UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

A unidade curricular de Boas Práticas Laboratoriais (BPL) tem como principais objetivos:
• Adquirir conhecimento sobre BPL
• Compreender as consequências da exposição a substâncias químicas e medidas de prevenção associadas • Identificar as consequências da exposição a agentes biológicos e medidas de prevenção associadas
• Sensibilizar os alunos para um conjunto de regras básicas de segurança em laboratórios
• Abordar a gestão de resíduos produzidos no laboratório

Conteúdos programáticos:

1. Introdução às boas práticas laboratoriais
1.1.Legislação, regulamentos e normas
1.2. Instalações e Equipamentos
2. Procedimentos
2.1.Protocolos
2.2 Procedimentos operacionais
2.3 Relatórios
3. Substâncias Químicas
3.1. Classificação
3.2. Consequências da exposição
3.3. Rotulagem
3.4. Pictogramas
3.5. Fichas de dados de segurança
4. Material biológico
4.1. Classificação
4.2. Consequências da exposição
5. Regras básicas de segurança
6. Gestão de residuos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Todos os conteúdos abordados permitem ao aluno sensibilizar-se com o tipo de trabalho realizado em diversos laboratórios e os vários equipamentos e materiais existentes; tomar consciência dos perigos que possam advir de diversas situações; saber o que fazer em caso de acidente. Os alunos são sensibilizados quanto à gestão de resíduos e quanto às boas práticas ambientais no descarte desses mesmos resíduos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Nas aulas de cariz Teórico-Prático, faz-se uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Nas aulas Prático-laboratoriais, far-se-á um complemento das aulas TP, no sentido de pôr em prática alguns conhecimentos, nomeadamente no que se refere à verificação das normas e realização de checklists. Os alunos têm a oportunidade de fazer uma visita guiada a vários laboratórios do Campus.
A avaliação a esta UC (TP e PL) é feita por avaliação contínua, com o recurso a quizzes durante as aulas (60%) e um trabalho de grupo final (40%). A nota mínima para aprovação da componente TP é de 9,5 valores, abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame. A cima de 9,5 valores, o aluno será aprovado à componente PL. A nota final da UC corresponde à média ponderada de 65%TP+35%PL

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante a aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reias e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos.

Bibliografia:

OECD Principles of Good Laboratory Practice and Compliance Monitoring (ENV/MC/CHEM (98) 17);
OECD, Chemicals Group and Management Committee (1998)
Miguel, Alberto Sérgio S. R. (2014). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto. Porto Editora
Revised Guides for Compliance Monitoring Procedures for Good Laboratory Practice
(OCDE/GD (95) 66), Environment Monograph nº110; OECD (1995)

Objetivos de aprendizagem:

Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos com o objectivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais. Consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos. Identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês. Desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas dos alunos, através de uma aprendizagem e gestão autónomas.

Conteúdos programáticos:

1. Situações socioprofissionais
1.1. Socialização
1.2. Viagens
1.3. Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
2.1. Ambiente Hospitalar
2.2. Corpo Humano
2.3. Problemas de Saúde
2.4. Diálogos Médico-paciente
3. Trabalho de Projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde.
É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens em língua inglesa. Avaliação contínua OU exame. A avaliação contínua é constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas. O exame é constituído por 2 partes: escrito e oral. A oral é obrigatória sempre que o aluno obtiver 7,5 ou mais na componente escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento.
As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa.

Bibliografia:

Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press.
Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine – 3rd Edition. Cambridge, Cambridge University Press.
Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford, Oxford University Press.

Objetivos de aprendizagem:

A Matemática e Estatística Laboratorial I propõe-se introduzir e promover o conhecimento das ferramentas matemáticas básicas e das técnicas de análise estatística descritiva. Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
OA1 - Dominar as técnicas de cálculo algébrico, incluindo logaritmos e exponenciais;
OA2 - Dominar alguns aspetos da recolha, análise e interpretação de dados de investigação;
OA3 - Representar dados graficamente e calcular estatísticas.

Conteúdos programáticos:

1. Revisão de alguns conceitos
1.1. Álgebra de frações
1.2. Álgebra de expoentes
1.3. Álgebra de polinómios
2. Funções em R
2.1. Conceitos básicos – domínio e representação gráfica
2.2. Funções exponencial e logarítmica
2.3. Equações algébricas
3. Noções elementares de estatística
3.1. Introdução ao estudo da estatística
3.2. Populações e amostras, unidades amostrais e variáveis
4. Análise de dados univariados
4.1. Tabelas de frequências
4.2. Representações gráficas
4.3. Características amostrais para dados não classificados (medidas de localização, medidas de dispersão, assimetria e achatamento)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A Matemática e Estatística laboratorial I funciona como ferramenta auxiliar nas análises laboratoriais. Os conteúdos programáticos selecionados são os de ferramentas matemáticas básicas e da análise de dados base exploratória, ferramentas indispensáveis no planeamento, interpretação e conclusão de uma análise laboratorial.
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Para atingir o OA1 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 1 e 2. Os OA2 e OA3 serão atingidos se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 3 e 4.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios incluindo o uso do programa excel.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
A avaliação é periódica com dois testes, ambos com uma ponderação de 50%.
Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 10 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre e um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos.

Bibliografia:

[1] Anton, H.; Bivens, I; Davis, S. Cálculo – Volume 1, Bookman, 2014
[2] Barreira, Sérgio V. P. Matemática Aplicada às Ciências Farmacêuticas, com Excel vol. 1. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789725924136. Escolar Editora, 2014.
[3] Daniel, W.; Cross, C. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 11th ed., John Wiley and Sons, 2018.
[4] Reis, E. Estatística Descritiva, 7ª ed., Edições Sílabo, 2009.

Objetivos de aprendizagem:

Conhecimento sobre a diversidade do mundo microbiano e capacidade de executar técnicas microbiológicas básicas tendo em vista a observação de microrganismos e a sua susceptibilidade a agentes antimicrobianos.

Conteúdos programáticos:

Microbiologia - perspetiva histórica; Nomenclatura e classificação de microrganismos; Micróbios e bem estar humano/Micróbios e as doenças humanas; Estrutura da célula procariótica; Estrutura da célula eucariótica; Metabolismo microbiano; Grupos de microrganismos - Archaea, Eubacteria, fungos, protistas, vírus e priões; agentes antimicrobianos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O conhecimento dos grupos de microrganismos bem como da sua estrutura permite ao aluno atingir os objetivos propostos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas T serão lecionadas expondo os conteúdos do programa em diálogo com os alunos. As aulas PL serão lecionadas no laboratório executando as técnicas. A avaliação final incluirá a componente teórica (50%) e a componente prática laboratorial (50%). A avaliação teórica consistirá da média de 2 testes escritos. A avaliação prática consistirá na média de dois testes práticos (80%), a média de três questões de aula (10%) e desempenho do aluno em laboratório (10%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O método de avaliação utilizado permite ao aluno alcançar os objetivos propostos.

