Objetivos de aprendizagem:
Pretende-se promover aplicação os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. Promover-se-á o assimilar de uma perspectiva geral da Antropologia como disciplina que visa o estudo dos sistemas sociais e culturais, e nos permite descodificar a estrutura das suas práticas. Abordar -se-á sucintamente o percurso e os momentos mais relevantes da teoria e da prática da Antropologia social, bem assim como algumas das áreas temáticas mais pertinentes no seu âmbito, abordando alguns dos temas mais relevantes para a caracterização e entendimento das culturas humanas. Visa-se promover a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na aérea de entendimento de dinâmicas sociais, que habilite os discentes a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes.
Conteúdos programáticos:
unidade lectiva 1:
1. ANTROPOLGIA: O QUE É
1.1.definição desta ciência em termos de objeto e método
2.PERSPECTIVAÇÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO DA ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA
2.1. Da Antiguidade Clássica ao Iluminismo
2.2. O Iluminismo (sec XVIII)
2.3. o Evolucionismo do sec XIX
2.4. os inícios do sec XX e a contra-reacção difusionista ao evolucionismo do sec XIX
unidade lectiva 2:
3.1. o Funcionalismo: Malinowski
3.2. o Estruturo-funcionalismo: Radcliffe-Brown
3.3. Lévi-Strauss e o Estruturalismo
unidade lectiva 3:
4. O PRESENTE: ENTRE A DINÂMICA E A ESTÁTICA SOCIAL
4.1. Bourdieu e Giddens
4.2. A corrente Pós-moderna
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Capacidade de definir da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral ULl1 e UL2); entender de como os diferentes paradigma teórIcos focalizam e conceptualizam o social de modo diferente e diverso (UL2; UL3 E UL4). Capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social (UL2; UL3 E UL4). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo
dois testes escritos (50% + 50%)
A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver e a ser demosntrada na avaliação escrita.
Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Bibliografia:
1 MERCIER, P, (s.d). História da Antropologia, (1984) Lisboa, Teorema, (SAC 39/MER/3495
2 LEAL, J, (2006). Antropologia em Portugal : mestres, percursos , transições. Lisboa : Livros Horizonte. (BFP 572/LEA/48117)
3 MENDES, Tássia N E, (2014). Lévi-Strauss e a tríade da estrutura: a linguagem, o simbólico e o inconsciente. Tese Mestrado- Universidade Federal de São Carlos. (https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/4882/5889.pdf?sequence=1)
4 GEERTZ, C, e CLIFFORD, J, et al, (1991). El surgimiento de la antropología Posmoderna, Barcelona, Ed Guedisa. (SAC 39/SUR/11717)
5 GOLDMAN, M. (2017) Cosmopolíticas, etno-ontologias e outras epistemologias. A antropologia como teoria etnográficas. In Cuadernos de Antropología Social ( 44), p27-35.
6 KUPER, A , (2015) Anthropology and Anthropologists : The Modern British School, London: Routledge
Objetivos de aprendizagem:
A capacidade de análise e síntese;
A capacidade de aprender;
A habilidade para resolver problemas;
A capacidade de aplicar o conhecimento;
A capacidade de adaptar-se a situações novas;
A capacidade para trabalhar a informação;
A capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo;
A liderança;
As capacidades de investigação;
A capacidade de compreensão a um nível que saibam aplicar os conhecimentos;
A capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Conteúdos programáticos:
I. Metodologia do trabalho científico. O plágio.
II. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações.
III. Produção escrita – As fases da composição. Tipologias textuais. Argumentos e falácias.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Esta unidade curricular visa explorar uma diversidade de situações ao nível da metodologia do trabalho científico, da leitura e da produção escrita. Visa proporcionar aos alunos a orientação adequada para o contexto académico e também garantir a aquisição de competências que permitam uma
aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente e momentos de partilha e discussão coletiva, em torno das questões em estudo. Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão permanente.
A avaliação é baseada em três elementos:
Prova escrita: 60%
Trabalho final com defesa oral: 30%
Intervenção em aula, participação nas atividades e portefólio: 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação
atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou
individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida.
Bibliografia:
Borovali, M. (2018). Ad hominem argumentation in politics. Philosophy and Social Criticism. 1 May 2018, 44(4):426-436
Eco, U. (1988). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença.
Lipson, C. (2008). Doing honest work in college. Chicago, The University of Chicago Press.
Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364.
Serafini, M. T. (1991). Saber Estudar e Aprender. Lisboa, Editorial Presença.
Talavera, I. (2016). The Acquisition of Scientific Knowledge via Critical Thinking: A Philosophical Approach to Science Education. https://eric.ed.gov/?id=EJ1142987
Weston, A. (1996). A Arte de Argumentar. Lisboa, Gradiva.
UFP. Normas de Estilo.
Objetivos de aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Intermediate (B1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Tratando-se de uma u.c. eminentemente instrumental, pretende-se que os alunos desenvolvem as seguintes competências genéricas, com ênfase nas capacidades comunicacionais: compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, de modo a possibilitar a comunicação eficaz de informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas nesta área específica como a não especialistas. Nessa medida, pretende-se uma utilização eficaz da língua inglesa num conjunto de situações reais, nomeadamente aquelas relacionadas com os contextos profissionais relacionados com a Ciência Política e Relações Internacionais.
Conteúdos programáticos:
1. Actividades sociais
1.1 Cumprimentos e apresentações
1.2 Viagens
2. Estratégias Promocionais
2.1. Marcas
2.2. Organização Empresarial
2.2.1. Estruturas empresariais
3. Projecto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta u.c., os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação, concentrando-se, neste índice 1 da disciplina, nos conteúdos relacionados com as áreas da socialização, viagens, estratégias promocionais e organização empresarial. Com a componente de projeto (que deverá ser apresentado oralmente no final do semestre), pretende-se melhorar as capacidades transversais de trabalho de equipa, com recurso à utilização de uma segunda língua (inglês).
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação, por princípio, é contínua, constituída por dois testes escritos e por um projeto de apresentação oral, a apresentar no final do semestre. A realização da avaliação contínua implica assiduidade mínima (50% das aulas lecionadas). A nota final resulta da ponderação dos elementos de avaliação: 1º teste escrito: 25% + 2º teste escrito: 25% + projeto de apresentação oral: 50%.
No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua, o aluno pode apresentar-se a exame final, com a seguinte ponderação na nota final: exame escrito: 50% + exame oral: 50%. Para ser admitido a exame oral, o aluno tem de obter uma nota mínima de 7,5 no exame escrito. Uma nota inferior implica a reprovação à u.c. O exame oral é sempre obrigatório, caso a nota do exame escrito seja superior a 7,5, mesmo que a nota obtida seja positiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Bruno-Linder, A. (2011) International Legal English. C.U.P.
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK.
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman [UFP: CEFOC BFP 811.111:658(075)/COT/251729].
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. [UFP: SOQ 811.111:81'36/EAS/13941].
Jones,L. & Alexander, R. (2011) New International Business English. C.U.P. [previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082].
Objetivos de aprendizagem:
O aluno deverá:
a) Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão em Direito e Ciência Política a um nível que, indo para além dos conhecimentos básicos, desenvolva e aprofunde os mesmos, com materiais de nível avançado sobre as noções de Direito, as instituições políticas de governo, os regimes políticos e as relações Estado-sociedade;
b) Adquirir competências de aplicação de conhecimentos profissionalmente, nas dimensões teórica, ética e aplicada próprias ao Direito e à Ciência Política;
c) Resolver problemas em Direito e Ciência Política, através de análise e síntese argumentadas;
d) Procurar e gerir fontes de informação e documentação;
e) Adquirir competências de comunicação oral e escrita, para apresentar ideias junto de públicos com diferentes níveis de especialização;
f) Adquirir competências interpessoais e de autocrítica, permitindo a sua aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Conteúdos programáticos:
1. Introdução ao Direito: A noção de direito. As características das normas jurídicas. Divisão e ramos do Direito. Classificação das normas jurídicas e sujeitos de direito. As fontes do direito. A tutela dos direitos. A aplicação, interpretação e integração das normas jurídicas. Os sistemas jurídicos (direito comparado)
2. Ciência Política: As instituições políticas:o Estado Moderno; regimes e sistemas políticos de governo. Políticas públicas. Relações ‘Estado’-Sociedade: sistemas partidários e eleitorais; grupos de sociedade civil. Democracia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade Lectiva de Introdução ao Direito:
A disciplina é composta por várias matérias Teórico-práticas.
Descrição: Apresentação dos fenómenos jurídicos no âmbito das normas que regulam as relações jurídicas do indivíduo em sociedade.
Objectivos: Esta unidade visa introduzir os alunos à informação nuclear da disciplina sobre relações jurídicas, nas suas várias facetas jurídicas.
Orientação tutorial: Opcional, para consolidação de aprendizagens
Descrição: Acompanhamento personalizado do trabalho da disciplina
Objectivos: Esta orientação visa suportar o trabalho autónomo do aluno, na pesquisa e organização de informação.
