Objetivos de aprendizagem:
Espera-se que os alunos, sustentando-se nos conhecimentos de nível de 1º ciclo complementados desta feita pela análise de diferentes estudos de caso e da leitura de diferentes artigos e capítulos de livros, de alguns dos principais pensadores da gestão e da gestão do conhecimento da atualidade, sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A.
Pretende-se também que, através de trabalhos práticos, debates em sala de aula ou realização de recensões críticas, os formandos sejam capazes de:
- aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real.
- comunicar as suas conclusões–e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos programáticos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Sendo uma disciplina de integração e aplicação de conhecimentos, pretende-se que os alunos compreendam o que é uma organização e quais os princípios de gestão mais relevantes para a sua existência e continuidade, como se desenvolve a estratégia no contexto da empresa e do mercado e suas principais teorias e escolas de pensamento. Estes objectivos estão devidamente tratados nos temas escolhidos para a leccionação da disciplina e aplicados na fase de gestão de projectos.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua, incluindo:
- Trabalho Prático, correspondendo a 60% (sessenta por cento) da nota final e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais, correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo.
Aos estudante é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
Charan, R. (2021) Rethinking Competitive Advantage: New Rules for the Digital Age.
Hamel, G. and Zanini, M. (2021) Humanocracia: Criando Organizações Tão Incríveis Quantos as Pessoas Que as Formam. Alta Books.
McGrath, R. and McManus, R. (2020). Discovery-Driven Digital Transformation. Harvard Business Review. May/Jun2020, Vol. 98 Issue 3, p124-133. (b-on) (b-on)
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (2019). The Wise Company: How Companies Create Continuous Innovation. Oxford University Press.
Osterwalder, A. et al. (2020) The Invincible Company: How to Constantly Reinvent Your Organization with Inspiration From the World’s Best Business Models. 1st edition. Wiley.
O’Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2018) Liderança e Disrupção. Como Resolver o Dilema do Inovador. Alta Books; 1ª edição.
Objetivos de aprendizagem:
Parte A: Compreender a importância da previsão na tomada de decisão, aplicar métodos quantitativos de previsão a séries de vendas e selecionar o método mais adequado. Compreender a importância da programação linear como ferramenta de gestão, identificar situações nas quais a técnica pode ser aplicada, resolver problemas de programação linear e reportar resultados.
Parte B: Reconhecer a contabilidade como parte do processo de gestão. Compreender e operacionalizar conceitos e principais instrumentos e técnicas de análise financeira para elaboração do diagnóstico da situação económico-financeira das empresas.
Parte A e B: Ser capaz de adaptar as técnicas a novas situações, de realizar trabalho autónomo e de reportar conclusões, e o conhecimento e justificação subjacentes, de forma clara e inequívoca.
Conteúdos programáticos:
1 Programação linear
1.1 Formulação do modelo
1.2 Método gráfico
1.3 Resolução Excel/Lingo
1.4 Análise de sensibilidade
2 Previsão da procura
2.1 Importância da previsão
2.2 Padrões das séries temporais
2.3 Critérios de seleção de métodos
2.4 Médias móveis
2.5 Métodos de alisamento exponencial
2.6 Regressão linear simples
3. Conceitos básicos de contabilidade
3.1. Definições
3.2. Importância no processo de tomada de decisão
3.3. Elementos e classes patrimoniais
3.4. Enquadramento legal em Portugal
3.5. Principais demonstrações financeiras
4. Análise económico-financeira
4.1. Enquadramento na gestão financeira
4.2. Equilíbrio financeiro
4.3. Análise de rentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
1 Programação linear. Permite compreender a aplicabilidade da programação linear, através da identificação das variáveis de decisão, objetivo e restrições do problema, da resolução do problema usando software específico e da interpretação da solução.
2 Métodos quantitativos de previsão. Permite compreender a importância da previsão, através da apresentação da sua natureza, abrangência e metodologia. Permite a aplicação de métodos através do estudo de casos. Permite a seleção do método mais adequado, através da análise de diversos critérios de seleção.
3 Conceitos básicos de contabilidade. Permite compreender o processo contabilístico através do seu enquadramento nas normas portuguesas (Sistema de Normalização Contabilística – SNC).
