UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

A UC de Estudos de Opinião Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor tem como objetivo o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da dos mercados e do comportamento e opinião dos consumidores.
Competências: Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra; Descrever ao processo de decisão de compra; Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing; Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.

Conteúdos programáticos:

Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra. Definições e Função da Pesquisa de Mercado. Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra: Descrever ao processo de decisão de compra: Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra.
Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing: Definições e Função da Pesquisa de Mercado
Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A disciplina recorre a apresentação teórica e análise conceptual. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a aplicação de exercícios e casos práticos em sala de aula. Realização de um projeto de grupo. Avaliação continua. Submissão de um projeto de pesquisa com 3 fases de submissão (proposta de pesquisa 10%, elaboração de Questionário 20% Relatório final 50%) Participação e realização de exercícios em sala de aula 20%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A metodologia de ensino ao recorrer a:
Aulas Teórico-práticas e Práticas
Discussão e resolução de casos práticos
Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas
Exercícios de categorização
Construção de escalas em função de objectivos.
Recolha dos dados para o projecto Final
Análise dos dados no programa SPSS
Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos para poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.

Bibliografia:

Malhotra, N. (2020) Marketing Research, Global Edition. Prentice Hall, NJ.
Solomon et al. (2020) Consumer Behavior, an European Perspective, Prentice Hall, NJ.
Schiffman, Wisenblit (2015) Consumer Behavior, Prentice Hall, NJ.
Pallant, J (2020) SPSS Survival Manual, Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS Open University Press, London
Pereira A, Patricio T (2013) SPSS, Sílabo, Lisboa
Moroco, J (2007) Análise Estatística com Utilização do SPSS, Silabo, Lisboa

Objetivos de aprendizagem:

Aprofundar e desenvolver os conhecimentos sobre a evolução histórica e contextualização contemporânea do fenómeno publicitário, sustentando-se em aptidões previamente adquiridas no 1º ciclo. Desenvolver a leitura crítica e original de produções publicitárias de diferentes períodos do século XX e XXI e de bibliografia com elas relacionada, nomeadamente em contexto de investigação. Analisar as produções publicitárias enquanto documentos de estudo das sociedades, integrando conhecimentos e lidando com conceitos complexos, emitindo juízos de valor devidamente fundamentados, nomeadamente sobre questões éticas e sociais relacionadas com a área de atuação da publicidade.

Conteúdos programáticos:

1. Fundamentos e evolução da publicidade
1.1. O conceito de publicidade
1.2. Marcos essenciais da história da publicidade
1.3. A evolução do fenómeno publicitário: a escrita e a produção publicitária
2. Comunicação publicitária e sociedade: o anúncio enquanto mensagem socialmente construída.
2.1. O funcionamento da publicidade
2.1.1. A psicologia da publicidade
2.1.2. A sociologia da publicidade
2.1.3. Perspetivas culturais sobre a publicidade
2.1.4. Estudos mediáticos e publicidade
3. Publicidade, cultura e valores
3.1. Ética e publicidade
4. A comunicação publicitária no século XXI
4.1. Novas tendências, novos públicos e novas abordagens

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos da primeira parte da unidade curricular privilegiam o contacto com textos científicos e produções publicitárias que promovem o conhecimento da evolução histórica da publicidade.
Os conteúdos programáticos da segunda parte da unidade curricular privilegiam a discussão teórica com vista a fundamentar uma leitura crítica de produções publicitárias e a adquirir uma sólida base conceptual que permita analisar as produções publicitárias enquanto documentos sociais relevantes e representativos da vida em sociedade. Os alunos deverão demonstrar capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos, alargando-os a conceitos menos familiares, mas sempre relacionados com a área da publicidade.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas consistirão na exposição de matérias, na leitura e discussão de textos e na análise de documentos publicitários, promovendo-se a partilha dos resultados. A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita de forma contínua, através de dois trabalhos individuais, com a seguinte ponderação: 1º trabalho: 50% + 2º trabalho: 50%. Para os alunos que não realizem a u.c. por avaliação contínua, o exame final é uma opção. Para além da realização do exame escrito, o aluno deverá igualmente elaborar um trabalho escrito. A ponderação de ambos os elementos, no exame final, será a seguinte: exame escrito: 70% + trabalho escrito: 30%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino, baseadas na leitura prévia de bibliografia, promovem a aquisição de competências teóricas para a discussão de documentos publicitários produzidos em diferentes períodos da nossa história, para a investigação independente na área de estudo da Comunicação Publicitária. A discussão e comentários no espaço de aula incentivam a capacidade dos alunos de comunicar as suas conclusões, conhecimentos e raciocínios subjacentes tanto a públicos familiarizados com a área como a públicos não-especialistas, de um modo claro e apelativo. Ao proporcionar aos alunos competências específicas sobre como utilizar a bibliografia de modo eficaz e sobre como comunicar conclusões de forma clara, enfatizam-se as suas capacidades de autonomia, auto-estudo e de auto-aprendizagem, numa atitude heurística que futuramente permitirá a prossecução de estudos mais avançados, de modo tendencialmente independente.

