UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

Dotar o estudante de competências que lhe permitam manusear e utilizar informações e aplicar conhecimentos de tipo especializado nos domínios cultural e científico. Aplicar conhecimentos e competências adquiridas à produção jornalística. Discorrer criticamente sobre fenómenos culturais e científicos. Capacitar o estudante com competências teórico práticas, verbais e textuais no domínio da u.c.
A aprendizagem permitirá ao aluno a obtenção das seguintes qualificações: conhecimento aprofundado da linguagem jornalística especializada, identificação do interesse público em domínios culturais e científicos. Compreensão da função cultural do jornalismo contemporâneo e domínio aprofundado de conceitos chave intervenientes neste processo de comunicação.

Conteúdos programáticos:

1. A Cultura e Ciência no Jornalismo do século XXI
2. A Crítica como género cultural, a informação e as notícias
3. O Jornalismo sobre filmes, cinema e o audiovisual
4. Processos de escrita e edição
5. Análise comparada e produção de textos jornalísticos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos tratam a Cultura e a Ciência como componente do mundo contemporâneo. Ambas dão lugar a acontecimentos autónomos que devem ser tratados numa perspectiva jornalística. Esta convoca a dimensão interpretativa e explicativa da notícia. Trata-se também de aprofundar a reflexão sobre os efeitos da cultura de massas na disseminação de fenómenos de gosto; de analisar criticamente o novo estatuto do espectáculo; de enquadrar e explicar a mediatização e banalização da Arte e da Ciência. A partir destas bases o estudante pode desenvolver o sentido da comunicação jornalística dirigido para uma realidade especializada. Pretende-se deste modo fomentar nele a necessidade de consolidar conhecimentos sobre a actualidade em domínios que vão da literatura ou do cinema às inovações no âmbito da medicina. Condições que vão dotar o estudante de um conjunto de meios, práticos e teóricos, que lhe permitam mover-se profissionalmente em ambientes culturais e científicos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Trabalhos e exposições orais, elaboração de um ensaio académico. São utilizadas metodologias expositivas, demonstrativas e dedutivas, aplicadas com base em estratégias criativas. É valorizada a partilha de conhecimentos e o compromisso com uma ética da aprendizagem. A avaliação consta da realização de trabalhos teórico-práticos e exposições orais e de um ensaio académico. Em termos de ponderação o ensaio vale 50%, os trabalhos 30% e o desempenho oral 20%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias adoptadas centram-se em três tópicos essenciais: demonstração do valor informativo da Cultura e da Ciência; exposições teóricas sobre o significado estético e epistemológico dos materiais a tratar no plano jornalístico; análise comparativa de textos e produção de conteúdos por parte dos estudantes. Deste modo procura-se habilitar o estudante a produzir um discursos coerente e fundamentado que lhe permita ser criativo, original e rigoroso na elaboração de peças jornalísticas que reforçam o valor simbólico dos temas tratados.

Bibliografia:

AaVv (2020) Estudo sobre os efeitos do Estado de Emergência no jornalismo no cotexto da pandemia covid-21, Sopcom, Lisboa
Barroso, E. P. (2021) “As fortes paixões de João Bénard da Costa – Cristianismo e crítica de cinema”, in Brotéria vol.193-1, pp-68-79
Baptista, Carla (org.) (2017). A Cultura na Primeira Página: Uma Década de Jornalismo Cultural na Imprensa em Portugal. Lisboa: Escrit’orio Editora.
Benton, Joshua (2018) O irreversível declínio dos media tradicionais, in Electra, Fundação EDP, Lisboa
Júdice, Nuno; ABC da Crítica. D. Quixote, Lisboa, 2010
Hargraves, Hunter (2018) “The Urgency and Affects of Media Studies” in Cinema Journal Vol. 57, University of Texas at Austin
Serrano, E. (2021) Jornalismo em tempo de pandemia: os novos formatos e os novos protagonistas da informação televisiva, Icnova, Lisboa
Zelizer, B. (2016) What Journalism Could Be. Cambridge: Polity Press

Objetivos de aprendizagem:

Nesta unidade curricular de índole acentuadamente prática (Laboratório de Jornalismo), as competências são as seguintes:
1 - Compreender e contextualizar o conceito 'diário de referência';
2 - Compreender e identificar os mecanismos e procedimentos necessários a um diário de referência;
3 - Compreender a diferença entre 'diários de referência' e outras publicações.
Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos;
1 - Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico em geral, publicações diversas;
2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais.
Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências que lhe permitam fazer análise do discurso e reflectir nas suas relações com a ciência e a sociedade.

