 2.8. Operações sobre conjuntos
3. SOMATÓRIOS 3.1. Definição e exemplos 3.2. Propriedades dos somatórios
4. ANÁLISE COMBINATÓRIA 4.1. Definição de factorial e operações com factoriais 4.2. Arranjos e combinações: definição, propriedades e aplicação 4.3. Binómio de Newton
5. NOÇÕES ELEMENTARES DE ESTATÍSTICA 5.1. Introdução ao estudo da estatística 5.2. Populações e amostras, unidades amostrais e variáveis 5.3. Análise de dados (univariados e bivariados) 5.4. Probabilidade e probabilidade condicional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas e estatísticas disponíveis para usar na prática profissional.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito da matemática e da estatística. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, e inclui os seguintes elementos de avaliação:
• Provas escritas de avaliação individual (90%);
• Desempenho do aluno: assiduidade, resolução de trabalhos ou exercícios propostos extra-aulas, postura e participação ativa nas aulas e no horário de atendimento do professor (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos, a apresentação de exemplos práticos e a resolução de problemas e exercícios. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos em matemática e estatística.
Bibliografia:
[1] Anton, H; Bivens, I.C.; Davis, S. Calculus: Early Transcendentals, 12th Edition, Wiley, 2021.
[2] Anton, H. Elementary Linear Algebra, 12th Edition, Wiley, 2020
[3] Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS statistics (7a edição). Lisboa. Editora ReportNumber.
[4] Murteira, B., Pimenta, F., Ribeiro, C.S., Pimenta, C. and Silva, J.A., (2015). Introdução à Estatística (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos no domínio da psicologia.
(i) Promover a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conceitos e de conhecimentos na área da psicologia;
(ii) Compreender a importância dos aspetos psicológicos inerentes ao comportamento humano;
(v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal
(iv) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, bem como uma atitude crítica e autocrítica.
Conteúdos programáticos:
1ª Unidade. 1. Introdução Geral ao Estudo da Psicologia: 1.1. Ciência e Comportamento; 1.2. Origem e enquadramento da Psicologia Moderna; 1.3. Fundamentos Biológicos do Comportamento
2ª Unidade. 2. Processos Psicológicos Fundamentais: 2.1. Processos Sensoriais; 2.2. Perceção; 2.3. Motivação
3ª Unidade. 3. Processos Psicológicos Complexos: 3.1. Aprendizagem; 3.2. Memória; 3.3. Linguagem e Pensamento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o estudo do comportamento humano com vista à aquisição e ao desenvolvimento de conhecimentos na área da psicologia;
Unidade 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam a análise teórica dos fenómenos psicológicos conducente a aplicação prática desses mesmos fenómenos na análise global do comportamento humano. Desta forma, potencia-se o aprofundamento de conhecimentos na área da psicologia e salienta-se a importância dos aspetos psicológicos na análise e na compreensão do comportamento humano. São, ainda, incentivadas competências de análise crítica, bem como de comunicação oral e escrita.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho (40%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio do estudo; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da psicologia;
Unidade 2 & 3 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias; ilustração dos conceitos teóricos mediante análise e discussão de alguns textos; Brainstorming; debates em grupo; realização de outros exercícios de aplicabilidade prática.
Bibliografia:
Berstein, D., & Nash, P. (2018). Essentials of psychology. Boston, MA: Houghton Mifflin.
Braghirolli, E., Bisi, G., Rizzon, L., & Nicoletto, U. (2003). Psicologia Geral. S. Paulo: Editora Vozes
Davidoff, L. (2000). Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron books
Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2011). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Machado, T. S. (2019). Psicologia Geral. Lisboa: Universidade Aberta.
Pinto, A. (2001). Psicologia Geral. Lisboa: Universidade Aberta.
Schultz, D., & Schultz, S. (2020). História Da Psicologia Moderna. S.Paulo: Thomson Pioneira
Weiner, I. (2012). Handbook of Psychology. Florida: Wiley
Objetivos de aprendizagem:
Conhecer e compreender a complexidade e a diversidade do mundo microbiano. Identificar as características gerais dos diferentes microrganismos. Conhecer as principais infeções causadas por microrganismos, a sua epidemiologia, forma de transmissão e patogenia. Desenvolver conhecimentos de Imunologia e mecanismos de resposta do organismo hospedeiro. Reconhecer a importância e aplicação da microbiologia na epidemiologia e saúde pública. Reconhecer e identificar o material e técnicas a usar na lavagem, desinfeção, descontaminação e esterilização. Pesquisar, recolher e analisar informação científica. Analisar e interpretar dados e resultados de modo individual e em equipa. Desenvolver espírito analítico, crítico e quantitativo.