Unidade lectiva de Ciência Política:
A apresentação dos fenómenos de institucionalização política formal, em particular do Estado e a abordagem às relações Estado-sociedade (partidos políticos, grupos de interesses) em contexto democrático visa recobrir âmbitos nucleares da disciplina, para cumprir os objectivos enunciados acima.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Aulas teórico-práticas com diálogo e intervenções dos alunos como parte da aprendizagem.
Na unidade de Direito haverá 1 trabalho individual (50% da avaliação final).
Na unidade de Ciência Política haverá 1 teste de avaliação (50% da avaliação final).
Os testes/trabalhos visam um controle aferido da aprendizagem - a dimensão das turmas e a carga horária semanal (uma sessão) justificam essa opção.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade de Direito: Exposições teóricas; Apresentação e manuseamento da legislação; Debate sobre casos; Exercícios práticos. Dominar as principais técnicas jurídicas, saber interpretar os diplomas legais; Análise de alguns diplomas, nomeadamente a Constituição da República Portuguesa e normas jurídicas estrangeiras.
A unidade de Ciência Política parte de uma metodologia expositiva para exercícios teórico-práticos de consolidação das aprendizagens sobre análise e discussão de materiais e aplicação dos conhecimentos a problemas. A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Os testes pretendem produzir, com objetividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
Unidade de Direito:
Baptista Machado, J., Introdução ao direito e ao discurso legitimador, Coimbra, Almedina, 2018.
Oliveira Ascensão, J. De, O direito : introdução e teoria geral: uma perspectiva luso-brasileira, Coimbra, Almedina, 2017.
Harris, P., An Introduction to Law, C.U.P, 2007.
Castro Mendes, J. De, Introdução ao estudo do direito, Lisboa, Rei dos Livros, 2011.
Unidade de Ciência Política:
Fernandes, A.J., Introdução à Ciência Política. Teorias, Métodos e Temáticas, Porto, Porto Ed., 2015.
Garner, R., Ferdinand, P. & Lawson, S., Introduction to Politics, Oxford, O.U.P., 2016.
Heywood, A., Political Ideologies: an Introduction, London, Palgrave, 2017.
Pasquino, G., Curso de Ciência Política, Principia, Cascais, 2010.
Political Studies (B-On)
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular visa a introdução dos alunos ao conhecimento da história política internacional, suscitadora do próprio objecto das RI: visa-se a compreensão das forças económicas e sociais, culturais e políticas subjacentes a esses processos. De igual forma, visa a introdução dos alunos ao conhecimento das teorias das RI: a compreensão dos quadros teóricos que balizam a disciplina e sua comparação e crítica.Capacidade de compreensão e integração dos conhecimentos adquiridos. Como competências, visa desenvolver a aplicação dos conhecimentos adquiridos para melhor compreensão da realidade política internacional; Capacidade de análise crítica no âmbito dos assuntos nacionais e internacionais; Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; Capacidade de investigação autónoma.
Conteúdos programáticos:
Unidade Lectiva I: Relações Internacionais: a história
1. Antecedentes da divisão clássica.
2. Sistema de Estados vestefaliano.
3. O longo século XIX.
4. O século XX: as guerras e a ordem internacional.
5. Contemporaneidade: O pós 1945
Unidade Lectiva II: Relações Internacionais: a teoria
6. Enquadramento disciplinar das RI: teoria e métodos
7. Principais perspectivas teóricas sobre as RI.
8. Tipologia das organizações internacionais.
9. Teorias da integração: breve referência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
1. Esta unidade visa familiarizar os alunos com o âmbito teórico e metodológico do contexto histórico das Relações Internacionais e dotar os alunos das capacidades instrumentais preliminares para o trabalho académico.
2. Apresentação das perspectivas teóricas do estudo das Relações Internacionais, em particular do papel do Estado; Visa promover a reflexão crítica sobre mecanismos institucionais e seus resultados efetivos; fomentar o trabalho autónomo e crítico dos alunos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (45%+45%), assim como na realização um trabalho de pesquisa em grupo apresentado em sala de aula(10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
1 - Exposição teórica de conteúdos: Conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; compromisso ético.
2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização da temática; desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, comunicação oral e escrita e de gestão de informação e resolução de problemas; De comunicação interdisciplinar; de aplicação de conhecimentos na prática;de investigação; de trabalho autónomo.
Bibliografia:
BAYLIS, J. & SMITH, S. (2006). The globalization of world politics. An introduction to international relations, Oxford, Univ. Press. CDU 327
FERNANDES, A. J. (2015). Relações Internacionais. Evolução, Protagonistas e Teorias, Chiado Editora. CDU 327
GINSBERG, R. H. (2007). Demystifying the European Union, Plymouth (UK), Rowman & Littlefield.
HOBSBAWM, E. (2002). A Era dos Extremos. História Breve do Século XX 1914-1991. Lisboa, Presença. CDU 93/94"19"
HOLSLAG, Jonathan (2019), Guerra e Paz - Um História Política do Mundo, Alfragide: D. Quixote.
LOBO-FERNANDES, L. (2018), O problema da teoria em Morgenthau e Waltz Realismo(s), delimitações e crescimento científico em relações internacionais, RI, 58, IPRI-UNL.
MILZA, P. (2019). As Relações Internacionais de 1871 a 1914, Lisboa, Edições 70. CDU 327(4)
94(4)
NYE, J. S. (2011). Compreender os conflitos internacionais. Uma Introdução à Teoria e à História, Lisboa, Gradiva.
Objetivos de aprendizagem:
(i) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área do curso.
(ii) Comprovar capacidade de resolução de problemas ético-deontológicos no âmbito profissional e cívico, e de constituir e fundamentar uma argumentação própria.
(iii) Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes.
(iv) Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
(v) Dar passos para desenvolver um raciocínio crítico e autónomo acerca dos temas mais candentes da ética na área da política.
Conteúdos programáticos:
I - 1. Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1.1. Definições gerais de “ética”. 1.2. Relação e distinção entre ética, moral, religião e lei.1.3. A regra de ouro da ética.1.4. Solidariedade e noção de bem comum. 1.5. Relevância ética da memória.
II - Temas de debate entre a ética e a política: 1. Cosmopolitismo; 2. Democracia e seus limites; 3. Soberania e direitos humanos; 4. Liberdade de expressão. 5. Acesso a informação e democracia; 6. Ética e cidadania; 7. Ética e ecologia. 8. Ética e terrorismo. 9. A ética e os conceitos de “pós-verdade” e de “fake news”. 10.Ética e crise dos refugiados. 11. Ética e religião
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
I: os conteúdos fornecem conhecimentos básicos sobre ética, deontologia e moral, articulando-os entre si, bem como com a regra de ouro da ética, a solidariedade e a noção de bem comum.
II: os conteúdos oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um raciocínio ético crítico em relação a temas concretos na área da ciência política, contribuindo igualmente para o desenvolvimento de competências relacionadas com a gestão de informação e com a aprendizagem ao longo da vida.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será periódica, baseando-se num teste presencial relativo ao Capítulo I do Programa da UC. (70%) e na entrega do resumo de um texto sobre as temáticas do Capítulo II do Programa da UC. (30%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Capítulo I: Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Exposição teórica sobre as noções de solidariedade e de bem comum. Os alunos fazem leituras individuais, discutidas em sala de aula, sobre as temáticas exploradas neste capítulo.
Capítulo II: Constitui o corolário dos capítulos anteriores: os temas deste capítulo serão discutidos em aula. Os alunos farão um teste sobre os mesmos.
Bibliografia:
Appiah, K. A. 2006. Cosmopolitanism: ethics in a world of strangers. New York : W. W. Norton.
Ash, Timothy Garton. 2016. Liberdade de expressão. Dez princípios para um mundo interligado.
Fidalgo, A. 2017. Ética Mínima. Gradiva: Lisboa
Henry S. Richardson, H.S. “John Rawls (1921-2002)”. Internet Encyclopedia of Philosophy (https://www.iep.utm.edu/rawls/)
Juncker, J.-C.2015. State of the Union 2015: Time for Honesty, Unity and Solidarity. Strasbourg: European Commission (http://europa.eu/rapid/press-release_SPEECH-15-5614_en.htm)
Moellendorf, D. & Widdows, H. 2015. The Routledge Handbook of Global Ethics. NY: Routledge.
Singer, P. 2004. Um só Mundo A Ética da Globalização. Lisboa: Gradiva.
Snyder, T. 2017. Sobre a Tirania. Vinte lições do século XX. Relógio d’Água: Lisboa.
Objetivos de aprendizagem:
(i) Adquirir a uma visão multifacetada sobre a História europeia e mundial dos séculos XIX-XXI;
(ii) Constatar a existência de fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste
período;
(iii) Compreender os principais movimentos políticos, económicos, sociais e culturais de mudança na Europa e no Mundo;
(IV) Associar processos internacionais do passado aos eventos que marcam as relações internacionais do presente;
(v) Adquirir e desenvolver capacidades de relacionação dos principais movimentos e fenómenos do século XIX e XXI.
