Objetivos de aprendizagem:
O1. Refletir acerca da importância da comunicação interpessoal e identificar todas as formas de comunicação existentes para além da fala.
O2. Dominar conhecimentos básicos acerca da comunicação gestual e gráfica.
O3. Identificar candidatos a programas de comunicação aumentativa e alternativa.
O4. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação interpessoal
1.1. Reportório individual
1.2. Barreiras e atitudes facilitadoras
1.3. Comunicação: Oral e Não Oral/Verbal e Não Verbal
2.Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
2.1. Formas
2.2. Candidatos
2.3. Objetivos
2.4. Tipos de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC): sistemas com ajuda, sem ajuda e mistos
2.5. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de sistemas de comunicação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O programa da UC foi elaborado tendo por referência a aquisição de conhecimentos no domínio de diferentes formas de comunicar e de competências necessárias para a sua promoção. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular, designadamente:
CP1 – OA1 e OA2;
CP2 – OA2 e OA3.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada.
As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua:
participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%),
prova escrita (50%),
trabalho individual (30%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave da comunicação aumentativa e alternativa terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação.
A verificação do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de trabalhos práticos, exercícios em sala de aula e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas.
As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades propostas, de modo a lhe permitir aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio.
A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências.
Bibliografia:
Martinsen, H.; von Tetzchener, S. (2000) Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto Editora: colecção Educação Especial no 10
Soto G., Zangari C. (2009). Practically speaking: Language, literacy, & academic development for students with AAC needs. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
Alant, E. & Lloyd, L. (ed.) (2009). Augmentative and alternative communication and severe disabilities : beyond poverty. London ; Philadelphia : Whurr Publishers.
Beukelman, D. & Mirenda, P. (ed) (2005). Augmentative and alternative communication : supporting children and 101 de 153 2014-12-23 14:51 ACEF/1415/22017 — Guião para a auto-avaliação http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form /print?processId=1a24... adults with complex communication needs. Baltimore ; London ; Sydney : Paul H. Brookes Publishing Co.
Schlosser, R. W. (203). The efficacy of augmentative and alternative communication : toward evidence- based practice. San Diego : Academic Press
Objetivos de aprendizagem:
OA1 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos e capacidade de compreensão sobre a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais;
OA2 – Demonstrar a importância do grupo para o crescimento e o equilíbrio individual nas dimensões social, afectiva e intelectual;
OA3 – Avaliar a importância do grupo para o desenvolvimento social e organizacional;
OA4 – Reflectir criticamente sobre o tipo de participação que caracteriza o indivíduo enquanto membro de um grupo;
OA5 – Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito e a gestão construtiva do mesmo em múltiplos contextos organizacionais.
Conteúdos programáticos:
CP1 – O grupo enquanto domínio privilegiado das relações interpessoais
1.1 A natureza dos grupos
1.2 Tipo de grupos
1.3 Funções dos grupos
1.4 Eficácia dos grupos
1.5 Os papéis dos grupos
1.6 Estádios de desenvolvimento dos grupos
1.7 (Des)vantagens dos grupos
1.8 Dinâmica do grupo
1.9 Grupos eficazes e grupos eficientes
1.10 Aspectos comunicacionais
CP2 – Compreender o conflito
2.1 Delimitação conceptual
2.2 Níveis de análise e categorias de conflito
2.3 Factores geradores dos conflitos
2.4 A escalada irracional do conflito
2.5 Os conflitos como risco e como oportunidade
CP3 – A gestão construtiva de conflitos
3.1 Princípios essenciais da gestão de conflitos
3.2 Gestão de conflitos vs. resolução de conflitos
3.3 Estilos de gestão de conflitos
3.4 Obstáculos à gestão de conflitos
3.5 Competências necessárias à gestão construtiva de conflitos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O programa da unidade curricular foi elaborado tendo por referência a aquisição de conhecimentos necessários à compreensão da complexidade do grupo na dinâmica das relações interpessoais. Pressupõe ainda a aquisição de competências técnicas que, de acordo com as evidências científicas e técnicas, promovem intervenções eficazes. Concretamente, e assente numa organização em 3 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 5 objectivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: formação e funcionamento dos grupos, conflito, gestão construtiva de conflitos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: uma prova oral e uma prova escrita (50% + 50%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino adoptadas encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem (OA) definidos para a UC, visando fornecer ao aluno conhecimentos sobre formação e funcionamento dos grupos, conflito, gestão construtiva de conflitos. Pretende-se ainda estimular espaços de discussão aplicada tendo por base exemplos práticos que representem a diversidade de contextos e populações alvo de intervenção. Neste âmbito, valoriza-se a articulação de metodologias de carácter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se estimularão reflexões críticas sobre os mesmos. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo, a integração da teoria com a prática e o aprimoramento de capacidades e de competências profissionais nesta área de atuação. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual, teórico e técnico; a metodologia demonstrativa, através da ilustração e replicação de procedimentos de intervenção, permitirá o aprimoramento de competências de actuação; por fim, as metodologias participativas, através da análise crítica e orientada de exercícios práticos facilitarão o refinamento de competências de diagnóstico e intervenção, bem como o aprofundamento das matérias em estudo. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada, de modo a permitir-lhe aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências no domínio da psicologia do envelhecimento, bem como a identificação de dificuldades e resolução de problemas neste domínio.
