UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm vindo a desempenhar um papel fundamental na Educação, com particular relevo na Educação Especial. Com esta UC Pretende-se:
A. Motivar a reflexão crítica sobre o uso das TIC na educação, como fator de acesso ao currículo, face a uma nova sociedade do conhecimento.
B. Problematizar a introdução das TIC na Educação Especial e sua importância na inclusão do aluno com NEE
C. Identificar as diversas estratégias e equipamentos que podem contribuir para a supressão de barreiras à participação e à aprendizagem do aluno com NEE, de acordo com as suas problemáticas específicas.
D. Identificar diversos tipos de Tecnologias no âmbito da Acessibilidade.

Conteúdos programáticos:

1- Breve historial da introdução das TIC como factor de inovação na Educação: fundamentos, legislação/documentação e situação actual.
2- Questões sobre a importância da utilização das TIC como poderosa ferramenta educativa, suas possibilidades e problemáticas.
3- Análise crítica e experimentação das potencialidades dos diversos tipos de software, ambientes e robótica para utilização educativa.
4- Possibilidades das aplicações informáticas mais correntes na prática pedagógica e na construção de atividades didáticas.
5- Aplicação das TIC na Educação Especial: objetivos, expectativas e soluções.
6- Acessibilidade e Tecnologias de Apoio para as NEE:
a. Mobilidade, autonomia e funcionalidade;
b. Ajudas técnicas, adaptações materiais e tecnologias de compensação;
c. Acessibilidade ao computador;
d. Suporte à Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos 1 e 2 destinam-se a dotar os formandos de um conhecimento crítico sobre os fundamentos do trabalho em educação especial, nomeadamente a aplicação de tecnologias de apoio e as suas potencialidades, devidamente desenvolvidas nos pontos A e B dos objetivos, permitindo a criação de uma base teórica e de princípios, que devem alicerçar a prática e a tomada de decisões, no âmbito das competências de um docente de educação especial, definidas em lei, ligadas à promoção da inclusão dos alunos. Os conteúdos 3, 4 e 5 destinam-se a operacionalizar os objectivos C, D, fornecendo informação sobre as diversas opções tecnológicas ao dispor dos docentes e a sua correta avaliação e utilização, quer em termos de adequação em relação às suas necessidades, quer em termos de fidelidade aos objectivos da acção da educação especial, quer em termos de software e aplicações correntes, quer em termos das tecnologias específicas destinadas a cada domínio de problemáticas.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologia:
1. Aulas expositivas dialogadas e dinâmica de grupo.
2. Discussão e comentário de textos, temas, casos e/ou situações práticas.
3. Sessões de demonstração e experimentação.
4. Sessões práticas de acessibilidade, utilização de software e construção de materiais pedagógicos.
Avaliação:
A1. Elaboração de uma tabela de comunicação em símbolos SPC e de uma ficha e formulário word para alunos com deficiência mental e/ou motora, de acordo com as atividades práticas realizadas nas aulas.
A2. Em alternativa o aluno poderá elaborar um texto teórico de análise da bibliografia dada sobre uma das temáticas abordadas no decorrer das aulas. (40%)
B. Trabalho prático: elaboração de um objeto de aprendizagem (OA) destinado a um público com necessidades educativas especiais, com recurso ao software de autor, para elaboração de materiais educativos digitais (60%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A exposição das matérias alicerçada em exemplos e casos práticos, bem como no diálogo e na reflexão partilhada, (metodologias 1 e 2), permite uma melhor explicação e interiorização dos princípios em causa e fornecem ferramentas aos formandos para uma prática crítica e informada nas decisões a tomar no âmbito dos objetivos A e B. As sessões de demonstração, avaliação e de utilização prática das tecnologias (metodologias 3 e 4), permitem que a informação dos objetivos C e D seja transmitida com uma ligação ao concreto, para uma melhor perceção das ferramentas disponíveis e uma ligação entre o conhecimento e a sua implementação na ação.
Nesse âmbito a metodologia será mais focada na elaboração de trabalhos práticos através do estudo de caso, no contacto com materiais e em momentos de reflexão discutida; privilegiando uma abordagem contínua no âmbito da experimentação e aplicação dos conhecimentos.

