UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos de aprendizagem:

São objectivos da unidade curricular: compreender os princípios fundamentais subjacentes à engenharia de reservatórios, relacionados com as propriedades das rochas e dos fluidos e das suas interacções; perceber os princípios e as relações que governam o fluxo em meios porosos e que permitem estimar reservas; conhecer referenciais internacionais de classificação de reservas e recursos baseados em critérios económicos.
Estes objectivos visam a aquisição das seguintes competências:
• Dominar os princípios relacionados com o fluxo imiscível em reservatórios
• Usar as técnicas fundamentais associadas à estima de reservas

Conteúdos programáticos:

1. Introdução
1.1. Classificação de reservatórios
1.2. Propriedades das rochas armazém
1.3. Propriedades dos fluidos
2. Permeabilidade
2.1. Permeabilidade efectiva e relativa
2.2. Permeabilidade relativa em fluxos bi-fásicos
2.3. Permeabilidade em fluxos tri-fásicos
3. Fluxo em meios porosos
3.1. Tipos de fluidos
3.2. Regimes de fluxo
3.3. Equações de fluxo
4. Aspectos relacionados com a estima de reservas
4.1. Produtividade
4.2. Relação pressão – volume – temperatura
4.3. Equação de balanço de materiais (EBM)
4.4. Resolução da equação de balanço
4.5. Equação de balanço tradicional e modelos numéricos de simulação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos abordam princípios e fundamentos inerentes às características das rochas e dos fluidos e suas interacções, os aspectos relativos ao fluxo multi-fásico em meios porosos, às equações de balanço e à classificação de reservas, permitindo assim atingir os objectivos estabelecidos, nomeadamente:
- Compreender os princípios fundamentais da engenharia de reservatórios, relacionados com as propriedades das rochas e dos fluidos e suas interacções
- Perceber os princípios e as relações que governam o fluxo em meios porosos e que permitem estimar reservas: recorrendo aos aspectos relativos ao fluxo multi-fásico em meios porosos e às equações de balanço;

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

As metodologias de ensino são orientadas para a resolução de problemas e incluem:
• Palestras teórico-práticas e debates conduzidos pelo docente
• Leituras orientadas acompanhadas de debate
• Palestras conduzidas pelos alunos
• Resolução de problemas práticos
• Exposição de casos de estudo
A avaliação dos alunos é contínua e efectuada durante os debates em aula, nas palestras conduzidas pelos alunos e através da resolução de problemas
em sessões práticas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O recurso a metodologias baseadas na exposição e na demonstração, no debate, na resolução de problemas práticos, na leitura crítica e reflexiva e na análise de casos de estudo, permitirá conhecer referenciais internacionais de classificação de reservas e recursos baseados em critérios económicos, compreender os princípios fundamentais da engenharia de reservatórios relacionados com as propriedades das rochas e dos fluidos e suas interacções e perceber os princípios e as relações que governam o fluxo em meios porosos e que permitem estimar reservas

Bibliografia:

- Ahmed, T. (2006). Reservoir Engineering Handbook. Third Edition. Elsevier
- Amyx, J.W., Bass, D.M. and Whiting, R.L. Petroleum Reservoir Engineering – Physical Properties. McGraw-Hill classic Textbook Re-issue 1988 by the McGraw-Hill Book Company, Inc.
- Dake, L. P. (2001). The Practice of Reservoir Engineering (Revised Edition). Developments in Petroleum Science Series, Vol. 36. Elsevier
- United Nations Economic and Social Council. (Sem data). United Nations International Framework Classification for Reserves/Resources – Solid Fuels and Mineral Commodities
- Chin, W. C. (2002). Quantitative Methods in Reservoir Engineering. Elsevier Science

Objetivos de aprendizagem:

A presente unidade curricular tem como objetivo proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o armazenamento e a circulação de fluidos em reservatórios de hidrocarbonetos convencionais e não convencionais
Com esta unidade curricular pretendem-se desenvolver as seguintes competências:
Capacidade de compreender os diferentes processos de armazenamento e circulação de fluidos envolvidos nos reservatórios de hidrocarbonetos convencionais e não convencionais.

Conteúdos programáticos:

Introdução
Processos de armazenamento de fluidos
Estado absorvido, estado livre, estado adsorvido
Processos de circulação de fluidos
Processo laminar versus processo de difusão
Modelo uniporo versus modelo bidisperso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular. Os conteúdos programáticos estão organizados de forma a que os alunos tenham capacidade de compreender os conceitos estabelecidos no âmbito do armazenamento e circulação de fluidos nos reservatórios convencional e não-convencional, tendo como princípio base as especificidades de cada tipo de reservatório.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Esta unidade curricular é lecionada com base em seminários e sessões de orientação.
O processo de avaliação compreenderá uma avaliação contínua baseada em trabalhos e discussões em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As metodologias de ensino adotadas, assentes nos pontos mencionados anteriormente, visam facultar as ferramentas necessárias para atingir os objetivos preconizados para a disciplina, para que a aquisição de conhecimentos alicerçada nas diferentes metodologias permita a concretização de uma dissertação de doutoramento original.

Bibliografia:

RODRIGUES, C. F. A., DINIS, M. A. P. & LEMOS DE SOUSA, M. J. 2015. Review of European energy policies regarding the recent “carbon capture, utilization and storage” technologies scenario and the role of coal seams. Env Earth Sciences, 74, 2553-2561.
DINIS, M. A. P., RODRIGUES, C. F. & LEMOS DE SOUSA, M. J. 2015. Increasing Sorption Isotherms Accuracy: Weibull Modelling and Linear Regression. E Exploration & Exploitation, 33, 515-532.
RODRIGUES, C., DINIS, M. A. & LEMOS DE SOUSA, M. J. 2013. Unconventional coal reservoir for CO2 safe geological sequestration. Int J of Global Warming, 5, 46-66.
DINIS, M. A. P., RODRIGUES, C. F. & LEMOS DE SOUSA, M. J. 2010. Gas Storage versus Gas Circulation in North Atlantic and Gondwana Coal Types. Int J of E for a Clean Environment, 11, 35-50.
DINIS, M. A. P. 2010. Estudo do Processo de Difusão de Gases em Carvões com Base em Isotérmicas de Langmuir/ The Study of Gas Diffusion in Langmuir Isotherms. PhD Dissertation, UFP.

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