Conteúdos programáticos:
1. CONCEITOS GERAIS DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA 2. MICROBIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA 3. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS E ULTRA-ESTRUTURAIS DE PROCARIOTAS. GENÉTICA MICROBIANA. INFEÇÕES CLINICAMENTE IMPORTANTES PROVOCADAS POR BACTÉRIAS 4. MICOLOGIA GERAL. INFEÇÕES CLINICAMENTE IMPORTANTES PROVOCADAS POR BACTÉRIAS 5. PARASITOLOGIA GERAL. NFEÇÕES CLINICAMENTE IMPORTANTES PROVOCADAS POR BACTÉRIAS 6. VIROLOGIA GERAL NFEÇÕES CLINICAMENTE IMPORTANTES PROVOCADAS POR BACTÉRIAS 7. NOÇÕES GERAIS DE ESTERILIZAÇÃO, ANTISSEPSIA E DESINFECÇÃO.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O conhecimento dos microrganismos, epidemiologia, forma de transmissão e de prevenção da infeção permitirá ao futuro profissional a integração numa equipa multidisciplinar em Saúde. Além disso, esses conhecimentos, aliados aos de assepsia e esterilização, permitirão a intervenção ao nível da prevenção de IACS.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As aulas serão de natureza expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá as metodologias e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções e técnicas de desinfeção e esterilização.
Bibliografia:
Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology. ASM Press, 2015 (11th edition).
Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais – Edições UFP, 2012
Canas Ferreira, W., Sousa, J.C. & Lima, N. (2010). Microbiologia. Lisboa, Portugal: Lidel. Helena Barroso, António Meliço-Silvestre & Nuno Taveira (2014) Microbiologia Médica - Volume 1. Lisboa, Portugal: Lidel. Helena Barroso, António Meliço-Silvestre & Nuno Taveira (2014) Microbiologia Médica - Volume 2. Lisboa, Portugal: Lidel. Madigan, M.T., Martinko, J., Stahl & D., Clark, D. (2010). Brock Biology of Microorganisms (13th Edition). San Francisco, USA:
Benjamin Cummings. Mahon, R.C., Manuselis,G. (2010). Textbook of Diagnostic Microbiology (4th Edition). New York, USA: Elsevier Saunders.
Infection prevention and control - guidance to action tools. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2021.
Objetivos de aprendizagem:
1. Compreender os princípios e os conceitos no domínio da Nutrição.
2. Perceber a relevância da nutrição na saúde das populações.
3. Identificar os principais problemas de saúde associados à alimentação.
4. Conhecer os principais nutrientes, respetivas funções e fontes alimentares.
5. Descrever os princípios de uma alimentação saudável.
6. Reconhecer a importância da segurança alimentar na saúde das populações geriátricas.
7. Compreender os múltiplos fatores que afetam o estado nutricional (fisiológicos, sociais, económicos, ambientais).
8. Descrever alterações fisiológicas decorrentes do ciclo de vida e o seu impacto no estado nutricional.
9.Descrever orientações nutricionais para situações especificas (obstipação, obesidade, disfagia, desnutrição, úlceras de pressão, doenças neurológicas).
Conteúdos programáticos:
1. Nutrientes
1.1 Macro e micronutrientes; 1.2 Funções; 1.3 Princípios da digestão, absorção e metabolismo ; 1.4 Fontes alimentares
2. Energia e metabolismo
2.1 Componentes do Gasto Energético; 2.2 Equações para estimativa do gasto energético; 2.3. Dispêndio energético e estilo de vida
3. Avaliação nutricional
3.1 Análise da ingestão de nutrientes; 3.2 Avaliação antropométrica ; 3.3 Interpretação dos dados antropométricos; 3.4 Desequilíbrios nutricionais; 3.5 Monitorização
4. Alimentação saudável
4.1 Principais erros alimentares; 4.2 Roda dos Alimentos; 4.3 Regras para uma alimentação saudável; 4.4 Culinária Saudável
5. Nutrição no ciclo de vida
5.1 Alterações fisiológicas ao longo do ciclo vital e implicações nutricionais; 5.2 Orientações nutricionais para situações especificas
CP6. Higiene e segurança alimentar
6.1 Toxinfeções alimentares; 6.2 Boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos nº1 (1.1, 1.2, 1.3, 1.4) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº1 e nº4.