Bibliografia:

Tortora,G.J., Funke, B.R., Case, C.L. 2012. Microbiologia (10ª Ed.). Artmed
Willey, J.M., Sherwood, L.M., Woolverton, C.J. 2014. Prescott’s Mycrobiology (9th Ed.) McGraw-Hill
Canas-Ferreira, W., Sousa, J.C., Lima N. 2010. Microbiologia. Lidel.

Objetivos de aprendizagem:

O principal objetivo desta unidade curricular é fornecer os conceitos fundamentais da química e por esta via os conhecimentos indispensáveis à compreensão de disciplinas mais avançadas. As competências a atingir são:
O1- Conhecimento das regras básicas de segurança, do material de laboratório e sua utilização
O2- Conhecimento dos conceitos necessários para a execução de um protocolo
O3- Manipulação correta de algarismos significativos, notação científica e conversão de unidades
O4- Escrever o nome científico de um composto a partir da sua fórmula química e vice-versa
O5- Saber acertar equações
O6- Ser capaz de realizar cálculos de concentração envolvendo estequiometria
O7- Reconhecer os vários tipos de reações
O8- Compreensão de conceitos relativos a ligação química e forças intermoleculares
OA9- Identificar os tipos de soluções e os factores que afetam a solubilidade
OA10- Determinar os factores que influenciam o estado de equilíbrio e calcular o seu valor

Conteúdos programáticos:

CP1 - Segurança em laboratório: regras gerais.
CP2- Operações laboratoriais correntes: preparação e armazenagem de soluções. Utilização de material de vidro. Medições e diluições.
CP3- Erros e algarismos significativos. Sistema internacional de unidades.
CP4- Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos.
CP5- Reações químicas e equações químicas.
CP6- Reações de precipitação, de ácido-base, de oxidação redução e de complexação.
CP7- Concentração de soluções (molaridade, fração molar, percentagem em volume, percentagem em massa, molalidade).
CP8- Volumetrias ácido-base e oxidação-redução.
CP9- Ligação química: conceitos básicos.
CP10- Propriedades físicas das soluções: Tipos de soluções ;Coeficiente de solubilidade; Factores que afetam a solubilidade
CP11- Equilíbrio químico: Estado de equilíbrio. Factores que influenciam o estado de equilíbrio

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular (CP1-CP11) vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos (O1-O10). Procura-se proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas.
CP1- visa atingir O1
CP2- visa atingir O1 e O2
CP3- visa atingir O2 e O3
CP4- visa atingir O4
CP5- visa atingir O5 e O7
CP6- visa atingir O5 e O7
CP7- visa atingir O6
CP8- visa atingir O5 a O7
CP9- visa atingir O8
CP10- visa atingir O9
CP11- visa atingir O10

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial.
M1- Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2- Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas.
M3- Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos.
M4- Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental.
Avaliação
Teórica (30 %): Dois testes de avaliação sumativa (50 % cada da classificação final).
Prática Laboratorial (70 %): Dois testes (60 %) + execução dos protocolos experimentais e preenchimento das respetivas fichas (20 %) + Desempenho laboratorial (20 %).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas: objetivos O3 a O8. M3 - Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos: objetivos O1 a O7 e O9 a O10. M4 - Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental: objetivos O1 a O6, O9 e O10.

Bibliografia:

[1] Chang, R.; Overby, J. - Chemistry - 13ª Ed., McGraw-Hill, 2019.
[2] Zubrick. The organic chem lab survival manual: a student's guide to techniques, 2016, 10th ed, John Wiley & Sons.
[3] Renata, S.; Pimenta, A.; Catarino, R. - Manual Prático de Análise Química - Lusodidacta, 2018.

Objetivos de aprendizagem:

O objetivo da unidade curricular é o de assegurar aos alunos uma boa preparação em Química Orgânica que lhes permita abordar, com desenvoltura, conteúdos de unidades curriculares com esta relacionadas, procurando sempre desenvolver nos alunos, o espírito crítico e de análise de problemas. A unidade curricular visa dotar o aluno de conhecimentos relativos à identificação e comportamento dos diferentes compostos orgânicos, compreensão das reações químicas, comportamento químico e estrutura tridimensional. A componente prática laboratorial destina-se a introduzir os alunos à síntese orgânica.

Conteúdos programáticos:

1. Introdução à Química Orgânica: compostos de carbono representativos e grupos funcionais
2. Noções de polaridade e apolaridade
3. Estudo de compostos orgânicos: Nomenclatura, propriedades e reações
3.1. Hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos e aromáticos)
3.2. Álcoois, fenóis e éteres
3.3. Aldeídos e cetonas
3.4. Ácidos carboxílicos, amidas e ésteres
3.5. Aminas
4. Estereoquímica de compostos orgânicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos, pois fornecem aos alunos os ensinamentos necessários (conceitos, técnicas, metodologias) para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente. Toda a informação fornecida tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância dos compostos de carbono representativos, das regras básicas de nomenclatura de química orgânica e das reações orgânicas e seus mecanismos.
Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. As aulas práticas laboratoriais incluem a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos.
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial. Os alunos resolverão casos práticos, semelhantes às situações que irão ter na sua vida profissional, os quais permitirão, recorrendo a diversas técnicas analíticas, desenvolver o seu espírito crítico.
Teórica (60%): 2 testes (50% cada); Prática Laboratorial (40%): 6 mini-testes (15% cada) e desempenho em laboratório (10%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas e as atividades de avaliação de conhecimentos, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A adoção das metodologias preconizadas permitirá aos alunos adquirir conhecimentos, descobrir métodos de trabalho a utilizar, assumir comportamentos profissionais, detetar a importância da atividade desenvolvida no contexto laboratorial, aplicar os conhecimentos em situações novas e suscitar uma discussão permanente nas aulas.