Bibliografia:

Altstiel; Grow; Jennings. 2019. Advertising Creative: Strategy, Copy, Design. McGraw Hill (UFP: 659.1/ALT)
Belch, G.E. & Belch, M.E. 2017. Advertising and Promotion. New York: McGraw-Hill. [UFP - BFP 659.1/BEL/100439]
Cluley, R. 2017. Essentials of Advertising. Logan: Kogan Page.
Cook, G. 2001. The Discourse of Advertising. London: Taylor & Francis. [UFP]
Myers, G. 1994. Words in Ads. London: Edward Arnold. [UFP]
Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) 2019. Advertising Theory, Second Edition. London: Taylor & Francis.
Simões Lucas Freitas, E. 2008. Taboo in Advertising. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins. [UFP]
Perloff, R.E. 2017. The Dynamics of Persuasion: Communication and Attitudes in the 21st Century. London: Taylor & Francis.

Objetivos de aprendizagem:

A Unidade Curricular visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de produtos e marcas, incluindo o planeamento estratégico de marketing. Compreender o conceito de gestão de produto e marca; Compreender a importância estratégica da comunicação da marca e o seu papel no desenvolvimento da vantagem competitiva nas mentes do público-alvo; Compreender e aplicar o conceito de Brand Equity; Implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design; Saber como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.
Competências a desenvolver: seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo; Capacidade de análise e síntese; Capacidade para organizar e planear; Habilidades críticas e de autocrítica, Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Capacidade para aplicar na prática conhecimentos, Habilidades de investigação,

Conteúdos programáticos:

1. A gestão de produto e a gestão de marca;
2. A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições;
3. Gestão estratégica de marcas;
4. O conceito de brand equity;
5. Modelos de avaliação de brand equity;
6. Métodos de articulação de corporate brand com o product brand;
7. Desenvolvimento e gestão de produtos;
8. Gestão de portfolio de produtos e marcas.
9. Planeamento de marketing e publicidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos desta unidade curricular percorrem uma perspetiva simultaneamente conceptual e instrumental. Os primeiros pontos dos conteúdos programáticos, sobre a gestão de produtos e marcas e sobre o conceito de brand equity, por exemplo, assumem um caracter mais conceptual. Pontos mais avançados, tais como os modelos de avaliação de brand equity, assumem-se essencialmente como ferramentas para aplicação prática nesta área. Com o conteúdo de planeamento de marketing de publicidade pretende-se o desenvolvimento da capacidade de apresentação e defesa de projetos empresariais, a consolidação e integração de conhecimentos adquiridos na UC e o aperfeiçoamento das capacidades analíticas e criativas dos alunos.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, demonstrativa e interativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir alguns conhecimentos que facilitem uma percepção global sobre a gestão de produtos e marcas. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos.
A avaliação das competências será aferida com base na realização de:
- Casos de estudo (20%)
- Recensões (30%)
- Paper (50%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos relacionados com a Gestão de Produtos e Marcas.
Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos.
Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design bem como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.

Bibliografia:

AAKER, D. (2014), AAKER on Branding: 20 Principles That Drive Success. NY: Morgan James Publishing.
KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall.
MCDONALD, M. & Wilson, H. (2016). Marketing Plan. UK: John Wiley & Sons.
OLIVEIRA, C. (2019), Brand Management na Era Digital e Humana: A Gestão para o Sucesso. Coimbra: Actual Editora.
TAVARES, V. (2015), Gestão das marcas. Lisboa: Escolar Editora.
WHEELER, A.. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons.