Os conteúdos programáticos nº2 (2.1, 2.2, 2.3) dão resposta ao objetivo de aprendizagem nº1.
Os conteúdos programáticos nº3(3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº3 e nº7.
Os conteúdos programáticos nº4 (4.1, 4.2, 4.3, 4.4) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº3 e nº5.
Os conteúdos programáticos nº5 (5.1, 5.2) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº7, nº8, nº9.
Os conteúdos programáticos nº6 (6.1, 6.2) dão resposta ao objetivo de aprendizagem nº6.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
M1 - As sessões teórico-práticas (TP) são baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e à realização de exercícios práticos (individuais ou em grupo).
M2 – As aulas práticas (PL) serão destinadas à discussão e realização de atividades de aplicação práticas dos conteúdos lecionados.
M3- As aulas poderão ser complementadas com a leitura e análise de artigos e relatórios científicos relevantes para suportar o conhecimento e as ideias discutidas em aula.
M4 - Disponibilização na plataforma CANVAS dos conteúdos e referências bibliográficas relativas a cada sessão.
Avaliação contínua - componente TP: um teste escrito (40%); componente PL: um teste escrito (50%) e uma apresentação oral (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Todos os objetivos da unidade curricular, que correspondem aos conteúdos programáticos, serão avaliados através de avaliação contínua.
A metodologia de ensino de aulas teórico-práticas e de aulas práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº9, consolidando-os na realização de exercícios de aplicação prática e nos estudos de caso.
As metodologias de ensino serão complementadas com estudo individual autónomo para cada um dos objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
Bates, C. J., Benton, D., Biesalski, H. K., Staehelin, H. B., van Staveren, W., Stehle, P., Wolfram, G. (2002). Nutrition and aging: a consensus statement. J Nutr Health Aging, 6(2), 103-116.
Ferry, M. & Alix, E. (2004). A Nutrição da Pessoa Idosa - Aspectos fundamentais, clínicos e psicossociais (2ª edição ed.): Lusodidacta.
Insel, P. M., Turner, R. E., & Ross, D. (2007). Nutrition. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers.
Mahan, L. K., & Escott- Stump, S. (2012). Krause, alimentos, nutrição & dietoterapia (13 ed.): Elsevier.
McGuire, M., & Beerman, K. (2013). Nutritional Sciences: From Fundamentals to Food (Third ed.). Belmont, USA: Wadsworth Cengage Learning.
Objetivos de aprendizagem:
OA1. Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde;
OA2. Conhecer a literatura sobre a análise das políticas de saúde;
OA3. Compreender os modelos alternativos de reforma de saúde;
OA4. Analisar criticamente as políticas e as reformas em curso.
Conteúdos programáticos:
CP1. As primeiras políticas públicas de assistência: os modelos Bismarck e Beveridge;
CP2. O Estado de Welfare e a generalização do direito à saúde: o Serviço Nacional de Saúde;
CP3. O modelo gestionário e as suas implicações para as políticas e sistemas de saúde;
CP4. Análise comparada dos sistemas nacionais de Saúde;
CP5. Análise dos principais sistemas de saúde no actual contexto (Inglaterra, França, Alemanha, etc.);
CP6. Políticas e Governação em Saúde;
CP7. Avaliação económica em Saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Dada a natureza essencialmente teórica da matéria privilegia-se a exposição teórica com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
M1. A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos. Estes recursos são todos disponibilizados aos estudantes.
M2. A avaliação é contínua com a realização de 2 testes:
- o 1.º teste incide na avaliação dos CP1, CP2, CP3, e CP4 (com um peso de 50%);
- o 2.º teste incide na avaliação dos CP5, CP6, e CP7 (com um peso de 50%).
A não realização de um momento de avaliação resulta numa classificação de 0 valores. O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos de aplicação e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC).
Bibliografia:
- Cordeiro, Silvério. 2010. Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
- Rocha, J. A. Oliveira. 2009. Gestão Pública e Modernização Administrativa. Reimpressão da 1ª ed. Oeiras:INA.
- Rocha, J. A. Oliveira. 2010. Gestão do Processo Político e Políticas Públicas. Lisboa: Escolar Editora.
- Simões, Jorge (coord.) 2010. 30 Anos de Serviço Nacional de Saúde. Coimbra: Livraria Almedina.