Bibliografia:

1. Solomons, T. W. G., Fryhle, C.B., & Snyder, S. A. (2016). Organic Chemistry (12nd ed.). John Wiley & Sons.
2. Bruice, P. Y. (2017). Organic Chemistry (8th ed.). Pearson Education International.
3. Clayden, J., Greeves, N., Worren, S., & Wothers, P. (2012). Organic Chemistry (2nd ed.). Oxford University Press.
4. Carey, F. A. (2000). Organic Chemistry (4th ed.). McGraw-Hill.
5. Campos L. S., & Mourato M. (2009). Nomenclatura dos Compostos Orgânicos (2nd ed.). Escolar Editora.
6. Boxer, R. J. & Robert, J. (1997). Essentials of Organic Chemistry. W. C. Brown Publishers.
7. Zubrick, J. W. (2003). The Organic Chem Lab Survival Manual (6th ed.). John Wiley & Sons.
8. Keese, P., Brandle, M. P., & Toube, T. P. (2006). Pratical Organic Synthesis, a student guide. John Wiley & Sons.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística que são correntemente utilizados na análise de dados, em particular de resultados experimentais.
Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
OA1: Caracterizar conjuntos de dados e fazer a sua correta interpretação;
OA2: Calcular probabilidades e aplicar o conceito de probabilidade como medida de incerteza;
OA3: Utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses;
OA4: Realizar tarefas simples, de forma autónoma, como tabular dados, calcular medidas de frequência e dominar alguns aspetos da recolha, análise e interpretação de dados de investigação.

Conteúdos programáticos:

1. Estatística Descritiva
1.1. Características amostrais para dados classificados
2. Correlação e Regressão
2.1. Diagrama de dispersão
2.2. Coeficiente de correlação linear
2.3. Regressão linear simples
3. Teoria elementar da probabilidade
3.1 Experiência aleatória, espaço amostral, acontecimento
3.2 Definições de probabilidade
3.3 Probabilidade condicionada e independência de acontecimentos
4. Distribuições de probabilidade
4.1 Variáveis aleatórias discretas e contínuas
4.2 Função de probabilidade e de distribuição
4.3 Valor esperado e variância
4.4 Modelos teóricos de distribuições de probabilidade (binomial e normal)
5. Estimação por intervalo de confiança
5.1. Inferência em torno do valor médio
5.2. Inferência em torno da variância
6. Ensaios de hipóteses
6.1. Procedimento envolvido em ensaios de hipóteses
6.2. Análise de erros
6.3. Testes mais comuns (valor médio e à diferença de valores médios; variância)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A Matemática e Estatística Laboratorial II funciona como ferramenta auxiliar nas análises laboratoriais. Os conteúdos programáticos selecionados são os de ferramentas estatísticas indispensáveis no planeamento, interpretação e conclusão de uma análise laboratorial.
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Para atingir o OA1 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 1 e 2. Os OA2 e OA3 serão atingidos se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 3 a 6. O OA4 será alcançado se o aluno adquirir um nível de conhecimento satisfatório para todos os conteúdos programáticos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios incluindo o uso do programa excel.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
A avaliação é periódica com dois testes, ambos com uma ponderação de 50%.
Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 10 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre e um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos.

Bibliografia:

[1] Daniel, W.; Cross, C. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 11th ed., John Wiley and Sons, 2018.
[2] DAWSON, Beth e Trapp, Robert G., Bioestatística Básica e Clínica, 3ª Ed. McGraw-Hill, 2003
[3] GOUVEIA de OLIVEIRA, A., Bioestatística Descodificada. 2.ª Edição. LIDEL, 2014. ISBN 978-989-752-044-0
[4] Guimarães, R.C. e Cabral, J. A. S., Estatística, Verlag Dashofer, 2010.
[5] Lapponi, J.C. Estatística usando Excel, 4ª Edição, Campus - Elsevier, 2005. ISBN 85-352-1574-3

Objetivos de aprendizagem:

Nesta unidade curricular são aprofundados os conceitos e técnicas na área da metrologia.
Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
• Identificar e gerir a função metrológica de uma organização;
• Identificar as áreas da metrologia aplicáveis por atividade;
• Selecionar os equipamentos de medição;
• Entender a cadeia metrológica aplicável;
• Conhecer e interpretar os regulamentos e legislação na área da metrologia;
• Gerir programas de calibração/verificação;
• Utilizar os equipamentos de medição e interpretar os dados.
As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão:
• Trabalho autónomo e em equipa;
• Capacidade de organização e de planeamento;
• Capacidade para tomar decisões;
• Capacidade de auto-aprendizagem;
• Capacidade de aplicação de conhecimentos;
• Capacidade de adaptação a situações novas.

Conteúdos programáticos:

1. Requisitos gerais para processos de medição e equipamento de medição
2. Confirmação metrológica e realização dos processos de medição.
3. Incerteza da medição e rastreabilidade.
4. Análise e melhoria do sistema de gestão da medição.
5. Metrologia legal. Controlo metrológico.
6. Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM). Conceitos fundamentais e gerais e termos associados. Vocabulário Internacional de Metrologia Legal (VIML). Atividades de metrologia legal.
7. Requisitos gerais
8. Requisitos de estrutura
9. Requisitos dos recursos
10. Requisitos dos processos
11. Requisitos do sistema de gestão

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos formulados para a unidade curricular incluindo os processos metodológicos associados à gestão de programas de calibração/verificação e a utilização e adequabilidade dos equipamentos de medição na função metrológica de uma organização.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. Quando aplicável, são organizadas visitas de estudo a laboratórios de metrologia.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos, bem como a realização de uma frequência de realização individual. A nota final é composta pela média da avaliação da frequência, ponderadas a 70%, 30% para o trabalho prático (que inclui a apresentação um relatório escrito).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar uma visão global das questões da área da metrologia, bem como da regulamentação e legislação aplicáveis. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada à análise de situações concretas e ao desenvolvimento de trabalhos sobre aspetos parcelares, permitem a compreensão dos desafios que se colocam aos futuros profissionais. O processo de avaliação contínua, constituída por uma frequência e trabalho prático permite manter um equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes, teórica e prática. O objetivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e metodologias aplicadas a esta área, num quadro de conhecimento avançado e coerente com o estado do conhecimento.