Conteúdos programáticos:
GTH – XIX
1. Revolução Francesa: ideias, correntes, realizações
2. A ideologia liberal (correntes)
3. A ideia democrática e socialismo
4. Nação, guerra e relações internacionais
5. A Europa e o Mundo – a colonização europeia em África
GTH - XX-XXI
1. A Primeira Guerra Mundial
2. A era dos Loucos anos 20
3. Paradigmas da diplomacia antes e depois da Sociedade das Nações
4. O fôlego comunista
5. Os fascismos e ditaduras
6. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria
7. A ordem bipolar
8. O fim dos Impérios e a emergência do terceiro mundo
9. A erosão do Socialismo - o apogeu e a crise do Ocidente
10. A globalização e seus impactos
***
GTHJ, XVII-XXI
1. Fenómenos pré-jornalísticos
2. A génese do jornalismo na Modernidade
3. A segmentação da imprensa
4. A imprensa política nos regimes liberais
5. A imprensa industrial
6. As agências noticiosas
7. A conquista de novos suportes para o jornalismo
8. Novas tipologias de jornalismo
9. O digital e a crise do jornalismo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da história do século XVIII ao século XXI, e do jornalismo praticado no mesmo período. O recurso a bibliografia especializada, à imprensa e a outras fontes para o estudo do período sugere que há múltiplas fontes para a construção das realidades históricas, podendo dar origem a diferentes interpretações.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação é efectuada por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. Na unidade letiva de GTH a nota pode ser majorada pela realização de um trabalho prático. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórico-prática, as aulas expositivas são complementadas com apresentação de estudos de caso, materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
Berstein, S. (2013). Los Regimenes Politicos Del Siglo XX, Madrid: Ariel Editora.
Berstein, S. e Milz. P. (2006). História da Europa. Do Séc. XIX ao início do Séc. XXI. Editora Plátano.
Conboy. M. (2004). Journalism: A Critical History. London: Sage.
Gilbert. M. (2009). História do século XX, Lisboa: Dom Quixote.
Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo. Lisboa: Presença.
Morris, J.E. (2015). Europe in the XIX Century (1815–1914). London: Cambridge University Press.
Polanyi, K. P. (2012). A Grande Transformação... Lisboa: Edições 70.
Rémond, R. (2017). Introdução à História do Nosso Tempo. Do antigo regime aos nossos dias. Lisboa: Gradiva.
Sousa, J. P. et al., orgs. (2014). A History of the Press in the Portuguese Speaking Countries. Lisboa: Media XXI.
Sousa, J. P. org. (2018). Notícias em Portugal. Lisboa: ICNOVA.
Sousa, J. P., org. (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Objetivos de aprendizagem:
Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adoptar a atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas.
Conteúdos programáticos:
1. Questões de dinheiro
1.1 Relatórios financeiros
1.2 Publicidade
2. Cultura e negócios
2.1 Consciência intercultural
2.2 Negócios internacionasi
3. Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica relações internacionais. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Bruno-Linder, A. (2011) International Legal English. C.U.P.
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK.
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman - UFP: CEFOC BFP 811.111:658(075)/COT/25172.
Doff, A; Thaine, C; Pucht, H; Stranks, J, et.al. (2015) English Empower Intermediate. Cambridge: CUP.
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941.
Jones,L. & Alexander, R. (2011)New International Business English. C.U.P. (previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082 ).
Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P. (previous edition - UFP BFP 811.111:316.77(072)/MAS/7490)
Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English.
Powell,M.(2010) In Company Intermediate. Macmillan-Heinemann.
Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P.
Objetivos de aprendizagem:
A UC tem como objetivo observar como a forma as variáveis macroeconómicas fundamentais se relacionam, utilizar métodos diferenciados de mensurar o produto nacional, e compreender a dinâmica de funcionamento do modelo AD-AS. Pretende-se que no final da lecionação os alunos sejam capazes de compreender a fundamentação clássica e keynesiana da abordagem dos mercados de bens e serviços, monetário e do trabalho e de estabelecer uma análise critica dos principais efeitos da política macroeconómica. No âmbito do desenvolvimento de competências, destaque para: aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; análise, síntese e gestão de informação; resolução de problemas em macroeconomia; capacidade de comunicação interdisciplinar; construção de argumentação complexa com dados de suporte; trabalho autónomo; capacidade de análise de dados fundamentais da economia portuguesa e europeia.
Conteúdos programáticos:
0. Introdução
1. Contabilidade Nacional
1.1. O circuito económico
1.2. Identidades Fundamentais
1.2.1. Ótica do Produto
1.2.2. Ótica do Rendimento
1.2.3. Ótica da Despesa
1.3. Critérios de medição
1.3.1. PIB vs PNB
1.3.2. Líquido vs bruto
1.3.3. Pm vs cf;
1.3.4. PIB real vs PIB nominal
1.4. Análise de estatísticas
2. Curvas AS e AD
2.1. Procura e oferta agregadas
2.2. Os determinantes da procura agregada
2.3. Os determinantes da oferta agregada
2.4. Movimentos das curvas e ao longo das curvas
2.5. O equilíbrio
3. Perspetiva clássica
3.1. Premissas de base
3.2. O mercado de bens e serviços
3.3. O mercado de trabalho
3.4. O mercado do capital
4. Perspetiva keynesiana
4.1. Premissas de base
4.2. As funções consumo e poupança
4.3. A função investimento
4.4. O sector Estado
4.5. O sector externo
4.6. Determinação do equilíbrio
4.7. Os efeitos multiplicadores
5. Conclusões
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspetivas clássica e keynesiana. Inicia com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa.
SUJEITO A ALTERAÇÃO
TESTE 1 - cap. 1 a 3 - 60%
TESTE 2 - cap. 4 - 25% - OBRIGATORIMENTE PRESENCIAL
PARTICIPAÇÃO aferida pela resolução de exercícios individuais assíncronos - 15%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia utilizada combina a apresentação expositiva de conteúdos, com desenho e análise gráfica e dedução analítica de modelos. Nos itens 1 a 3, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e cálculo de agregados. Nos item 4, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e dedução analítica de multiplicadores. Em qualquer um dos itens programáticos os alunos são conduzidos na resolução de exercícios. Para além da resolução de problemas, a aplicação prática dos conhecimentos é igualmente estabelecida através do recurso a exemplificações do andamento atual da macroeconomia dos Estados, com referencia particular para as economias europeia e portuguesa.
Bibliografia:
Dunnet, A. (1990). “Para compreender a economia”. Lisboa: Calouste Gulbenkian.
Dornbusch, R. e Fischer, S. (1994). “Macroeconomia”. Boston: McGraw-Hill.
Krugman, P. e Wells, R. (2014). “Introdução à Economia”, 3/e. Rio de Janeiro: Elsevier.
Krugman, P. e Wells, R. (2018). “Economics.” NY: Worth Publishers.
Mankiw, N. G. (2014). “Introdução à Economia.” São Paulo: Cengage Learning.
Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). “Economics.” Hampshire: Cengage Learning.
Pinho, M. (2018). “Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada.” Lisboa: Edições Sílabo.
Rossetti, J. P. (1990). “Introdução à Economia.” São Paulo: Atlas.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2005).“Macroeconomia”. London: McGraw-Hill.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (1996). “Economia.” Lisboa: McGraw Hill.
Santos, J., Pina, A., Braga, J. e Aubyn, M. (2016). “Macroeconomia.” Lisboa: Escolar Editora.
Silva, J.C. (2011). “Macroeconomia”. Lisboa: Verlag Dashofer.
Objetivos de aprendizagem:
Promover conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde. Assim, a UC pretende desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas Ciências Sociais, particularmente o papel do método no mesmo. Fornecerá conhecimento de modo a discente saber identificar as diferentes abordagens metodológicas bem como as diferente ferramentas de recolha e análise de informação.Deseja promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS
Conteúdos programáticos:
1.Ciências Sociais: definição
1.1. O surgimento das Ciências Sociais; o Iluminismo e o projecto da Modernidade; as ciências morais
(JJ-Rousseau; Comte; Durkheim)
2. o conhecimento
2.1. diferentes sistemas de conhecimento
2.2. O conhecimento científico: características
3. Conhecimento científico : Epistemologia e a validação do conhecimento
4.Ciência e Sociedade
4.1.Thomas Khun: a estrutura das revoluções científicas
4.2.O mito do Racionalismo
4.3.Sedas Nunes: ciência como sistema de produção e como produto
5. Metodologias nas Ciências Sociais
5.1. Paradigmas de conhecimento
5.2.Metodologias qualitativas vs quantitativas
5.3. Tipos de Estudos
5.3. Formas de recolha de dados
5.3.1. Tipos de amostras
5.3.2. Entrevistas vs questionários
5.4.Tratamento de dados
5.4.1.Tipos de estatísticas; análise de conteúdo
6. Teorias e métodos relevantes nas Ciências Sociais - alguns exemplos
(Durkheim; Mauss; Bourdieu; Goffman; Hoggart; Becker; Foucault)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas Ciências Sociais (pontos 1, 2, 3 e 4), particularmente o papel do método no mesmo (ponto 2 e 3); fornecer informação básica quanto ás ferramentas das abordagens qualitativas e das quantitativas (ponto 4 e 5). Promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS (ponto 6). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo Testes escritos de modo a testar aquisição de conhecimentos, mas particularmente capacidade de apreensão devidamente estruturada das teorias abordadas – o que se deve reflectir numa elaboração escrita igualmente estruturada 3 testes escritos (30%+30%+40%). A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A natureza do programa é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de testes escrito visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Bibliografia:
CAMPENHOUDT, L Van, (2003), Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa:Gradiva
COUTINHO, C P (2013), Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina
DOURADO, I P. (2018), Senso comum e Ciência, In Educar em Revista. 34(70):pp213-229
NUNES, Sedas Pedro, (1977), Questões preliminares sobre as ciências sociais, Lisboa: Edit Presença
FRANCESCUTTI, P. (2019), La narración audiovisual como documento social e histórico, In EMPIRIA: Revista de Metodología de Ciencias Sociales, Vol 0, Iss 42, Pp137-161
HODDY, E T. (2019), Critical Realism in Empirical Research, In International Journal of Social Research Methodology, v22 n1 p111-124
MARCHIORO, P. (2017) Metodologia das ciências sociais ontem e hoje, In: Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social: ReLMIS, Nº. 13.