Bibliografia:

CORREIA, L. M. (2013). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para Educadores e Professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora. (BFP- 376/COR/72657)
Fachinetti, T; Gonçalves, A & Lourenço G (2017). Processo de Construção de Recurso de Tecnologia Assistiva para Aluno com Paralisia Cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais. Revista Brasileira de Educação Especial Marília Oct./Dec 23 (4)
FERREIRA, S.; Almeida, A. (2015) Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com NEE. In: Revista Portuguesa de Educação. Junho 28(1):59-93 (b-on)
OMS (2019) Global perspectives on assistive technology: proceedings of the GReAT Consultation N. Layton & J. Borg, editors. WHO, Geneva, 22–23 August 2019. Vol1.
PASCUAS-RENGIFO, Y. S. et al. (2015) Tecnologías de la información y las comunicaciones para personas con necesidades educativas especiales In: Entramado. July 11(2):240-248 (b-on)

Objetivos de aprendizagem:

O1. Aprofundar conhecimentos na área da educação inclusiva.
O2. Desenvolver conhecimentos sobre o enquadramento legal da educação inclusiva.
03. Transmitir modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às diferenças individuais;
O4. Refletir sobre a importância da organização de redes e parcerias como fator fundamental de inclusão e gestão de recursos
O5 Reconhecer alunos com necessidades individuais
O6. Analisar a intervenção educativa em contextos inclusivos

Conteúdos programáticos:

CP1 E.I em Portugal e na Europa. Perspetivas e modelos de resposta às N.I.e aos quadros conceptuais que os fundamentam.CP2. D.L 54/2018; Âmbito, princípios e normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos os alunos.CP3 Enquadramento teórico para a operacionalização do processo e tomada de decisão sobre a intervenção educativa; Opções metodológicas. Documentos e medidas educativas (RTP;PEI:PSI,PIT).CP4.Trabalho em parceria com a comunidade educativa para a qualidade de vida e a satisfação dos intervenientes. Interação entre a escola e os diferentes agentes educativos; E. Multidisciplinar de Apoio à E.I. CP5.Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão decorrentes de limitações, incapacidades e desvantagens; Desenvolvimento de técnicas de aconselhamento e de diferenciação pedagógica.CP6. O desenho universal para a aprendizagem. Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O1,2,.Pretende-se desenvolver métodos de trabalho que contribuam para a fundamentação teórica e legal e a capacitação do conhecimento acerca da Inclusão, com vista a responder a todos e cada um, contemplando a multiplicidade das dimensões da escola e a interação entre as mesmas, cujos conteúdos se demonstram nos C1,2.O3,4,5,6. Operacionalizar um modelo que aposte numa escola culturalmente significativa construída com base em pressupostos curriculares e pedagógicos diferenciados, com uma abordagem multinível relativamente a todos os alunos sem exceção,cujos conteúdos se demonstram nos C3,4,5, 6.Estes conteúdos pretendem dar respostas educativas no âmbito da E.I., o que implica por em prática um conjunto de medidas organizativas, de funcionamento, de avaliação e de apoio que garantam uma resposta adequada. As especificidades cognitivas, culturais e experienciais dos alunos deverão ser entendidas como condição necessária, mas não suficiente, para configurar uma escola inclusiva.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas nesta U.C. As aulas serão de cariz teórico e basear-se-ão na exposição, visualização de pequenos vídeos e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos.
Serão complementadas com trabalho autónomo dos alunos , em situação real de trabalho. Dar-se-á ênfase à promoção de aprendizagens construtivas. A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de 1 trabalho individual escrito, sobre o visionamento de um pequeno filme(a), durante o decurso das aulas presenciais e na elaboração de 1 relatório referente ao trabalho pratico efetuado (b). O resultado final (RF) será obtido através da fórmula: RF =50% (a) + 50% (b).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O desenvolvimento das aulas decorrerá integrando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas será estabelecida a relação com o conhecimento prévio dos alunos. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar .Será estimulado um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber levando à partilha do conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar uma aprendizagem motivadora e significativa onde conhecimentos adquiridos, podem ser aplicados em diferentes contextos e variáveis.
O trabalho prático de grupo exigido aos alunos terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, assim como a partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo. - O desenvolvimento dos conteúdos segue uma metodologia teórico-prática, com espaços de aprendizagem e de formação. Análise de situações práticas;(estudo e análise de casos); Desenvolvimento e pesquisa de material científico;
A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas.