Bibliografia:

IPQ(2005)NP EN ISO 10012:2005 - Sistemas de gestão da medição. Requisitos para processos de medição e equipamento de medição;
IPQ (2018) NP EN ISO/IEC 17025:2018 – Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração, IPQ
IPQ(2012) VIM Vocabulário Internacional de Metrologia, IPQ
IPQ(2017) VIML Vocabulário Internacional de Metrologia Legal, IPQ

Objetivos de aprendizagem:

A Unidade Curricular tem como principal objetivo a aquisição dos princípios fundamentais da química analítica e a adaptação destes conhecimentos à prática laboratorial indispensável ao futuro profissional. As competências a desenvolver baseiam-se no conhecimento dos aspetos inerentes à análise química quantitativa, que irão servir para a compreensão e execução das atividades realizadas em laboratório. Os objetivos a atingir são:
O1. Identificar o âmbito e a aplicação da química analítica
O2. Conhecer as etapas da análise química e planear um procedimento analítico
O3. Adquirir as bases teóricas inerentes a uma análise volumétrica
O4. Compreender os fundamentos das volumetrias ácido-base, oxidação-redução, complexação e precipitação
O5. Desenvolver competências laboratoriais para executar uma análise volumétrica e para a interpretação dos resultados obtidos
O6. Transferir os conhecimentos de química analítica para a prática laboratorial em contexto real de trabalho

Conteúdos programáticos:

1. Introdução à Química Analítica
2. Procedimento analítico
3. Aspetos gerais da análise volumétrica
3.1. Objetivos e terminologia
3.2. Ponto de equivalência e ponto final de uma titulação
3.3. Classificação de volumetrias
3.4. Preparação de soluções padrão
3.5. Requisitos de uma reação química usada numa titulação
3.6. Curva de titulação
4. Volumetrias de ácido-base
4.1. Reações envolvidas
4.2. Divisão da curva de titulação em regiões
4.3. Efeito da força das partículas e da concentração dos reagentes
4.4. Deteção do ponto de final
5. Volumetrias de oxidação-redução
5.1. Reações envolvidas
5.2. Curvas de titulação redox
5.3. Deteção do ponto de equivalência
6. Volumetrias de complexação
6.1. Equilíbrio em reações de complexação
6.2. Complexometria com EDTA
6.3. Indicadores metalocrómicos
7. Volumetrias de precipitação
7.1. Solubilidade e constante de produto de solubilidade
7.2. Curva de titulação
7.3. Indicadores em volumetrias de precipitação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos (CP) da Unidade Curricular de química analítica proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem desenvolver a sua futura atividade profissional laboratorial nesta área de atuação. Os CP1 Introdução à Química Analítica e CP2. Procedimento analítico visam atingir os objetivos O1 e O2. Os CP 3. Aspetos gerais da análise volumétrica servem para alcançar os objetivos O3. Os CP envolvendo os diferentes tipos de volumetrias (CP4-7) foram delineados para atingir os objetivos O4-O6.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologias (M):
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. O material didático será disponibilizado na plataforma de e-learning
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente prática. Nas aulas práticas os alunos serão chamados a resolver uma série de questões de resposta objetiva e problemas numéricos.
M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais.
Avaliação: a aquisição de conhecimentos da componente teórica é validada através da realização de duas provas escritas (com um coeficiente de ponderação de 30% na nota final da disciplina). A avaliação à componente prática (com um coeficiente de ponderação de 70% na nota final da disciplina) será baseada no desempenho laboratorial, na qualidade dos relatórios entregues (60%) e em duas provas escritas (20% cada). A classificação final só será atribuída, quando ambas as componentes estiverem aprovadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Nas aulas teóricas são expostos os princípios gerais inerentes à análise química que vão desde a preparação e manipulação de soluções até às operações fundamentais para a execução de um procedimento analítico. Em seguida, estudam-se os diversos tipos de equilíbrios e a sua aplicação na análise quantitativa tradicional. Os temas abordados nas aulas teóricos serão consolidados através da resolução de exercícios de aplicação nas aulas práticas. Nas aulas laboratoriais o estudante irá familiarizar-se com a prática da análise química quantitativa executando uma série de trabalhos laboratoriais usando os métodos clássicos de análise baseados nos diferentes tipos de equilíbrio químico. As metodologias (M) definidas articulam-se com os objetivos (O) propostos:
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1-O6.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente práticas – Visa atingir O3-6.
M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais – Visa atingir O5 e O6.

Bibliografia:

Souto, R., Pimenta, A. e Catarino, R. Manual Prático de Análise Química, Lusodidacta, 2018. ISBN: 978-9898075857.
Harris, D. C. e Lucy C. A. Quantitative Chemical Analysis, 10ª ed., W. H. Freeman, 2019. ISBN: 978-1319164300.
Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, A. Analytical Chemistry, 7ª ed, Wiley, 2013. ISBN: 978-0470887578.
Skoog D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch S. R. Fundamentals of Analytical Chemistry, 9ª ed, Cengage Learning, 2013. ISBN: 978-0495558286.
Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 9ª ed. norte-americana, Cengage Learning, 2014. ISBN: 978-8522116607.
Postma, J. M., Roberts, J. L. e Hollenberg, J. L. Chemistry in the Laboratory, 7ª ed, W. H. Freeman, 2009. ISBN: 978-1429219549.

Objetivos de aprendizagem:

A espetrofotometria é uma técnica de análise de uso generalizado que se destaca pela sua simplicidade, versatilidade, fiabilidade e rapidez. Esta UC tem como principal objetivo a aquisição dos princípios fundamentais das técnicas espetrofotométricas e a adaptação destes conhecimentos à prática laboratorial. As competências a desenvolver baseiam-se no conhecimento dos aspetos inerentes à análise espetrofotométrica quantitativa, que irão servir para a compreensão e execução das atividades realizadas em laboratório. Os objetivos a atingir são:
O1. Identificar o âmbito e a aplicação da espetrofotometria
O2. Conhecer os fundamentos da espetroscopia
O3. Adquirir as bases teóricas inerentes ao tratamento e avaliação estatística de dados
O4. Entender os pressupostos de aplicação da Lei de Beer
O5. Compreender os componentes e fundamentos de operação de um espetrofotómetro de UV-Vis
O6. Desenvolver competências laboratoriais para executar uma análise por espetroscopia atómica

Conteúdos programáticos:

1. Introdução aos métodos espetrofotométricos
2. Fundamentos da espetrofotometria
2.1. Propriedades da radiação eletromagnética
2.2. O espetro eletromagnéticco
2.3. Interação da radiação eletromagnética com a matéria
2.3. Absorção da radiação eletromagnética
3. Tratamento e avaliação estatística de dados
3.1. Características gerais de desempenho analíticas
3.2. Calibrações e cálculos quantitativos – métodos de padronização
4. Lei de Beer em análise química
4.1. Condições de aplicabilidade da lei de Beer
4.2. A lei de Lambert-Beer
4.3. Limitações reais, limitações químicas e desvios instrumentais
5. Espetrofotometria de ultravioleta-visível
5.1. Instrumentos para a espetroscopia ótica molecular
5.2. Tipos de espetrofotómetros de UV/Vis – modo de operação
6. Espetroscopia atómica
6.1. Equipamentos - aspetos gerais
6.2. Espetroscopia de emissão atómica (EEA) com atomização em chama
6.3. Espetroscopia de emissão em plasma (ICP)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos (CP) da Unidade Curricular de química analítica proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem desenvolver a sua futura atividade profissional laboratorial nesta área de atuação. Os CP1, CP2 e CP4 visam atingir os objetivos O1 e O2. Os CP 3 e CP4 servem para alcançar os objetivos O3 e O4. Os CP envolvendo os diferentes tipos de instrumentos (CP5-6) foram delineados para atingir os objetivos O3, O5 e O6.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. O material didático será disponibilizado na plataforma Canvas.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente prática. Nas aulas teórico-práticas os alunos serão chamados a resolver uma série de questões de resposta objetiva e problemas numéricos.
M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais.
Avaliação: a aquisição de conhecimentos da componente teórico-prática é validada através da realização de duas provas escritas (com um coeficiente de ponderação de 40% na nota final da disciplina). A avaliação à componente prática (com um coeficiente de ponderação de 60% na nota final da disciplina) será baseada no desempenho laboratorial e na qualidade das fichas de trabalhos entregues (50%) e em duas provas escritas (50%). A classificação final só será atribuída, quando ambas as componentes estiverem aprovadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Nas aulas teórico-práticas são expostos os princípios gerais inerentes à análise espetrofotométrica que vão desde a preparação e manipulação de soluções até às operações fundamentais para a execução de um procedimento analítico. Estudam-se os diferentes tipos de métodos de quantificação, suas características, vantagens e desvantagens. Nas aulas laboratoriais o estudante irá consolidar os temas abordados na componente teórico-prática e familiarizar-se com a prática da análise espetrofotométrica executando uma série de trabalhos laboratoriais. As metodologias (M) definidas articulam-se com os objetivos (O) propostos:
M1: Exposição e debate dos conceitos teórico-prático relevantes em sala de aula – Visa atingir O1-O6.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente práticas – Visa atingir O3-6.
M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais – Visa atingir O3, O5 e O6.

Bibliografia:

Harris, D. C. e Lucy C. A. Quantitative Chemical Analysis, 10ª ed., W. H. Freeman, 2019. ISBN: 978-1319164300.
Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, A. Analytical Chemistry, 7ª ed, Wiley, 2013. ISBN: 978-0470887578.
Skoog D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch S. R. Fundamentals of Analytical Chemistry, 9ª ed, Cengage Learning, 2021. ISBN: 978-0357450390.
Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 9ª ed. norte-americana, Cengage Learning, 2014. ISBN: 978-8522116607.

Objetivos de aprendizagem:

Conhecimento sobre cultura e metabolismo microbiano, e capacidade de executar métodos de cultura e de avaliação bioquímica de bactérias.

Conteúdos programáticos:

Regras no laboratório de microbiologia; Segurança biológica (níveis 1-4).; Métodos de esterilização, antisepsia e desinfeção; Meios de cultura - diferentes tipos. Cultura microbiana: técnicas de espalhamento e isolamento; Crescimento microbiano - influência de fatores ambientais, métodos de avaliação: crescimento em meio sólido, colónias, crescimento em meio líquido, curvas de crescimento; crescimento microbiano no ambiente: biofilmes e comunicação intercelular; Microbiologia aplicada: conceitos de análise bacteriológica clínica, alimentar e ambiental.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O conhecimento sobre cultura e metabolismo microbiano permite ao aluno atingir os objetivos propostos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas T serão lecionadas expondo os conteúdos do programa em diálogo com os alunos. As aulas PL serão lecionadas no laboratório executando as técnicas. A avaliação final incluirá a componente teórica (50%) e a componente prática laboratorial (50%). A avaliação teórica consistirá da média de 2 testes escritos. A avaliação prática consistirá na média de dois testes práticos (40%), a média de três questões de aula (40%) e desempenho do aluno em laboratório (20%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O método de avaliação utilizado permite ao aluno alcançar os objetivos propostos.

Bibliografia:

Tortora,G.J., Funke, B.R., Case, C.L. 2012. Microbiologia (10ª Ed.). Artmed
Willey, J.M., Sherwood, L.M., Woolverton, C.J. 2014. Prescott’s Mycrobiology (9th Ed.) McGraw-Hill
Canas-Ferreira, W., Sousa, J.C., Lima N. 2010. Microbiologia. Lidel.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

O objetivo da unidade curricular é fornecer os conhecimentos para implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas 9001/2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2005 especialmente no que diz respeito à validação dos métodos de ensaio.

Conteúdos programáticos:

1. Introdução à acreditação de laboratórios
1.1. Objetivos
1.2. Vantagens e obstáculos
1.3. Sistemas de Qualidade
2. Requisitos técnicos da Norma ISO 9001/2015
2.1 Responsabilidades de um gabinete de gestão da qualidade
2.2 Manual de qualidade e instruções de trabalho e procedimentos
2.3 Analise SWOT
3. Requisitos técnicos da Norma ISO 17025/2018
3.1 Acreditação de laboratórios de ensaio
3.2 Acreditação de laboratórios de calibração
3.3 Acreditação de laboratórios clínicos (ISO 15189)
4. Métodos de ensaio do laboratório
4.1. Procedimentos de ensaio
4.2. Erros mais frequentes nos ensaios
4.3. Ensaios de comparação inter-laboratoriais
5. Validação de métodos de ensaio
5.1. Método normalizado e método interno
5.2. Gama de trabalho
5.3. Limiares analíticos dos métodos
5.4. Precisão e Exatidão
5.5. Repetibilidade e Reprodutibilidade
5.6. Robustez de método
5.7. Cálculo de incertezas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Através da lecionação conteúdos programáticos previstos, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e aplicar, quando necessário, os referenciais normativos

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas são de cariz Teorico-Prático, nas quais se faz uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Os alunos terão oportunidade de fazer uma visita a um ou vários laboratórios do campus.
A avaliação a esta UC é feita com o recurso a quizzes durante as aulas. A nota mínima para a provação é de 9,5 valores; abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante as aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reias e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos.