- Healfer Economics, nº14 (2005) (Número especial sobre sistemas de saúde na Europa).
- Barros, P. 2005. Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Edições Almedina.
- European Observatory on Health Systems. 2007. Health Care Systems in Transition (www.euro.who) (vários países).
Objetivos de aprendizagem:
Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações.
.Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção.
.Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa.
.Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.
.Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual.
.Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.
.Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção.
.Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.
.Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas
Conteúdos programáticos:
1.Princípios da prevenção e controlo da infeção, medidas e recomendações
-Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde
-O papel das comissões de controlo de infeção nas unidades de saúde
Enquadramento legal do controlo da infeção / DGS
2.Conceitos básicos associados à infeção e situações de risco potenciadoras da infeção
- Infeção Associada aos cuidados de Saúde IAC´s / contexto na prestação de cuidados no Hospital
- Infeção Associada aos cuidados de Saúde adquirida na comunidade.
3. Exposição a risco biológico
-Conceito de agente biológico
-Prevenção na exposição ao risco biológico
-Tuberculose
-Hepatite A, B e C
- HIV
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios.
A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%).
O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP.
Bibliografia:
https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-de-vacinacao/normas-e-orientacoes.aspx
https://www.dgs.pt/programa-de-prevencao-e-controlo-de-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos.aspx
https://www.dgs.pt/programa-nacional-de-controlo-da-infeccao/documentos/manuais-de-boas-praticas.aspx
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Documentos/Manuais/Manual_Controlo_Infecao.pdf
https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/12/DGS_PCIRA_V8.pdf
https://nocs.pt/controlo-infecao/
Objetivos de aprendizagem:
A U.C. visa proporcionar aos discentes:
1. O conhecimento do conceito de saúde
2. O conhecimento sobre os fundamentos e objetivos da Sociologia e Antropologia.
3. O conhecimento dos conceitos básicos da Sociologia e Antropologia que podem ser associados à melhor compreensão da saúde e doença., com vista a uma prática profissional informada
4. O conhecimento e compreensão das dimensões que influenciam o estado de saúde/doença.
5. A compreensão da experiência social da doença.
6. O conhecimento dos diferentes paradigmas conducentes às diversas políticas de saúde.
7 .O conhecimento sobre as principais técnicas a aplicar na investigação das dimensões sociais, culturais e políticas da saúde.
Conteúdos programáticos:
1. Conceitos e termos técnicos usados.
2. Introdução à Antropologia e Sociologia: princípios, conceitos e a sua ligação à saúde
3. Factores sociais como determinantes do estado de saúde e de bem estar.
4. Papel da saúde na sociedade
5. A experiência social da doença e suas representações sociais.
6. Instituições e políticas de saúde.
7. Integração e compreensão da comunidade nas práticas da saúde pública.
8. Metodologias de investigação social aplicadas à saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os ponto 1 e 2 cumprirão o objetivo de dar a conhecer aos alunos os conceitos e os termos fundamentais da Saúde, Antropolgia e Sociologia.
Pelos pontos 3 e 4 se darão a conhecer as dimensões e determinantes sociais que influenciam o estado de saúde/doenças, sendo tal conhecimento orientado para a compreensão desta influência
O objetivo de proporcionar aos discentes a possibilidade da compreensão da experiência social da doença será cumprido pelo ponto 5 do programa.
Os pontos 6 e 7 darão a conhecer os diferentes paradigmas que influenciam as diferentes políticas de saúde e as consequência destas para as instituições e para os cidadãos.
O ponto 7 introduzirá os alunos na prática da investigação social aplicada à saúde, dando, pois, a conhecer as principais técnicas que podem ser empregues.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular será lecionada, sobretudo, com recurso ao método expositivo, mas também com recurso ao método ativo.
O primeiro tem por base a transmissão de informação, sendo esta levada a cabo pelo docente. É adequado à apresentação de conhecimento de cariz conceptual e teórico, pelo que, atendendo aos conteúdos programáticos desta UC, será fundamental para a lecionação da mesma.
O segundo convida à participação do discente em ações concretas de aprendizagem que, no caso da presente UC, serão orientadas, sobretudo, para a pesquisa e investigação acerca das temáticas abordadas.
Avaliação: 2 testes, com 50% de ponderação para cada um deles.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O cumprimento dos pontos 1 e 2 do programa serão feitos pela exposição dos principais conceitos e princípios estruturantes da Sociologia e Antropologia, bem como da Saúde, pelo que o método expositivo é o mais adequado. Os alunos não deixarão, contudo, de tomar a iniciativa de pesquisar informação sobre as temáticas aludidas.