Conteúdos programáticos:

Os jornais de referência: conceito, práticas e procedimentos.
Provedor de leitor;
As fontes;
Ética e deontologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Sendo uma unidade curricular de natureza laboratorial, de natureza prática, o trabalho sobre os jornais de referência enunciado nos 'conteúdos programáticos' dá cumprimento aos objectivos de aprendizagem.
Por um lado, os alunos adquirem conhecimentos acerca do que distingue os jornais de referência; por outro lado, fazem uma prática efectiva com esses diários o que lhes permite uma maior maturidade crítica, intelectual e de intervenção cívica.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A avaliação será feita por trabalho final (100%) que será posteriormente discutido em aula. Este trabalho tem também uma dimensão prática na medida em que será feito a partir de diários de referência actuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A forma da avaliação enunciada em cima permite, numa unidade curricular de natureza laboratorial, dar cumprimento ao que está descrito nos objectivos de aprendizagem: a aquisição de conhecimento, a prática desse conhecimento e a dimensão cívica e crítica inerente aos dois pontos anteriores.

Bibliografia:

Coronel, S., Coll, S. and Karvitz , D. (2015). An anatomy of a journalistic failure. Rolling Stone and UVA: The Columbia University Graduate School of Journalism Report.
Fidalgo, J. (2004). Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Coimbra, Minerva.
Lecheler, S. and Kruikemeier, S. (2015). Re-evaluating journalistic routines in a digital age: A review of research on the use of online sources. New Media & Society. Volume: 18 issue: 1
Lopes, F., Ruão, T. e Marinho, S. (2010). Gripe A na Imprensa Portuguesa: uma doença em notícia através de uma organizada estratégia de comunicação. OBS, nº4, vol.4.
Mesquita, M. (1998). O jornalismo em análise. A coluna do provedor dos leitores. Coimbra, Minerva.
Pereira, P. (2017). O que é um jornal de referência? (E de volta a Marcelo e Trump). Jornal Público.
Teixeira da Silva, J. A: (2017). The false Donald J. Trump article and the ethics of misleading journalism.JAIS & T., Vol. 68 Issue 4

Objetivos de aprendizagem:

1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea.
2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.

Conteúdos programáticos:

1. A investigação científica
1.1. Desenvolvimento e evolução da epistemologia da ciência
1.2. O Método científico e a sua utilização em Ciências Humanas e Sociais
1.3. Da convivência científica à interdisciplinaridade
1.4. Ética científica, empírica e teórica
1.5. Produção do conhecimento em meios digitais
2. Metodologias de investigação
2.1. Métodos de análise qualitativa e quantitativa
2.2. Gestão de recursos em linha e software de gestão e organização de produção científica
2.3. Redação e escrita de trabalhos científicos
2.4. Apresentação de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre métodos de investigação, bem como a compreensão crítica e reflexiva do campo de conhecimento em questão, a primeira parte do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio de metodologias de investigação - análise qualitativa e quantitativa -, a segunda parte do programa garante o domínio de ferramentas para a pesquisa.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas relacionadas com investigação, metodologia e escrita académica.
A avaliação é feita com base na redação de duas recensões críticas (60%), um plano de proposta de tese (20%), e na presença e qualidade de participação nas aulas (20%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As recensões críticas têm como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu artigos científicos estudados nas aulas teóricas, com vista à sua inclusão no Estado de Arte. A proposta de tese pretende identificar se o aluno domina as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências de escrita académica.