Objetivos de aprendizagem:

1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea.
2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.

Conteúdos programáticos:

1. A investigação científica
1.1. Desenvolvimento e evolução da epistemologia da ciência
1.2. O Método científico e a sua utilização em Ciências Humanas e Sociais
1.3. Da convivência científica à interdisciplinaridade
1.4. Ética científica, empírica e teórica
1.5. Produção do conhecimento em meios digitais
2. Metodologias de investigação
2.1. Métodos de análise qualitativa e quantitativa
2.2. Gestão de recursos em linha e software de gestão e organização de produção científica
2.3. Redação e escrita de trabalhos científicos
2.4. Apresentação de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre métodos de investigação, bem como a compreensão crítica e reflexiva do campo de conhecimento em questão, a primeira parte do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio de metodologias de investigação - análise qualitativa e quantitativa -, a segunda parte do programa garante o domínio de ferramentas para a pesquisa.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas relacionadas com investigação, metodologia e escrita académica.
A avaliação é feita com base na redação de recensões críticas (50%) uma proposta de tese (50%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As recensões críticas têm como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu artigos científicos estudados nas aulas teóricas, com vista à sua inclusão no Estado de Arte. A proposta de tese pretende identificar se o aluno domina as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências de escrita académica.

Bibliografia:

BRON, M.; VAN GORP, J.; RIJKE, M. (2016). Media studies research in the data-driven age. Journal of the Association for Information Science & Technology, 67(7), pp. 1535-1554. (b-on)
FORTIN, M.-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. (BRR 001.89/FOR/65991)
FREIXO, M. J. V. (2012). Metodologia científica. Piaget. (BFP 303/FLI/88974)
KETELE, J.-M. (1999). Metodologia da recolha de dados. Piaget. (BFP 303/PRA/7327)
MARTINS, G. (2007). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. Atlas. (BFP 001.89/MAR/49346)
POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.
REPKO, A. F. (2008). Interdisciplinary research. Sage. (CECLICO 37.01/REP/57843)
SHNEIDERMAN, B. (2016). The new abcs of research. Oxford U P. (BFP 001.89/SHN/93612)

Objetivos de aprendizagem:

- Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação;
- Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação;
- Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.

Conteúdos programáticos:

Tópico I - O papel da comunicação nas organizações autentizóticas.
Tópico II - Comunicação Organizacional
- Diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação.
- Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Tópico I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicossociologia da comunicação permitindo, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular.
Tópico II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos conceitos, modelos e teorias no domínio da psicossociologia da comunicação no âmbito organizacional: Realização do diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação dos resultados; Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Tópicos I e II - Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da psicossociologia da comunicação; apresentação de textos e filmes que tenham em atenção as diversas temáticas abordadas. Pretende-se com esta metodologia que o aluno demonstre a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções, resolver problemas, e/ou emitir juízos em situações diversas (novas, não familiares, complexas), nomeadamente aquelas que ponham em evidência questões éticas e sociais relevantes. Para tal, a metodologia de aprendizagem promove a capacidade do aluno para comunicar os seus conhecimentos e raciocínio de uma forma clara e objetiva, a diferentes grupos de pessoas (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, desta metodologia de ensino-aprendizagem, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.

Bibliografia:

[ ] Chabrol, C., & Radu, M. (2010). Psicologia da comunicação e persuasão. Epigénese Desenvolvimento e Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. [UFP]
[ ] Mourão, R. M., & Miranda, S. (2017). A comunicação organizacional enquanto conceito e processo: perceções de professores universitários; formadores e gestores de comunicação. In: Congresso SOPCOM, 10º: Ciências da comunicação: vinte anos de investigação em Portugal, (livro de resumos, pp. 2-3) Viseu, (IP).[Online]
[ ] Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo. [UFP]
[ ] Tubbs, S., & Moss, S. (2008). Human communication: Principles and contexts. New York, NY: McGraw-Hill. [UFP]
[ ] Thornthwaite, L. (2018). Social media and dismissal: Towards a reasonable expectation of privacy? Journal of Industrial Relations, 60(1), pp. 119-136. [B-On]
[ ] Vardarlier, P. (2016). Strategic approach to human resources management during crisis. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 235, pp. 463-472. [B-On]