Relativamente aos pontos 3 e 4, o método expositivo permitirá transmitir o conhecimento sobre os fatores determinantes do estado de saúde e o papel desta na sociedade. Com o recurso ao método ativo os discentes apresentarão situações concretas resultantes da sua pesquisa e que sejam demonstrativas da influência de tais fatores, bem como do papel que a saúde assume na sociedade contemporânea.
Para a reflexão sobre a experiência social da doença e suas representações sociais previstas no 5 do programa, o método ativo é adequado. Os estudantes serão incentivados à pesquisa sobre situações concretas de experiência social da doença.
Tratando-se de conhecimento de cariz teórico e político, os principais paradigmas que orientam as políticas e as instituições de saúde previstos nos pontos 6 e 7 do programa serão dados a conhecer através do método expositivo.
O ponto 8 do programa implicará a apresentação, pelo método expositivo, das técnicas de investigação, mas, sobretudo, o recurso ao método ativo, pelo qual os alunos aplicarão as técnicas lecionadas.
Bibliografia:
Alves, F. (coord.) (2013), Saúde, Medicina e Sociedade. Uma Visão Global, Lisboa, Pactor.
Boquinhas, J. (2012), Políticas e Sistemas de Saúde, Coimbra, Almedina.
Breton, D. (2007), Compreender a dor, Cruz Quebrada, Estrela Polar.
Breton, D. (2010), Sociologia do Corpo, Rio de Janeiro, Vozes.
Giddens, A. (1997), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Keck,F. & Linterys, C. (2019). The Anthropology of Epidemics. London, Routledge.
Martine, I. & Wiedman (2021), Anthropology in Medical Education, California, Springer.
Goffman, E. (1988), Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Rio de Janeiro, LTC.
Rebelo, M. et al. (1997), Experiência de doença e narrativa, Rio de Janeiro, Fiocruz.
Silva, L. (2004), Sócio-antropologia da saúde : sociedade, cultura e saúde-doença, Lisboa, Universidade Aberta.
Varela, R. (2019), História do Serviço Nacional de Saúde em Portugal. Lisboa, Âncora Editora.
Objetivos de aprendizagem:
Conhecer e refletir criticamente sobre as tecnologias da comunicação (TIC’s) e a sua utilização no setor da saúde. Estudar os fundamentos dos sistemas de informação e da gestão estratégica da informação. Desenvolver nos estudantes uma compreensão do papel dos sistemas de informação nas organizações de prestação de cuidados de saúde.
Aquisição de competências de utilização das TIC’s para a produção de informação e sua aplicação em atividades realistas do mercado de trabalho em instituições de saúde. Elaborar relatórios e desenvolver pesquisas
Conteúdos programáticos:
1. O papel das TICs na sociedade e na área da saúde.
1.1 Identificar conceitos e terminologia relacionados com as TICs.
2. Sistemas de informação
2.1 Objetivos
2.2 Os utilizadores
2.3 As tecnologias
3. Bases de dados.
3.1 Esquema da Base de Dados
3.2 Tabelas, Registos e Campos
3.3 Tipos de campos
3.4 Chaves Prima´rias
3.5 Questo~es a` Base de Dados
3.6 Entidades e Relacionamentos
4. Criar e utilizar documentos de texto e de cálculo
4.1 Efetuar formatação dos documentos
5. Criação de bases de dados básicas
6. Elaboração de relatórios
7. Desenvolvimento de pesquisas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre as TICs e os sistemas de informação, assim como, a compreensão crítica e reflexiva dos campos de conhecimento em questão, os primeiros pontos do programa centram-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio das TICs e dos sistemas de informação, os pontos 4 a 7 garantem o domínio de ferramentas para a criação de conteúdos, bem como para a realização de pesquisa e argumentação autónomas.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua, incluindo:
- Um teste escritos (35% do valor da mota)
- Mini-trabalhos Práticos (45% do valor da mota)
- Presença e Qualidade da Participação nas aulas e/ou sessões tutoriais (20% da nota).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo.
Aos estudante é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
DeLone, W., & McLean, E. (2003). The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9-30. (b-on)
Marin, H.F. (2010). Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 2 (1): 20-4.