MOHAJAN, H K. (2018), Qualitative research methodology in social sciences and related subjects.Journal of Economic Development, Environment & People., Vol. 7 (1), p23-48
Objetivos de aprendizagem:
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área da economia política e da política económica, com particular ênfase para a crise e a reforma da zona euro e os desafios económicos colocados pela crise da pandemia do COVID-19;
(ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos político-económicos contemporâneos;
(iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre a crise e a reforma da zona euro;
(iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre a crise e a reforma da zona euro.
Conteúdos programáticos:
Capítulo I – Enquadramento teórico: o lugar da ciência económica
Capítulo II – Modelo político-económico da União Económica e Monetária
Capítulo III – A emergência da crise da zona euro
Capítulo IV – Economia política da crise e da reforma da zona euro (I): a visão ortodoxa
Capítulo V – Economia política da crise e da reforma da zona euro (II): a visão heterodoxa
Capítulo VI – A União Económica e Monetária e a pandemia do COVID-19.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Capítulo I – Discute-se o posicionamento da ciência económica no contexto das ciências sociais, procurando sensibilizar os discentes para as pontes com outras ciências sociais.
Capítulo II – Levar ao conhecimento dos discentes o contexto da União Económica e Monetária (seus antecedentes, criação e funcionamento).
Capítulo III – Levar ao conhecimento dos discentes os fenómenos que desencadearam a crise da zona euro.
Capítulo IV – Levar ao conhecimento dos discentes a abordagem ortodoxa da crise e da reforma da zona euro (quer ao nível da ciência económica, como ao nível da decisão político-económica).
Capítulo V – Levar ao conhecimento dos discentes a abordagem heterodoxa da crise e da reforma da zona euro (com destaque para a sua interpretação alternativa no plano da origem da crise e das medidas propostas para o seu remédio).
Capítulo VI – Analisar e discutir os efeitos económicos da pandemia do COVID-19 e identificar os instrumentos criados para obviar os seus efeitos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de dois testes escritos, cada qual com ponderação de 50%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
Acocella, Nicola (2020), The European Monetary Union: Europe at the Crossroads, Cambridge: Cambridge University Press.
De Grauwe, P. (2020), Economics of Monetary Union, 13.ª ed., Oxford University Press.
Gonçalves, J. R. (2019). O Euro: Balanço e Perspetivas, Coimbra: Almedina.
Mody, A. (2018), Euro Tragedy: A Drama in Nine Acts, Oxford University Press.
Morson, G. S. and Schapiro, M. (2018), Cents and Sensibility: What Economics Can Learn from the Humanities, Princeton: Princeton University Press.
Randall Henning, C. (2017), Tangled Governance: International Regime Complexity, the Troika, and the Euro Crisis, Oxford University Press.
Raworth, K. (2017), Doughnut Economics: Seven Ways to Think Like a 21st-Century Economist, Penguin.
Stiglitz, J. E. (2016), The Euro: How a Common Currency Threatens the Future of Europe, W. W. Norton.
Vila Maior, P. e Camisão, I. (2021), The Pandemic Crisis and the European Union: COVID-19 and Crisis Management, London: Routledge.
Objetivos de aprendizagem:
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta, essencialmente, na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há-de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nos quatro domínios de apreensão da língua: compreensã
Conteúdos programáticos:
Nível limiar da língua espanhola
A. Gramática: 1. Frase simple. Categorias ( verbo, substantivos, adjectivos, advérbios). Concordância. 2. O substantivo e o adjectivo. Particularidades referentes à flexão em género e número. 3. Os pronomes. 4. O verbo: Flexão I. Verbos regulares. 5. As preposições. Diferenças com a língua portuguesa. 6. As conjunções. Aspectos fonéticos e fonológicos. Correlações com a ortografia.
B. Léxico: 1.campos semânticos :Identificação pessoal; Relações de trabalho e profissões; Estados físicos e anímicos; Ocupação dos tempos libres; Cultura civilização e lazer.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O conhecimento de aluno será avaliado, fundamentalmente, através de um teste escrito realizado na aula e de uma intervenção oral. A nota final resultará da média aritmética destes dois itens, mas sempre com uma margem de aferição determinada pelos trabalhos práticos realizados na aula e pela presença nos seminários, conferências ou congressos. O sistema de avaliação contínua implica o cumprimento da norma interna de, pelo menos, 50% de assistência às aulas, pelo que a não obediência a este quesito implica a reprovação na unidade curricular.
Cumpre, igualmente, aos alunos, a participação nas conferências ou seminários relacionados com os temas sobre Espanha e América Latina e aos quais se acrescentam (sempre que possível) ciclos de cinema, exposições, palestras e foros. Assim:
Avaliação teórica (escrito) 50%
Avaliação oral: 40%
• Participação em seminários, conferências, congressos: até o limite de 10%
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
continua
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Conteúdos a transmitir sob a forma de aulas presenciais teórico-práticas e avaliados através de mini-testes escritos, orais individuais e de grupo a realizar no espaço da aula.
Bibliografia:
- Santiago Guervós, Javier y Fernández González, Jesús (2017): Red ELE revista electrónica de didáctica del español lengua extranjera, número XX, De Fundamentos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid.
- Silvia López Ripoll, Mireia Español Giralt y Mónica Moreno Tarrés (2015): Conversar en español B1-B2 (ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS) Editor: Universidad De Barcelona.
- HERMOSO G. A. (2015): Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa.
- W.A. (2015): Nuevo Prisma B1 - Libro del alumno (Español Lengua Extranjera), Editor: Edinumen.
[4] Castro Viudez, Francisca.: Español en marcha. Nivel 1, Madrid, Edelsa, 2013.
[5] _____________________: Aprende gramática y vocabulario, Madrid, Edelsa, 2013.
[6] Gutiérrez Chávez: Latitud 0. Manual de español intercultural, Madrid, 2012.
[7] AAA.: Español sin fronteras, Madrid, Edelsa, 1999.
Objetivos de aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Upper-intermediate (B2), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Esta unidade curricular pretende aprofundar o conhecimento e competências linguísticas e comunicativas dos alunos, com o fim de permitir consciência linguística sobre o funcionamento da língua. Visa ainda assegurar aptidões na área da comunicação, para melhorar a sua eficácia e fazer face a uma pluralidade de problemas e situações socioprofissionais. Pretende também o desenvolvimento de competências linguísticas previamente adquiridas, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.
Conteúdos programáticos:
1. Emprego
1.1. Recrutamento
1.2. Entrevistas
2. Mundo dos negócios
2.1. Comércio justo e globalização
2.2. Franchising
2.3. Import and Export
3. Inglês académico
3.1 A estrutura dos artigos científicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da ciência política e das relações internacionais. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante.
Escrita: 50& (e testes escritos, 25% cada)
Oral (Mini-projeto: 10%; Projeto final: 40%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK.
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman - UFP:
Doff, A; Thaine, C; Pucht, H; Stranks, J, et.al. (2015) English Empower Intermediate. Cambridge: CUP.
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941.
Jones,L. & Alexander, R. (2011)New International Business English. C.U.P. (previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082 ).
Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P. (previous edition - UFP BFP 811.111:316.77(072)/MAS/7490)
Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English.
Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P.
Objetivos de aprendizagem:
a) Desenvolver o conhecimento das principais teorias, conceitos e princípios políticos do Estado desde a Antiguidade Clássica até aos nossos dias,
b) Promover a aplicação de conhecimentos e sua compreensão através da leitura de textos de autor;
c) Fomentar competências de pesquisa, seleção e interpretação de informação relevante no âmbito das teorias do Estado;
d) Adquirir competências de autoaprendizagem e reflexão sobre os assuntos tratados.