4 Análise económico-financeira. Permite elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira, através do cálculo e interpretação crítica de diversos rácios e indicadores.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino é de carácter explicativo e participativo e inclui a apresentação de conceitos, acompanhada de exemplos práticos e da resolução e análise de casos práticos. A avaliação pode ser contínua ou por exame final. A avaliação contínua consiste na realização de 1 teste de avaliação intermédia (realizado durante o período de aulas) e/ou na resolução de caso de estudo (apenas caso a dimensão da turma seja inferior a 10 alunos, o que possibilita o acompanhamento individual dos mesmos). A avaliação por exame final realiza-se em conformidade com as Normas regulamentares do mestrado na UFP.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos na área da previsão, programação linear e análise financeira, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Caiado, J. (2022). Métodos de Previsão em Gestão com aplicações em Excel, 3ª edição. Edições Sílabo.
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2019). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 6/e. New York: McGraw Hill.
Taylor III, B. W. (2019). Introduction to Management Science, 13/e. Pearson.
Valadares Tavares, L.V., Correia, F.N., Themido, I. H. e Oliveira, R.C. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal.
Borges, A. et al. (2021). Elementos de Contabilidade Geral. Lisboa: Áreas Editora.
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E. e Neiva, J. (2019). Análise Financeira – Teoria e Prática, 5/e. Lisboa, Edições Sílabo.
Mota, A., Barroso, C., Nunes, J., Oliveira L., Ferreira, M. e Inácio, P. (2020). Finanças da Empresa – Teoria e Prática, 6/e. Lisboa: Edições Sílabo.
Williams, J. R., Haka, S. F., Bettner, M. S. and Carcello, J. (2018). Financial accounting. 17/e. New York: McGraw-Hill.
Objetivos de aprendizagem:
A UC de Estudos de Opinião Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor tem como objetivo o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da dos mercados e do comportamento e opinião dos consumidores.
Competências: Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra; Descrever ao processo de decisão de compra; Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing; Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões e hipóteses de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos programáticos:
1. Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores.
2. O Processo de Decisão de Compra.
3. Definições e Função da Pesquisa de Mercado.
4. Pesquisa Qualitativa.
5. Medição e Escalas de Medição.
6. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança.
7. Os Questionários.
8. Análise de Dados (SPSS)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra: Descrever ao processo de decisão de compra: Modelos e Factores Explicativos do Comportamento dos Consumidores. O Processo de Decisão de Compra.
Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing: Definições e Função da Pesquisa de Mercado
Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica e análise conceptual. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a aplicação de exercícios e casos práticos em sala de aula. Realização de um projeto de grupo. Avaliação continua. Submissão de um projeto de pesquisa com 3 fases de submissão (proposta de pesquisa 10%, elaboração de Questionário 20% Relatório final 50%) Participação e realização de exercícios em sala de aula 20%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a:
Aulas Teórico-práticas e Práticas
Discussão e resolução de casos práticos
Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas
Exercícios de categorização
Construção de escalas em função de objectivos.
Recolha dos dados para o projecto Final
Análise dos dados no programa SPSS
Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos pra poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, N. (2020) Marketing Research, Global Edition. Prentice Hall, NJ.
Solomon et al. (2020) Consumer Behavior, an European Perspective, Prentice Hall, NJ.
Schiffman, Wisenblit (2015) Consumer Behavior, Prentice Hall, NJ.
Pallant, J (2020) SPSS Survival Manual, Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS Open University Press, London
Pereira A, Patricio T (2013) SPSS, Sílabo, Lisboa.
Moroco, J (2007) Análise Estatística com Utilização do SPSS, Silabo, Lisboa
Objetivos de aprendizagem:
Reconhecer a importância da RS e da Ética em Gestão no contexto empresarial; identificar os principais instrumentos de RSE e os principais valores norteadores de práticas éticas em contexto empresarial; conhecer os princípios da sua aplicação. Preparar os estudantes para promoverem e integrarem os conceitos de responsabilidade social e de ética empresarial nos sistemas de gestão de uma organização.
Nesta unidade curricular serão também trabalhadas as seguintes competências gerais/transversais: - capacidade para trabalhar em grupo; autonomia no processo de aprendizagem; capacidade para resolver problemas; capacidade de análise, síntese e aplicação crítica de conhecimentos; capacidade de adaptação a situações novas; raciocínio Crítico; capacidade de Organização e de Planeamento; capacidade de Gestão da Informação (aquisição, filtragem, análise); capacidade para tomar decisões; capacidade de Comunicação Oral e Escrita; desenvolvimento de Relações interpessoais.