Pires, Bárbara. (2019). A Satisfação Dos Enfermeiros No Uso de Sistemas de Informação e de Documentação: Estudo Exploratório na Região Minho de Portugal (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Enfermagem do Porto. Porto.
Varandas, Cristina. (2014). Análise Integrada dos Sistemas de Informação em Saúde (Dissertação de Mestrado). Universidade da Beira Interior. Covilhã.
Vieira, Susana. (2019). Utilização e Evolução dos Sistemas de Informação em Enfermagem:
Influência na Tomada de Decisão e na Qualidade dos Cuidados de Enfermagem (Dissertação de Mestrado). Universidade do Minho - Escola Superior de Enfermagem. Braga.
Objetivos de aprendizagem:
• Promover a autonomia da pessoa doente • Assumir a responsabilidade no apoio na prestação de cuidados à pessoa doente • Capacitar para o conhecimento dos sinais de alerta • Aplicar conhecimentos de modo a prevenir as infeções associadas aos cuidados
Conteúdos programáticos:
1. CONCEITO DE SAÚDE, DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DA DOENÇA 1.1 Perceção individual de saúde: 1.2 Conceitos: Os quatro níveis de prevenção 1.3 Conhecer os sinais de alerta para situações potenciadoras de complicações 1.4 O doente na unidade de internamento: implicações e impacto no doente e família 2. APOIO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS BÁSICOS À PESSOA DOENTE 2.1 Apoio nos cuidados de higiene e conforto 2.2 Apoio na alimentação e cuidados relacionados com a alimentação 2.3 Apoio na eliminação e cuidados relacionados com a eliminação 2.4 Apoio nos posicionamentos e transferência da pessoa idosa 2.5 situações particulares: a criança e o idoso 2.6 Em fim de vida
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Com a aquisição dos conhecimentos teórico-práticos e laboratoriais pretende-se que o estudante seja capaz de os transferir para o desenvolvimento de competências inicias de prestação de cuidados no auxilio ao doente. A apresentação dos conteúdos culmina com a realização de um ensino clinico para conceptualizar os cuidados inter-dependentes à pessoa nos seus diversos autocuidados e estabelecer uma relação terapêutica com a pessoa alvo dos cuidados, iniciando o desenvolvimento de competências a este nível.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teórica-práricas são essencialmente expositivas e de interação, e destinadas a elucidar e aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos anatómicos, vídeos), complementado através da prática simulada. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (60%) e duas avaliações de práticas laboratoriais (40%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia do organismo humano. A simulação e a apresentação de casos práticos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências do auxiliar de saúde nos cuidados interdependentes gerais.
Bibliografia:
Berger, Louise; Mailloux-Poirier, D. M. (1995). Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa : Lusodidata. Hockenberry, M. J., (2008). Wong - Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. Loures: Lusodidacta Hoeman, Sirley P. (2000). Enfermagem de reabilitação: aplicação e processos. 2a ed. Lisboa: Lusociência. Neves, Eloita P. (1987). Reflexões acerca dos conceitos autocuidado e competência: poder para o autocuidado. Revista Esc. Enfermagem USP, São Paulo. Potter, P. (2005). Fundamentos de Enfermagem: conceitos e procedimentos clínicos. Trad. Ana Passos e Maria Reina, 2a ed. Loures: Lusociência. Secretaria Municipal de saúde. Manual para cuidadores informais de Idosos: guia prático. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2014
Objetivos de aprendizagem:
Conhecer a legislação internacional e nacional referente ao Direito da Saúde e de Proteção da Saúde e intervir de acordo com enquadramento normativo legal em vigor. Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes, na prática de profissionais em consonância com os imperativos ético-legais, da promoção e proteção dos direitos da saúde.
Conteúdos programáticos:
1. O Direito: introdução
1.1. Breve caracterização do Direito Português
1.2. Os Direitos Subjetivos
2. A Saúde e o Direito
2.1. Noção de Direito da Saúde
2.2. O Sistema de Saúde Português
2.3. Fontes do Direito da Saúde
3. O Direito da Saúde e o Direito de Proteção à Saúde
3.1. A Saúde e os Direitos Humanos
3.2. A Saúde e os Direitos Fundamentais
3.3. A Saúde e os Direitos de Personalidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos foram definidos de modo a alcançarem e cumprirem os objetivos da unidade, estabelecidos na organização da estrutura curricular global, através da seleção de temáticas cruciais como elementos básicos para a aprendizagem. Temas concebidos de modo a abordar de forma integrada, os principais normativos legais e conceitos inerentes, que regem a área do Direito da Saúde, criando assim condições para integrar os conhecimentos, aptidões e competências com vista à boa prática profissional.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Regime de Avaliação contínua:
- 2 frequências escritas, com a ponderação de 40% cada, logo ponderação total de 80%;
- 1 trabalho individual de investigação, escrito e respetiva apresentação e discussão em aula, incidindo numa temática inerente aos conteúdos programáticos, com uma ponderação de 20%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Exposição teórica de conteúdos da matéria; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas no âmbito da profissão relacionadas com o Direito da Saúde; Dominar a principal legislação nesta área. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos da matéria; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática da profissão.