Conteúdos programáticos:
Parte I – O Estado Ético: a génese do pensamento político
1. A evolução histórica do Estado
1.1. O Estado na Antiguidade Clássica
1.2. Do Estado feudal ao Estado moderno no Ocidente medievo
1.3. A génese do Estado Moderno na Europa: as monarquias nacionais
2. Teorias, tipos e formas de legitimação do Estado
2.1. Direito divino dos Reis: monarquias de direito divino vs monarquias parlamentares
2.2. Estado Natural
2.3. Contrato Social
2.4. Autoridade legal-racional
2.5. Estado de Direito
2.6. Estado de bem-estar social
Parte II – Teoria e formas constitucionais de Estado
1. Estado, direitos e formas de poder (sécs. XIX-XX)
1.1. A separação dos poderes
1.2. A luta entre a liberdade e a igualdade
1.3. Revolução e Estado
1.4. O Estado burocrático moderno e formas de dominação: Max Weber
2. Abordagens contemporâneas do estudo do Estado
2.1. Pluralismo
2.2. Marxismo
2.3. Institucionalismo
2.4. Anarquismo
3. Estado e sistema internacional
Balanço final.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O programa da UC visa o estudo do Estado das origens à atualidade:
a) Promover o conhecimento dos princípios fundamentais da sociedade política, denominada Estado, a sua origem, estrutura, formas, finalidade e evolução.
b) Explicar as origens do Estado numa tríplice dimensão: sociológica, política e jurídica;
c) Promover a análise reflexiva das metamorfoses do Estado;
d) Explanar, de forma comparada, as teorias e as formas de Estado;
e) Desenvolver competências de análise crítica do pensamento político dos autores estudados;
f) Promover a capacidade de formular questões e argumentar sobre o papel do Estado na sociedade;
g) Desenvolver uma leitura crítica dos textos políticos de autor.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A unidade curricular é de natureza teórico-prática. As aulas combinam a exposição dos temas pela docente, com a leitura interpretativa de conteúdos selecionados e disponibilizados previamente na plataforma de e-learning. A avaliação é feita por avaliação contínua e a classificação final resulta da ponderação das classificações parciais dos dois testes escritos (50% + 50%), podendo ser majorada até um máximo de 20% da classificação final, pela realização de um trabalho prático (facultativo) e pela assiduidade e participação em sala de aula.
Avaliação contínua (2 testes) ou exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Aulas teórico-práticas: Pretende-se o estabelecimento de uma relação mais imediata entre o saber teórico e sua aplicação na prática. A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas e em aulas teórico-práticas de análise e interpretação de textos de autor sobre os problemas e temas abordados. São vários os métodos utilizados para o estudo da TE, dentre eles:
Método da observação empírica de casos; método indutivo – obtenção de generalizações a partir de fatos considerados isoladamente; método dedutivo – explicação de fatos particulares ou fixação de perspetivas; e método analógico – para estudos comparados de casos. Visa-se a análise do pensamento político sobre o Estado e compreender as perspetivas teóricas atuais sobre o Estado.
Bibliografia:
Browning, G. (2016). A History of Modern Political Thought. Oxford University Press.
Castles, F. G. et al. (2012). The Oxford Handbook of the Welfare State. Oxford.
Cohen, M. (2018). Princeton Readings in Political Thought: Essential Texts from Plato to Populism. Princeton University Press.
Freitas, J. A. G. de (2020). O Conselho de Estado no Antigo Regime e no Liberalismo. Portugal, Espanha, França. Lisboa: Edições Alêtheia.
Heywood, A. (2015). Political Theory. An introduction. London: Palgrave Macmillan.
Januário, R. e Gameiro, A. (2017). Da Política. Análise de Direito Constitucional, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Lisboa: Edições Cosmos.
Morrow, J. (2019). History of Western Political Thought. London: Springer.
Weber, M. (2005). Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva. 2 vols., UNB.
Objetivos de aprendizagem:
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área de integração europeia;
(ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos políticos contemporâneos e a participação portuguesa no processo europeu;
(iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre os assuntos europeus;
(iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre os fenómenos políticos contemporâneos e o processo de integração europeia.
Conteúdos programáticos:
Capítulo I – Enquadramento da integração europeia: 1. Organizações supranacionais vs. organizações intergovernamentais. 2. Origens da União Europeia (UE). 3. Etapas de integração económica. 4. Alargamentos da UE. 5. Desenvolvimento da integração europeia: as revisões dos tratados europeus
Capítulo II – Instituições e o processo de decisão da UE: 1. Instituições de decisão: Parlamento Europeu, Conselho de Ministros e Banco Central Europeu; 2. Instituições de orientação: Comissão Europeia e Conselho Europeu; 3. Instituições de controlo: Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. 4. Princípio da subsidiariedade. 5. Processo legislativo ordinário
Capítulo III – Relação entre o direito da UE e o direito nacional: 1. Categorias do direito da UE: direito primário e direito derivado. 2. Processo de revisão do direito primário. 3. Princípios de articulação entre o direito da UE e o direito nacional: 3.1. Princípio do primado; 3.2. Princípio da aplicabilidade direta.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Capítulo I – Com a apresentação do processo de integração europeia pretende-se motivar os alunos para o conhecimento dos fenómenos políticos contemporâneos, bem como promover a leitura crítica fundamentada sobre o processo de integração europeia.
Capítulo II – A apresentação das instituições políticas europeias visa a compreensão do modelos institucional da União Europeia (UE), bem como promover uma leitura crítica da integração europeia, na dimensão institucional e na dimensão articulada com o processo de decisão da UE.
Capítulo III – A tomada de contacto com o direito da UE visa dar a conhecer as duas categorias principais do direito da UE, para posteriormente se equacionarem os modos de relacionamento entre esse direito e o direito nacional.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de duas prova escritas de avaliação (cada uma com uma ponderação de 50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Exposição teórica de conteúdos; apresentação e manuseamento do manual de apoio; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
CARDOSO, Carla, RAMOS, Cláudia, LEITE, Isabel C., CARDOSO, João C. and VILA MAIOR, Paulo (2017), A União Europeia: História, Instituições e Políticas, 7.ª edição, Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
CINI, Michele, and BORRAGÁN, Nieves Pérez-Solórzano (eds.) (2013), European Union Politics, 4th. edition, Oxford: Oxford University Press.
El-AGRAA, Ali M. (ed.) (2011), The European Union: Economics and Policies, 9th. edition, Cambridge: Cambridge University Press.
NUGENT, Neill (2010), The Politics and Government of the European Union, 7th. edition, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
WALLACE, Helen, POLLACK, Mark A., and YOUNG, Alasdair R. (eds.) (2010), Policy-Making in the European Union, 6th. edition, Oxford: Oxford University Press.
Objetivos de aprendizagem:
Avanzar en los conocimientos adquiridos en el primer nivel, estimulando la motivación del alumno más allá del programa de la disciplina. Que éste sea capaz de producir, oralmente y por escrito, enunciados de un mayor grado de complejidad, para poder tener un mejor comportamiento lingüístico, permitiéndole adaptarse lo más correctamente posible a los diferentes contextos sociolingüísticos.
Conteúdos programáticos:
a. Morfosintaxe I: Frase complexa. Coordenação. Subordinação. Outras formas. 2. Particularidades do emprego dos pronomes. 3. O verbo: Flexão II. Verbo irregulares. 4. Particípios de passado. 5. Discurso directo e indirecto. 6. Locuções adverbiais.
B. Núcleo temáticos: temas que abordem aspectos sociais, económicos y culturais da actualidade, de acordo com o interesse do aluno. Estes servirão para desenvolver a sua compreensão e expressão oral.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola: leitura de pequenas histórias ou notícias, identificar palavras chave, ideias fundamentais, tema; resumir a história/notícia (oralmente e por escrito
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
continua
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Conteúdos a transmitir sob a forma de aulas presenciais teórico-práticas e avaliados através de mini-testes escritos, orais individuais e de grupo a realizar no espaço da aula.
Bibliografia:
Martín Peris, Ernesto; Gente 2, Barcelona, difusión, 1999,
González Hermoso, A: Español lengua extranjera. Curso práctico 2, Madrid,
Edelsa, 1996.
González Hermoso, A: Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa,
1995.
Objetivos de aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Advanced (C1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Tratando-se de uma u.c. eminentemente instrumental, pretende-se que os alunos desenvolvem as seguintes competências genéricas, com ênfase nas capacidades comunicacionais: compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, de modo a possibilitar a comunicação eficaz de informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas nesta área específica como a não especialistas. Nessa medida, pretende-se uma utilização eficaz da língua inglesa num conjunto de situações reais, nomeadamente aquelas relacionadas com os contextos profissionais relacionados com a Ciência Política e Relações Internacionais.
Conteúdos programáticos:
1. Ética nos negócios
1.1 Liderança
1.2. Concorrência
2. Tendências da área dos negócios
2.1 Inovação e estilos de comunicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta u.c., os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação, concentrando-se, neste índice 4 da disciplina, nos conteúdos relacionados com a ética nos negócios e inovação. Com a componente de projeto (que deverá ser apresentado oralmente no final do semestre), pretende-se melhorar as capacidades transversais de trabalho de equipa, com recurso à utilização de uma segunda língua (inglês).