Bibliografia:
Brown, R., & Pehrson, S. (2020). Group processes. Dynamics within and Between Groups (3rd Ed.). WILEY Blackwell.
Cunha, P. & Leitão, S. (2021). Gestão Construtiva de Conflitos (4.ª Edição). Edições Universidade Fernando Pessoa.
Fachada, M. O. (2018). Psicologia das Relações Interpessoais (3.ª Edição). Edições Sílabo.
Forsyth, D. R. (2019). Group Dynamics (7th Ed.). CENGAGE.
Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2021). Gestão de Conflitos na Saúde. PACTOR.
Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2019). Gestão de Conflitos na Família. PACTOR.
Monteiro, A. P., & Cunha, P. (Coord.) (2018). Gestão de Conflitos na Escola. PACTOR.
Objetivos de aprendizagem:
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nas quatro habilidades linguísticas: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita.
Conteúdos programáticos:
A. Gramática: 1. Frase simples. Categorias (verbo, substantivos, adjectivos, advérbios). Concordância. 2. O substantivo e o adjectivo. Particularidades referentes à flexão em género e número. 3. Os pronomes. 4. O verbo: Flexão I. Verbos regulares. 5. As preposições. Diferenças com a língua portuguesa. 6. As conjunções. Aspectos fonéticos e fonológicos. Correlações com a ortografia.
B. Léxico: 1.campos semânticos: Identificação pessoal; Relações de trabalho e profissões; Estados físicos e anímicos; Ocupação dos tempos livres; Cultura civilização e lazer.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola. Os alunos estarão em contacto com diferentes medios (orais e escritos), onde demonstrarão a sua capacidade de compreensão e escrita.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O conhecimento de aluno será avaliado em dois testes escritos realizados na aula e uma intervenção oral. A nota final resultará da média aritmética. O sistema de avaliação contínua implica o cumprimento da norma de 50% assistência às aulas.
Além disso os alunos devem participar nas conferências relacionadas com os temas sobre América Latina e Espanha aos que se incluem ciclos de cinema, exposições, palestras, foros e trabalhos práticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Estruturas comunicativas escritas Conteúdos a transmitir sob a forma de aulas presenciais teórico-práticas e avaliados através de mini-testes escritos, orais individuais e de grupo a realizar no espaço da aula. continua
Bibliografia:
- Santiago Guervós, Javier y Fernández González, Jesús (2017): Red ELE revista electrónica de didáctica del español lengua extranjera, número XX, De Fundamentos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid.
- Silvia López Ripoll, Mireia Español Giralt y Mónica Moreno Tarrés (2015): Conversar en español B1-B2 (ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS) Editor: Universidad De Barcelona.
- HERMOSO G. A. (2015): Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa.
- W.A. (2015): Nuevo Prisma B1 - Libro del alumno (Español Lengua Extranjera), Editor: Edinumen.
- VV.AA (2018): Campus sur B1. Cuaderno de ejercicios.
- VV.AA (2018): Campus sur A1. Cuaderno de ejercicios.
Objetivos de aprendizagem:
Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos com o objectivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais. Consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos. Identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês. Desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas dos alunos, através de uma aprendizagem e gestão autónomas.
Conteúdos programáticos:
1. Situações socioprofissionais
1.1. Socialização
1.2. Viagens
1.3. Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
2.1. Ambiente Hospitalar
2.2. Corpo Humano
2.3. Problemas de Saúde
2.4. Diálogos Médico-paciente
3. Trabalho de Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde.
É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens em língua inglesa. Avaliação contínua OU exame. A avaliação contínua é constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas. O exame é constituído por 2 partes: escrito e oral. A oral é obrigatória sempre que o aluno obtiver 7,5 ou mais na componente escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento.
As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press.
Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine – 3rd Edition. Cambridge, Cambridge University Press.
Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford, Oxford University Press.
Objetivos de aprendizagem:
1.Identificar estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde;
2.Descrever os conceitos e objetivos da epidemiologia e da profilaxia;
3.Interpretar os indicadores de saúde e demográficos;
4.Analisar as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia;
5.Integrar os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia no atendimento à pessoa;
Competências:
1.Nomeia estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde;
2.Descreve conceitos e objetivos da epidemiologia e da profilaxia;
3.Interpreta os indicadores de saúde e demográficos;
4.Analisa as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia;
5.Incorpora os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia no atendimento à pessoa
Conteúdos programáticos:
1.A saúde no mundo e em Portugal:
1.1. Abordagem concetual e contextual da saúde pública
1.2. Determinantes da saúde.
2.Epidemiologia: Conceito, objetivos, área de atuação, usos e evolução histórica;
3.Conquistas da epidemiologia e principais estudos;
4.Saúde e doença:
4.1. causalidade;
4.2. história natural da doença;
4.3. medições da ocorrência de doenças;
4.4. população em risco, incidência e prevalência;
4.5. mortalidade; taxas de mortalidade; incapacidade; indicadores de saúde.
5. Epidemiologia e prevenção: Níveis de prevenção;
6.Doenças transmissíveis:
6.1. doenças epidémicas e endémicas; infeções (re)emergentes.
6.2. Profilaxia: Conceitos básicos de profilaxia geral;
7.Vacinação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, habilitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria de Saúde Pública: Epidemiologia e Profilaxia, contribuindo para a aquisição de competências que permitam aos futuros técnicos superiores qualificados desempenharem funções diversas na área Administrativa em Contexto Clínico, bem como exercerem a coordenação e chefia de equipas e serviços especializados.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as diversas temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalhos de grupo orientado.
Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos. A avaliação contínua será constituída pela média dos diversos trabalhos realizados em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 40% e realização de frequência escrita com ponderação de 60%;
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a dar resposta aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise das diferentes temáticas, da apresentação das mesmas, visando formar técnicos superiores, capazes de, em equipa multidisciplinar e mediante supervisão, avaliar necessidades, planear a intervenção, mobilizar recursos adequados, e intervir junto da população.
Bibliografia:
1.Castro, A. e. (2003). O ambiente e a saúde. Lisboa: Instituto Piaget. Piaget.
2.Fronteira, I. (2018). Manual de Epidemiologia. Almedina (1ª ed.). Lisboa: Almedina.
3.Gusmão, J. D., & Filho, W. M. (2015). Epidemiologia Aplicada à Saúde Pública (1ª ed.). (M. C. Gerais, Ed.) Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.
4.Jeanette Lancaster, M. S. (2011). Enfermagem de saúde pública: Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. (7ª ed.). Loures: Lusodidacta.
5.R. Bonita, R. B. (2010). Epidemiologia Básica (2ª ed.). Organização Mundial da Saúde.
Objetivos de aprendizagem:
1 - Estudar assuntos relacionados com questões éticas, legais e sociais decorrentes da utilização das TIC e de SI no sector da saúde adquirindo conhecimento da sua importância e de como actuar na resolução de novos problemas;
2 - Analisar conceitos, princípios, instituições e ferramentas relacionadas com a segurança da informação em saúde, bem como com os riscos e ameaças a que está sujeita, os alunos adquirem competências para salvaguardar e proteger a informação.
3 - Conhecer as principais linhas de preocupação que as instituições de protecção de dados equacionam no que respeita á privacidade dos cidadãos.
4 - Estudar as melhores práticas, pela análise de casos, permite que os alunos conheçam as dificuldades já ultrapassadas, soluções adoptadas e resultados conseguidos em experiências de implementação de SI em saúde.
5 - Adquirir competências básicas para a aplicação de mecanismo de segurança em saúde.
Conteúdos programáticos:
1.Definição de cibercrime
2.Legislação de referência
3.Caracterização da Cibercriminalidade
4. Principais ações de cibercriminalidade
5. Prevenção da Cibercriminalidade
6.Proposta de enquadramento júridico
7. Terminologia do cibercrime
8. Análise Digital Forense
9. A Segurança da Informação;
10. Características da segurança: Confidencialidade, Integredidade e Disponibilidade;
11. Principais ameaças à segurança;
12. Problemas de segurança: Internos e externos;
13. Mecanismos de segurança: prevenção, detecção e correcção;
14. A Protecção de Dados;
14.1. As Alterações introduzidas pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e o seu impacto nas Empresas
14.2. Conclusão: O que fazer para se adaptar ao RGPD?
15. Casos de Estudos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O programa fornece aos alunos uma formação de base em assuntos relacionados com a segurança informática, em especial, na área da saúde, por forma a dotá-los de capacidade de análise crítica das questões da segurança, do cibercrime e da proteção de dados pessoais.
Os conteúdos programáticos fornecem uma perspetiva social, técnica e legal do cibercrime, permitindo aos alunos adquirirem bases para desenvolver atividades de identificação, análise e desenvolvimento de cenários de cibercrime e respetivas medidas de segurança.
Ao longo do curso serão analisadas as diferentes dimensões da segurança informática, designadamente os padrões históricos e contemporâneos desta forma de criminalidade. Serão também abordadas áreas específicas da segurança proporcionando aos alunos a oportunidade para compreender os factores que fazem com que as instituições sejam particularmente vulneráveis a esta forma de criminalidade.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Metodologia expositiva de conceitos em sala, com proposta de trabalho a realizar. Os trabalhos a realizar pelos alunos incluem breves análises temáticas, incluindo pesquisa de informação em bases de dados e portais de agências nacionais e internacionais. Em algumas situações específicas os alunos utilizam aplicações informáticas para testarem os conceitos apresentados.
A avaliação contempla a realização de, pelo menos, uma frequência e de dois ou mais pequenos trabalhos realizados de forma individual ou em grupo, conforme a constituição da turma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino assenta na exposição de conceitos e análise de situações, convidando os alunos a envolverem-se em cenários da segurança informática, do cibercrime e da protecção de dados pessoais à luz do RGPD, quer do ponto de vista social, quer legal, procurando informação, documentando-se e a debater as questões tratadas sobre possíveis ameaças, sendo capazes de desenvolver cenários do ponto de vista de observadores.
Aulas teórico-práticas - Exposição oral de conteúdos teóricos; exercícios práticos de recolha de bibliografia atinente às temáticas desenvolvidas nesta unidade lectiva mediante a utilização das bases de dados subscritas pela Universidade; discussões em grupo onde se irá promover a análise das temáticas abordadas nesta unidade lectiva.
Bibliografia:
- Antunes, M. & Rodrigues B. (2018). Introdução à Cibersegurança: a Internet, os aspectos legais e a Análise Digital Forense. FCA - Editora de Informática, Lda.
- Antunes, L. (2018). Pôr em prática o RGPD. FCA - Editora de Informática, Lda.