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

A Agência de comunicação integrada fornece todos os serviço na área da comunicação. Neste contexto, executa trabalhos para vários públicos (internos e externos).
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Obter conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação;
2. Perceber com profundidade o papel dos vários interveniente na elaboração do trabalho (agência, fornecedores, consultores, clientes, etc.);
3. Capacidade de integração em grupos de trabalho e desenvolvimento de um espírito colaborativo, mas ao mesmo tempo critico e auto-critico.

Conteúdos programáticos:

1. A Agência de Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e de Marketing
2. Criação de Agência de Comunicação
2.1. Porque necessitamos de agências
2.2. Construindo uma estratégia sonora para uma agência
3. Elaboração de uma estratégia de Comunicação para uma marca real
3.1. Grelha de análise do anunciante e o briefing do anunciante
3.2. Análise do briefing e elaboração de uma proposta global de comunicação
3.2.1 A comunicação online da marca: o website
3.2.2.Gestão da presença da marca nas redes sociais
3.2.3. Planeamento de acções de promoção de vendas
3.2.4.Planeamento de uma acção de marketing
3.2.5. Planeamento de acções de Relações Públicas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. No primeiro e no segundo módulo, o aluno obtém conhecimentos da actividade de uma Agência de comunicação, obtendo conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação. No terceiro módulo, o aluno é incentivado a resolver problemas de comunicação para uma empresa real do mercado português. A elaboração de uma estratégia de comunicação leva o alunos a solidificar todos os conhecimentos obtidos anteriormente.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas têm um carácter teórico prático e consistem na realização de diversas tarefas de comunicação no âmbito de uma agência, apoiadas em conhecimentos teóricos sólidos, resultantes das aulas de exposição e das leituras obrigatórias.
Os alunos são avaliados, enquanto agências, pelo portfólio final de trabalhos, no qual devem constar:
1- Plano de comunicação para a marca a trabalhar, com os seguintes exercícios:
Análise da comunicação online da marca (website e redes sociais) e propostas de melhoria; Planeamento de acções de promoção de vendas; Planeamento de uma acção de marketing e Planeamento de acções de Relações Públicas (50%)
2- Trabalho de análise do webiste ou facebook de dada marca (50%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Sendo as aulas de natureza teórico-prática e os alunos confrontados com problemas reais de comunicação que existem no trabalho diário de uma agência de comunicação integrada, as metodologias adequam-se, pois, à aquisição dos objectivos estipulados para a unidade curricular.

Bibliografia:

Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication (5th ed). London, Sage Publications.
Gralpois, B. (2019). Agency Mania (2nd ed.) New York, Beaufort Books.
Luttrell e Capizzo (2018). The PR Agency Handbook. Sage Publications
Macarthy,A. (2019). 500 dicas de Marketing nas Redes Sociais. Lisboa, Editorial Presença
Mesquita, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXl, 2014. Biblioteca
Sabate, F. et al. (2014). Factors influencing popularity of branded content in Facebook, European Management Journal 32, pp. 1001-1011 b-on
Oliveira, C. M (2020) Marketing pós- digital. O Marketing à medida do ser humano. Actual/ Grupo Almedina.
Pickton, D. e Hartley B. (1998). ``Measuring integration: an assessment of the quality of integrated marketing communications''. International Journal of Advertising, 17 (4), pp. 447 - 465.

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular pretende promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia; demonstrar a integração das diversas temáticas abordadas fornecendo ferramentas para a sua aplicação prática. Finalmente, proporcionar os modelos e instrumentos que permitam ao aluno/a continuação da aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Competências a desenvolver: no final da unidade curricular o/a aluno/a deverá dominar os conhecimentos sobre esta temática de modo a poder aplicá-los na prática, quer ao nível da investigação, quer ao nível empresarial. Especificamente saber integrar conhecimentos no sentido de resolver problemas no âmbito da Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia. Desenvolver a capacidade para comunicar os seus conhecimentos em contacto académico e empresarial. E, finalmente manter a aprendizagem sobre esta área ao longo da vida, e desenvolver uma aplicação autónoma desta temática.