Bibliografia:

Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L.
Carvalho, M. e Freire, J. (2018) .Abordagem multinível na educação : Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento .Da inovação ao conhecimento. DGE. Ministério da Educação disponível em https://webinars.dge.mec.pt/webinar/abordagens-multinivel-na-educacao-uma-pratica-integrada-na-aprendizagem-e-no-comportamento
CDE (2015). Multi-Tiered System of Supports (MTSS). Disponível em https://www.cde.state.co.us/mtss
Ministério da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. lisboa: DGIDC.

Objetivos de aprendizagem:

Conhecimentos e compreensão
O1. Distinguir Pesquisa, Método e Metodologia de Investigação Científicos. Processo e Projeto de Investigação.
O2. Distinguir Metodologias Quantitativas e Qualitativas. Analisar estudos científicos realizados sob tais metodologias. Avaliar e decidir sobre oportunidades de prosseguir uma linha de investigação quantitativa identificada.
Aplicação de conhecimentos e compreensão
O3. Identificar problemáticas a abordar, perguntas de partida e objetivos a prosseguir numa Abordagem Quantitativa. Formular hipóteses a confirmar ou infirmar.
Realização de julgamento e tomada de decisões
O4. Identificar a população alvo adequada a determinado trabalho de campo. Selecionar técnicas, instrumentos e tecnologias adequados à aquisição de dados.
Comunicação
O5. Construir o quadro de operacionalização, ponte entre a conceção e o desenho do estudo quantitativo a propor.
Autoaprendizagem
O6. Argumentar sobre o processo de construção de um pré-projeto de investigação.

Conteúdos programáticos:

CP1. Investigação em Educação. Metodologias e Métodos. Metodologias Quantitativas e Qualitativas, distinção e articulação. O Processo e o Projeto de Investigação.
CP2. Revisão da Literatura científica: justificação de decisão sobre o prosseguimento ode dada linha de Investigação.
Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2.
CP3. As etapas do processo de investigação quantitativa. A conceção e desenho do Projeto e a formulação de hipóteses a testar.
CP4. Programar o trabalho de campo: população e amostra; técnicas e instrumentos de aquisição de dados. O inquérito por questionário.
CP5. Da conceção ao desenho do projeto de investigação: o Quadro de Contextualização e Operacionalização em metodologia quantitativa.
Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 3,4 e 5.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O Programa definido segue o percurso:
A) Conceituar investigação pura, aplicada e aplicável; contexto, temáticas e problemas; o método científico. Metodologias e Métodos. Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2.
B) As Etapas do processo de investigação científica sob metodologia quantitativa.
C) O trabalho de campo: fontes de dados e informação científicas; aquisição de dados e informação, nomeadamente por questionário ou entrevista.
D) Da conceção ao desenho de um projeto de investigação na área educacional. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 2, 3, 4, 5.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

O desenvolvimento da UC segue uma metodologia teórico-prática, com espaços de aprendizagem e de informação. Parte-se de um cenário escolhido pelos alunos para fazer, passo a passo, a construção/aplicação de conceitos e técnicas identificadas como necessárias/adequadas. O debate passo a passo dos trabalhos em construção permite a avaliação formativa continuada e uma valorização de uma componente sumativa de 25%. A construção, num pré-projeto de investigação quantitativa, do quadro de operacionalização será objeto de avaliação sumativa (75%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Como se referiu pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos sobre metodologia de trabalho científico e, em particular, entendam as etapas, produtos constituintes e intervenientes num projeto de investigação científica conduzido com metodologia quantitativa. Como tal, uma abordagem concretizada na elaboração do seu próprio pré-projeto é consequente com os objetivos acima definidos, dado que de todos exige concretização.