Conteúdos programáticos:
I. Responsabilidade Social
I.1. Definição
I.2 Responsabilidade Social e desenvolvimento sustentável
I.3 Responsabilidade Social em contexto empresarial (RSE)
I.4 Envolvimento das partes interessadas
1.5 Reporte da RSE e práticas orientadas para a Sustentabilidade
I.6 Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial
II. Ética de Gestão
II.1. Definição geral de ética
II.2. Ética na área da gestão: Interacção entre os indivíduos, as organizações e a sociedade numa perspetiva ética
II.3. Comportamentos éticos dos líderes
II.4. Comportamentos éticos dos colaboradores
II.5 Códigos de ética
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Responsabilidade Social e de Ética aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os correspondentes instrumentos e ferramentas de implementação prática.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e de um teste individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Nesta unidade curricular pretende-se explorar a temática da Responsabilidade Social e Ética na Gestão das organizações, bem como a forma como estes conceitos surgiram e evoluíram no tempo até aos dias de hoje. A componente de Responsabilidade Social empresarial (RSE) começa por explorar a definição de RSE e a sua relação com o Desenvolvimento Sustentável. São focadas as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE. bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação e integração no sistema de gestão global. A componente da Ética explora as noções de cultura empresarial e de participação na vida das empresas e os critérios de identificação e promoção de climas empresariais éticos, bem como de comportamentos éticos, tanto dentro das empresas, como na sua relação com a sociedade.
Bibliografia:
- Lynn, A. (2021). Why “Doing Well by Doing Good” Went Wrong: Getting Beyond “Good Ethics Pays”. Academy of Management Review 46(3)512–533
- Alfaro, Y. (2018). Effect of Business Ethics for Business Success. Talent Development & Excellence, 10(2)13-19
- Graham, K. et al (2020). Egoistic norms, organizational identification, and the perceived ethicality of unethical pro-organizational behavior: A moral maturation perspective. Human Relations, 73(9) 1249–1277
- Martins, F. (2020). Virtude, Finanças e Caráter no Contexto da Ética Empresarial: Uma Revisão Sistemática. Revista Gestão e Planejamento, 21, 698-714
- EC (2019) Towards a sustainable Europe by 2030
- Batista AAS, Francisco AC. (2018). Organizational sustainability practices: A study of the firms listed by the Corporate Sustainability Index. Sustainability
- ISO (2018). ISO 26000 and the SDGs
- KPMG (2020) International Survey of CR Reporting
- SDG Compass. Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre Gestão de Produtos e Marcas e Planeamento de Marketing; demonstrar a integração das diversas temáticas abordadas fornecendo ferramentas para a sua aplicação prática. Finalmente, proporcionar os modelos e instrumentos que permitam ao aluno/a continuação da aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Competências a desenvolver: no final da unidade curricular o/a aluno/a deverá dominar os conhecimentos sobre esta temática de modo a poder aplicá-los na prática, quer ao nível da investigação, quer ao nível empresarial. Especificamente saber integrar conhecimentos no sentido de resolver problemas no âmbito desta temática. Desenvolver a capacidade para comunicar os seus conhecimentos em contacto académico e empresarial. E, finalmente manter a aprendizagem sobre Gestão de Produtos e Marcas e Planeamento de Marketing ao longo da vida, e desenvolver uma aplicação autónoma desta temática.
Conteúdos programáticos:
1. A gestão de produto e a gestão de marca;
2. A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições;
3. Gestão estratégica de marcas;
4. O conceito de brand equity;
5. Modelos de avaliação de brand equity;
6. Métodos de articulação de corporate brand com o product brand;
7. Desenvolvimento e gestão de produtos;
8. Gestão de portfolio de produtos e marcas.
9. Planeamento de Marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conteúdos desta unidade curricular percorrem uma perspetiva simultaneamente conceptual e instrumental. Os primeiros pontos dos conteúdos programáticos, sobre a gestão de produtos e marcas e sobre o conceito de brand equity, por exemplo, assumem um caracter mais conceptual. Pontos mais avançados, tais como os modelos de avaliação de brand equity, assumem-se essencialmente como ferramentas para aplicação prática nesta área.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, demonstrativa e interativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir alguns conhecimentos que facilitem uma percepção global sobre a gestão de produtos e marcas. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos.