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação, por princípio, é contínua, constituída por um teste escrito e por um projeto de apresentação oral, a apresentar no final do semestre. A realização da avaliação contínua implica assiduidade mínima (50% das aulas lecionadas). A nota final resulta da ponderação dos elementos de avaliação: teste escrito: 50% + projeto de apresentação oral: 50%.
No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua, o aluno pode apresentar-se a exame final, com a seguinte ponderação na nota final: exame escrito: 50% + exame oral: 50%. Para ser admitido a exame oral, o aluno tem de obter uma nota mínima de 7,5 no exame escrito. Uma nota inferior implica a reprovação à u.c. O exame oral é sempre obrigatório, caso a nota do exame escrito seja superior a 7,5, mesmo que a nota obtida seja positiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman [UFP: CEFOC BFP 811.111:658(075)/COT/25172].
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2010) Market Leader New Edition. London: Pearson and Longman
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. [UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941}.
Eastwood, J. (2019) Oxford Practice Grammar: Intermediate: with Key. Oxford: OUP (updated edition) ISBN: 9780194214742.
Hewings, M. (2023) Advanced Grammar in Use A Self-Study Reference and Practice Book for Advanced Learners of English. Cambridge: CUP.
Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P.
O'Driscoll, N. (2010) Market Leader: Marketing. Pearson.
Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English.
Wakefield, M. J. R. (2020) Successful Writing in English: A practical guide. Porto: Areal.
Objetivos de aprendizagem:
Pretende-se que os alunos:
i. dominem o conceito amplo de globalização, nas suas múltiplas facetas – económica, social, política e cultural; que compreendam a ordem política e económica global: integrando conceitos, teorias e aplicações práticas.
ii. desenvolvam competências de interação pela participação, em sala de aula, nas aresentações e debates sobre as temáticas mencionadas;
iii. aprendam a gerir informação e a avaliá-la criticamente, a partir de leituras orientadas;
iv. aperfeiçoem competências de comunicação oral e escrita;
v. desenvolvam competências de análise crítica e síntese, conducentes à sedimentação de competências de auto-aprendizagem e de abordagem profissional às temáticas da UC.
Conteúdos programáticos:
Unidade Lectiva I – Os debates da Globalização
1. Globalização/Glocalização
1.1. Os conceitos.
1.2. Impactos económicos, sociais, políticos e culturais da globalização: sinopse.
2. Governação global: o quadro político
2.1. O quadro tradicional e sua superação: Estado-Nação e nacionalismo.
2.2. Os modelos multinível da governação global: os níveis, sua lógica e articulação.
2.3. Estados frágeis.
2.4. Desafios ao multilateralismo e neonacionalismos.
Unidade Lectiva II – Ordem político-económica internacional
3. Governação global: as políticas.
3.1. O comércio internacional: o ‘regime liberal do comércio internacional’.
3.2. Produção transnacional e direitos laborais.
3.3. Desenvolvimento económico e cooperação num mundo assimétrico.
3.4. Políticas de ambiente.
3.5. Migrações e refugiados.
3.6. Políticas securitárias.
4. Estudos de caso: apresentação e discussão dos relatórios dos alunos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As temáticas abordadas permitem a aquisição de conhecimento amplo e atualizado sobre esta área de estudos.
Esse conhecimento potencia futuro estudo autónomo, ou académico de grau superior, e bem assim a aproximação a uma prática profissional em RI.
A abordagem a estudos de caso reforça essa dimensão aplicada da UC.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Aulas teórico-práticas: discussão de textos e outros materiais audio/visuais; apresentação de trabalhos pelos alunos
2 elementos de avaliação teórica (40% + 40%); 1 trabalho (20%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia adotada visa fornecer a informação necessária sobre as áreas temáticas da UC, despertar o interesse, propiciar momentos de estudo orientado e de progressiva pesquisa autónoma e apresentação de resultados e ajudar a consolidar os conhecimentos e competências dos alunos.
Os testes e outros elementos de avaliação pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
BURNELL, P., et al. (eds.) (2017) Politics in the Developing World. OUP
EATWELL, R. & GOODWIN, M. (2019) Populismo. Ed. Desassossego.
FIDDIAN-QASMIYEH, E. et al. (eds.) (2016) The Oxford Handbook of Refugee & Forced Migration Studies. OUP
HELD, D. (ed.) (2005) A globalizing world? culture, economics, politics. Routledge
KARNS, M. & MINGST, K. (2015) International Organizations: The Politics and Processes of Global Governance. 3ª ed. Lynne Rienner
LECHNER, F. & BOLI, J., (eds.) (2008) The Globalization reader. Blackwell
O'BRIEN, R. & WILLIAMS, M. (2016) Global political Economy. Evolution and Dynamics. Palgrave/Macmillan
MUDDE, C. & KALTWASSER, C.R. (2017) Populism: A Very Short Introduction. OUP
RITZER, G. & DEAN, P. (2021) Globalization: A Basic Text. 3ª ed. Wiley-Blackwell
ROBERTSON, M. (2017) Sustainability Principles and Practice. 2ª ed. Routledge
SANTOS, B. (ed.) (2000) Globalização: Fatalidade ou Utopia? Afrontamento
Objetivos de aprendizagem:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da gestão de capital humano;
- Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos e das (boas) práticas de gestão de capital humano através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
- Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos programáticos:
Tópico I - Capital Humano e Competitividade: Contextualização
1.1 Capital humano: emergência e caraterização
Tópico II - Processos de Gestão de Capital Humano
- Atrair
- Desvincular
- Reter
- Avaliar
- Formar e desenvolver
Tópico I: O aluno deverá ser capaz de caraterizar os diferentes componentes do capital humano; identificar nomes relevantes que estiveram na sua emergência; discutir o papel de diferentes fontes de desenvolvimento do capital humano ao longo do ciclo de vida.
Tópico II: identificar diferentes processos de gestão do capital humano nas organizações; caraterizar os diferentes processos de gestão de capital humano analisados; discutir a importância dos processos de gestão de capital humano analisados para a competitividade organizacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Tópico I: Caraterização dos diferentes componentes do capital humano e distinção entre capital intelectual e capital humano; Perspetiva de Theodore Schultz, Gary Becker e Jacob Mincer em relação ao capital humano; variáveis que influenciam o desenvolvimento do capital humano ao longo do ciclo de vida.
Tópico II: Caraterização de diferentes processos de gestão de capital humano e o seu impacto na dinâmica organizacional e na sua competitividade: Descrição e análise de funções; seleção de capital humano; motivação; avaliação de desempenho; desenvolvimento de capital humano e desvinculação.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de conhecimentos (60%) e na execução de um trabalho teórico-prático (40%), apresentado sob a forma de relatório escrito e discutido em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno saiba aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional na sua atividade futura, em contexto de trabalho. Os métodos de aprendizagem procuram, também, dotar os alunos de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, a públicos diversos (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Bibliografia:
[ ] Becker, G. (1994). Human Capital: A theoretical and empirical analysis with special reference to education (3rd Edition): The University of Chicago Press. [Library UFP]
[ ] Brandão, M. F. (2006). Stock de capital humano, fraude académica, e corrupção. Uma análise intra e inter países. Tese de doutoramento apresentada à FEP, Porto. (Cap. 1) [resources UFP-UV]
[ ] Cunha, M. P. et al (2010). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo. [Library UFP]
[ ] Davenport, T. O. (2001). Capital humano: O que é e por que as pessoas investem nele. São Paulo: Nobel. [Library UFP]
[ ] Luthans, F., Youssef-Morgan, C. M. (2017). Psychological capital: An evidence-based positive approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior. Vol. 4: 339-366 [B-On]
[ ] Papakonstantinou, M. A. (2017). Understanding the effects of human capital on economic growth. [Groningen]: University of Groningen, SOM research school. PhD thesis [On-line]
Objetivos de aprendizagem:
- Introdução ao conhecimento dos princípios da diplomacia política e económica como instrumento de política internacional.
- Compreensão dos diferentes interesses e estratégias dos Estados em que assentam os processos diplomáticos e desenvolvimento e aplicação de estudos de caso sobre a atualidade internacional.
- Sensibilizar os alunos para as relações comerciais internacionais como contexto privilegiado da diplomacia económica.
- Exposição dos instrumentos e das estratégias de política comercial que dão seguimento a interesses nacionais.
Como competências, a UC visa desenvolver a capacidade de análise crítica no âmbito dos assuntos internacionais; a capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; a capacidade de investigação autónoma.
Conteúdos programáticos:
Introdução à diplomacia política. Evolução e caracterização do Sistema Internacional. Da sociedade internacional à comunidade internacional? Instrumentos de Política Internacional. Actores de direito internacional. Princípios e objetivos da diplomacia política. Convenções internacionais. O serviço diplomático em Portugal e na União Europeia. Diplomacia económica e relações comerciais internacionais. O recurso a instrumentos protecionistas. As estratégias e os argumentos justificativos do protecionismo. Comércio internacional e proteção do ambiente.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Capítulo I – Com a apresentação dos conceitos fundamentais de diplomacia política pretende-se informar os alunos para o substrato teórico e conceptual inerente à compreensão dos fenómenos diplomáticos contemporâneos.