- Saldanha, N,. (2018). Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. FCA - Editora de Informática, Lda.
- Menezes Cordeiro, A. B. (2020). Direito da Proteção de Dados - À luz do RGPD e da Lei nº 58/2019. Edições Almedina SA.
- Duque, R., Noivo, D. & Almeida e Silva, T. (2016). Segurança Contemporânea. Pactor - Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação.
- McQuade, S., "Understanding and Managing Cybercrime", Pearson Education, 2006,
- Shortliffe, E. e Cimino, J. (2014). Biomedical Informatics - Computer Applications in Health Care and Biomedicine. (Vol. 1). (pp. 1---). New York: Springer
Objetivos de aprendizagem:
- Compreender o método científico e saber distingui-lo de outras formas de produção de conhecimento.
- Dominar as técnicas de investigação e de produção com vista à correta execução do trabalho científico.
- Desenvolver competências estruturantes de natureza teórico-prática que permitam ao estudante conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação.
- Conhecer as aplicações informáticas mais comuns e formas de pesquisa na internet.
Conteúdos programáticos:
- Método científico e metodologia do trabalho científico.
- Leitura, recolha e tratamento de informações.
- Produção escrita - as fases da composição e as tipologias textuais.
- Introdução aos computadores e aplicações: Introdução ao sistema operativo MS Windows.
- Processamento de texto: Microsoft Word; Folha de cálculo: Microsoft Excel; Apresentações multimédia: Microsoft PowerPoint.
- Redes de computadores e serviços de Internet: pesquisa de Informação na Internet.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular introduzem conceitos fundamentais sobre o método científico de modo a permitir ao aluno reconhecer e distinguir as várias formas de produção de conhecimento na sociedade contemporánea. A aquisição dos conhecimentos teóricos e teórico-práticos visa a tornar o estudante capaz de não apenas identificar pressupostos metodológicos em trabalhos científicos e publicações dos media como também elaborar textos de comunicação científica. Em termos laboratoriais, o aluno deverá ser capaz de utilizar os principais softwares para escrita, cálculo e apresentação de conteúdos de modo a materializar seus projetos académicos em documentos digitais compartilháveis.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e baseadas em oficinas de produção de texto e de aprendizagem de recursos informáticos, além de simulação de seminários de apresentação científica. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (25%), um momento de apresentação de caráter científico (25%) e a elaboração de um paper académico simplificado (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como oficinas de softwares, de leitura e de redação de textos científicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais sobre a estrutura dos textos científicos e sobre o funcionamento das principais aplicações e bases de dados utilizados pela comunidade académica. A simulação de apresentações em painéis científicos auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, postura e capacidade de comunicação dos estudantes.
Bibliografia:
- Burke, P. (2003). Uma história social do conhecimento 1: de Gutenberg a Diderot. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
- Burke, P. (2012). Uma história social do conhecimento 2: da Enciclopédia à Wikipédia. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
- de Sousa Santos, B. (2018). Um discurso sobre as ciências. Cortez Editora.
- Milhhollon, M., & Murray, K. (2002). Microsoft Word. Microsoft Press.
- Pilati, R. (2018). Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. Editora Contexto.
- Rei, J. E. (1994). A escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Porto Editora.
- Stinson, C., & Dodge, M. (2002). Microsoft Excel. Microsoft Press.
- Universidade Fernando Pessoa. Manual de Estilo de Elaboração de Monografia [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt
Objetivos de aprendizagem:
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área de integração europeia;
(ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos políticos contemporâneos e a participação portuguesa no processo europeu;
(iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre os assuntos europeus;
(iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre os fenómenos políticos contemporâneos e o processo de integração europeia.
Conteúdos programáticos:
Capítulo I – Enquadramento da integração europeia: 1. Organizações supranacionais vs. organizações intergovernamentais. 2. Origens da União Europeia (UE). 3. Etapas de integração económica. 4. Alargamentos da UE. 5. Desenvolvimento da integração europeia: as revisões dos tratados europeus. 6.A Carta dos Direitos Fundamentais da UE.
Capítulo II – Instituições e o processo de decisão da UE: 1. Instituições de decisão: Parlamento Europeu, Conselho de Ministros e Banco Central Europeu; 2. Instituições de orientação: Comissão Europeia e Conselho Europeu; 3. Instituições de controlo: Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. 4. Princípio da subsidiariedade. 5. Processo legislativo ordinário
Capítulo III – Relação entre o direito da UE e o direito nacional: 1. Categorias do direito da UE: direito primário e direito derivado.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Capítulo I – Com a apresentação do processo de integração europeia pretende-se motivar os alunos para o conhecimento dos fenómenos políticos contemporâneos, bem como promover a leitura crítica fundamentada sobre o processo de integração europeia.
Capítulo II – A apresentação das instituições políticas europeias visa a compreensão do modelos institucional da União Europeia (UE), bem como promover uma leitura crítica da integração europeia, na dimensão institucional e na dimensão articulada com o processo de decisão da UE.
Capítulo III – A tomada de contacto com o direito da UE visa dar a conhecer as duas categorias principais do direito da UE, para posteriormente se equacionarem os modos de relacionamento entre esse direito e o direito nacional.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (45% + 45%) e trabalho de pesquisa, em grupo, entregue e apresentado em sala de aula (10%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Exposição teórica de conteúdos; apresentação e manuseamento do manual de apoio; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
CARDOSO, Carla, RAMOS, Cláudia, LEITE, Isabel C., CARDOSO, João C. and VILA MAIOR, Paulo (2017), A União Europeia: História, Instituições e Políticas, 5ª edição, Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, 2007.