A avaliação das competências será aferida com base na realização de um trabalho teorico-prático.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos relacionados com a Gestão de Produtos e Marcas.
Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos.
Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design bem como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.
Bibliografia:
AAKER, D. (2014), AAKER on Branding: 20 Principles That Drive Success. NY: Morgan James Publishing.
KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall.
KOTLER, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual.
LINDSTROM, l. (2013). Brand sense. Gestão Plus.
MARQUES, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
WHEELER, A.. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons.
Objetivos de aprendizagem:
Os objectivo gerais desta unidade curricular são: dar a conhecer os conceitos centrais de Globalização no contexto empresarial; Realçar a interacção entre o meio envolvente e a empresa e fornecer ao alunos as ferramentas de auxílio à análise do meio envolvente e a compreensão sobre a sustentabilidade.
Conteúdos programáticos:
1.Comércio Internacional
2.Globalização
2.1.O que é a globalização
2.2.Indústrias globais
2.3.Fases da globalização
2.4.Prós e contras da globalização
2.5.Globalização dos mercados e globalização da produção
2.6.Benefícios dos mercados globais
2.7.Relações entre globalização e crescimento do PIB
2.8.Efeitos da globalização
2.9.Comércio livre e globalização
3.Ambiente Internacional dos Negócios
3.1.Ambiente internacional dos negócios
4.Competitividade e Integração
4.1.Principais teorias da internacionalização
4.2.Níveis e efeitos da integração
4.3.Integração económica internacional: Organizações internacionais
4.4.Acordos comerciais preferenciais
4.5.Outras organizações internacionais
5.Estratégias de Negócios Internacionais
6.Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais
7.Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular, fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a análise crítica das questões centrais da globalização.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A Unidade Curricular faz apelo às metodologias qualitativas, nomeadamente, com recurso ao Estudo de Caso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Tendo em consideração os objetivos identificados, considera-se necessário adotar um processo de ensino-aprendizagem organizado em aulas teórico-práticas. Neste âmbito, para além da exposição e análise das temáticas inerentes à unidade curricular, recorre-se à realização de estudos de caso.
Bibliografia:
Maçães, M. R. (2018) Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática, 2ª Edição, Livraria Almedina/Actual, Coimbra.
Maçães, M. R. (2017), Estratégias e Processos de Internacionalização, Livraria Almedina/Actual, Coimbra.
Dunning, J. (1993). The Globalization of Business: The Challenge of the 1990s. London and New York: Routledge
Lemert, C., Elliott A., Chaffee, D., Hsu, E (2010) Globalization: A Reader. NY: Routledge
Morrison, J. (2011). The Global Business Environment: Meeting the Challenges. 3rd Edition. USA: Palgrave Wild, J. and Wild K. (2014), International Business: The Challenges of Globalization, Prentice Hall.
Krugman, P. R. and Obstfeld, M. (2014), International Economics: Theory & Policy, 8th Edition, Pearson Education.
Wortzel, H. and Wortzel, L. (1997), Strategic Management in a Global Economy, 3 Ed., John Wiley& Sons, Ltd.,New York.
Objetivos de aprendizagem:
A presente UC deverá possibilitar o aluno do conhecimento da forma de analisar algumas das principais decisões financeiras da empresa, nomeadamente como avaliar os projetos de investimento. A abordagem do modelo da procura e da oferta pretende constituir um exemplo de sustentação das decisões empresariais na teoria económica com o objetivo de procurar um referencial de análise consistente que identifique as relações causais entre decisões e resultados e permita prever em que circunstâncias é que uma determinada decisão produz um dado resultado.
A introdução de alguns conceitos da Economia para a Gestão e Finanças Empresariais tem por finalidade dotar os alunos das competências necessárias para as decisões que terão de tomar na utilização do "simulador de Gestão”. Assim, os alunos devem colocar em prática os conhecimentos ao nível da gestão da oferta e da procura e financeiros na utilização do simulador, trabalhando em equipe na gestão de uma organização virtual.