Capítulo II – Tendo por base o contexto das negociações de comércio internacional, e a possibilidade de os países introduzirem restrições à liberalização comercial, pretende-se que os alunos compreendam o desfasamento entre o objetivo geral da multilateralização das trocas e as medidas protecionistas que obedecem a interesses nacionais. Perceção do trade-off entre liberalização do comércio internacional e proteção do ambiente.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Para a componente de diplomacia política, um teste de avaliação de conhecimentos (40%) e um estudo de caso (2 elementos) obrigatório e apresentado em sala de aula (10%). Para a componente de diplomacia económica, um teste de avaliação de conhecimentos (50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
FERNANDES, J.P.T. (2017). O Regresso da Geopolítica, Coimbra: Almedina.
KRUEGER, A. O. (2020). International Trade: What Everyone Needs to Know, Oxford: Oxford University Press.
MEDEIROS, E. (2013). Economia Internacional: Comércio e Finanças. 9.ª ed., Lisboa: Escolar Editora.
MENDES, N. C. e COUTINHO, F. P. (org.) (2014). Enciclopédia das Relações Internacionais, Alfragide: D. Quixote.
KISSINGER, H. (2007). Diplomacia, 3ed., Lisboa: Gradiva.
KISSINGER, H. (2014). A Ordem Mundial, Alfragide: D. Quixote.
PORTO, M. (2016). Teoria da Integração e Políticas da União Europeia. 5ed., Coimbra: Almedina.
UNITED NATIONS (2005). Vienna Convention on Diplomatic Relations (1961).
Objetivos de aprendizagem:
O aluno deverá:
a) Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão em Direito Internacional Público a um nível que, indo para além dos conhecimentos básicos, desenvolva e aprofunde os mesmos, com materiais de nível avançado sobre os aspetos jurídicos da sociedade internacional;
b) Adquirir competências de aplicação de conhecimentos em contexto profissional, em particular pela utilização e análise dos casos mais relevantes;
c) Resolver problemas em Direito Internacional Público, através de análise e síntese argumentadas;
d) Procurar e gerir fontes de informação e documentação;
e) Adquirir competências de comunicação oral e escrita, para apresentar ideias junto de públicos com diferentes níveis de especialização;
f) Adquirir competências interpessoais e de autocrítica, permitindo a sua aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Conteúdos programáticos:
1. Ferramentas básicas do direito internacional (3 ECTS)
1.1. Princípios e fontes do direito internacional
Convenções internacionais; costumes internacionais; princípios gerais de direito; decisões judiciais e ensinamentos; outras fontes.
1.2. Desenvolvimento do direito internacional
Aspetos históricos; Atores do direito internacional: Estados; Organizações internacionais; Outros atores; Direito do mar.
2. Contrastes do direito internacional (3 ECTS)
2.1. Proteção dos indivíduos v. Interesses do Estado
Imunidades e limites da competência do Estado; Diferendos internacionais.
2.2. Principais instrumentos dos direitos humanos
O sistema universal dos direitos humanos; Mecanismos regionais; Análise de casos.
Tipologia de tribunais internacionais. Análise da jurisprudência relevante.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
1. Aulas Teórico-Práticas:
1.1. Descritivo Unidades 1 a 3.
1.2. Objetivos pedagógicos: perceber as temáticas jurídicas atuais do Direito Internacional Público, e em particular as suas potencialidades e os seus limites.
2. Orientação Tutorial:
2.1. Descrição: capacidade para recolher e interpretar a informação, as ideias, os problemas e encontrar soluções.
2.2. Objetivo: treino de aplicação de conhecimentos para a resolução de problemas em diversos contextos e avaliação global da capacidade de aprendizagem de forma a tornar-se autónomo.
3. Outros:
3.1. Avaliação dos testes escritos dos discentes.
3.2. Descrição: realizar o balanço individual e coletivo dos resultados dos testes.
3.3. Objetivo: avaliar o domínio de conhecimentos para a resolução de problemas teóricos (primeiro teste) e práticos (segundo teste) sobre direito internacional público.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A avaliação é baseada em um teste escrito relacionado aos vários tópicos do programa, nomeadamente sobre os princípios do Direito Internacional, as fontes do Direito Internacional, e sobre os aspetos essenciais do desenvolvimento do Direito Internacional (50% da avaliação final); e num trabalho prático baseado na jurisprudência, nomeadamente a execução regular de análise dos principais casos julgados de Direito Internacional (50% da avaliação final).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino usadas nas Unidades 1 a 2 (método pedagógico expositivo por objetivo e o apoio metodológico) são adaptados aos objetivos de capacitação da compreensão e de análise crítica sobre os principais aspetos jurídicos. Em particular, o apoio metodológico permite a concretização do objetivo de capacitação para operacionalizar os conceitos, através do estudo de casos práticos simples. Estas metodologias potenciam mutuamente um reforço da autonomia do aluno, quer na vertente da aprendizagem dedutiva, quer na preparação para a aprendizagem indutiva.
Bibliografia:
ARMSTRONG, D. (2009). Routledge Handbook of International Law, Routledge.
AUST, A. (2010). Handbook of International Law. Cambridge UP.
BANDEIRA, F. et al. (2020). Readings in Humanitarian Action and Cooperation for Development, Vol. I/II, F. Fernando Pessoa.
BACELAR GOUVEIA, J. (2015). Direito Internacional da Segurança, Almedina.
ESPERANÇA, B. (2015). Sustainable development concerning socioeconomic rights, e-Pública, 2, 2 (July).
RIBEIRO, M.C. et al. (2019). Direito português do mar: perspetivas para o séc. XXI, Revista Electrónica de Direito/U. Porto.
TRAISBACH, K. (2017). International Law. E-IR Foundations beginner’s textbook/E-International Relations.
VINOPAL, K. (2015). Researching Public International Law. American Society of International Law. e-RG.
WALLACE Rebecca, HOLIDAY, Anne (2006). International Law in a Nutshell. Sweet & Maxwell.
United Nations (2017). International Law Handbook Collection of Instruments (four books).
Objetivos de aprendizagem:
i. Assimilar os campos teóricos fundamentais sobre a política demográfica e os movimentos migratórios e suas implicações na sociedade global contemporânea.
ii. Perceber a relação entre políticas de controlo de população e direitos da família; as consequências económicas, sociais e políticas dos programas de controlo/incentivo da natalidade
iii.Entender as diferentes posições quanto à demografia familiar presentes em grupos étnicos numa mesma sociedade;
Iv.Discernir sobre os grandes desafios contemporâneos em relação às alterações demográficas em diferentes contextos e realidades.
v.Conhecer e compreender os grandes movimentos migratórios contemporâneos, suas origens, suas consequências e implicações politicas, culturais, económicas e ecológicas.
vi.Adquirir competências para trabalhar na definição de políticas demográficas, e na previsão e gerência de conflitos associados a graves mutações demográficas, como é o caso das migrações.
Conteúdos programáticos:
1. Introdução à Unidade Curricular. Conceitos Gerais. Os conceitos de Demografia, População, Movimentos Migratórios e Politica Demográfica.
2: Políticas de Natalidade. Políticas de controlo demográfico: contracepção e esterilização; incentivos à Natalidade.
3: Movimentos Migratórios.
4: Movimentos Migratórios e Desafios Políticos.
5. Conclusão: Os desafios da Politica Demográfica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da sociologia da família e da demografia. Os discentes devem dominar os conceitos de estrutura familiar, género, população, estrutura populacional, migrações e teorias demográficas.
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos têm por objetivo possibilitar aos discentes a compreensão das políticas de controlo de natalidade. Os discentes devem compreender e dominar as dimensões biológicas culturais e sociais que influem nas políticas de natalidade.
Unidade 3 - Os conteúdos programados aprofundam as implicações das migrações na estrutura demográfica de uma população e devem possibilitar aos discentes a compreensão das politicas migratórias.
Unidade 4 – Os conteúdos programáticos pretendem possibilitar os conhecimentos fundamentais para que os discentes tomem consciência das profundas alterações nas sociedades contemporâneas e suas consequências nos movimentos migratórios.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático, com apresentação e discussão oral desse trabalho (30%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula e na pontualidade e a assiduidade do aluno (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão.
Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos. Apresentação de um Documentário.
Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão.
Unidade 4 - Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão.
Bibliografia:
Bharath Ganesh & Caterina Froio (2020). A “Europe des Nations”: far right imaginative geographies and the politicization of cultural crisis on Twitter in Western Europe, Journal of European Integration, 42:5, 715-732.
Dias, Sónia; Gonçalves, Aldina (2007). Migração e Saúde. Rev. Migrações, nº 1: 15-26.
Helbling, Marc. et al (2020). Restricting immigration to foster migrant integration? A comparative study across 22 European countries. Journal of Ethnic and Migration Studies, Vol. 46: 2603-2624.
Müller, J.-W. (2017). What Is Populism? London: Penguin UK.
Voltolini, Benedetta, et al (2020). Introduction: the politicisation of permanet crisis in Europa. Journal of European Integration, Vol. 42: 609-624.