Bibliografia:

ISO 9001: 2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2017.
Procedimentos para Acreditação laboratórios-Guia 2019.
Apcer Guia ISO 9001_2015.
Despacho 10009_2019-Aprova manual boas práticas.
Guia aplicação da 17025_2018-Acred.lab ensaio e calibração.
GuiaAplicacao15189_2017-Acreditação Laboratórios Clínicos
Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração. IPQ. 2005 Guia 3
- Validação de Resultados em Laboratórios Químicos. Relacre. 1990 Guia 6
- Acreditação de laboratórios de ensaio microbiológico. Relacre 2007 Guia 7
- Ensaios Inter laboratoriais em Química. Relacre.1996 Guia 13
- Validação de métodos Internos de ensaio em análise química. 2000

Objetivos de aprendizagem:

No laboratório de controlo de qualidade pretende-se que o aluno adquira competências sobre:
Módulo I: A execução de ensaios analíticos abrangendo todas as valências que constituem o Laboratório de Segurança Alimentar, no âmbito do controlo de qualidade alimentar. Encontram-se neste âmbito variados tipos de ensaios físico-químicos, de autenticidade alimentar, microbiológicos e sensoriais em alimentos vegetais e alimentos animais.
postura nas suas relações com utentes, colegas e superiores hierárquicos; Confidencialidade e proteção de dados segundo a deontologia da profissão e a legislação em vigor; Riscos e segurança no laboratório; A cadeia de procedimentos desde a receção á emissão de um boletim. Execução de funções e técnicas compatíveis com a sua formação e função atribuída pelo diretor técnico.

Conteúdos programáticos:

1. Áreas de Intervenção Laboratorial em Alimentos (Módulo I)
1.1. Análise nutricional de alimentos
1.2. Rotulagem e legislação
1.3. Técnicas laboratoriais no controlo alimentar
1.3.1. Leites e derivados
1.3.2. Óleos e gorduras
1.3.3. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
1.4. Suplementos alimentares
2. Áreas de Intervenção Laboratorial em Ambiente (Módulo II)
2.1 Conceitos fundamentais em ambiente
2.2. Meio hídrico
2.2.1. Águas de abastecimento
2.2.2. Águas Residuais
2.2.3. Águas balneares
2.3. Meio atmosférico
2.3.1. Efluentes gasosos
2.3.2. Qualidade do ar
2.4. Solos e resíduos
3. Análises Clínicas (Módulo III)
3.1. Utilidade e áreas do laboratório
3.1.1 Amostras, tubos e anticoagulantes
3.2. Sequência de trabalho da receção até emissão do boletim analítico.
3.3 .Controlo de qualidade e Lei da proteção de dados.
3.4 Documentos legais e Certificação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos lecionados e repartidos por 3 módulos estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos (TP e PL) está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologias de ensino: Expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas e laboratoriais, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo.
Sistema de avaliação: A nota final (NF) é obtida pela seguinte fórmula:
NF = 0,7 x A + 0,20 x B + 0,1 x C.
Em que: A – Média dos testes escritos; B – Média dos trabalhos realizados (Relatórios de visitas de estudo ou relatórios de trabalhos laboratoriais); C – Desempenho (assiduidade/pontualidade/realização das tarefas propostas).
- Os resultados de aprendizagem dos módulos I, II e III são avaliados pelas componentes A, B,

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está, igualmente, adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. A componente laboratorial reforça os conhecimentos e reforça a aquisição de competências.

Bibliografia:

Módulo I: 1. Vinha, A.F., Sousa, C., Oliveira, M.B.P.P. Food waste and by-products recovery: nutraceutical and health potential of carotenoids as natural pigments. 1st Ed., Lambert Academic Publishing, Mauritius. 2020. ISBN: 978-620-2-67242-9
2. Maia, M., Sousa, C., Vinha, A.F. Propriedades biológicas das sementes do mamão (Carica papaya L.). 1st Ed., Novas Edições Acadêmicas, Berlim. 2019. ISBN: 978-613-9-74746-7
3. Picó, Y. Chemical Analysis of Food: Techniques and Applications. 1st Ed., Academic Press, Elsevier, USA. 2012. ISBN: 978-0-12-384862-8.
Módulo 2
- Anthony Schindler (2019). Air Quality: Measurement, Analysis and Monitoring Techniques. ISBN-13: 978-1682867310
- R.B. Baird, A.D. Eaton, E.W. Rice (2017). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23rd. ISBN-13: 978-0875532875
- Sebastian Brown (Editor) (2021). Soil Pollution: Origin, Monitoring and Remediation ISBN-13: 978-1641726719

Objetivos de aprendizagem:

O objetivo da unidade curricular é fornecer os conhecimentos que permitam ao aluno conhecer a dinâmica de um laboratório de Análises Clínicas. Relativamente a várias questões como: a importância da gestão de informação. A gestão dos recursos humanos. A gestão de equipamentos. A gestão quotidiana de stocks.

Conteúdos programáticos:

1. A importância do sistema LIS nos laboratórios.
2. Tipos de testes: ELISA, Quimioluminescência, Western-Blot.
3. Garantia da Qualidade.
3.1. A norma 9001:2015
3.2. A Norma 17025.
4. Controlo de Qualidade
4.1. Objetivos do controlo de qualidade.
4.2. As fases pré-analítica, analítica e pós analítica.
4.3. O controlo de qualidade Interno e Externo.
4.4. O controlo estatístico da qualidade.
4.5. Benefícios do Controlo de Qualidade.
5. Princípios dos testes mais usados na pesquisa das doenças infeciosas.
5.1. Sensibilidade. Especificidade.
5.2. A escolha dos testes adequados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Através da lecionação conteúdos programáticos previstos, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e aplicar, quando necessário, os procedimentos referidos: A importância do sistema LIS, a Garantia de Qualidade, o controlo de Qualidade.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas são de cariz Teorico-Prático, nas quais se faz uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Os alunos terão oportunidade de fazer uma visita a um ou vários laboratórios do campus.
A avaliação a esta UC é feita com o recurso a quizzes durante as aulas. A nota mínima para a provação é de 9,5 valores; abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Durante as aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reais e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos.

Bibliografia:

AABB Technical Methods 17th Edition
Laperche S, Maniez-Montreuil M, Couroucé AM. Screening tests combined with p24 antigen and anti-HIV antibodies in early detection of HIV-1. Transfusion Clinique et Biologique, 2000(7) Suppl. 1:18s–24
Consensus statement on screening blood donations for infectious agents through blood transfusion. WHO/LBS/91.1. Geneva, World Health Organization Global Programme on AIDS/League of Red Cross and Red Crescent Societies, 1991
Laperche S. Antigen-antibody combination assays for blood donor screening: weighing the advantages and costs. Editorial. Transfusion, 2008, 48:576–579.