Conteúdos programáticos:
CP1.Introdução à Economia para a Gestão
1.1. A Economia e as decisões empresariais
1.2. Modelos Económicos
1.2.1. O modelo da procura e da oferta
1.2.1.1. Descrição e representações do modelo
1.2.1.2. Utilização do modelo
1.2.1.3. Exercícios de aplicação
CP2.Avaliação de Projetos de Investimento (PI's) Reais
2.1. Critérios de avaliação de PI's
2.2. Aplicação dos critérios
CP3. Jogos de Gestão
3.1 Gestão da procura e da oferta.
3.2 Gestão de operações.
3.3 Gestão de marketing.
3.4 Gestão financeira.
3.5 Gestão de recursos humanos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Os dois primeiros capítulos do programa visam ajudar a alcançar os objetivos propostos para esta UC, nomeadamente a capacidade de avaliar financeiramente os projetos de investimento e a sustentação das decisões empresariais tendo por base um referencial de análise consistente (sustentado na teoria económica).
Os temas abordados no simulador de gestão corresponde às diferentes áreas de decisão comuns numa empresa.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de um conjunto de 2 testes e de um "Jogo de Gestão". O 1º teste incide sobre os dois primeiros pontos do programa da unidade curricular (com um peso de 40%), o 2º teste é relativo ao último capítulo do programa da unidade curricular (com um peso de 20%) e a classificação obtida no "Jogo de Gestão" assume um peso de 40%.
A média aritmética (ponderada pelos pesos atrás indicados) das classificações obtidas nesses elementos de avaliação ditará a classificação final do aluno à unidade curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Uma vez que se pretende colocar em prática os conhecimentos de diferentes áreas da gestão empresarial, o simulador é a ferramenta mais adequada para atingir esse objectivo, sem descurar a necessidade de enquadramento inicial das temáticas a aplicar no simulador.
Bibliografia:
[1] Mata, José. Economia da Empresa. 9ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
[2] Mota, António; Barroso, Clementina; Nunes, João e Ferreira, Miguel (2020). Finanças da Empresa. Teoria e Prática. 6ª Edição. Edições Sílabo. Lisboa.
[3] Ross, S. A., Westerfield, R. W., Jordan, B.D. (2010). Fundamentals of Corporate Finance. 9thEdition. OnLineBooksLibrary.McGrawHill/Irvin.
[4] Puska, A., Beganovic, A. and Sadic, S. (2018). Model for Investment Decision Making by Applying the Multi-Criteria Analysis Method. [disponível na b-on]
[5]Soares, I. et al. (2015). Decisões de Investimento: Análise Financeira de Projetos. 4ª Edição. Edições Sílabo.
[6] www. cesim.com
Objetivos de aprendizagem:
OA1 - Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre a problemática do conflito, da negociação e da mediação, com o intuito de possibilitar a sua resolução construtiva em múltiplos contextos organizacionais e empresariais;
OA2 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre métodos e técnicas de intervenção de cariz psicossociológico aplicados à gestão e resolução de conflitos em múltiplos contextos organizacionais e empresariais;
Conteúdos programáticos:
CP1 – Análise do Conflito em Contexto Organizacional e Empresarial
CP2 – Competências de Gestão Construtiva de Conflitos
CP3 – A Negociação nas Organizações em Contexto Organizacional e Empresarial
CP4 – Processos Cognitivos na Negociação e na Mediação em Contexto Organizacional e Empresarial
CP5 – A Mediação em Contexto Organizacional e Empresarial
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O programa da UC foi elaborado tendo por referência a aquisição de conhecimentos necessários à compreensão da problemática do conflito nas áreas organizacional e empresarial. Pressupõe ainda a aquisição de competências técnicas que, de acordo com a evidência científica, promovem a gestão e a resolução construtiva de conflitos.