Bibliografia:

• Bryman, A. (2016) Social Research Methods, Oxford University Press.
• Walliman, N. (2017) Research Methods: the basics, Routledge.
• Hill, M. M. & Hill, A. (2019) Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa. (B-on).
• Ortmanns, V., Schneider, S. L. (2016) Can we assess representativeness of cross-national survey using the education variable? In Survey Research Methods, 10 , 3, 189-210, DEU, 2016, Base de Dados SSOAR - Social Science Open Access Repository. (B-on).
• Ventura, T. (2014) Coord., Investigando Como se Educa, nº 1 "Crianças Especiais: Educação Inclusiva", Nota de Rodapé Edições, Lisboa.
• Delgado, S., Marín, B. & Sanchez, J. Coord. (2011) Métodos de investigación y análisis de datos en ciencias sociales y de la salud, Ediciones Pirámide, Madrid.
• Lopez, J. & Alonso, R. (2012) Teoría de la educación, metodología, focalizacion, Oxfordes – La mirada pedagógica, Netbiblo, S. L. (B-on).

Objetivos de aprendizagem:

(i) Promover a aquisição de conhecimentos de quadros concetuais no domínio da Psicologia da Aprendizagem;
(ii) Adquirir conhecimento fundamental no campo da Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social;
(iii) Aplicar conhecimento básico do campo da Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social na análise de situações do campo educativo;
(iv) Conhecer os processos e estratégias de aprendizagem e de motivação e saber aplicá-los em diversos contextos
(v) Desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Aprendizagem e da Dimensão Social;
(vi) Conhecer e avaliar criticamente padrões diferenciados de interação entre indivíduos e grupos em contextos educativos.
(vii) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(viii) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos

Conteúdos programáticos:

1. Psicologia da Aprendizagem
1.1.Definições e principais teorias da aprendizagem;
1.2. Implicações pedagógicas das teorias
1.3. Ambientes de aprendizagem e de motivação
1.4. Estratégias de aprendizagem
1.5. Perturbações de Aprendizagem Especificas
2. Dimensão Social
2.1. Conceitos de Educação, Desenvolvimento e Sociedade. Educação, Familias e Comunidade E
2.2. A Escola como organização social.
2.3. Atividade Educativa (Modalidade, funções e papéis).
2.4. Relacionamento Interpessoal em Contextos Educativos
2.5. Relação Educativa e Diversidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Unidade 1: para a consecução dos objetivos é privilegiada a abordagem de matérias teóricas específicas, permitindo integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer as teorias, as implicações pedagógicas destas, a aplicação prática em diferentes contextos das diferentes estratégias assim como desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Aprendizagem.
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas referentes à Dimensão Social e, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto aos Conceitos de Educação, Desenvolvimento e Sociedade. Educação, Familias e Comunidade; a Escola como organização social, relacionamentos e relações educativas e diversidade.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas .
As aulas teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. Dar-se-á ênfase à promoção de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Serão feitos trabalhos a pares nas horas de trabalho e que serão depois submetidos à análise e discussão pelos alunos da turma.
A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de 1 trabalho individual escrito (a); na elaboração de 1 trabalho de grupo com análise e discussão em grupo (b). O resultado final (RF) será obtido através da fórmula: RF = 60% (a) + 40% (b).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O desenvolvimento das aulas decorrerá integrando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com o conhecimento prévio dos alunos. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar.
Será estimulado um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber levando à partilha do conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar uma aprendizagem motivadora e significativa onde conhecimentos adquiridos, podem ser aplicados em diferentes contextos e variáveis.
O trabalho prático de grupo exigido aos alunos terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, assim como a partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo.
A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas.