Bibliografia:
Estorninho, M. J. & Macieirinha, T. (2014). Direito da Saúde. Lisboa: Universidade Católica Editora.
Pereira de Sousa, D. (2013). Noções Fundamentais de Direito. Coimbra: Coimbra Editora.
Sérvulo Correia, J. M. (1991). Introdução ao Direito da Saúde. In Direito da Saúde e Bioética. Lisboa: Lex Editora.
Vieira de Andrade, J. C. (2012). Os Direitos Fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976. 5ª edição. Coimbra: Almedina.
Objetivos de aprendizagem:
? Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações.
? Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção.
? Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa.
? Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.
? Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual.
? Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.
? Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção.
? Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.
? Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas.
Conteúdos programáticos:
1.Princípios da prevenção e controlo da infeção, medidas e recomendações
-Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde
-O papel das comissões de controlo de infeção nas unidades de saúde
Enquadramento legal do controlo da infeção / DGS
2.Conceitos básicos associados à infeção e situações de risco potenciadoras da infeção
- Infeção Associada aos cuidados de Saúde IAC´s / contexto na prestação de cuidados no Hospital
- Infeção Associada aos cuidados de Saúde adquirida na comunidade.
3. Exposição a risco biológico
-Conceito de agente biológico
-Prevenção na exposição ao risco biológico
-Tuberculose
-Hepatite A, B e C
- HIV
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios.
A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%).
O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP.
Bibliografia:
https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-de-vacinacao/normas-e-orientacoes.aspx
https://www.dgs.pt/programa-de-prevencao-e-controlo-de-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos.aspx
https://www.dgs.pt/programa-nacional-de-controlo-da-infeccao/documentos/manuais-de-boas-praticas.aspx
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Documentos/Manuais/Manual_Controlo_Infecao.pdf
https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/12/DGS_PCIRA_V8.pdf
https://nocs.pt/controlo-infecao/
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica.
- Conhecer a cadeia de sobrevivência.
- Atuar em conformidade com as precauções universais de proteção.
- Identificar os princípios gerais de socorrismo.
- Identificar de forma ordenada os passos do exame de avaliação primária e secundária de uma vítima.
- Conhecer o algoritmo de suporte básico de vida (com e sem desfibrilhador automático externo)
- Conhecer o conceito de hemorragia e saber atuar perante uma situação de hemorragia.
- Saber como atuar em situações especiais de asfixia.
- Saber como atuar em situações especiais de intoxicação.
- Saber como atuar em situações especiais de traumatismos dos membros.
- Saber como atuar proceder em situações especiais de reações alérgicas.
- Saber como atuar proceder em situações especiais de queimaduras.
- Desenvolver capacidade de aplicar os conhecimentos na prática.
Conteúdos programáticos:
1. Apresentação dos conteúdos
2. Controlo de infeção: medidas de proteção
3. Avaliação da vítima: sinais vitais
4. Sistema Integrado de Emergência Médica
5. Abordagem à vítima
6. Noções gerais de socorrismo: feridas, queimaduras e hemorragias
7. Noções gerais de socorrismo: fraturas, imobilizações
8. Noções gerais de socorrismo: intoxicações, convulsões e eletrocussão
9. Suporte Básico de Vida Adulto
10. Suporte Básico de Vida Pediátrico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com as temáticas em aprendizagem. Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao estudante a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel que pode ter m situações de primeiros socorros e de suporte básico de vida.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (50%) e as avaliações das práticas laboratoriais (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da ESS-FP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os estudantes são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. As sessões teórico-práticas, onde predomina o método expositivo, interrogativo e brainstorming, alternam com sessões de prática laboratorial, onde será utilizado o método demonstrativo e de prática individual. O envolvimento do estudante no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências. Com vista à operacionalização de procedimentos e a aquisição de atitudes critico-reflexivas, utiliza-se o método demonstrativo para o desenvolvimento de competências manuais/ psicomotoras, o role play para o desenvolvimento de competências de comunicação e de diagnóstico e a discussão em painel, na reflexão da integração dos conteúdos teóricos nas práticas laboratoriais.