Concretamente, e assente numa organização em 5 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 2 objectivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: o conflito; competências de gestão construtiva de conflitos; a negociação; os enviesamentos cognitivos; e a mediação.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: duas provas escritas (50% + 50%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino adoptadas encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem (OA) definidos para a UC, visando fornecer ao aluno conhecimentos sobre o conflito, a negociação e a mediação no contexto organizacional e empresarial. Pretende-se ainda estimular espaços de discussão aplicada tendo por base exemplos práticos que representem a diversidade de contextos e populações alvo de intervenção em ciências empresariais. Neste âmbito, valoriza-se a articulação de metodologias de carácter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se estimularão reflexões críticas sobre os mesmos. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo, a integração da teoria com a prática e o aprimoramento de capacidades e de competências profissionais nesta área de atuação. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual e teórico; a metodologia demonstrativa, através da ilustração e replicação de procedimentos de intervenção, permitirá o aprimoramento de competências de actuação; por fim, as metodologias participativas, através da análise crítica e orientada de exemplos práticos facilitarão o refinamento de competências de diagnóstico e intervenção, bem como o aprofundamento das matérias em estudo. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada, de modo a permitir-lhe aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências no domínio da gestão e resolução construtiva de conflitos, bem como a resolução de problemas e dificuldades neste domínio.
Bibliografia:
Cunha, P., & Leitão, S. (2016). Manual de gestão construtiva de conflitos (3ª edição). Edições UFP.
Folger, J. P., Poole, M. S., & Stutman, R. K. (2021). Working through conflict. Strategies, for relationships, groups, and organizations (9th ed.). Routledge.
Caputo, A. , Ayoko, O. B., Amoo, N., Menke, C. (2019). The relationship between cultural values, cultural intelligence and negotiation styles. Journal of Business Research, 99, 23-36.
Essa, S. A.G., Dekker, H. C., & Groot, T. L. (2018). Your gain my pain? The effects of accounting information in uncertain T negotiations. Management Accounting Research, 41, 20-42.
Michelle P., et al (2019). Negotiation as an interpersonal skill: Generalizability of negotiation outcomes and tactics across contexts at the individual and collective levels. Computers in Human Behavior. https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.03.030
Moore, C. (2014). The Mediation Process: Practical Strategies for Resolving Conflict (4th Edition). Jossey-Bass.
Objetivos de aprendizagem:
Suscitar aos alunos que desenvolvam perspectivas de investigação originais sobre as temáticas da Qualidade e da Informação.
Na sua operacionalização, os alunos deverão envidar esforços para; aplicar conhecimentos à capacidade de compreensão e de resolução de problemas no plano estratégico e tático.
Face ao contexto subjacente à disciplina os alunos serão solicitados a lidar com problemas em situações novas e não familiares, pelo que deverão evidenciar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
Em contexto de exploração do estudo de caso os alunos deverão comunicar os seus conhecimentos e os raciocínios a eles subjacentes de forma clara e sem ambiguidades –a especialistas, e não especialistas.
Conteúdos programáticos:
1 -ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade.
O conceitos e história da qualidade
Bases de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Abordagem por processo
ISO 9000 Principios de um SGQ
2 Sistema de gestão da documentação (referente ISO 10013 Guidelines for quality management system documentation)
A estrutura de um sistema de Gestão da Informação de acordo com a norma ISO 10013.
Modelo de documento de acordo com a norma ISO 10013.
A importância da “Informação documentada” (Clausula 7.5 ISO 9000)
3 Estudo de caso criar um sistema de documentação
3.1 Diagrama de fluxos
3.2 Operacionalização do Sistema de Gestão da Documentação
4 Aplicações de Sistemas de Informação em Gestão da Qualidada
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A par do reconhecimento da qualidade e excelência, a informação, a sua integração e disponibilização de forma estruturada e integrada, é crucial para o sucesso dos diversos processos de gestão.
Num primeiro momento (de natureza técnico - teórico) a disciplina, recorrendo a normas ISO relativas aos Sist. Gest. Qual. e Sist. Gest. Documental, faz o enquadramento técnico teórico dos respectivos referenciais.
Num segundo momento (de natureza prática), os alunos são solicitados a reflectir e resolver um estudo de caso, onde aplicarão e sistematizarão os conhecimentos adquiridos sobre os requisitos da gestão da qualidade e da gestão da informação.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência.
2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e exemplos.
3. Aulas ativas, com realização de um estudo de caso.
4. Avaliação:
Trabalho indivdual: 70%
Portfólio do trabalho desenvolvido em aula: 20%
Participação em aula: 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As apresentações teóricas-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão.
As aulas participativas, feitas em grupo ou individualmente, promovem a comunicação e aplicação de conhecimentos e compreensão.
O estudo de caso, promove a realização de julgamento/tomada de decisões e a comunicação e aplicação de conhecimentos e a sua compreensão.