Conteúdos programáticos:

1. A Comunicação gráfica
1.1 Os elementos utilizados na comunicação gráfica.
1.2 Composição gráfica: equilíbrio e harmonia, tipologias de layout.
1.3 Aplicações do design gráfico: publicidade impressa, publicidade exterior, embalagem.
1.4. Elaboração de exercícios para consolidação de conhecimentos, na componente prática.
2. Comunicação audiovisual
2.1 Etapas de criação de um anúncio publicitário audiovisual
2.2 A utilização da animação na publicidade audiovisual
2.3 Tipologias de abordagens criativas na publicidade audiovisual
2.4. Elaboração de exercícios para consolidação de conhecimentos, na componente prática.
3. Multimédia e webdesign
3.1. Planeamento de um projecto de webdesign: objectivos do projecto, definição dos destinatários.
3.2 Definição de conteúdos e estrutura: definição dos conteúdos, arquitectura de informação, princípios gerais de navegação.
3.3 Design e desenvolvimento: conceito criativo e design

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva favorecem o aprofundamento de matérias teóricas e práticas na área da comunicação gráfica, audiovisual e multimédia, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos à comunicação gráfica, audiovisual e multimédia, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.

Bibliografia:

Dabner, David; Stewart, Sandra; Vickress, Abbie (2017). Graphic design school : the principles and practice of graphic design, New Jersey : John Wiley & Sons Inc.
Fernando Ferreira, Fernando (2017). Web design para todos. Lisboa: Dirigir & Formar.
MARQUES, V. (2015). Video Marketing. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MARQUES, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
Müller-Brockmann, Josef (2007). Grid systems in graphic design : a visual communication manual for graphic designers, typographers and three dimensional designers. Suiça: Niggli.

Objetivos de aprendizagem:

A unidade curricular Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo pretende fornecer ao aluno conhecimentos sobre o valor da intersecção entre vários campos do saber. Focalizado nas matérias do olhar e tendo o design e a criatividade como base de diálogo, o objecto central é o de facultar um saber profundo sobre o cruzamento em prol da inovação e empreendedorismo.
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Conhecer com profundidade os conceitos de Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo;
2. Conhecer a importância da intersecção destas áreas do saber, na criação do novo;
3. Desenvolver um sentido critico-construtivo na análise de projectos multidiversificados.

Conteúdos programáticos:

1. Um olhar sobre os conceitos
1.1. Design
1.1.1. A gestão do design na empresa
1.1.2. Ferramentas de apoio à metodologia do design
1.1.3. O design e sua contribuição no desenvolvimento de novos produtos
1.2. Criatividade
1.2.1. O ser criativo: o eu
1.2.2. Técnicas de criatividade
1.2.3. Mapas mentais, a arte de perguntar e o brainstorming
1.3. Inovação
1.3.1. Inovação tecnológica
1.3.2. Duas localidades: criatividade e inovação
1.3.3. Questões de estratégia
1.4. Empreendedorismo
1.4.1. O empreendedor
1.4.2. Inovação e empreendedorismo
1.4.3. Pressupostos gerais de um plano de negocio
2. Projecto: metodologia e concepção
2.1. Design e criatividade
2.2. Design e inovação
2.3. Design e empreendedorismo
2.4. Criatividade e inovação
2.5. Criatividade e empreendedorismo
2.6. Inovação e empreendedorismo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um modulo inicial, "Um olhar sobre os conceitos", no qual se teoriza sobre o Design, a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo. Neste módulo, o aluno tem também contacto com técnicas de criatividade que lhe serão úteis no módulo seguinte.
No segundo módulo, "Projecto: metodologia e concepção", o aluno é incentivado a desenvolver um projecto, envolvendo todas as áreas numa perspectiva de intersecção entre elas para a criação do novo.
Assim, os conteúdos programáticos iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento e aplicação desses conceitos, incentivando a pesquisa, a investigação e o desenvolvimento de trabalho, pensado em termos de mercado.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