Constituição da República Portuguesa, 2005.
RAMOS, C.; Vila Maior, P.; Leite, I.C. (2020). O Parlamento Europeu e as eleições europeias: Ensaios sobre legitimidade democrática, Aletheia.
Tratado de Lisboa, 2007.
WALLACE, W., WALLACE, H. e POLLACK, M. (2005) – Policy-Making in the European Union. 5ª ed. Oxford: Oxford U.P.
Objetivos de aprendizagem:
Conhecer e refletir criticamente sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) e a sua utilização no setor da saúde. Estudar os conceitos e fundamentos de E-saúde, mHealth e de sistemas de informação e da gestão estratégica da informação em saúde. Desenvolver nos estudantes uma compreensão do papel das TIC’s e dos sistemas de informação nas organizações de prestação de cuidados de saúde e na sua relação com os seus diferentes públicos.
Promover a aquisição de conhecimentos e competências: no âmbito da orientação do utente no registo de saúde eletrónico; na utilização de sistemas de informação em saúde; do foro administrativo no domínio da telemedicina; elementares acerca da mHealth.
Conteúdos programáticos:
1. O papel das TICs na sociedade e na área da saúde
1.1 Identificar conceitos e terminologia relacionados com as TICs.
1.2 Os utilizadores.
1.3 As tecnologias.
2. Os sistemas de informação: conceito, objetivos e fundamentos.
3. E-saúde: conceito, objetivos e fundamentos.
4. mHealth: conceito, objetivos e fundamentos.
5. O registo de saúde eletrónico
5.1 Bases de dados;
5.2 Tabelas, Registos e Campos;
5.3 Tipos de campos;
5.4 Chaves Primárias;
5.5 Questões à Base de Dados;
5.6 Entidades e Relacionamentos.
6. O processo administrativo em telemedicina
6.1 O desenho da solução do ponto de vista do utente;
6.2 As diferentes soluções tecnológicas;
6.3 Criação de documentos e bases de dados;
6.4 Comunicação com os utentes e profissionais de saúde;
6.5 Avaliação da satisfação dos intervenientes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre as TICs, E-saúde, mHealth e os sistemas de informação, assim como, a compreensão crítica e reflexiva dos campos de conhecimento em questão, os primeiros pontos do programa centram-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio das TICs e dos sistemas de informação, os pontos 5 a 6 garantem o domínio de ferramentas para a criação de conteúdos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui, um teste escrito [correspondendo a 50% (cinquenta por cento) da nota], micro trabalhos individuais práticos com a correspondente apresentação oral [correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota], e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais [correspondendo a 10% (dez por cento) da nota].
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo.
Aos estudantes é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
André, S., & Ribeiro, P. (2020). E-health: as TIC como mecanismo de evolução em saúde. Gestão E Desenvolvimento, (28), 95-116. [Em linha]. Disponível em
09/09/2020].(b-on)
DeLone, W., & McLean, E. (2003). The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9-30. (b-on)
Marin, H.F. (2010). Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 2 (1): 20-4. [Em linha]. [Consultado em 09/09/2020].
Matos, A.A. e Nunes, A. M. (2018). Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde Português. Journal of Health Informatics Jan-Mar; 10 (1): 30-4. [Em linha].[Consultado em 09/09/2020].
U.S. Digital Service (s/d). The Digital Services Playbook — from the U.S. Digital Service. [Em linha]. Disponível em
Conteúdos programáticos:
1. Introdução aos Computadores
2. Introdução à Programação
2.1 A linguagem de programação
2.2. O que é um programa?
2.3. O que é depuração?
2.4. Erros de sintaxe
2.5. Erros de tempo de execução
2.6. Erros semânticos
2.7. Depuração experimental
2.8. Linguagens formais e naturais
2.9. Variáveis, expressões e declarações
2.10. Algoritmo
3. Folha de Cálculo
3.1 Conceito e história da folha de cálculo
3.2 Ambiente de trabalho da folha de cálculo
3.3 Operações básicas de gestão de livros de trabalho
3.4 Utilização e edição de folhas de trabalho
3.5 Utilização de fórmulas e funções
3.6 Formatação de folhas de trabalho
3.7 Criação e formatação de gráficos
4. Folha de Cálculo - Avançado
4.1 Fórmulas e Funções
4.1.1 Função SE
4.2 Tabelas Dinâmicas
4.3 Formatação condicional
4.4 Introdução às macros em Excel
Bibliografia:
[1] RIBEIRO, N. M., BORGES GOUVEIA, L., RURATO, P. & MOREIRA, R. (2005). Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. Edições Fernando Pessoa, UFP.
[2] Marques de Sá. (2004). Fundamentos de Programação. FCA-Editora de Informática.
[3] Martins J.P. & Cravo. M.R. (2011). Fundamentos da Programação Utilizando múltiplos paradigmas - Edição IST
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer e compreender os conceitos básicos de informação clínica em saúde.
- Conhecer a legislação nacional e europeia relacionada com a proteção de dados.
- Reconhecer aspetos éticos e deontológicos inerentes à gestão de processos clínicos.
Conteúdos programáticos:
- Conceitos básicos de informação clínica em saúde.