Bibliografia:

BRON, M.; VAN GORP, J.; RIJKE, M. (2016). Media studies research in the data-driven age. Journal of the Association for Information Science & Technology, 67(7), pp. 1535-1554. (b-on)
FORTIN, M.-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. (BRR 001.89/FOR/65991)
FREIXO, M. J. V. (2012). Metodologia científica. Piaget. (BFP 303/FLI/88974)
MARTINS, G. (2007). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. Atlas. (BFP 001.89/MAR/49346)
POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.
SPECHT, D. (2019). The Media and Communications Study Skills Student Guide. London: University of Westminster Press. DOI: https://doi.org/10.16997/book42

Objetivos de aprendizagem:

- Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação;
- Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação;
- Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.

Conteúdos programáticos:

Tópico I - O papel da comunicação nas organizações autentizóticas.
Tópico II - Comunicação Organizacional
- Diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação.
- Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Tópico I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicossociologia da comunicação permitindo, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular.
Tópico II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos conceitos, modelos e teorias no domínio da psicossociologia da comunicação no âmbito organizacional: Realização do diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação dos resultados; Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Tópicos I e II - Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da psicossociologia da comunicação; apresentação de textos e filmes que tenham em atenção as diversas temáticas abordadas. Pretende-se com esta metodologia que o aluno demonstre a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções, resolver problemas, e/ou emitir juízos em situações diversas (novas, não familiares, complexas), nomeadamente aquelas que ponham em evidência questões éticas e sociais relevantes. Para tal, a metodologia de aprendizagem promove a capacidade do aluno para comunicar os seus conhecimentos e raciocínio de uma forma clara e objetiva, a diferentes grupos de pessoas (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, desta metodologia de ensino-aprendizagem, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.

Bibliografia:

[ ] Chabrol, C., & Radu, M. (2010). Psicologia da comunicação e persuasão. Epigénese Desenvolvimento e Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. [UFP]
[ ] Mourão, R. M., & Miranda, S. (2017). A comunicação organizacional enquanto conceito e processo: perceções de professores universitários; formadores e gestores de comunicação. In: Congresso SOPCOM, 10º: Ciências da comunicação: vinte anos de investigação em Portugal, (livro de resumos, pp. 2-3) Viseu, (IP).[Online]
[ ] Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo. [UFP]
[ ] Tubbs, S., & Moss, S. (2008). Human communication: Principles and contexts. New York, NY: McGraw-Hill. [UFP]
[ ] Thornthwaite, L. (2018). Social media and dismissal: Towards a reasonable expectation of privacy? Journal of Industrial Relations, 60(1), pp. 119-136. [B-On]
[ ] Vardarlier, P. (2016). Strategic approach to human resources management during crisis. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 235, pp. 463-472. [B-On]

Objetivos de aprendizagem:

Promover conhecimento geral sobre a história e a teoria do jornalismo. Adquirir a uma visão multifacetada sobre história comparada do jornalismo português, europeu e norte-americano. Desenvolver capacidade crítica sobre a história do jornalismo e sobre o fenómeno jornalístico, no seu enquadramento social, no presente.

Conteúdos programáticos:

O campo do jornalismo. História do jornalismo. Modelos de jornalismo. A notícia como unidade discursiva do jornalismo. A Teoria da Notícia como Teoria do Jornalismo. “Teorias da Notícia” e Teoria da Notícia. Teoria da Notícia. Efeitos da Comunicação Jornalística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da teoria e da história do jornalismo. Promovem a compreensão do campo do jornalismo e da sua articulação com os indivíduos e a sociedade em Portugal e noutros pontos do mundo.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de um teste e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.

Bibliografia:

Correia, J. C. (2011). O Admirável Mundo das Notícias: Teorias e Métodos. Covilhã: Livros LabCom.
McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Sousa, J. P. (2000). As Notícias e os Seus Efeitos. Coimbra: Minerva.
Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª edição. Porto: UFP.
SOUSA, J. P. (Coord.) (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: UFP.
Sousa, J. P. (Org.) et al. (2014). History of the Press in the Portuguese-Speaking Countries. Lisboa: Media XXI.
Traquina, N. (2003). Jornalismo. Lisboa: Quimera.
Wolf, M. (1987). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.

Conteúdos programáticos:

Informação e comunicação estratégica
Stakeholders engagement
Comunicação de crise
Assessoria de Imprensa
Gestão de instrumentos above e below the line
O plano de comunicação e a gestão de meios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Teste e trabalhos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.