Bibliografia:
[b-on] ISO - (2013), ISO/TR 10013:2001(en) Guidelines for quality management system documentation (https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:tr:10013:ed-1:v1:en)
[cota: BFP 651/ARD/79746 ] Organização e técnicas empresariais / Isabel Ardions. - Porto : Instituto Politécnico : Politema, 2006. - .
[cota: BFP 658.56/POR/54806] NP EN ISO 9000: 2005 : Sistemas de gestão da qualidade : fundamentos e vocabulário (ISO 9000: 2005) IPQ. - Caparica
[RCAAP] Fernandes, L. (2012). Sistemas de gestão documental e workflow. Dissertação de Mestrado FEUP.
[RCAAP] Sousa, C. (2008), Avaliação e implementação de sistemas integrados de gestão de conteúdos e de gestão documental. Dissertação de Mestrado FEUP.
ISO (2015). Guidance on the requirements for Documented Information of ISO 9001:2015 (https://www.iso.org/files/live/sites/isoorg/files/archive/pdf/en/documented_information.pdf)
Keen, R. Free ISO Downloads (procedures, checklists, process maps, forms). (https://www.iso-9001-checklist.htm).
Objetivos de aprendizagem:
A unidade de Metodologia do Trabalho Científico visa levar o aluno a:
a) Identificar claramente as etapas do processo de investigação científica;
b) Conhecer/diferenciar alguns tipos de investigação científica;
c)Desenvolver competências na escrita crítica relativa à leitura de um artigo científico;
d) Conhecer algumas das principais técnicas de tratamento e recolha de dados;
e) Desenvolver competências no contexto da estruturação de uma apresentação de um tópico;
f) Perceber a importância dos conhecimentos anteriores para o planeamento e o desenvolvimento de uma investigação científica.
Conteúdos programáticos:
1. O Processo de Pesquisa
2. Métodos qualitativos
3. Métodos quantitativos
4. Formulação do Problema
5. Design da pesquisa
5.1 Pesquisa exploratória
5.2 Pesquisa descritiva
5.3 Pesquisa causal
6. Métodos de recolha de dados
6.1 Questionário
6.2 Entrevista
6.3 Grupo de discussão
6.4 Observação
7. Amostragem
7.1 Amostras probabilísticas
7.2 Amostras não probabilísticas
8. Recolha de dados
9. Análise de dados
9.1 Análise quantitativa
9.2 Análise qualitativa
10. Relatório de pesquisa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
DESCRIÇÃO
Metodologia (1,5 ECTS)
OBJETIVO: Conhecer/diferenciar alguns tipos de investigação científica.
DESCRIÇÃO
II. Etapas de uma Investigação científica (1,5 ECTS)
OBJETIVOS: Identificar claramente as etapas do processo de investigação científica;
Desenvolver competências na escrita crítica relativa à leitura de um artigo científico;
Conhecer algumas das principais técnicas de tratamento e recolha de dados.
DESCRIÇÃO
III. Estrutura, escrita, aspetos formais e defesa de um trabalho científico (1 ECTS)
OBJETIVOS: Desenvolver competências no contexto da estruturação de uma apresentação de um tópico; Perceber a importância deste ponto para o planeamento e o desenvolvimento de uma investigação científica.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Método ativo, em que se conjugará uma vertente expositiva com a mais prática e de aplicação aos estudos dos alunos de mestrado.
Desenvolvimento da proposta de dissertação.
Avaliação: propõsta de dissertação (100%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
A vertente expositiva permite alcançar os objetivos a), b) e d), que combinada com a aplicação prática (realização de fichas de leitura, redação de um pequeno texto crítico e elaboração e apresentação de uma apresentação relativa a uma determinada temática) ajudará também a alcançar os objetivos c) e e).
Bibliografia:
Churchill G. e Brown T. (2004) Basic Marketing Research, Fifth Edition, Thomson South-Western
Malhotra; N. et al., (2005) Introdução à Pesquisa de Marketing, Prentice Hall,
Mason, J. (2002). Qualitative Researching. London: Sage Publications.
McDaniel, C. e Gates, R. (2004) Pesquisa de Marketing, Pioneira Thomson Learning
Yin, R. K. (2011). Qualitative Research from Start to Finish. New York: The Guilford Press.
Hair et.al (2018) Multivariate Data Analysis, CenGage, 8ª Ed.