- Legislação nacional e europeia relacionada com a proteção de dados.
- Aspetos éticos e deontológicos inerentes à gestão de processos clínicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Conhecimentos especializados de gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde, documentação e stocks em saúde.
Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras.
Organizar autonomamente a documentação: protocolos, estatísticas, registos, sobretudo nas plataformas informáticas.
Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação segundo normas de Equipas multiprofissionais.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em recorrendo se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, rolpelay, estudos de caso e simulação. As aulas são essencialmente expositivas e de interação, destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (vídeos, entre outros). O regime de avaliação é efetuado através da avaliação, prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e ativo-participativa.
Numa segunda fase, e recorrendo à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (como pesquisa orientada e técnicas de "role-play", e experimentação em plataformas do SNS, diversificando os cenários de aprendizagem, estudos de caso) e ao integrar o estudante como ativo no seu processo de formação, possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis para articular os conhecimentos.
Bibliografia:
Almeida, R., & Braga, R. (2008). Ética e relações profissionais. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 24, 97-105.
Green, M. A., & Bowie, M. J. (2011). Essentials of health information management: Principles and practices (2ª ed.). Nova Iorque: Delmar, Cengage Learning.
- Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.
- Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.
- Lei n.º 95/2019,
de 4 d setembro.
- Regulamento EU 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016.
- Sorensen, R., & Iedeman, R. (2008). Managing clinical processes in health services. Chatswood: Elsevier
Objetivos de aprendizagem:
Desenvolver competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na área administrativa.
Conteúdos programáticos:
1. A terminologia médica: Objeto, conceito, termo.
2. Importância e características da terminologia médica.
3. Termos médicos e respetivos constituintes.
4. Tipos de termos médicos.
5. Etimologia dos constituintes que integram os termos médicos.
6. Terminologia médica por sistemas do corpo humano.
7. Processos de formação de palavras.
8. Princípios de cortesia na comunicação.
9. O Acordo Ortográfico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os temas genéricos relativos à palavra e à comunicação permitem da resposta às questões discursivas na área administrativa, de modo particular na relação com os utentes e com a restante equipa de saúde. A temática ligada à terminologia médica permite uma comunicação mais eficaz do técnico administrativo com a restante equipa de saúde em que se insira.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Serão utilizadas metodologias de ensino expositivas e demonstrativas, com atividades individuais e de grupo. A avaliação incluirá teste escrito individual e trabalhos individuais e de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A maior parte das temáticas terão que ser abordadas de forma expositiva. Contudo, é desejável que os alunos possam praticar, o que acontecerá após demonstração e através de trabalhos e de métodos como o rôle-playing.
Bibliografia:
Beverley Henderson, C. M. T. e Dorsey, J. (2016). Terminologia Médica para Leigos. Alta Books.
Fernandes, G. (2007). O princípio da cortesia em português europeu. Conference: XXV Congrès International de Linguistique et Philologie. Available in https://www.researchgate.net/publication/304381453_O_Principio_da_Cortesia_no_Portugues_europeu_falado_e_escrito#fullTextFileContent
Pinto, P. F. (2012). Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. INCM.
Objetivos de aprendizagem:
Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo administrativo em contexto clínico. Desenvolver competências de comunicação com o cliente e com outras equipas e profissionais. Identificar a redação oficial usada em contexto clínico e desenvolver conhecimentos para a apreensão e aplicação da mesma. Compreender as interrelações do elemento administrativo como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde.
Conteúdos programáticos:
Visão histórica do conceito de saúde e do processo de humanização da saúde. Principais órgãos de saúde em Portugal: visão, missão e gestão. O papel do elemento administrativo como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde e sua atuação e interferência na unidade de saúde através do bom e eficaz atendimento ao cliente nos diferentes momentos de atuação. Aspetos da comunicação administrativa com o cliente e em âmbito multidireccional com restantes profissionais de saúde. Redação oficial e gestão documental.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com o processo administrativo em contexto clínico . Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao aluno a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel do administrativo no âmbito de prestação de cuidados de saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto, partilha e desenvolvimento autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, e apresentação de estudos de caso para simulação. As aulas serão teórico-práticas destinadas a aprofundar as temáticas abordadas . O regime de avaliação contínua é composto por um momento de exposição de projeto (70%) e teste escrito (30%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os alunos são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências.
Bibliografia:
• - Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa: Práxis. - Campos, A. P., Cardadeiro, F., & Esteves, M. J.
• (2004). Técnicas administrativas. Lisboa: Plátano Editora. - Lousã, A., Pereira, P. A., Lambert, R., & Lousã, M. D. (2004).
• Técnicas administrativas. Porto: Porto Editora. - Silva, H. V., & Matos, M. A. (2004). Técnicas administrativas. Alfragide:Texto Editora.
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área social e da saúde.
Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos.
Conteúdos programáticos:
1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito
2. Análise: Principais posições teóricas e prática
3. Principais organismos de supervisão
4. Sistema de regulação legal
5. Quadro internacional
6. O RGPD
7. Casos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas na área dos cuidados de saúde. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas:
1. Resolução de problemas em pequenos grupos;
2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos;
3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos;
4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo.
Avaliação: Portfólios escritos (60% da avaliação final); Apresentação de trabalho e participação ativa (40% da avaliação final). Os estudantes devem realizar ambos os momentos de avaliação.