Bibliografia:

Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE.
Argenti, P. (2012). Corporate Communication. McGrawHill. ISBN-13: 9780073403175
Villafañe, J. (1998). Imagem Positiva. Lisboa, Edições Silabo.
Ribeiro, V. (2015) Os bastidores do poder : como spin doctors, políticos e jornalistas moldam a opinião pública portuguesa Coimbra, Almedina
Ribeiro, V. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas
Ruler, B e outros (2017). How Strategic Communication Shapes Value and Innovation in Society. Emerald

Objetivos de aprendizagem:

A unidade curricular pretende facultar aos alunos competências nos domínios do jornalismo económico e do jornalismo político, que lhes possibilitem um reconhecimento fundamentado dos limites da prática jornalística em diferentes sistemas políticos, dos impactos dos media na política, e da especialização necessária ao jornalismo económico. Competências a desenvolver: análise e síntese; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo.

Conteúdos programáticos:

Introdução – conceitos, objectivos e problemas
1. Sistemas políticos comparados e comunicação social: tipologia de sistemas políticos e papel reservado à comunicação social; liberdade de imprensa, persuasão e propaganda política; liberdade de imprensa como valor intrínseco da democracia; a violência política e os media.
2. Jornalismo político: audiências, comunicação e formação de opinião; ética e o mito da objetividade; diferentes expressões do quarto poder; o jornalismo político na prática.
3. Jornalismo económico: o jargão e a narrativa económica; fontes e estatísticas; interpretação de indicadores; a teoria económica na comunicação jornalística; o timing da informação económica e as suas implicações financeiras; o jornalismo económico na prática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos referenciais em áreas de especialização relevantes do jornalismo atual – política e economia. No ponto 1 procura-se reconhecer os limites explícitos e implícitos à prática jornalística em diferentes sistemas políticos, refletindo sobre o papel do jornalismo como meio de informação, formação, e comunicação política. No ponto 2 a análise é situada em sociedades democráticas e observa-se o alcance e os limites da informação jornalística política. Apontam-se os riscos de promiscuidade entre jornalismo e política e procura-se discernir entre relato e fabricação, factos e factóides, controvérsia e debate. No ponto 3 explicita-se alguma terminologia, indicadores e temas centrais para o jornalismo económico. Aponta-se o alcance de impactos e do timing da cobertura jornalística económica bem como os riscos da incompletude, incorreção ou deformação da informação económica.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Abordagem teórica-prática. Exposição de conteúdos e sua aplicação prática através da observação de temas políticos e económicos contemporâneos, com particular relevo para questões com relevância para a economia portuguesa.
Análise de formas alternativas de noticiar os mesmos acontecimentos.
Avaliação: Um teste ou exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Jornalismo Especializado II é uma unidade curricular de natureza teórico-prática. O que se procura durante as sessões tutoriais é o reconhecimento crítico de fatores que influenciam a produção de informação e respetivos impactos. Assim, em cada ponto do programa, a exposição teórica é seguida da análise de temas político-económicos contemporâneos, debatendo-se: a seleção de temas; seleção das abordagens; questionamento ético-deontológico; seleção de fontes; recolha de informação; processamento especializado de informação.

Bibliografia:

Altheide, D. e Snow, R. (1991). Media Worlds in the Postjournalism Era. NY: Aldine.
Finkelstein, R. e Tiffen, R. (2015). When does press self-regulation work?,
Melbourne University Law Review. 38(3), pp. 944-967. [B-on]
Garcia, R., Rosa, M. e Barbosa, L. (2017). “Que número é este?”. Lisboa: Pordata. [online].
Herman, E. S. (2018). The Propaganda Model Revisited, Monthly Review: An Independent Socialist Magazine, 69(8), pp.1-12. DOI: 10.14452.
Merrill, J. & Nerone, J. C (2002). The Four Theories of the Press Four and Half Decades Later: a retrospective, Journalism Studies, 3(1), pp. 133–136. DOI: 10.1080/14616700120107374.
Radivoje, P. (2017). Forming the journalistic mindset as the key paradigm of journalism education: Revitalization of the truth in the shadow of the propaganda model of globalismo, Communication and Media, (41), pp. 105. Available at: [B-on]
Servaes, J. (1988). “Beyond the Four Theories of the Press”. [B-on]