Objetivos de aprendizagem:

Pretende-se que o aulo adquira conhecimentos informáticos que lhes permita a prática correta do programa de apoio à gestão do laboratório de analises clínicas desde a Receção: Inscrição, gestão de utentes, preços e comparticipações; Canais de comunicação entre a receção, os equipamentos, e entre as diferentes unidades do laboratório com a direção técnica, o doente , o médico, as entidades (ex. SINAVE, DGS).pretende-se também que adquira conhecimentos básicos na aplicação da informática no controlo de qualidade, no tratamento de dados laboratoriais na gestão de empresa e na investigação.

Conteúdos programáticos:

Módulo 1: Introdução Computadores; Folha de Cálculo; Utilização de fórmulas e funções; Formatação de folhas de trabalho; Criação e formatação de gráficos; Filtros; Iniciação ao SPSS; Introdução ao programa informático; Criação de base de dados; Definição e caraterização de variáveis; Introdução dos dados do questionário; Estatística descritiva: frequências, descritivas, crosstabs.
Modulo 2: A informática no laboratório: Receção, Folhas trabalho, Triagem de produtos; Entrega de resultados; Execução técnica; Cálculos; Validação de resultados; Biopatológica. Novo conceito boletim (histórico) analítico; Gestão de fornecedores; Faturação e comparticipações diferentes entidades; Controlo de Qualidade: Registos, Estatísticas, Não conformidades. Arquivo resultados
Módulo 3: Aplicação conceitos apreendidos no Módulo 2 e sua aplicação em áreas hospitalares específicas da Patologia Clínica; Utilização básica das ferramentas informáticas no tratamento de dados em Investigação: Excel e SPSS

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos lecionados repartidos por 3 módulos (informatica Básica, Gestão informática num laboratório e Tratamento de dados) estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos (TP e P) está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teórico Práticos a situações reais. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas e Práticas, através da realização de trabalhos de aplicação prática individual e/ou em grupo.
Sistema de avaliação: A nota final (NF) é obtida pela seguinte fórmula:
NF = 0,7 x A + 0,20 x B + 0,1 x C.
Em que: A – Média dos testes escritos; B – Média dos trabalhos realizados (Relatórios trabalhos laboratoriais); C – Desempenho (assiduidade/pontualidade/realização das tarefas propostas).
- Os resultados de aprendizagem dos módulos I, II e III são avaliados pelas componentes A, B, C.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho Prático) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está, igualmente, adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. A componente laboratorial reforça os conhecimentos e reforça a aquisição de competências.

Objetivos de aprendizagem:

OA1: Promoção do conhecimento de conceitos básicos da cromatografia e a sua utilização no entendimento de diversas técnicas cromatográficas.
OA2: Estudo dos diversos tipos de técnicas cromatográficas, incluindo os sistemas cromatográficos com os seus componentes instrumentais e aplicações práticas.
OA3: Desenvolvimento de uma mentalidade observadora e crítica em relação às diferentes técnicas por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional.

Conteúdos programáticos:

CP1: Separações cromatográficas conceitos básicos. Definição de cromatografia. Tipos de Cromatografia – Papel, Placa e Coluna. Fase móvel, fase estacionária, eluente, eluição. Principais mecanismos base dos processos de separação cromatográfica: partição, adsorção, troca iónica, exclusão molecular, afinidade. CP2: O cromatograma. Tempo de retenção, Factores de capacidade e de selectividade, Resolução e Eficiência cromatográficas
CP3: Sistema Cromatográficos. Cromatografia em fase gasosa: sistemas de injecção, colunas, detectores e Análise quantitativa. Cromatografia liquida de alta eficiência (HPLC): colunas, Solventes utilizados, Detectores, Operação em eluição com gradiente e Análise quantitativa.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos da unidade curricular foram divididos em vários capítulos abordando diferentes aspectos de interesse das técnicas cromatográficas para as Análises Laboratoriais. Para além disso o discente terá ainda oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos através da execução de trabalhos laboratoriais sobre técnicas cromatográficas. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Para atingir os OA1 e OA3 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos a todos os conteúdos programáticos. As matérias abordadas no CP2 visam dar resposta ao OA1. O OA2 será atingido se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos CP3.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

M1: Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
M2: Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
M3: Resolução de exercícios.
M4: Execução de trabalhos em laboratório.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
A avaliação é periódica com dois testes na componente teórico-prática e dois testes escritos na componente prática-laboratorial, ambos com uma ponderação de 50%.
A aprovação à unidade curricular implica aprovação global a ambas as componentes, cuja ponderação é de 80% para a TP e 20% para a PL.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente teórico prática visa a aquisição e consolidação de conhecimento no domínio técnico-científico da unidade curricular, a melhoria da capacidade de aplicação dos conceitos à resolução de problemas práticos nas Análises Laboratoriais e a orientação do aluno para a aprendizagem autónoma. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral (M1) possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica (M2). A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos (M3). O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos. A execução de trabalhos laboratoriais, permite ao aluno aprender fazendo (M4).

Bibliografia:

D. Skoog, F. Holler, S. Crouch. Principles of Instrumental Analysis. 7th edition, Cengage Learning (2017)
M.L. Sadler Simões Gonçalves. Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. 4ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian (2001)
H.H. Willard, L.L. Merritt Jr. And J.A. Dean. Instrumental Methods of Analysis. 7 th Ed. New York, Wadsworth (1988)
D. Skoog, D. West, F. Holler, S. Crouch. Fundamental of Analytical Chemistry. 9th Edition. Cengage Learning (2013)

Objetivos de aprendizagem:

molecular e celular. Ao nível dos conhecimentos, visa fornecer as bases para a compreensão dos fenómenos biológicos, com ênfase nos níveis celular e molecular do funcionamento e evolução dos seres vivos. Ao nível das competências visa proporcionar capacidade para: (i) aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos moleculares subjacentes aos processos celulares; (ii) proporcionar bases para a compreensão da literatura atual sobre os processos biológicos; (iii) reforçar a capacidade de comunicação científica, tanto oral como escrita, de atividades laboratoriais.