1º módulo: Um olhar sobre os conceitos
Descrição: Conceitos base da unidade curricular: design, criatividade, inovação e empreendedorismo.
2º módulo: Projecto: metodologia e concepção
Descrição: Elaboração de projectos teórico-práticos, tendo como base o módulo anterior.
A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos:
1. Teste escrito, reflectindo a matéria dada ao longo do semestre.
2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas. Neste item incentiva-se o aluno a desenvolver um projecto que combine as grandes temáticas da UM: design, criatividade, inovação e empreendedorismo.
3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias.
Pontuação
1. Teste: 50% (10 valores)
1. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores)
3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

No 1º módulo, Um olhar sobre os conceitos, o aluno obtém uma base teórica dos conceitos base da unidade curricula e tem acesso a metodologias relacionadas com Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Todos estes contecitos são fundamentais para o modulo seguinte. No 2º módulo, Projecto: metodologia e concepção, o aluno é incentivado a aplicar os conhecimentos obtidos no modulo anterior, no desenvolvimento de um projecto que envolva a intersecção de todos os campos referidos, desenvolvendo um espírito critico-construtivo na análise de projectos multidisciplinares.

Bibliografia:

Bono, E. (2007). How to have a creative ideas. McQuaig Group In.
Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic.
Johansson, F. (2007). Efeito Medici. Cruz Quebrada, Casa das letras.
Johnson, S. (2010). As ideias que mudaram o mundo. Lisboa, Clube do autor.
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl.
Mesquita, F. (2018). O cartaz camaleónico – Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. Ilhavo,
Plucker, J. (2017). Creativity & innovation, theory, research and pratic. Prufrock Press Inc.
Krippendorff, K. (2019). Driving innovation from within. New York: Columbia University Press.

Objetivos de aprendizagem:

A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.

Conteúdos programáticos:

Informação e comunicação estratégica
Stakeholders engagement
Comunicação de crise
Assessoria de Imprensa
Gestão de instrumentos above e below the line
O plano de comunicação e a gestão de meios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Teste e trabalhos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.

Bibliografia:

Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE.
Argenti, P. (2012). Corporate Communication. McGrawHill. ISBN-13: 9780073403175
Villafañe, J. (1998). Imagem Positiva. Lisboa, Edições Silabo.
Ribeiro, V. (2015) Os bastidores do poder : como spin doctors, políticos e jornalistas moldam a opinião pública portuguesa Coimbra, Almedina
Ribeiro, V. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas
Ruler, B e outros (2017). How Strategic Communication Shapes Value and Innovation in Society. Emerald

Objetivos de aprendizagem:

- promover os conhecimentos teóricos e a capacidade de comprensão sobre a Identidade Corporativa e a Comunicação Institucional como base de desenvolvimento, nomeadamente em contexto de investigação;
- fomentar a capacidade de resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares relacionados com as áreas da Identidade Corporativa e da Comunicação Institucional.
- promover a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções nas áreas da Identidade Corporativa e da Comunicação Institucional.
- estimular a capacidade de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
- fomentar competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo nas áreas da Identidade Corporativa e da Comunicação Institucional.

Conteúdos programáticos:

1. O plano estratégico da marca
1.1 A componente física da marca: os seus produtos e serviços
1.2 A componente emocional da marca
1.3 O sistema de valores da marca e o seu posicionamento
1.4 A marca e a sua vertente institucional
2. Identidade visual da marca
2.1 A tipografia da marca
2.2 A componente simbólica
2.3 A identidade cromática
2.4 O manual de identidade corporativa
3. Conteúdos e suportes da comunicação institucional
3.1 Publicações institucionais
3.2 Eventos institucionais
3.3 Comunicação institucional online
3.4 Comunicação institucional com os media

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas nas áreas da Identidade corporativa e da comunicação institucional, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos à Identidade corporativa e à comunicação institucional, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.

Bibliografia:

KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall.
KOTLER, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual.
LINDSTROM, l. (2013). Brand sense. Gestão Plus.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
Steenkamp, Jan-Benedict (2017). Global Brand Strategy: World-wise Marketing in the Age of Branding. London: Palgrave Macmillan.
WHEELER, A. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons.

UNIDADES CURRICULARES ECTS