Vollset, Stein Emil et al (2020). Fertility, mortality, migration, and population scenarios for 195 countries and territories from 2017 to 2100: a forecasting analysisfor the Global Burden of Disease Study. The Lancet: www.thelancet.com [Published online July 14, 2020
Objetivos de aprendizagem:
i. Integrar conceitos, teorias e conhecimentos sobre os modelos da democracia e cidadania;
ii. Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos e processos políticos contemporâneos;
iii. Gerir informação e avaliá-la criticamente, a partir de leituras orientadas;
iv. Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
v. Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre democracia e participação política, conducentes à sedimentação de competências de auto-aprendizagem e de abordagem profissional
Conteúdos programáticos:
Unidade Lectiva I – Democracia
1. Modelos de democracia
1.1. Modelos Clássicos Antigos
1.2. Democracia Liberal/Representativa
1.3. Democracia Direta
1.4. Democracia Participativa
1.5. Democracia Deliberativa
2. Práticas da democracia
2.1. Democratização: da transição à consolidação
2.2. Democracias ‘avançadas’ e qualidade da democracia
2.3. Democracia e globalização
2.4. A democracia no Mundo: índices e estudos de caso.
Unidade lectiva II – Cidadania
1. Conceito de cidadania: origem e evolução
2. Os direitos fundamentais
2.1. A Declaração Universal dos Direitos do Homem
2.2. No sistema do Conselho da Europa
2.3. No âmbito do Direito da União Europeia
3. Cidadania da União Europeia
3.1. Direitos políticos
3.2. Direitos económicos
3.3. Direitos sociais
4. Cidadania na ordem jurídica portuguesa
4.1. Enquadramento jurídico
4.2. Direitos e deveres
4.3. Análise de dados estatísticos de participação política e eleitoral em Portugal e na UE
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
UL I – Com a apresentação dos conceitos fundamentais de democracia, seus modelos e aplicação, no mundo, pretende-se informar os alunos sobre o substrato teórico e conceptual inerente à compreensão dos fenómenos políticos contemporâneos, propiciando autonomia de análise e desenvolvimento de uma visão crítica.
UL II – Desenvolver a consciência humana e cívica dos alunos para a necessidade de uma intervenção pessoal e colectiva nos planos político, económico e social. Formação e aplicação dos conhecimentos nos diferentes contextos de desenvolvimento e participação cívica.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas.
A avaliação é contínua, baseando-se na realização de dois testes escritos (40% + 40%), realização de trabalhos em aula/casa (10%) e um relatório elaborado em grupo (máximo 3 elementos)escrito e apresentado em sala de aula (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação; desenvolvimento do espírito crítico
Bibliografia:
I
FERNANDES, T. (org.) (2018). Variedades de Democracia na Europa do Sul. 1968-2016. Lisboa: ICS
HELD, D. (2006). Models of democracy. 3ª ed. Stanford: SUP
NORRIS, P. (2011). Democratic Deficit: Critical Citizens Revisited. New York: CUP
PINTO, A.C. (2021). O Regresso das Ditaduras? Lisboa: FFMS
TEIXEIRA, C.P. (2018). Qualidade da Democracia em Portugal. Lisboa: FFMS
WELZEL, C. et al. (eds.) (2018). Democratization. Oxford: OUP
II
Charter of Fundamental Rights of the European Union, 2009.
European Commission (2020). European Union Citizenship, Report 2020
European Convention on Human Rights, 1950 (with protocols), Strasbourg.
European Court of Human Rights (2021). Annual Report 2020.
Ramos, C.; Vila Maior, P.; Leite, I.C. (2020). O Parlamento Europeu e as eleições europeias: Ensaios sobre legitimidade democrática, Aletheia.
Objetivos de aprendizagem:
O programa da UC de Marketing Político, pretende transmitir aos alunos conhecimentos teórico-práticos, devidamente conceptualizados, que lhes permitam compreender a natureza do Marketing Político e a sua importância no actual contexto das sociedades industrializadas. Neste sentido, serão desenvolvidos os objectivos, os meios e as estratégias das intenções de voto, bem como, a acção eleitoral do Marketing político, de modo a que o aluno possa, quando necessite, colaborar ou desenvolver estratégias de Marketing para um partido ou entidade política.
Conteúdos programáticos:
Marketing: conceito, fundamentos, dimensões e processo; Os fundamentos do Marketing Politico; Perspectiva histórica do Marketing Político; A comunicação política e os media; Marketing Politico: instrumento de acesso e exercicio de poder; A investigação em Marketing político, Estratégia e acção eleitoral; Marketing Politico na Internet.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A disciplina visa contribuir para o conhecimento teórico e reflexivo acerca da relação entre o Marketing, os media e a política, através do desenvolvimento de capacidades críticas de “leitura” da relevância social da comunicação e do modus operandi dos media e da política nas sociedades contemporâneas. Para tal, a disciplina articula um ensino teórico-prático, composto por aulas expositivas do docente e por apresentações de trabalhos pelos alunos em aula, onde se pretende, igualmente, que utilizem um quadro teórico para trabalhar, de forma empírica, estudos de caso contemporâneos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
As aulas têm uma natureza teórico-prática, tendo os alunos uma intervenção fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é contínua e presencial. A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e casos práticos e pela realização de exercícios e trabalhos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 teste de avaliação (80%), na realização de 1 trabalho (20%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Marketing e Comunicação politica estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de desenvolvimento de campanhas eleitorais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para aplicar este tipo de técnicas no desenvolvimento de campanhas eleitorais.
Bibliografia:
CACCIOTTO, M. (2015), Marketing Político. Coimbra: Conjuntura Actual Editora.
ESPÍRITO SANTO, P.(2006), Sociologia Política e Eleitoral. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
FIGUEIRAS, R. (2012), Os Media e as Eleições Europeias, Legislativas e Autárquicas de 2009. Coleção Estudos de Comunicação e Cultura. Universidade Católica Editora.
MAAREK, P. (2011), Campaigan Communication and Political Marleting. Boston: Wiley-Blackwell.
SANTOS, M. (1996), Marketing Político, s.l., Edições CETOP.
SEPULVEDA, A. (2000), Marketing Político na Internet, Lisboa, Edições centro Atlântico
William, C. B. & Newman, B. I. (2018). Social Media, Political Marketing and the 2016 U.S. Election. New-York: Routledge.
LEES-MARSHMENT, J.; Conley, B.; Elder, E.; Pettitt, R.; Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles ans Applications. 3rd Edition. London: Routledge
Objetivos de aprendizagem:
Os conteúdos e método pedagógico da unidade curricular têm como objetivo que os estudantes sejam capazes de:
- Identificar o objeto e objetivos de estudos do comportamento organizacional e os seus níveis de análise;
- Identificar e caraterizar diferentes abordagens, clássicas e contemporâneas das organizações;
- Distinguir os conceitos de motivação e satisfação e os seus antecedentes e consequências;
- Discutir a pertinência da metodologia de coaching para a eficácia da liderança;
- Explicar o impacto da competência emocional nas organizações para a eficácia da comunicação e gestão de conflitos.
Conteúdos programáticos:
Tópico 1 - Introdução ao comportamento organizacional: objeto e objetivo de estudo; níveis de análise.
Tópico 2 - A motivação para o trabalho e a satisfação com o trabalho.
Tópico 3 – Perspetivas clássicas das organizações e atuais desafios de gestão num ambiente VICA.
Tópico 4 – O coaching e a liderança.
Tópico 5 - Competência emocional como facilitador da comunicação e gestão de conflitos nas organizações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos para assegurar, que o aluno tome conhecimento do objeto de estudo do comportamento organizacional, os seus objetivos e as suas temáticas de estudo. De seguida, pretende-se que o aluno aprofunde conhecimentos sobre temáticas relevantes para conhecer a dinâmica do comportamento nas organizações nos seus diferentes níveis: individual, grupal e organizacional. Privilegiam-se temáticas como a motivação e satisfação; coaching e liderança; gestão emocional e gestão de conflitos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studies; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno saiba aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional na sua atividade futura, em contexto de trabalho. Os métodos de aprendizagem procuram, também, dotar os alunos de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, a públicos diversos (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Bibliografia:
*Cohen, Allan. R., & Fink, Stephen. L. (2003) Comportamento organizacional: Conceitos e estudos de caso. Rio de Janeiro, Campos: Editora Campus Ltda. [UFP]
*DuBrin, Andrew J. (2002). Fundamentals of organizational behavior (2nd ed.). Cincinnati, Ohio: Thomson/SouthWestern. [UFP]
*Ferreira, J. M., Neves, J., & Caetano, A. (Eds.) (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal, Lda. [UFP]
*Kets de Vries, M. F. R., & Rook, C. (2018). Coaching challenging executives, Working paper series. Retrieved from https://sites.insead.edu/facultyresearch/research/doc.cfm?did=62702 [online]
*Nelson, D. L., & Quick, J. C. (2003). Organizational behavior. Foundations, realities, & challenges. Mason, Ohio: Thomson/South-Western. [UFP]
*Robbins, Stephen P. (2005). Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall. [UFP]