Bibliografia:

1. Abrantes, P. & Sebastião, J. (2012). Portões que se abrem e que se fecham. Processos de inclusão e de segregação nas escolas públicas portuguesas. Em Dornelas et a.l (org.), Portugal Invisível. Lisboa: Ed. Mundos Sociais, 75-93.
2. Barroso, J. (2005). Politicas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Livraria Aberta;
3. Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem. Lisboa: Editora Sílabo.
4. Kail, R. (2004). A criança. S. Paulo: Pearson Prentice Hall.
5. Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill.
6. Torres, L. & Palhares, J. A. (2009). Estilos de Liderança e Escola Democrática, Actas do Encontro Sociedade e Educação. Lisboa: Universidade do Minho.
7. van de Pol, J., Volman, M. & Beishuizen, J. (2010) Scaffolding in teacher-student interaction: A decade of research. Educational Psychology Review
8. Vygotsky, L. (2008). Pensamento e Linguagem. Lisboa: Relógio D´Água.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

Nesta UC pretende-se que os estudantes (O1) saibam aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas na investigação científica, no método científico, na definição e elaboração de questões de investigação, (O2) demonstrem a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas , incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais da investigação qualitativa e quantitativa; (O3) Sejam capazes de comunicar os seus conhecimentos e os raciocínios de uma forma clara e sem ambiguidades na elaboração de projectos de investigação, relatórios e artigos no domínio da investigação educacional.

Conteúdos programáticos:

CP1. A natureza da investigação em Educação
1.1. Enquadramento epistemológico e perspectiva histórica
1.2. Características da investigação qualitativa e quantitativa
CP2. Planos de investigação
2.1. Planos de investigação qualitativa, quantitativa e planos mistos
2.2. Formulação das questões de investigação
2.3. Estratégias de amostragem, acesso aos contextos e participantes da investigação
CP3. Metodologias de investigação em Educação
3.1. Critérios de rigor e qualidade
3.2. Princípios éticos na investigação científica
CP4. Orientações sobre a escrita em investigação
4.1. Normas da escrita científica
4.2. Redação do projeto de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre a investigação científica e as metodologias de investigação em contexto educativo. Assim: CP1 corresponde ao O1 e O2; CP2 e CP3 correspondem aos O2 e O3; CP4 corresponde ao O3

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Seminários de exposição teórica relativos aos conteúdos basilares em termos metodológicos, através de uma metodologia interrogativa e participativa no sentido de manter o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, seguidas por aulas de concretização prática das aprendizagens em exercícios de exemplificação das fases de investigação aplicados ao contexto específico da Educação; a avaliação consiste na elaboração do projeto de investigação (80%) com apresentação e discussão oral (20%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com apresentação, análise e discussão de estudos, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a investigação, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica sobre os dados.
Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, o desenvolvimento de competências, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à investigação em contexto educativo

Bibliografia:

Bogdan, R. & Biklen, S.(2013). Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Cohen, L. Manion, L., & Morrisson, K. (2018). Research Methods in Education, 8th Edition, Routledge.
Creswell, J.W. (2009). Research design : qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. (3rd ed.). London: Sage
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica . Lisboa : Monitor.
Ramrathan , L., le Grange, L., & Shawa, B. (2017). Ethics in educational research (pp. 432-443), In Labby Ramrathan, Lesley le Grange, Phillip Higgs (eds). Education Studies for Initial Teacher Education. Sage ed.
Tuckman, B. (2012). Manual de Investigação em Educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Objetivos de aprendizagem:

conhecer os princípios orientadores da intervenção precoce, enquanto medida de apoio integrado, centrado na criança e na família 2- Definir os factores de risco versus factores protectores 3-Dotar os alunos de competências de avaliação e intervenção com metodologias centradas na interacção técnicos/família/criança. 4- Aprofundar os conceitos subjacentes à intervenção precoce , relacionando-os com o processo de avaliação da criança e adquirir competências teórico-práticas ao nível da avaliação psicopedagógica e do aconselhamento e intervenção em contexto educativo

Conteúdos programáticos:

C1 Crianças em risco; Fatores e tipos de risco Bem-estar e envolvimento ;A relação entre envolvimento e Desenvolvimento; A Protecção das crianças ; Medidas de protecção no meio natural de Vida; Contributos teóricos para a evolução dos serviços centrados na famíliaC2. – Modelos Métodos e Técnicas em IP; Conceitos, definições e evolução das práticas de Intervenção Precoce; Intervenção centrada na família: os modelos ecológico, transaccional e sistémico.; empowerment.;Análise das componentes dos programas de Intervenção precoce; Práticas recomendadas no processo de Avaliação: Planificação, Condução e Partilha de resultados; Avaliação das competências e necessidades das crianças e famílias; Instrumentos e Procedimentos-C3 INTERVENÇÃO Planeamento da intervenção: programas centrados na interacção; programas centrados napromoção de competências; Programas de apoio à família ;Concepção e implementação dos Planos Individuais de Intervenção Precoce ( PIIP)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Com o Conteúdo 1 responde-se aos Obj 1 e 2 e aprofundam-se os conhecimentos em matérias relevantes em IP quer do ponto de vista teórico quer de organização e funcionamento de acordo com a legislação em vigor . Também se deseja que os alunos reconheçam as diferenças entre risco biológico, estabelecido e ambiental e que saibam accionar factores de protecção
Com os C2 e C3 ir-se à responder aos obj 3 e 4 ,integrando conhecimentos, competências e capacidades para compreender as várias dimensões da avaliação e intervir em contexto de forma adequada. Deseja-se que os alunos estejam actualizados do ponto de vista teórico e prático Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento destes tópicos

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A abordagem dos conteúdos programáticos desta unidade adopta uma organização de tipo teórico-prático irá ser efectuada através de apresentação teórica suportada por meios audiovisuais; Organização de trabalho pratico a partir de analise de situações reais Análise e discussão de artigos subjacentes aos conteúdos programáticos e de contacto com a realidade (estágio). As sessões serão orientadas com recurso a metodologias e estratégias activas e dinâmicas de aprendizagem, procurando promover processos de trabalho em equipa, em parceria, pesquisa e tratamento de informação, análise de problemas e situações, troca de experiências, potenciando os saberes individuais e ainda momentos de reflexão em grande grupo, numa perspectiva de comunidade de aprendizagem. A avaliação será contínua , realizada em dois momentos e consistirá na organização de portfolio de aprendizagem em suporte digital

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A conceptualização contemporânea dos serviços e práticas de IP, assenta numa perspectiva sistémica, ecológica e centrada na família. Assim o foco da atenção como ocorria nas práticas tradicionais deixou de ser exclusivamente centrado na criança, para passar a ser centrado na criança e sua família e no desenvolvimento de uma relação de colaboração entre pais e profissionais. Com estes pressupostos considera-se que o conteúdo previsto em 1 será de cariz mais expositivo no âmbito das aulas teórico-práticas e os seus conteúdos poderão ser ainda abordados no contexto de orientações tutoriais que permitam aos alunos sistematizarem conhecimentos específicos dentro de variados contextos de intervenção. Responderão aos objetivos 1 e 2. Os C 2 e C 3 são de cariz mais prático. Serão introduzidos com exposição teórica sobre a temática , mas haverá uma grande intervenção prática , para que os alunos ganhem reais competências de abordagem multidisciplinar; a realização de um portfolio mostra-se relevante pois os futuros docentes de educação especial poderão por um lado acompanhar o seu crescimento enquanto alunos e ao mesmo tempo levar consigo os materiais de que necessitarão para um desempenho profissional com maior segurança na fase inicial do seu percurso na educação especial . Serão desta forma respondidos os objetivos 3 e 4

Bibliografia:

Breia,G; Almeida, C; Coloa, J (2004) Conceitos e Práticas em Intervenção Precoce,. Colecção Apoios Educativos - N.º 11.DGIDC.Lisboa
Mcwilliam ,Phyllis J, Pamela J. Winton, Elisabeth R. Crais (2005) Estratégias Práticas para a intervenção precoce centrada na Família. Porto: Porto Editora
Serrano, Ana Maria (2008) Redes Sociais de Apoio e Sua Relevância para a Intervenção Precoce . Porto: Porto Editora
Vieira,M.; Ribeiro, F.;Formiga, C. ( 2009) Principais instrumentos de avaliação do Desenvolvimento da criança de zero a dois anos de idade. Revista Movimenta, 2, nº 1 .pp 23-31.
Winton , P.;Mcwillian E.; Crais , E. ( 2005) Estratégias Práticas p/ a Intervenção Precoce Centrada na Família . Porto: Porto Editora
Williams L.C.A.; Aiello A.L.R. (2001) O Inventário Portage operacionalizado: intervenção com famílias. São Paulo: Memnon

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