Objetivos de aprendizagem:

Depois do estudante ter lidado com o vocabulário técnico-científico dos media no primeiro ciclo de estudos, o ojectivo agora definido visa a especialização no conceito de investigação jornalística. Fomentar o estudo de trabalhos paradigmáticos de jornalismo investigativo. levar o aluno a passar do plano cognitivo, predominante no primeiro ciclo de estudos, para uma hermenêutica aprofundada mais compatível com as exigências de um segundo ciclo.
Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa ter uma perspectiva do valor e das implicações sociais, políticas, éticas e morais das revelações feitas nos media. De o qualificar e capacitar para um enquadramento filosófico e sociológico, essencial para as boas práticas jornalísticas. Fixa-se assim o objectivo de ampliar conhecimentos e métodos de redacção que permitam produzir textos jornalísticos de nível mais exigente comparativamente com as solicitações características do primeiro ciclo de estudos.

Conteúdos programáticos:

1. Jornalismo de investigação e democracia
2. Investigação jornalística e liberdade de expressão
3. A problemática das fontes e o conceito de objectividade
4. A investigação na era do “jornalismo espectáculo”
5. As lições do cinema no “campo dos media”
6. Análise comparada de trabalhos de investigação: ser é dizer

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos salientam a importância de um tema sobre o qual existe ainda escassa investigação académica, mas de grande relevância social. Enquadram e justificam o âmbito do jornalismo de investigação, considerando as suas implicações éticas, morais e políticas. São igualmente destacados exemplos paradigmáticos e propõem-se a reavaliação de conceitos chave da prática jornalística, como o de “objectividade”. Propõem-se igualmente a análise comparativa de trabalhos de referência neste domínio de especialização jornalística. A partir desta abordagem identificam-se métodos e técnicas a aplicar ao jornalismo de investigação, evidenciam-se as consequências sociais da difusão de conteúdos que revelam segredos com interesse público, discute-se o papel das “fontes de informação”. Trata-se de condições e procedimentos intelectuais que permitem ao estudante colocar-se na perspectiva do jornalista de investigação, avaliar o impacto de decisões editorais, identificar temas com potenci

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Testes, trabalhos e exposições orais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias adoptadas centram-se na análise de conteúdos e na exposição de conceitos relativos à teoria da notícia que permitem sustentar e justificar a investigação e o seu valor estratégico no posicionamento dos media. Articulam exposição, indução e dedução, e desenvolvem condições para que o estudante possa adquirir e sustentar uma perspectiva consistente sobre o valor da investigação em jornalismo. Trata-se de uma abordagem fundamental destinada a preparar o aluno para desempenhos profissionais nesta vertente da comunicação.

Bibliografia:

Carson, Andrea and Farhall, Kate; UNDERSTANDING COLLABORATIVE INVESTIGATIVE JOURNALISM IN A "POST-TRUTH" AGE, Journalism Studies; Vol. 19 2018 b-on
Mouriquand, Jacques, O jornalismo de investigação, Ed. Inquérito, Lisboa, 2002
BFP 070/MOU/48563
Rancière, J; O ódio à democracia, Mareantes editora, Lisboa, 2006
Mesquita, Mário O quarto Equívoco, Minerva, Coimbra, 2003
Ferrucci, Patrick; “The End of Ombudsmen? 21st-Century Journalism and Reader Representative” Journalism & Mass Communication Quarterly, Vol. 96 2019 b-on
Warburton, N. Liberdade de expressão, Gradiva, Lisboa, 2015
Wemple, Erik; “I don't know who gave you that': Trump cheapens investigative journalism”; The Washington Post. Feb 20, 2019, b-on

Objetivos de aprendizagem:

Desenvolver competências no domínio da reportagem especializada em imprensa escrita e online.