Época de Recurso - Exame (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino correspondem aos objetivos de aprendizagem definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática.
Metodologia ativa e expositiva - avaliação: trabalho individual, apresentação, e participação/assiduidade.
Bibliografia:
CARVALHO DANTAS, C. (2018). Dilemas éticos na saúde: reflexões para a tomada de decisão, Paraninfo Digital, 2018; XII(28): e051. http://www.index-f.com/para/n28/pdf/e051.pdf
CORREIA, P. et al. (2019). O papel dos códigos de ética na administração do setor da saúde em Portugal, Sociologia, Problemas e Práticas, 89, pp. 79-95. https://journals.openedition.org/spp/5572
FIDALGO, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis, 2ª ed., Lisboa: Gradiva.
ROSIN BONIFÁCIO, A.C. (2015). Ética na Saúde, Rio de Janeiro: Estácio.
SERRÃO, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56.
SCHWALBACH, J. (2013). O trabalhador de saúde perante a dor e os cuidados paliativos, Dor, Vol. 21, N.o 4, pp. 7-12. https://www.aped-dor.org/images/revista_dor/pdf/2013_04.pdf
Objetivos de aprendizagem:
- Adequar a produção verbal escrita a diferentes situações de comunicação.
- Identificar os elementos da frase em português e usá-los com correção na produção de enunciados verbais diversos.
- Elaborar com correção linguística e estrutural documentos escritos de uso no quotidiano profissional.
- Distinguir informação acessória de informação essencial na interpretação de textos.
Conteúdos programáticos:
- Produção verbal em português: da frase ao texto.
- A frase: elementos constitutivos.
- Mecanismos de coesão e coerência.
- Produção escrita: documentos de suporte ao quotidiano profissional: CV e carta de apresentação; Relatório; Procedimentos e manuais; Correspondência profissional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão estruturados para fornecer bases linguísticas conceituais ao aluno, de modo a permitir que tenha mais segurança e competência tanto na leitura/análise de textos como na redação/composição de documentos de variados graus de complexidade, do e-mail ao relatório académico e/ou profissional. Pretende-se que o aluno assim seja capaz de reconhecer e distinguir as várias formas de produção textual e de elaborar textos com coesão e coerência.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino prioritariamente ativas (PBL – Project Based Learning), em que os alunos são instigados a cumprir desafios de recolha de dados, leitura, interpretação de textos e, finalmente, composição. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de exame escrito (25%), no qual será cobrada a leitura e interpretação de textos de diferentes características, um momento de redação de textos de géneros curtos (25%), e mais dois momentos (25% e 25%) de redação de textos mais longos e complexos, como a carta de apresentação e a introdução a um relatório científico. Para o sucesso da disciplina, é fundamental criar um espaço acolhedor, em que os alunos se sintam à vontade para compartilhar a produção textual sem medo de cometer erros – e de aprender com eles. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino, centrada principalmente em oficinas de leitura e discussão de textos, seguidas por exercícios de redação e composição, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais sobre a estrutura de variados géneros textuais enquanto os pratica com regularidade. A manutenção de um espaço seguro e tranquilizador ao aluno durante todo o processo, no qual ele possa expressar suas opiniões e dúvidas acerca da própria produção e da produção alheia – seja dos colegas, seja de textos de jornal, revistas científicas ou autores consagrados – sem medo de repreensão, mas no espírito de uma aprendizagem crítica, contínua e para a vida inteira, auxilia no desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes.
Bibliografia:
Câmara, J., & Matoso, J. (2002). Manual de Expressão Oral e Escrita. Petrópolis: Vozes.
Cunha, C., & Cintra, L. (1998). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.
Estrela, E. et al. (2006). Saber Escrever. Lisboa: D. Quixote.
Madeira, A. C., & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência. Lisboa: Escolar Editora.
Mateus, M. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J., & Móia, T. (2003). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Rei, J. E . (2003). Curso de Redacção I - A Frase. Porto: Porto Editora.
Rei, J. E. (2000). Curso de Redacção II - O Texto. Porto: Porto Editora.
Rego, A. (2013). Comunicação Pessoal e Organizacional. Lisboa: Sílabo.
Universidade Fernando Pessoa. Manual de Estilo de Elaboração de Monografia [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt
Objetivos de aprendizagem:
a) Identificar as funções e competências do terapeuta da fala
b) Descrever os conceitos associados à comunicação humana e às suas perturbações
c) Utilizar estratégias facilitadoras da comunicação humana aplicáveis em contexto real de trabalho
Conteúdos programáticos:
CP1. A terapia da fala: âmbito da prática; populações-alvo e locais de trabalho
CP2. A comunicação humana e as suas perturbações: processo de desenvolvimento e envelhecimento (normal e patologia); perturbações do desenvolvimento; linguagem e afasia; fala, voz e disartria; deglutição e disfagia; cognição e demência na comunicação; comunicação aumentativa e alternativa.
CP3. Estratégias facilitadoras da comunicação com indivíduos com perturbação da comunicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
É estabelecida a correspondência entre os conteúdos e os objetivos de aprendizagem acima mencionados: a-CP1; b-CP2; c-CP3.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Método expositivo, interrogativo e demonstrativo
Avaliação através de 1 teste escrito e de um trabalho prático (50%+50%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Através da exposição de conteúdos teóricos suportados por exemplos práticos, são transmitidos conhecimentos que permitam ao aluno lidar com perturbações da comunicação humana em contexto real de trabalho.