Bibliografia:
Bonito, J. (2000). Práticas de primeiros socorros – um guia para salvar vidas. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 491 pp. [ISBN: 972-20-1732-2]
Chris, M. (2002). Manual de Primeiros Socorros (1ª edição). Lisboa, Portugal: Editorial Estampa. 194 pp. [ISBN: 9789723317190]
Escola de Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa. (2015). Manual de Suporte Básico de Vida (4ª d.). Prior Velho: Escola de Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa. 43 pp. [ISBN 978-989-95164-1-0]
European Resuscitation Council. (2010). Suporte Imediato de Vida. Conselho Português de Ressuscitação.
Instituto Nacional de Emergência Médica. (2012). Suporte Básico de Vida. Obtido de http://www.inem.pt/files/2/documentos/20140108162319930581.pdf
Lacombe, G. (2000). Os Primeiros Socorros - uma Resposta Vital em Situações de Urgência. Lisboa: Instituto Piaget. 500 pp. [ISBN 978-972-77130-6-6]
European Portal da Saúde (2008). Manual de Primeiros Socorros. Obtido de http://www.oportalsaude.com
Objetivos de aprendizagem:
- compreender a importância e as especificidades do atendimento em serviços de saúde (atendimento diferenciado e humanitário);
- dominar as principais técnicas de atendimento na ótica da comunicação e das relações públicas (telefónico e presencial).
- ser capaz de prestar serviços de atendimento de elevada eficácia, satisfazendo os utentes, os seus familiares e outros, fidelizando-os e promovendo a imagem da instituição;
- gerir informação de forma adequada, eficaz e direcionada;
- a importância de trabalhar em grupo (em equipa multidisciplinar);
- resolver problemas e gerir possíveis reclamações;
- gerir construtivamente a relação com a pessoa doente, familiares e outros, inclusivamente em situações mais delicadas
- aplicar os conhecimentos na prática
Conteúdos programáticos:
Importância da Visão Holística da unidade de Saúde ( SNS; Processo de Humanização; principais órgãos de Saúde em Portugal; o trajeto do paciente e onde o auxiliar se enquadra)
O papel do auxiliar de saúde como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde e sua atuação e interferência na unidade de saúde através do bom e eficaz atendimento ao cliente nos diferentes momentos de atuação (encaminhamento do paciente; gestão de informação e de tempo; ética, perfil e competências do auxiliar de saúde; atendimento personalizado e de excelência)
Aspetos da comunicação com o cliente e em âmbito multidirecional com restantes profissionais de saúde:
Reclamação em Saúde e formas de atuação a adotar.
Sugestão e elaboração de cenários do dia-a-dia de uma unidade de saúde para promover a pesquisa, criticidade e aplicação de conteúdos aprendidos por parte dos alunos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com o processo administrativo em contexto clínico . Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao aluno a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel do administrativo no âmbito de prestação de cuidados de saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto, partilha e desenvolvimento autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, e apresentação de estudos de caso para simulação. As aulas serão teórico-práticas destinadas a aprofundar as temáticas abordadas. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de exposição de projeto (50%) e teste escrito (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os alunos são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências
Bibliografia:
Almeida, F. (2004). Ética em Pediatria: Uma nova dinâmica num relacionamento vital?. Institucionalizações, Colapsos e Reparações de Sentido nas Organizações. Dissertação de Doutoramento em Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova. Lisboa. Arruda, M. (2010).Cunha, P. e Lopes, C. (2001) Cidadania na gestão de conflitos: a negociação na, para, e com a mediação?. in Antroplógicas. No12, pp:38-43. Miguelote, S. e Cunha, P. (2014). "Uma Ponte Entre Investigação e Prática em RH: Gestão de Conflitos na Saúde" RH Magazine, pp:74-75. Mellman, D. e Adelman, Poder e Gestão de Recursos Humanos em Portugal: análise sobre a importância da negociação inter e intra-departamental Tese de Douturamento em Universidade Fernando Pessoa. Porto. Spagnol, C. e Santiago, G. et alii. (2010). Situações de conflitos vivenciados no contexto hospitalar: a visão dos técnicos e auxiliares