Conteúdos programáticos:

Componente teórico-prática: Ligações químicas; Estrutura e função de moléculas inorgânicas; Estrutura e função das biomoléculas; Células procarióticas e células eucarióticas; Organelos celulares; Biomembranas; Especializações da membrana e citoesqueleto; Replicação do DNA e síntese proteica; Ciclo celular; Morte celular; Seres acelulares: vírus e priões; Métodos de estudo da célula e moléculas.
Componente prático-laboratorial: Caracterização de aminoácidos e proteínas; Isolamento de proteínas; Análise experimental da relação estrutura-função (enzimas); Testes qualitativos para identificação de hidratos de carbono; Extração de DNA; Elaboração e observação de preparações extemporâneas de tecidos vegetais e de tecidos animais; Estudo morfológico e estrutural de células procarióticas; Isolamento de organelos celulares e estudo da permeabilidade de biomembranas. Preparação e observação das diferentes fases da mitose; Electroforese; PCR.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A parte teórico-prática está dividida em várias secções: são descritos os níveis de organização biológica, de modo a permitir reconhecer que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado; é apresentada a célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos: caracterização a nível molecular, estrutural e funcional; é estudada a sequência de acontecimentos que caracterizam a síntese proteica e o ciclo celular; são descritos a nível estrutural e funcional seres acelulares; são descritos os principais métodos de estudo das moléculas e células.
A parte prática explora a utilização da microscopia ótica na diferenciação de organismos e estruturas subcelulares; aspetos estruturais e funcionais de proteínas e hidratos de carbono; aplicação de técnicas de extração e amplificação de ácidos nucleicos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Componente teórico-prática: exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 75% da nota final da unidade curricular). A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame no final do semestre.
Componente prático-laboratorial: utilização de metodologias de natureza experimental. A aprovação à componente prática será certificada através da realização de 2 testes. A aprovação à componente prática implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores (ponderação de 25% na nota fina da unidade curricular).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Componente teórico-prática: Visa a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos.
Componente prático-laboratorial: Visa melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.

Bibliografia:

1. ALBERTS B, BRAY D, HOPKIN K, JOHNSON D, LEWIS J, RAFF M, ROBERTS K, WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed Editora, 3ª Edição, 2012. ISBN: 9788536306797 (existe 2ªedição de 2006)
2. SUNKEL CE, AZEVEDO C. Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010)
3. Cook, DJ. Cellular Pathology: An Introduction to Techniques and Applications, Scion Publishing Ltd., 2006. ISBN:9781904842309
4. COELHO MJ. Manual de trabalhos laboratoriais de apoio à componente prática da UC, 2021
5. MURRAY RK, GRANNER DK, RODWELL VW. Harpers’s Illustrated Biochemistry – Lange Medical Books/McGraw-Hill, 30th ed 2015 ISBN: 9780071825344 (existe a 27th ed, 2006)

Objetivos de aprendizagem:

As técnicas eletroanalíticas são a base de uma elevada percentagem de análises químicas comuns. São procedimentos fáceis, rápidos, com adequada sensibilidade, que permitem efetuar determinações num intervalo alargado de concentrações e que assentam em medições de potenciais ou de condutância elétrica de uma solução. Nesta UC os alunos adquirem conhecimentos em potenciometria e da condutimetria que são essenciais à prática laboratorial. As competências a desenvolver envolvem os aspetos inerentes à análise quantitativa e os principais objetivos a atingir são:
O1. Identificar o âmbito e a aplicação das técnicas eletroanalíticas
O2. Compreender os princípios da análise, conhecer a instrumentação e os pressupostos de operação
O3. Adquirir as bases teóricas inerentes ao tratamento e avaliação estatística dos dados experimentais
O4. Desenvolver competências laboratoriais para executar uma análise e interpretar os resultados obtidos

Conteúdos programáticos:

1.Introdução aos métodos eletroanalíticos
2.Fundamentos da potenciometria
2.1.Aspetos gerais das medições potenciométricas
2.2.Elétrodos sensíveis a iões (ESI)
2.2.1.Características e mecanismo de funcionamento
2.2.2.Equação de Nernst modificada
2.2.3.Classificação e principais características
2.2.4.Conceitos e terminologias: LPD; LIRL; sensibilidade
2.2.5.Uso em procedimentos analíticos: potenciometria direta; método das adições de padrão; titulações potenciométricas
3.Condutimetria
3.1. Referência a algumas grandezas elétricas
3.2.Grandezas elétricas aplicadas às soluções de eletrólitos
3.2.1.Fatores que afetam a condutância de uma solução de eletrólitos: temperatura, constante da célula, mobilidade dos iões, concentração dos iões
3.2.2.Possibilidade de quantificação
3.3.Dispositivos para determinações condutimétricas
3.4.Titulações condutimétricas
3.4.1.Forma das curvas e sua correlação com a natureza e concentração das espécies
3.4.2.Correção do efeito de diluição

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos (CP) da Unidade Curricular de técnicas eletroanalíticas proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem desenvolver a sua futura atividade profissional laboratorial nesta área de atuação. O CP1 foi delineado para atingir o objetivo O1. Os CP2 e CP3 visam atingir os objetivos O2, O3 e O4.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. O material didático será disponibilizado na plataforma.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente prática. Nas aulas teórico-práticas os alunos serão chamados a resolver uma série de questões de resposta objetiva e problemas numéricos.
M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais.
Avaliação: a aquisição de conhecimentos da componente teórico-prática tem um coeficiente de ponderação de 35% na nota final da disciplina e é validada através da realização de duas provas escritas: 70% (1ª prova) e 30% (2ª prova). A avaliação à componente prática (com um coeficiente de ponderação de 65% na nota final da disciplina) será baseada no desempenho laboratorial e nas fichas de trabalhos entregues (60%) e em 2 provas escritas: 24% (1ª) e 16% (2ª). A classificação final só é atribuída se as 2 componentes estiverem aprovadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Nas aulas teórico-práticas são expostos os princípios gerais inerentes à análise eletroanalítica que vão desde a preparação e manipulação de soluções até às operações fundamentais para a execução de um procedimento analítico. Estudam-se os diferentes tipos de métodos de quantificação, suas características, vantagens e desvantagens. Nas aulas laboratoriais o estudante irá consolidar os temas abordados na componente teórico-prática e familiarizar-se com a prática da análise espetrofotométrica executando uma série de trabalhos laboratoriais. As metodologias (M) definidas articulam-se com os objetivos (O) propostos:
M1: Exposição e debate dos conceitos teórico-prático relevantes em sala de aula – Visa atingir O1-O4.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente práticas – Visa atingir O2-4.
M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais – Visa atingir O3-4.

Bibliografia:

Harris, D. C. e Lucy C. A. Quantitative Chemical Analysis, 10ª ed., W. H. Freeman, 2019. ISBN: 978-1319164300.
Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, A. Analytical Chemistry, 7ª ed, Wiley, 2013. ISBN: 978-0470887578.
Skoog D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch S. R. Fundamentals of Analytical Chemistry, 9ª ed, Cengage Learning, 2013. ISBN: 978-0495558286.
Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 9ª ed. norte-americana, Cengage Learning, 2014. ISBN: 978-8522116607.

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