Bibliografia:
Owens, R. et al (2015). Introduction to communication disorders: a lifespan evidence-based perspective. Pearson.
Objetivos de aprendizagem:
Conferir aos alunos a capacidade de:
OA1. Identificar tendências de gestão em Saúde;
OA2. Descrever dinâmicas de políticas de saúde;
OA3. Distinguir entre problemas no âmbito da Macroeconomia e da Microeconomia;
OA4. Perceber a utilidade da utilização do modelo da procura e da oferta de mercado;
OA5. Aferir da utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde;
OA6. Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde;
OA7. Ser capaz de interpretar os diferentes diplomas legais referentes à Saúde;
OA8. Analisar criticamente a gestão das organizações de saúde.
Conteúdos programáticos:
CP1. O Estudo do setor da saúde: Tendências internacionais
CP2. Modelos de Gestão em Saúde: os vários níveis de prestação dos cuidados de saúde
CP3. Procura, Oferta e Equilíbrio de mercado da saúde
CP4. Aplicabilidade e utilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde
CP5. O Estado de Welfare e a generalização do direito à saúde: o Serviço Nacional de Saúde
CP6. Direitos e deveres do utente no Serviço Nacional de Saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
CP1. e CP2. >>>
- identificar tendências
- perceber a forma de tomar decisões em gestão em saúde,
- distinguir entre problemas no âmbito da Macroeconomia e da Microeconomia,
- distinguir entre a análise positiva e a análise normativa,
CP3. >>> perceber a utilidade da utilização do modelo da procura e da oferta de mercado.
CP4. >>> perceber a utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde.
CP5. >>> Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde.
CP6. >>> Ser capaz de interpretar os diferentes diplomas legais referentes à Saúde.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
M1. A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos. Estes recursos são todos disponibilizados aos estudantes.
M2. A avaliação é contínua aliando a participação oral dos estudantes e um teste:
- desempenho na discussão e aprendizagem activa dos estudantes (com um peso de 50%);
- o teste incidindo na avaliação dos CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, e CP6 (com um peso de 50%).
O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A combinação de uma metodologia expositiva com recurso a pequenos exemplos de aplicação resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC).
Bibliografia:
International Journal of Healthcare Management: https://www.tandfonline.com/toc/yjhm20/current
Mankiw, N.G. (2014). Introdução à Economia. Tradução da 6ª edição Norte-americana. Cengage Learning.
Morais, L. (2012). Liderança e estratégia – Casos de inovação nas organizações de saúde. Lisboa: Escolar Editora.
Porter, M. e Lee, T. (2013). The Big Idea: The Strategy That Will Fix Health Care, Harvard Business Review.
Shortell, S. e Kaluzny, A. (2000). Health care management: organization design and behaviour, 4th. Columbia: Delmar.
Cordeiro, Silvério. (2010). Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Barros, P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos. 3ª Edição. Coimbra: Edições Almedina.
Lei n.º 15/2014, de 21 de março com as respectivas alterações
Objetivos de aprendizagem:
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre literacia em saúde e sua importância para a prestação de cuidados, promoção da saúde e para prevenção/tratamento de doenças; tipos de literacia em saúde; métodos, estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; o papel dos profissionais na promoção da literacia em saúde.
- Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde: as funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde.
- Desenvolver uma perspetiva crítica e reflexiva sobre a importância da literacia em saúde e da comunicação no contexto dos cuidados de saúde.
Conteúdos programáticos:
1. Literacia em saúde: Contextualização histórica; “Literacias” em saúde; Modelos de literacia em saúde; Literacia em saúde na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção/tratamento de doenças; Estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; Papel dos profissionais do contexto de saúde na promoção da literacia em saúde.
2. Comunicação em saúde: funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre literacia em saúde : Ponto 1
- Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde: Ponto 2
- Desenvolver perspetiva crítica sobre a importância da literacia em saúde e da comunicação no contexto dos cuidados de saúde: Pontos 1 e 2.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula.
A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre: literacia em saúde e sua importância para a prestação de cuidados de saúde, promoção da saúde e para a prevenção/tratamento de doenças; classificação dos tipos de literacia em saúde; métodos, estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; o papel dos profissionais que trabalham no domínio da saúde para a sua promoção: Metodologias expositivas e ativas/participativas (com exploração métodos e meios de comunicação disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde; promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos).
- Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde, particularmente sobre: as funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde: Metodologias ativas/participativas (role-play e promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos).
Bibliografia:
- Cunha, P., & Monteiro, A.P. (2021). Gestão de conflitos na saúde. Lisboa: Pactor.
- Direcção-Geral da Saúde. (2019). Manual de boas práticas. Literacia em Saúde. Capacitação dos profissionais de saúde. Lisboa, Portugal: Autor. Disponível em: https://www.chuc.min-saude.pt/media/literaciasaude/manual-de-boas-praticas-literacia-em-saude-capacitacao-dos-profissionais-de-saude-pdf.pdf
- Espanha, R. Ávila, P., Mendes, R.V. (2016). Literacia em Portugal. Relatório Síntese. Lisboa: FCG. Disponível em: https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2017/08/29203225/PGISVersCurtaFCB_FINAL2016.pdf
- Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). Literacia em saúde. Lisboa. Disponível em http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/literacia_em_sa__de.pdf