Conteúdos programáticos:

Técnicas jornalísticas de obtenção e processamento de informações. Reportagens jornalísticas especializadas na imprensa de referência em papel e online.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Esta unidade curricular tem uma natureza essencialmente técnica, prática e laboratorial. Pretende-se que os alunos dominem as técnicas da reportagem jornalística na imprensa em papel e online. Toda a unidade curricular é destinada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas técnicas jornalísticas.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Aulas práticas e laboratoriais sobre reportagem. Trabalhos de reportagem individuais. Apresentação e discussão em sala de aula das reportagens realizadas. Avaliação: contínua, englobando os trabalhos práticos e as defesas orais das reportagens realizadas (50%) e uma prova de avaliação (50%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Sendo uma unidade curricular destinada a desenvolver as técnicas da reportagem jornalística, procura-se seguir uma metodologia de ensino prático e laboratorial baseada em dois princípios: (1) aprender fazendo; e (2) aprender com os erros cometidos, evitando-os em ocasiões posteriores.

Bibliografia:

FERNÁNDEZ DEL MORAL, Javier (Coord.) (2004). Periodismo Especializado. Barcelona: Ariel.
LIEB, T. (2008). All the News. Writing and Reporting for Convergent Media. London: Pearson.
SOUSA, Jorge Pedro e AROSO, Inês (2003). Técnicas Jornalísticas nos Meios Electrónicos. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
SOUSA, Jorge Pedro (2005): Elementos de Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
SOUSA, Jorge Pedro (2004): Fotojornalismo: Introdução à História, às Técnicas e à Linguagem da Fotografia na Imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
RICH, Carol (2015). Writing and Reporting News. A Coaching Method. London: Wadsworth Publishing.
PEÑA ACUÑA, Beatriz e JOVER LÓPEZ, Juan José, coord. (2017). Periodismo Especializado. Madrid: ACCI.
TRUJILLO, Tammy (2017). Writing and Reporting News You Can Use. London: Routledge.

Objetivos de aprendizagem:

A unidade curricular de Laboratório de Jornalismo III destina-se a analisar e a promover competências especializadas na área da produção de artigos opinativos, ou de comentários de análise de teor jornalístico.

Conteúdos programáticos:

1. O jornalismo especializado.
2. Opinião e análise.
3. O comentário nacional nas diferentes plataformas.
4. O comentário internacional nas diferentes plataformas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Sendo uma unidade curricular de cariz prático e laboratorial, a lecionação procura aproximar-se do trabalho jornalístico quotidiano numa redação hipermédia. Embora inicialmente os conteúdos sejam orientados para recordar aos mestrandos os aspetos basilares da linguagem jornalística em diferentes plataformas e procura dar-se-lhes, sobretudo, oportunidades para desenvolverem competências técnicas jornalísticas através da elaboração supervisionada de peças de análise e opinião para esse tipo de plataformas, pois, em última instância, o objetivo da unidade curricular é o de contribuir para preparar futuros jornalistas profissionais.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Contínua

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Laboratório de Jornalismo III é uma unidade curricular de natureza prática e laboratorial. Visa a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e de competências técnicas jornalísticas no domínio da reportagem especializada que possam facilitar o desempenho futuro da profissão de jornalista e uma fácil integração nas redações dos órgãos jornalísticos. Por isso, sem se descurar uma sempre necessária atualização de conhecimentos no domínio das linguagens jornalísticas, o que se procura durante as aulas e nas sessões tutoriais é essencialmente supervisionar os mestrandos na elaboração de reportagens jornalísticas hipermédia em campos de especialização que eles mesmos escolhem. Acompanha-se todo o processo em todas as reportagens: seleção de temas; seleção das abordagens e questionamento ético-deontológico; seleção de fontes; recolha de informação; processamento da informação, de acordo com os princípios da expressão jornalística em meios hipermédia; e difusão, através de um blog jornalístico especializado, cuja criação, alimentação com conteúdos e gestão é da responsabilidade de cada mestrando. A produção desse blog e a consequente publicitação dos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da unidade curricular garante uma simulação mais próxima do ambiente profissional e dá aos mestrandos uma dose acrescida de responsabilização pelo trabalho que executam.

Bibliografia:

FERNÁNDEZ DEL MORAL, Javier (Coord.) (2004). Periodismo Especializado. Barcelona: Ariel.
Sousa, J. P. (2004): Fotojornalismo: Introdução à História, às Técnicas e à Linguagem da Fotografia na Imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
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